Pplware

Conheça as novidades do novo super router da MEO

A MEO está a instalar aos seus clientes o novo super router Technicolor Gateway TG789vac v2 que possui novas funcionalidades e suporte para novos protocolos.

Como já tínhamos revelado, este novo equipamento traz Wi-Fi de última geração, garantindo um significativo desempenho comparativamente ao seu antecessor. Mas há mais novidades!

Com um design muito simplista, o novo Technicolor Gateway TG789vac v2 é bastante superior ao seu antecessor e até traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades.

Destaque ainda para o facto deste novo equipamento ter 4 portas Gigabit (1000 Mbps) e também suporte para as normas Wi-Fi IEEE 802.11n 2.4 GHz (2×2) e IEEE 802.11ac 5 GHz (3×3) que permitem ter via Wireless uma largura até 1300 Mbps, ou seja, 4 vezes mais rápidas do que as ligações anteriores (a 2,4 Ghz – 802.11 b/g/n).

Resumo das Especificações

E quais as novidades ao nível das funcionalidades?

Modo Bridge

Com a disponibilização do modo bridge, é possível colocar a porta da LAN (porta 4) em bridge com a interface WAN (ADSL ou GPON). Nesta configuração deverá manter a linha do acesso ligada na respetiva interface WAN e ligar o segundo dispositivo na porta 4.

Esta opção é muito interessante para quem pretender ligar, por exemplo, outro router na rede.

Rede pública

Uma das novidades mais interessantes é o facto deste novo equipamento permitir criar uma rede para visitantes. A rede a criar pode funcionar na banda dos 2,4 Ghz ou então nos 5 Ghz. Esta opção é interessante, por exemplo, quando temos visitas por casa e não queremos dar as credenciais da nossa rede principal. Outro cenário é, por exemplo, numa loja comercial, onde passa a ser possível criar uma segunda rede para clientes.

Ferramentas de Diagnóstico

Ao nível das ferramentas de diagnóstico há também muitas novidades. A partir de agora é possível fazer um traceroute, ping, analisar os ambientes de rede Wi-Fi na banda dos 5Ghz, saber informações sobre as portas LAN e também a possibilidade de verificar a conectividade.

Apesar de já estar disponível no equipamento mais antigo, destaque para a funcionalidade que permite analisar a rede WiFi do ponto de vista do router e a análise de equipamentos.

Depois, para cada equipamento, é possível ter um conjunto de informação interessante que vai desde o RSSI, até à velocidade de sincronismo de download e upload, Transições de poupança de energia, etc.

Depois há outra funcionalidade do tipo “WiFi Analyser” que nos permite ver a ocupação do espectro Wifi, seja na banda dos 2,4 Ghz e 5Ghz. Saber mais aqui.

Com esta nova versão a integração com a BOX também foi melhorada, ou seja, o utilizador pode, através da TV, mudar as configurações de acesso à rede sem a necessidade de as fazer via router.

Como viram as novidades são muito interessantes e nos próximo artigos vamos explorar todas estas novas funcionalidades e também apresentar resultados da performance desde novo equipamento. Estejam atentos.

É Cliente MEO? Já tem este router em sua casa?
Exit mobile version