Domótica: Vamos conhecer o protocolo KNX
O KNX é um protocolo aberto e normalizado que assenta no modelo OSI , para gestão técnica e automação de habitações e edifícios. Este surgiu da convergência de três protocolos: o EHS, o Batibus, e o EIB.
O protocolo KNX é essencialmente baseado na stack de comunicações do EIB, protocolo com mais implantação à data de fusão dos três protocolos referidos, e “herdou” também os meios físicos do Batibus e EHS. Assim, qualquer sistema KNX instalado é compatível com a tecnologia EIB.
Uma rede baseada na tecnologia EIB não podia ter um comprimento superior a 100 metros por cada segmento. Entre dispositivos a distância não podia exceder os 700 metros e a fonte de alimentação devia estar a menos de 350 metros do dispositivo mais afastado. O endereçamento físico dos dispositivos dependia da sua localização na rede EIB. A tecnologia EIB foi usada em mais de dez mil instalações e é uma das três normas que serviram de base para formar o KNX.
Norma KNX
A norma KNX é bastante usada na Europa, sendo suportada pela maioria dos fabricantes de equipamentos elétricos. Está atualmente aprovada como norma europeia (CENELEC EN 50090 e CEN EN 13321-1), norma internacional (ISO/IEC 14543-3), norma chinesa (GB/Z 20965) e norma dos EUA (ANSI/ASHRAE 135).
Modelo KNX
Do modelo KNX fazem parte os vários meios de comunicação suportados (TP1, PL110, RF e IP), assim como os dois modos de configuração (Modo Sistema e Modo Elementar).
De forma a possibilitar a interligação entre redes IP e redes KNX, foi desenvolvido o protocolo KNXnet/IP. Além de outros serviços, o KNXnet/IP define como um cliente pode estabelecer uma ligação ponto-a-ponto entre um router/gateway KNXnet/IP e uma rede IP.
O encaminhamento de segmentos entre redes é também suportado, sendo usado o endereço multicast reservado 224.0.23.12. A interligação é realizada por routers/gateways KNXnet/IP, que são responsáveis por encapsular/desencapsular os pacotes KNX em pacotes UDP/IP.
Konnex Association
A Konnex Association, detentora da norma KNX, foi criada a 14 de abril de 1990 como sendo uma organização internacional, sem fins lucrativos e tendo como principais objetivos a promoção, desenvolvimento e certificação do KNX para a implementação de sistemas de automação de habitações e edifícios.
Fazem parte dessa associação empresas líderes mundiais na área da eletrónica e automação de habitações e edifícios das quais se podem referir a Cisco, a Siemens, a Bosh, entre muitos mais - ver lista aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Eu gostava de brincar com isto, gostava de instalar um sensor na porta da minha garagem para saber se está aberta ou fechada de casa e possível num futuro numa app do tlm.
Força nisso 😀
Nao deve ser muito dificil. Com um raspberry e um sensor deves conseguir fazer isso. Ve na loja ” mauser ” que tem la muita coisa que deve dar para o que queres. Eu fiz um contador de impulsos com o meu raspberry e com o software emoncms. Tens também o Domóticz.
É fácil e barato tens a sonoff no ebay
Saber se uma porta está aberta ou fechada é do mais simples que há
Há sensores made in China que até um aviso sonoro emitem quando se abre a porta ou janela!
A ideia era acender um led em casa, e talves um dia mais tarde uma app no tlm ate ligado ao motor do portao para abrir e fechar pelo telemovel em vez do comando
Há disso bem barato! Faz uma pesquisa!!! És avisado no telemóvel…
Com um modulo da sonoff resolves o teu problema e por menos de 7€, só precisa de uma modificação para relé não te mandar os 230V
para quem quisere dar uma espreitadela aconselho o “Home Assistant” integra isso tudo num software instalado num raspberry e passas a controlar tudo em casa com o respectivo hardware tipo sensores e sonoff etc existe um numero quase ilimitado de opções
Bom dia pode fazer isso com um motor de marca somfy fabricado em franca através de uma tahoma ligada a uma box e o motor.
Depois tem uma aplicação para o telemóvel e até pode abrir a porta com o telemóvel.
Se quer mais informações pode contactar por mail.
aceh.bc87@gmail.com.
Obrigado muito bom dia
Knx é o Ferrari da domotica, mas felizmente existem soluções equivalentes para outras carteitas
Se quisermos uma solução fiável e totalmente integrada, o knx é o caminho. É um sistema a sério em que as brincadeirinhas de tirar a corrente e voltar a ligar não existem, instalado e a controlar todo o tipo de edifícios. Os módulos são mais caros do que os Sonoff ? São, mas se bem escolhidos, são para durar 25 anos e a qualidade dos relés também não é igual 🙂
Knx è compatível com sistema somfy?
NOPE.
Lembre-se sempre que o Knx é um standard e a somfy é uma marca dona de um sistema fechado de automação de estores.
Há uma solução mas fica extremamente dispendiosa e que passa por utilizar gateways rs485.
Bom artigo! Obrigado.
A plataforma aberta TUYA, também é uma alternativa ao EIB/KNX para Domótica e IoT. De fácil configuração adiciona-se cada elemento ao rooter existente na habitação através da app Smart Life, sem necessidade de qualquer HUB extra. Existem vários dispositivos que se podem configurar desde termostatos, interruptores de estores, câmaras, etc., a preços acessíveis. Permite comando por voz.
Na Exame Informática de ABR2019 vem um artigo de configuração de interruptores de estores.