Elastix: Transforme um PC numa autêntica Central Telefónica VoIP
O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias mais utilizadas atualmente, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, esta tecnologia permite total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante.
Sabia que pode transformar o seu PC numa autêntica Central Telefónica VoIP? Conheça o projeto Elastix.
O Elastix é uma distribuição atualmente baseada no Debian e integra as melhores ferramentas gráficas implementar uma central telefónica digital (PBX). Esta é sem duvida uma boa solução para quem pretende ter uma central telefónica IP baseada em Asterisk e a custo zero. As funcionalidades desta solução são diversas e toda a gestão é simples de realizar.
Principais características/funcionalidades do elastix:
- Suporte para vídeo chamadas.
- Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
- Interface Web para o utilizador.
- “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
- Interface para taxação
- Configuração gráfica de parâmetros da rede.
- Relatórios de utilização dos recursos.
- Opções para reiniciar/desligar remotamente.
- Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
- Módulo de Voicemail integrado.
- Interface Web para Voicemail.
- Módulo integrado com painel de Operador.
- Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
- Secção de download e acessórios mais utilizados.
- Interface de ajuda integrado.
- Servidor de mensagens instantâneas(Openfire) integrado.
- Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
- Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno, Português, Dinamarquês, Italiano
- Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
- Interface Web para e-mail.
Num próximo artigo iremos ensinar a instalar esta versão do Elastix e também iremos explorar algumas das funcionalidades tal como já fizemos no passado com outras versões. Se estão interessados em instalar e configurar esta distribuição de raiz, estejam atentos ao Pplware.
Este artigo tem mais de um ano
Venha o próximo brevemente! 🙂
Elastix e depois metem imagens de 3CX?
hummmm
E que tal ir à página do projecto e ver o nome do programa.
normal,
elastix agora é da 3cx… passou a ser fremium
Pois, agora é 3cx
https://www.elastix.org/
manel, é 3cx…. eles compraram a elastix e fizeram isto….
Nao fazia ideia que eles tinham comprado a Elastix.
A 3CX tem deixado muito a desejar junto dos seus distribuidores e revendedores.
este elastix basicamente é uma 3cx “gratuita”. do que era o antigo elastix nao tem nada.
tem muitas limitaçoes, nomeadamente em termos de extençoes e trunks que podemos usar…
podiam ter feito um tutorial com a distro asterisknow ou freepbx (muito identicas na verdade).
Realmente, isto agora está tudo diferente. Depois tens de ter licença, que podes obter gratuitamente, e fazer mais uma série de passos. Antes nao era nada disto…tudo mais simples.
isto ja nem asterisk deve ser.
as outras tambem temos de registar para desbloquear a central, mas depois nao temos limitaçoes.
no elastix agora passou a ser freemium. pelo que li na informaçao disponivel, podemos fazer algumas coisas mas muito limitado. basicamente eles compraram a elastix para lixar a concorrencia
+1
O Elastix já não é o mesmo.
Quando a 3cx o comprou foi criado um fork do elastix: ISSABEL PBX
É em tudo idêntico ao elastix antes da compra.
Nice
Se alguém está a pensar em implementar uma infraestrutura deste género numa empresa é melhor recorrer a quem saiba e tenha experiência neste tipo de centrais e já agora que se responsabilize pela implementação e manuenteção, pois, caso contrário, no final do mês pode ter uma surpresa desagradável na factura do telefone…
A única surpresa desagradável é pagar menos na fatura.
Especialmente se usar para chamadas internacionais, os trunks voip são um mimo.
Suponho que te estejas a referir aos casos em que a central está exposta na internet e a possibilidade de ser atacado. Um sistema destes NUNCA deve ser implementado dessa forma.
Caso seja necessário ter telefones externas á rede onde se encontra a central, a melhor solução é utilizar o OpenVPN que geralmente é suportado tanto pela central como a maioria dos telefones.
Ainda que te refiras ao abuso dos utilizadores, acho que é extremamente fácil configurar quais são as extensões com acesso a chamadas externas.
Tenho 3 instalações neste momento (um total de 120 ~130 extensões) e até ao momento tudo impecável.
Até porque sem OpenVPN… é um martiro ultrapassar as firewalls 🙂
A parte mais engracada é mesmo nao saberes do que estás a falar…
Sim porque OpenVPN é a coisa mais segura que por aí anda…
Para perceberes um pouco mais do assunto, o melhor seria pesquisares um pouco mais sobre que o que é um “Session border controller”.
Se a ideia é mostrar que tens mais extensoes/instalacoes, de momento tenho 67 clientes a usar 3CX todos na versao Pro, a maior instalacao tem 198 extensoes e a mais pequena tem 16 extensoes. (Telefones nao contando com RingGroups e afins).
Olá neste momento anda à procura de de uma solução deste género, consegues recomendar, tecnical?