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Tem problemas de cobertura Wifi? O router da MEO ajuda-o


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Vasco says:

    Como cliente de longa data com a meo, caso seja pedido eles podem mudar para esse router novo? Ou não fazem a mínima ideia?
    Cumprimentos

    • Pedro Pinto says:

      Tens serviço fibra ou ADSL? Qual o router que tens actualmente?
      Para mudar tem de haver uma boa razão (ex. equipamento com problemas)

      • Sérgio says:

        Já ouvi histórias de pessoal que tapou o router com vários panos para sobreaquecer e lixar qqr coisa “lá dentro” e depois reportar que o equipamento avariou da noite para o dia.
        Mas diria que fazer curto-circuito no feed de alimentação e culpar uma trovoada tbm n deve ser complicado (embora seja preciso trovoada para isso “pegar”).

        • Pedro Pinto says:

          Olha que os técnicos da MEO também lêem o Pplware 🙂

          • Joao says:

            É simples derramas um copo de agua em cima, dizes que foi acidente, se tens o serviço contratado e o mesmo inclui o aluguer dos equipamentos, a operadora é responsavel por tos substituir. Se bem que é mais aplicável às boxs do que ao router, no entanto, give it a try lol

          • Paulo says:

            Estamos em todo o lado 😉 Em caso de avaria do HGW não é garantido que seja instalado um v3, depende pacote de internet e do stock que o técnico tem na carrinha. Por isso tratem bem as vossas HGW 🙂

        • YaBa says:

          Tanta complicação para quê?
          Eu fui à loja da MEO e disse que bloqueava constantemente, deram-me outro (novo modelo).
          Ah, e não menti muito, eles sabem bem que o raio dos Thomsons são lentos que até enerva…

          • tec meo says:

            Para já equipamentos Meo Adsl e fibra apenas são trocados pelo técnico na casa do cliente, não sei como conseguiu tal proeza…
            Em relação as trocas de equipamentos depende sempre do que temos em stock, mas na fibra, neste momento, temos mesmo de instalar v3.

          • Abilio Matos says:

            Estranho tec meo porque o vosso apoio tecnico disse-me exactamente para ir a uma loja e “comprar” um router, visto que o serviço técnico não podia fazer nada por causa dum router que se reinicia 2 a 3 vezes por dia…

            Acho melhor verificarem bem na MEO se o que dizem em todos os canais é o mesmo…

          • Técnico Meo says:

            Para avaliar a avaria, tem obrigatoriamente de lá ir um técnico. Pode o equipamento ter defeito hardware ou alimentação, conflito de IP, problema electrico na tomada, enfim, pode ser várias coisas, dai que tem de ser feita uma peritagem pelo tecnico. O callcenter está a barrar a deslocação do tecnico porquê?

          • joao alves says:

            tanta coisa para que??? tirem o cabo do modem ou desliguem-no e digam a PT que nao funciona, quando for o tecnico a casa peçam-lhe que troque o modem, nao precisam de estar a estragar nada

    • Kakau says:

      Só em caso de avaria extrema (nao ligar mesmo). Eu tinha um problema com o router que todas as semanas perdia as configurações e mesmo assim não queriam trocar.

      Solução: enquanto configuravam o novamente o router, desliguei o router a meio, eles fizeram a segunda tentativa e desliguei o equipamento e o tecnico disse que iam proceder a troca do equipamento. Voila router novo 😛

    • Cândido Abreu says:

      Fácil, quando telefonas para o apoio, dizes que o teu router nao dá, simplesmente desligas da corrente (porque ele vão fazer testes), e eles vao ver que nao há comunicação com o router, e à partida algum técnico irá aí 🙂

    • KaKa says:

      Tenho Meo vai para 6 anos, na altura colocaram-me o router antigo, branco. Tinha contratado 30Mb de net, agora tenho o M4O, com 100 Mb. Em conversa com amigos meus diziam que a velocidade da net deles era quase a net contratada, um dia eu fiz um teste com o speedtest e verifiquei que tinha velocidades de 15Mb. Contactei com a Meo , expliquei o que se passava e dois dias depois vieram e trocaram por este router. Sem mais.

  2. Rogério says:

    Na minha interface de gestão em Rede doméstica > Interfaces /WLAN: SSID do clientesó tenho a opção de gerar um codigo QR e mais nada.

  3. Valter Matos says:

    A Vodafone Fibra também usa esses routers e também já disponibilizou essas ferramentas na última versão de firmware, por isso não é exclusivo da Meo!

  4. Hugo says:

    Penso que só na última versão… 10.2.1.L

  5. Sérgio says:

    Meus caros, como estudante de Eng. de Telecomunicações e Informática tenho a dizer-vos que têm um pequeno erro em relação às unidades.
    “dB” é apenas uma unidade relativa, tal como o k (1000) ou o M (milhão), no entanto é uma unidade logarítmica em vês de linear.
    Dizer que “O sinal wireless, tal como todos os sinais rádio são normalmente medidos em dB” é a mesma coisa que dizer que normalmente a moeda usada para compra e venda nas lojas é o k.

    dBm por outro lado já está correcto, e mencionam-no no artigo, por isso acredito que tenha sido apenas uma ‘gafe’.. (sugiro arranjarem um teclado mecânico nesse caso :P)

  6. Hugo Marafona says:

    Esses routers a MEO tanto instala em fibra como em ADSL e o firmware é o mesmo 😉

    Apenas nas consigs se muda o “WAN” para ETH ou DSL

  7. Hardcore says:

    Eu também sou cliente Vodafone e tenho este router e com as opções descritas visiveis, agora eu não consigo é mudar o canal do wifi, o que tem menos redes é o 5 e a minha rede está no 1… é possivel alterar ou não?

    Thks!

    • sim says:

      É possível mudar de canal mas não aconselho porque os routers analisam o ambiente wifi todos os dias e escolhem o melhor canal mediante a interferência, congestão, ruído e número de APs por canal. Aliás, nas imagens anteriores podem ver o botão “Analisar”. Caso cliquem em Analisar o router vai fazer um scan ao ambiente WiFi e escolher o melhor canal entre o 1,6 e 11.

      Se quiseres mudar para um canal fixo perdes todas as capacidades que o router possui. Para mudar para canal fixo podes aceder à pagina onde alterar o nome da rede wireless e lá vais poder escolher o canal que pretenderes.

      • Ganda patrão says:

        Muito boa resposta.
        De nada vale colocar num canal fixo pois o ambiente wireless está constantemente a mudar. O melhor é deixar o router decidir o melhor canal.

      • misterious says:

        depende… tive um caso recente que o router metia-se num canal com sobreposição de outras redes. continuo a preferir a fazer um pseudo site survey com o inssider. Esse próprio inssider indica qual o canal mais apropriado, bom para quem não quer pensar muito.

    • Hugo says:

      Boas,
      também sou cliente vodafone e tambem tenho este router.
      O canal está configurado como automático… Já tentaste mudar para manual e escolher tu o canal a usar?

  8. Silva says:

    quanto é que a meo vos pagou para fazer esta noticia?
    faz-me lembras alguns sites de jogos com criticas pagas

    • Pedro Pinto says:

      Foi perto de 1 milhão, mais coisa menos coisa. Óoo Silva parece que estamos a vender alguma coisa, ainda para mais, como já referiram, isto nem é exclusivo da MEO

      • Hardcore says:

        Desculpa a insistência, mas consegues responder a minha questão?

        • Ganda patrão says:

          1º a maior parte das pessoas tem a versão 10.2.1.D (é irrelevante se o hardware é 784V3 ou 784V1 ou whatever o que interessa é o software)

          O novo firmware 10.2.1.L tal como dito por um comentador em cima é o que trás essas novas funcionalidades e é o que trás o ipv6 ativo.

          2º são muitos poucos clientes os que têm a nova versão.

          3º dito isto pergunto pagar para quê? Para gerar confusão entre os utilizadores? Para inundar os serviços com chamadas de troca de router e/ou firmware? para criar disputas entre utilizadores fibra/adsl e/ou com diferentes routers/versões?

          3º e mesmo que fosse um artigo encomendado qual é a parte deste URI que não compreendes: pplware.SAPO.pt
          o pplware tem contrato com a PT. Qual seria o espanto de publicitarem algo da meo?

  9. Luis Silva says:

    os router da thomson são uma bela treta em wi-fi, pois espalha o sinal so para uma direcção em que enssa direcção é melhor, sinceramente prefiro router com antena uma ou mais pois espalha melhor.
    pois com o router actual que tenho da d-link consegue espalhar melhor sinal que o da thomson

    • Ganda patrão says:

      Não sou especialista mas os Thomson/Technicolor usados pela VDF e MEO têm antenas OMNI-direcionais o que significa que o sinal é “espalhado” em todas a direções.

      Agora, que não têm boa cobertura isso sim concordo.

      • Luis Silva says:

        sim é verdade, eu testei isso e só numa posição havia mais sinal numa parte da casa que era virando o router, isto é o sinal saia pra trás, eu virava o router de costas digamso assim para odne queria e milagrosamente havia mais sinal para onde queria, eu nunca tinha reparado nisso, mas quando o meu irmao, queria aceder à net pelo smartphone na cozinha ou marquize tá quieto e fizemos testes virando e pondo o router mais alto e tal e só quando o virava com a aprte das entradas que é a parte de trás pra onde estava a marquize e cozinha havia mais sinal, não muito pois os thomson são fraquinhos em sinal….

        Agora que mudei pra Viseu resolvi adquirir um router livre e melhorzito um d-link e gosto dele, tenho o thomson encostado a um canto.

    • misterious says:

      as pseudo antenas do thomson são duas chapas. ha quem substitua essas chapas por antenas aftermarket.

  10. sim says:

    Confirmo que o meu router da Vodadone também tem estas funcionalidades… Após receber o upgrade para a versão 8.G.M.1 apareceram estas novas funcionalidades para o wireless.

  11. Alex says:

    Mas por que raio alguem usa os router dos operadores?
    Em falta de melhor palavra são uma bosta muito pelo facto do firmware.
    Tenho vodafone fibra com outro equipamento e posso dizer que a velocidade em todos os protocolos é mais que a que pago.
    Sem contar com outros promenores.

    • Luis Silva says:

      Concordo, por isso sempre usei router livre de operadora, só tive u thomson durante algum tempo porque o wireless do meu linksys que era uma maravilha de router finou-se.

      Mas sempre preferi router sem ser os da operadoras, e das operadoras tenho uns poucos daqueles reles….

    • Ganda patrão says:

      Tenho meo fibra e também tenho mais do dobro da velocidade contratada (upload). Não é preciso mudar de router para se ter boa velocidade.

      Em resposta à tua pergunta, por vários motivos:

      1- a maior parte das pessoas tendo o router “grátis” do operador não se quer estar a chatear em comprar outro.

      2- não é fácil substituir o router do operador completamente caso tenhas iptv. Se optas por colocar outro router “em série” é mais uma coisa a gastar energia.

      3- o problema típico do alcance do wireless pode-se resolver com um repeater clicando num botão. Perfeito para o utilizador comum -> menos um motivo para comprar um router

      • YaBa says:

        1 – completamente de acordo
        2 – “Nim”… Podes configurar IPTV noutros equipamentos, mas é preciso “fuçar” um bocadinho nas configurações, por isso, não é grande desculpa.
        3 – Seja qual for o router, é sempre preferível um bom AP que meia dúzia de repetidores manhosos.

        • Ganda patrão says:

          Não digo o contrário, o comentário que fiz foi “na ótica do utilizador comum”.

          “é sempre preferível um bom AP”

          Concordo a 100% e é o que tenho em casa.

      • Alex says:

        Podes confugurar IPTV e telefone em muitos sem grande stress.

      • Hugo says:

        “Mas por que raio alguem usa os router dos operadores?”

        Tirando os entendidos em informática ou redes, todo a gente utiliza o router do operador…
        Toda a gente reclama da cobertura wifi como se fosse obrigação do operador garantir a total cobertura da casa e já agora da garagem e da casa de banho…

        E se o router do operador não garante essa cobertura porque durante a instalação não se lembraram de ter o cuidado de pedir aos técnicos para o deixarem no local ideal, fica completamente fora de questão comprar um router melhor que faça de AP ou um simples repetidor…

        “Isso é obrigação do operador”, como se o operador fosse responsável pela rede doméstica… é tudo uma questão de educar o publico em geral e fazer entender as pessoas que o router é como um contador da agua ou da luz, dali para a frente é rede privada e da responsabilidade dos clientes!

        Portanto, só tenho a dar os parabéns a pplware por publicar este tutorial, pode ser que ilumine algumas mentes…

        • YaBa says:

          Hugo, desculpa lá, mas esse exemplo da água e luz é muito mau. Sabes pq?
          A EDP não te mete um contador que te impossibilita de ligar um frigorifico da marca X ou Y pois não?
          A companhia das águas não te mete um contador que te obrigue a partilhar água com o vizinho, certo?

          Então explica-me porque raio um operador me impinge um equipamento que não permite determinadas funções e ainda por cima lhes abre o acesso a eles? (À excepção do TR069, não vejo motivo NENHUM para abrirem portas para o exterior!)
          Aliás, porque raio determinado operador (não são todos) continuam a usar routers com vulnerabilidades conhecidas à anos?
          Pior que isso, é quereres configurar uma VPN IPSEC mas o router do teu operador não o permite directamente, é preciso sempre “martelar” as configurações.

          Sim, para o utilizador comum é suficiente, quando muito precisa de um AP. Para outro tipo de utilização aquilo não vale 5 tostões.

          • Hugo says:

            YaBa, eu concordo ctg mas temos de ver que os operadores vendem as soluções com um propósito.
            E os equipamentos instalados são para servir esse propósito e mais nada.
            Neste caso falamos do router da MEO, portanto o router é feito para prestar o serviço MEO residencial.
            Para soluções mais avançadas os operadores têm outros pacotes com equipamentos mais “robustos” capazes de sustentar todas essas funcionalidades, CISCOs e afins.

        • YaBa says:

          Era aí que queria chegar Hugo.
          “Outros pacotes”
          De facto, a PT coloca CISCO em alguns casos, mas imagina, eu como cliente doméstico, sou “obrigado” a usar o lambido Thomson, ainda por cima em regime de aluguer.
          Ou seja, se quero algo bom, compro e não tenho suporte deles, ou opto por um pacote empresarial. Mas espera lá, eu sou apenas um cliente normal, não tenho empresa.
          Já houve operadores que me recusaram determinados serviços por ser cliente doméstico. Então em que ficamos?

          A Vodafone por exemplo, em tempos nem sequer tinha o huawei b3000 para clientes normais.
          A gajita bem tentou impingir os hotspots, mas não percebeu que um hotspot (na altura) não tinham porta ethernet, aliás, acho que a moça nem sabia o que era isso 🙂
          No entanto…….. actualmente já tens esse tipo de router para casa ao invés de ser apenas para empresas.
          A MEO continua em 1999 por assim dizer, é tudo como os senhores querem e o cliente que se amanhe.
          Nem sequer as gamas de IP se podem trocar, mesmo que o cliente não utilize a box de TV, um técnico já me disse pessoalmente que não podem alterar, passo a citar: “não nos deixam”

          Acho que o operador devia era disponibilizar determinadas configurações e a partir daí, compras o que bem entenderes.
          Se opto por um equipamento meu, mesmo que abdique do suporte, então também à que descontar da fatura o valor do mesmo, certo?

          • Hugo says:

            Tu és um utilizador doméstico avançado e queres ter privilégios sobre um equipamento que a grande maioria dos clientes não necessita.
            É compreensivo, mas tens um serviço que te dá exactamente aquilo que pagas. Isto também há que entender um pouco o lado do operador, não se pode agradar a todo o mundo e se realmente necessitas de outro tipo de serviço mais avançado achas que devias pagar o mesmo que paga um utilizador comum? 😛

            Sim, um serviço empresarial ou um PT Prime talvez fosse mais indicado para ti e quanto a gama de IPs, não podes alterar a original mas podes adicionar uma nova e até mesmo definir um novo IP de gateway dentro dessa nova pool.

            “Se opto por um equipamento meu, mesmo que abdique do suporte, então também à que descontar da fatura o valor do mesmo, certo?”

            Yah, certo tb concordo ctg. Se não utilizas o equipamento, então o operador devia de o recolher e descontar o seu aluguer na factura.
            Mas estamos aqui a falar de tecnologia e não das politicas dos operadores 😛

          • YaBa says:

            É mais ou menos isso Hugo 🙂
            Gosto sempre de explorar o equipamento.
            Mas era mais justo o operador disponibilizar a informação e trocar de router ser opcional.

            😉

          • João Campina says:

            YaBa, segundo o B-Á, BÁ, o verbo haver leva “h”; portanto, é: “Há que descontar da fatura”.
            Creio ser a troca entre o “à” e o “há”, a maior confusão de escrita em quase toda a lusofonia, assim como a conjugação do verbo haver, com o sentido de existir, no plural. Por exº. “Amanhã ‘haverão’ mais sardinhas.”
            João C

    • YaBa says:

      Agora é que tu disseste uma verdade Alex.
      A maioria não deve querer gastar dinheiro, outros podem nem ter conhecimentos para configurar outro router.

  12. João Terra says:

    Eu tenho banda larga MEO. Sabem-me dizer se o Router Huawei tem boa recepção de sinal, ou se tem alguma perda de sinal.

    O Router é 3.5G E5331 na altura TMN. Queria as vossas opiniões sobre se tem boa potencia e sem falhas

  13. Luis Silva says:

    desculpem um pouco o off topic, mas queria saber se dá alguma amneira de ter um tipo switch mas em wireless? isto é capta sinal wireless de um router que ja amnda fraco por ser ja uma certa distancia e depois esse “switch” mandar para o resto da área o que recebe?, isto é ter uma ponte de wireless, se alguém tiver entendido mais ou menso o que quero gostaria de uma ajudinha, é que tenho uma situação um tant chata, apanho net de uam pessoa que cedeu a sua net wireless, neste caso de um vizinho, mas como é fraco tem que se tar na janela e às vezes com uma pen wireless para apanhar melhor, e a minha ideia e se desse de alguma forma era colocar um aparelho que recebesse a net por wireless e transmitila pra casa sem ter de estarmos à janela….

  14. Joao says:

    Já lá vai o tempo em que o inSSIDer é gratuito.
    Não é tão bom, mas o Homedale até funciona bem com algumas placas de rede sem fio: http://thesz.diecru.eu/content/homedale.php e por enquanto é grátis (com doação bem vinda lá no web site).

  15. João Reis says:

    Vodafone Fibra coloca um igualzinho.

    MEO neste momento só é exemplo tecnologico no centro que fez na Covilha, e fez isto à nossa custa, nossos impostos muitos anos recolhidos, directamente nas facturas obrigatorias com preços exorbitantes bem como na conta da Luz todos os meses, além disso, indirectas nos nossos impostos e taxas.

    Sinceramente PPLWARE mal possa saltar fora da Sapo, aconselhava que o fizesse, perde mais em estar associado a uma marca tão monopolista e mal gerida para os utentes, nós, como foi e é a MEO.

    • Vítor M. says:

      Mas o João é que está baralhado. Caro João Reis, o Pplware não tem qualquer associação à MEO, bem pelo contrario, nós temos apenas a parceria de alimentar o portal Sapo na área de tecnologia, que fazemos muito bem desde 2009, mas o site nasceu há aproximadamente 10 anos, traz, portanto, uma cultura de independência muito forte.

      Nunca, em circunstância alguma, mostramos associação com qualquer marca que analisamos. Contudo, não há ilhas e trabalhamos com todos porque tecnologias escreve com todos os intervenientes neste fantástico mundo.

      Assim, a revolta do João está a ofuscar uma visão clara da realidade, o seu problema com a MEO não será o problema de milhões de cliente satisfeitos, assim como a NOS ou a Vodafone têm um mercado de muitos milhões de clientes também eles satisfeitos. Mas, nunca nenhum deles conseguirá ter todos satisfeitos 😉 é a vida.

      A sua visão do mercado também é estranha, como pode dizer que são monopolistas se há a NOS com um mercado enorme, se a Vodafone está a crescer cada vez mais e ainda há outros players como a Cabo Visão?

      Se é mal gerida…. bom isso já não sei, tenho uma opinião, mas todos temos, mas aí também não tenho intervenção nenhuma, até porque não sou cliente MEO, contudo, até nesse ponto muita gete pode concordar ou discordar sem saber nada ao certo da realidade. 😉

      Abraço, bom domingo.

    • João Terra says:

      É engraçado com agora tu e muitos falam da PT (MEO) no inicio era uma empresa publica do estado e agora ao fim de muitos anos torna-se privada.
      Na altura da privatização vi muita gente a favor da privatização. Agora acho piada que vêm sempre queixar-se de algo ue na altura bateram palmas, agora querem o que? Memoria curta, digo eu?
      Mas alguns que na altura eram contra a privatização da PT eram os filhos da mãe e os burros.
      Agora não se queixem de estarem a ser roubados.
      O mal é do futuro que deixam aos demais

  16. David S. says:

    Nem me dou ao trabalho de ler os comentários este site ou blogue o o que quiserem chamar é pura comédia são todos uns artistas xD
    Sobre a noticia mais um lixo da MEO para o mercado dos noobs que não pescam nada de redes já para não dizer dos que trabalham em alguns ISPs que são outros noobs xD

  17. rui says:

    Esta ferramenta a meu ver n serve de muito. O equipamento ate pode ter um bom hardware, mas aquele firmware da Thompson martelado pela operadora não ajuda em nada.
    Estes equipamentos duram 2anos a funcionar a 100%.. Depois disso é só escolher os problemas…
    Desde os equipamentos wireless deixarem de autenticar, a perder rede ethernet, a provocar soluços a TV…. Enfim uma festa.

    As operadoras podiam a hipótese de trocar de equipamento. Bastava darem os dados correctos para tal. A sorte é hoje em dia haver muita gente a partilhar como deixar de usar estes routers.
    Para trocar não é preciso investir muito.. Apenas saber onde comprar.

    Eu só não o largo a 100% porque não me dão a password do voip.. Se não já tinha deitado o Thompson po caixote.

    Mas não podemos querer algo bom oferecido a pagar 40€ pelo serviço…

  18. Miguel says:

    Boas eu tenho vodafone fibra e o Reuter é igual tenho já a dois anos e já me trocaram 4 Reuters devido ao problema dificuldade de captação wifi na sala. Tive que comprar um repetidor sinal fui o 1 no prédio a meter vodafone agora dizem que os Reuters meus vizinhos criam interferências desta vez meteram o reuter Thompson o branco e cinzento que o meo tb utiliza a velocidade ficou mais lenta .pedi que me pagassem o valor do repetidor e eles não pagam.

  19. DBS says:

    O que é novidade no router da MEO, no router da ZON(NOS) já existe a muito tempo lol

  20. João Tavares says:

    Meo nem de oferta, aqui em casa não entra.

    • manuel says:

      Não diga disparates ó homem

      Ja fui cliente meo e agora sou nos nesta nova morada por falta de viabilidade do meo; as saudades que tenho do meo…

      • YaBa says:

        Pudera, entre NOS e MEO, MEO claro.
        Mas depois de teres Vodafone não queres outra coisa, não pelo serviço, mas pelo atendimento, haja paciência para os palermas do 16200…

    • João Terra says:

      Eu não tenho tido queixa da MEO, dão-me promoções e boas condições e onde eu moro existem mais antenas da MEO do que a Nós e Vodafone.
      A velocidade da MEO é boa

  21. Rui Cruz says:

    Eu tenho o pacote de fibra 100 megas (só telefone + net) e às vezes nem 2 ou 3 megas chegam a casa, agora expliquem-me isso.
    Já me trocaram o router e configuraram a linha duas ou três vezes e no entanto é diário ter quedas de 50% para cima na velocidade…
    Para nem falar que às vezes tenho os 100 e nem um vídeo do youtube consigo ver.

    Assim que acabar contrato, bye bye MEO, nunca mais.

    • Ganda patrão says:

      Too bad.
      Recomendo, contudo, a ires pesquisar umas coisas antes de debitares ódio sem saberes do que falas.

      1- a diferença entre um bit e um byte. É que 2 ou 3Mbps em Fibra… tá bem tá.

      2- as normas que existem do wifi. A placa do teu portátil é norma g, n ou ac? É que as normas wifi vão de 54Mbps a uns quantos Gbps…

    • Nuno Fernandes says:

      Sei que é trolanço, mas vou responder na mesma..
      Se há esses problemas, o contrato pode ser renunciado por falta de cumprimento da parte da MEO. Não precisa esperar pelo final.

    • Hugo says:

      E se for da placa de rede do PC? E se o PC estiver infectado com virus ou spyware a comer a banda larga toda? Ou se o torrent ta ligado a sacar filmes ou jogos com a gestão da largura de banda no automático?
      É fácil debitar ódio sobre os operadores mas convém nos certificarmos primeiro que o problema não está em nós ou na nossa maquina ou então é a mesma coisa que dizer que a gasolineira onde abasteço o meu carro é uma porcaria porque o meu mini não anda o mesmo que o ferrari do meu vizinho.. e ambas metemos gasolina na mesma bomba!

    • Joao reininho says:

      Acho que o contrato pode acabar já dado que não o estão a cumprir!

  22. Paulo Ribeiro says:

    Olá, boa tarde. Possuo o pacote MEO ADSL e pretendia substituir o router da MEO por um compatível e que fosse muito bom. Alguém me sabe indicar um? Obrigado

  23. Gil says:

    Boa tarde pplware, eu tenho um router desses em que o meu menu nao e igual ao vosso? sera que e preciso atualizar o mesmo?

    • Ganda patrão says:

      A versão que o pplware usou para testes é a 10.2.1.L que seguindo li na net ainda não está disponível para as massas. Por enquanto ainda há muito pouca gente com a nova versão. Subentende-se que está em teste ainda.

      Por isso é esperar.

      • Tecnico Meo says:

        Este firmware não é novo, mas só é descarregado no acto da instalação nos novos acessos de á 6 meses para cá.O ip destes clientes fica já em ipv6. Já foram efectuados algumas actualizações deste firmware para já clientes durante a madrugada, mas não correu bem, alguns pasmaram.

        • YaBa says:

          Pois, essa mania de actualizarem os equipamentos dos clientes sem aviso é um espectáculo.
          Esquecem-se que há clientes com DMZ’s e NAT configurados.
          Já para não falar dum caso ridículo de um cliente que ficou sem wifi porque quando deu por ela, o SSID e a password foram alteradas para as que vêm por omissão, que até nem são vulneráveis a ataques de keygens nem nada…
          É uma alegria, a MEO faz o que quer e bem entende.
          Felizmente há métodos para bloquear estes abusos, e acho sempre piada aos do 16200, feitos parvos “ahhh, não consigo aceder ao seu router, pode ir reiniciar”
          Enfim…

  24. Tecnico Meo says:

    Este firmware, que já acompanha as novas instalações de fibra á quase um ano, é aplicado nas instalações single edge, uma vez que passa a trabalhar em IPV6. O router deverá ser colocado em sitio amplo, com alguma altura e com espaço, e não enfiado em gavetas de alumínio ou escondido atrás das televisões como já vi! Mas o Cliente é que manda…

    As normas europeias para wifi definem a potencia como máxima de 100mw, que não é nada, portanto um router não dará cobertura de wifi em vivendas de 400 m2 ! Como alguém disse, um bom AP é melhor que alguns repetidores, uma vez que o repetidor pode perder até 50% de eficácia quando colocado no mesmo canal. Se tiverem ITED usem o ITED a vosso favor, ligar por cabo de rede é sempre melhor que wifi, alguns ITEDs mais carotes(posteriores a 2009) até já possuem switch incluído ( depende do que se projectou, se para o mínimo obrigatório ou não), o que ainda facilita ainda mais a vida. Um switch custa 10 paus! O wifi ( a b g n )não é de todo full duplex, ao contrário do que possam imaginar, mas a nova norma AC conseguiu resolver em parte o problema pela forma como gere o espectro….e não marquem instalações depois das 18:30, porque a essa hora muitos de nós ás 18:00 já temos 9 horas de trabalho no corpo, não será possível fazer todos os “jeitinhos”… também trabalhamos sábado e domingo e feriados, para os que não podem mesmo ser instalados antes das 18:30… as instalações não demoram 30 minutos ao contrário do que os comerciais apregoam…chegam a durar por vezes mais de 6 horas!

    Sejam felizes, e bom domingo!

    • YaBa says:

      Olha, agora que falas nisso (horários) e técnicos instaladores, por muito que me desagrade o serviço em si, os técnicos foram espectaculares. Quando dei por ela já tinham o cabo passado, sem fazer lixo nem desarrumar grande coisa.
      Não me lembro do nome da empresa, mas o meu obrigado se lerem isto.

    • Hugo says:

      Bato palmas a este comentário, é pena não instruírem os comerciais ou não defenderem os técnicos.
      Em telecomunicações a culpa é sempre do técnico…

    • Daniel Isidro says:

      De longe o melhor comentário!
      Sem espinhas!

  25. Ganda patrão says:

    Deixo aqui uma app para Android com funções parecidas:

    Wifi Analyzer.

  26. Filipe says:

    Boas,
    Eu tenho net por cabo e tenho esse router
    mas esta na sala, e eu no meu quarto não apanho a rede muita das vezes
    ha alguma forma de aumentar a potência do sinal wifi?

  27. Nuno says:

    Tenh oum igual na vodafone mas quando meto a analisar redes, nada aparece. Que poderá ser?

  28. Carlos says:

    Sou cliente Meo fibra a 1 e meio e para ser honesto estou muito satisfeito com o serviço, ligações estaveis ao contrario da (Nos) em que ja fui cliente e não quero ser mais! Aqui no funchal a Nos e uma merd….Em relação a esse rrouter d facto ele emite pouco sinal wireless! Ja agora gostava que m tirasem uma duvida, é normal esse router se reiniciar varias vezes por semana!? Pk o meu ja reparei que s reinicia muitas vezes!

    • Alex says:

      Sei de casos idênticos que foram resolvidos com a desactivação do UPnP ou com a desactivação do DHCP IPv6 (caso não utilizes IPv6 em casa não faz falta nenhuma).
      Se não resolver, pode ser um problema da fonte de alimentação do equipamento, deves reportar avaria para o substituírem.

  29. Utente do RSI says:

    Suporta update para DD.WRT?

  30. Cabral says:

    Atenção pessoal, não exijam à “MEO” a instalação desta versão de software – 10.2.1.L – porque nem todos nós estamos preparados para o ter, falo por mim, pois pedi a instalação da mesma e deu asneira, pois depende da plataforma a que estamos ligados – Tecnologia Single Edge ou Dual Edge. Logo só nas plataformas Fibra ou VDSL, esta já em novas instalações estão preparados para esta versão de software em “Single Edge” e só ai é que terão esta versão de software e o mesmo será actualizado automaticamente reconhecendo a plataforma, vantagens por aquilo que ouvi da “MEO” para já só estes novos menus em relação ao “IPV6” nenhuma ou pouca uma vez que são poucos os sites que utilizam esta. Espero ter ajudado.

  31. Jorge Pinto says:

    Sabem se é possível enviar sinal meo por wireless para uma BOX? Ou seja, do lado do router teria um AP 150MBPS e do lado da box teria outro AP que recebe o sinal. Já testei desta forma, mas falha. Pelo que já li, a box tem de estar ligada diretamente por cabo ao router da MEO, é mesmo assim?

    • YaBa says:

      É mesmo assim. Ainda perdi 5 minutos à procura de um post onde explicavam (tecnicamente) a razão disso, mas não encontro. desculpa.

    • Técnico Meo says:

      Dará se chegar ao outro lado força suficiente para os streams todos ( HD, SD e um ou 2 a gravar) e o AP tem de suportar obrigatoriamente o protocolo MULTICAST e estar activo. A gestão do DHCP terá de ser desactivada uma vez que é o router da operadora que fará esta gestão…assim poderá dar, mas as operadoras não te darão suporte assim, é por tua conta e risco!

  32. Paulo says:

    Olá, o router que eu tenho da Vodafone é exatamente igual tanto o modelo como as funcionalidades e já conhecia isso é ao que são funções boas.

  33. RamaLho_88 says:

    Boas! Este mesmo post serve também para quem é Vodafone! Pois o router é o mesmo! 🙂

  34. Diogo says:

    tenho um router igual a esse a diferença é que em vez de ter meo tenho vodafone, podiam fazer a outro tópico mas com a vodafone.

  35. Diogo says:

    tenho um router igual a esse a diferença é que em vez de ter meo tenho vodafone, podiam fazer a outro tópico mas com a vodafone.

  36. Andre Gomes says:

    E no Router Thomson TG784 ADSL? Já experimentei todos os canais possíveis e no corredor onde tenho a linha telefónica o sinal Wireless é excelente, no entanto no meu quarto que é mesmo ao lado o sinal é terrível chego a ter velocidades na rede local de 1, 5 e 11 Mbps… alguma dica? Estou a usar um Mac

  37. moreira says:

    Pois desde que mudei para fibra com esse novo router a net Ta sempre a cair e nas outras divisões o sinal é péssimo

  38. Marco says:

    Boas, tenho um router techicolor tg784n v3 e gostaria de vos perguntar se é possível utilizá-lo como repetidor de sinal num outro ponto da casa através de um cabo de rede?
    Obrigado.

  39. jose says:

    boa noite uma ajuda tenho meo fibra com o router technicolor tg6784 v3 mas o sinal Wireless é fraco , tenho aqui um d-link g3170 será possivel configura-lo para aumentar a rede Wireless
    obrigado

  40. Fábio says:

    Tenho ADSL e também este router já faz mais de 1 ano!

  41. O Mestre says:

    Pensava que isto era um fórum de ajuda em equipamentos sem fios e não um fórum de discussão de supostos atentados ao olho bom do Camões.

    Fora isso, eu trabalho há anos na MEO, modéstia à parte sou um dos melhores comunicadores que algum dia podem encontrar e com um domínio total em todos os aspectos do serviço e se pretendem um cobertura boa, então arranjem um router poderoso. O Tg784n V3, na realidade é bem fraco na captação wifi, devido aos diversos factores que quem percebe do assunto, sabe quais são.

    Mas na TV a MEO dá 20 a 0 a qualquer operadora, muito bom interface.
    Qualquer coisa, linhas de apoio e pode ser que tenham sorte…

  42. Técnico Meo says:

    O v3 não é fraco de wifi, recebes é muitas reclamações das pessoas algo leigas em matérias de sinal, que baseiam a sua visão do equipamento na opinião comum dos cafés e das eternas queixinhas que o ping baixou 3 milissegundos, ai jesus nossa senhora. O v3 está projetado para alcances generalíssimos em quaisquer routers, 150 a 200 metros quadrados. O problema muitas vezes é que as pessoas (mulheres) devido a questões estéticas querem os routers escondidos, por vezes dentro até de gavetas, ao nível do chão ou atrás das TVs (faz espelho, corta o sinal pra frente, empurra pro vizinho). Ou casas muitas grandes, ou com formatos estranhos, por exemplo, são grandes ao sobre comprido, com os quartos ao lado de um corredor estreito e a sala onde fica ao router não irradia sinal de forma correta para esse corredor. Isto é atípico na construção da maioria de muitos prédios década 80 e 90. A potência de emissão de sinal, todo ele é igual aqui na europa, 100mw por cada router, nem mais nem menos, por lei. Não há milagres, se querem + sinal garantido para jogos ou grande intensidade só por cabo de rede, e nem sempre querem passar o cabo e nem sempre é de graça, depende muito do cenário, ainda existem muitas casas velhas sem um pingo de pré-acessos para telecomunicações; ou seja, tudo é feito de raiz como se de uma obra se tratasse, e quando são ultrapassados alguns limites é preciso pagar, como numa situação normal em que eu preciso de determinadas condições que a minha casa não tem e tenho de pagar por esse serviço (eletricistas, assentadores de azulejo, montadores de AC, etc.), mas as pessoas não compreendem porque pensam (ou os departamentos comerciais assim o fizeram) que lá porque é telecomunicações, têm de ser de bola, porque sim.

  43. Técnico Meo says:

    O v3 não é fraco de wifi, recebes é muitas reclamações das pessoas algo leigas em matérias de sinal, que baseiam a sua visão do equipamento na opinião comum dos cafés e das eternas queixinhas que o ping baixou 3 milissegundos, ai jesus nossa senhora. O v3 está projetado para alcances generalíssimos em quaisquer routers, 150 a 200 metros quadrados. O problema muitas vezes é que as pessoas (mulheres) devido a questões estéticas querem os routers escondidos, por vezes dentro até de gavetas, ao nível do chão ou atrás das TVs (faz espelho, corta o sinal pra frente, empurra pro vizinho). Continua…

  44. Técnico Meo says:

    continuação 1: Ou casas muitas grandes, ou com formatos estranhos, por exemplo, são grandes ao sobre comprido, com os quartos ao lado de um corredor estreito e a sala onde fica ao router não irradia sinal de forma correta para esse corredor. Isto é atípico na construção da maioria de muitos prédios década 80 e 90.

  45. Técnico Meo says:

    Continuação 2….. A potência de emissão de sinal, todo ele é igual aqui na europa, 100mw por cada router, nem mais nem menos, por lei. Não há milagres, se querem + sinal garantido para jogos ou grande intensidade só por cabo de rede, e nem sempre querem passar o cabo e nem sempre é de graça, depende muito do cenário, ainda existem muitas casas velhas sem um pingo de pré-acessos para telecomunicações; ou seja, tudo é feito de raiz como se de uma obra se tratasse, e quando são ultrapassados alguns limites é preciso pagar, como numa situação normal em que eu preciso de determinadas condições que a minha casa não tem e tenho de pagar por esse serviço (eletricistas, assentadores de azulejo, montadores de AC, etc.), mas as pessoas não compreendem porque pensam (ou os departamentos comerciais assim o fizeram) que lá porque é telecomunicações, têm de ser de bola, porque sim.

  46. Neto says:

    Bom Dia,

    Com conhecimento de causa, quando instalaram me o serviço de fibra meo em casa instalaram com o tg784, em algumas divisões da casa sempre tive problema de cobertura wireless. Depois da troca para o V3 simplesmente nunca mais tive problemas de wireless nem nunca tive problema com o próprio router. Estou satisfeitíssimo com o serviço até agora. Tenho o serviço a volta de 3 anos e que me lembre só tive problemas na TV, macroblocos, que resolveu se com um reset de fabrica ao router.

  47. Manuel Pinho says:

    Eu tenho um router desses num pacote MEO ADSL e experimentei essas “ferramentas” que na sua essência só dão relatórios da rede WIFI, não a melhora!
    Inaceitável é mesmo a MEO limitar propositadamente o alcance do sinal WIFI, com a desculpa de não “vendermos” internet aos vizinhos, mas esquecem-se que os clientes usam o WIFI primeiro para sua comodidade e não para ganhar dinheiro. Enfim!
    Gostaria de saber, quem tem este router e instalou um “extender” se obteve melhorias no sinal? Disseram-me que até esta solução é limitada pela MEO.

    • Técnico Meo says:

      Boas Manuel: Não é uma questão comercial, mas sim de rádio-frequência. Os limites europeus para o wifi em termos de potência P.A.R. para um router com uma antena isotrópica (só existe no campo de cálculo) são 100 mw. esta potência é tão baixa que muitas vezes se dissipa parte dela se a antena por exemplo for omnidirecional com muito ganho for de medidas físicas já muito grande, uma vez que por efeito de joule e pela própria resistividade do circuito total em si ( emissor+antena) vai emitir bem menos do que os 100mw, juntando também á calibração da antena, porque senão tiver afinada para o canal em si ainda vai perder mais por retorno ( onda estacionária ou VSWR). E o porque de potências tão baixas? É fácil; se num prédio de 9 andares com frente, direito e esquerdo ( ainda os há com mais) toda gente tiver router com 2w de potência, antenas com 9 dbs de ganho ( face a dipolo) e só os 13 canais, o que vi acontecer é que o wifi de todos fica aos soluços e atravancado de todo! Nunca lhe aconteceu de estar a escutar a rádio M80 e nos dias de maior propagação na mesma frequência começar a escutar uma rádio espanhola ou outra? Pois, o efeito seria parecido com esse mas bem pior. Abraço

      • Manuel Pinho says:

        Obrigado pela explicação técnica, mas no meu caso é uma vivenda e como eu existem muitos clientes que nada tem a ver com esses problemas que referiu em prédios.
        Aproveitando a oportunidade, se colocar um extender para amplificar o sinal do router da MEO para que possa ter WIFI em toda a casa, resulta ou não compensa fazê-lo?

        • Técnico Meo says:

          Ok. Mas compreenda que o router não consegue, devido as limitações técnicas e legislativas que são impostas pela ANACOM, dar cobertura numa vivenda da mesma forma como se faz num t2, t3, onde residem o grosso dos Portugueses. Não é uma ganância da operadora. A sua vivenda, o projecto de obra é posterior a 2005, Já tem ITED? Ai o ITED joga a nosso favor e podemos passar por dentro da parede nas tubagens um cabo de rede de retorno do router até á CATI DO ITED e com um switch alimentar com cabo de rede todas as divisões onde tem tomadas de dados. Também pode, por exemplo numa dessas tomadas por exemplo do andar de baixo colocar um AP com WIFI dos bons. Cabo não tenha ITED pode-se passar o melhor possível por fora da parede um cabo de rede até uma zona mais ou menos central da casa e alimentar um bom router / acess point para aumentar a rede nos limites da sua casa. Se não gosta de cabo á vista, talvez algo se possa aproveitar de tubagens existentes, como o antigo sistema rita, removê-lo caso tenha telefone sem fios se o tubo for muito estreito ou tentar passar cabo de rede juntamente no tubo com RITA com vaselina QB e guia até uma tomada situada num ponto mais estratégico da sua casa, mais amplo, mais central. Entre muitos outros equipamentos, posso sugerir o ASUS rtac51u https://www.asus.com/pt/Networking/RTAC51U/.

          Procure no quanto custa onde lhe fica mais barato. Ainda pode ligar-lhe uma banda larga móvel, entre muitas outras funcionalidades, e a banda larga móvel pode funcionar como redundância. Mas existem outros bons por ai, mas este, como relação custo / qualidade, não tenho encontrado melhor, alem do mais é fácil de configurar.

          Assim, vai compensá-lo melhor, e com boa cobertura. Não se esqueça que se forem por exemplo 4 lá em casa, cada um com pc, tablet e telemóvel e dos 4, 2 forem adolescentes, não se esqueça que se tiver por exemplo 30 megas por fibra, essas 30 megas vão ser divididas por isto tudo. Nos telemóveis, tablets, pcs, existem aplicações que estão sempre a beber, mesmo com os equipamentos em standby e bebem bastante net, tais como instagram, facebooks, utorrents logo no arranque do pc com 20 filmes a sacar, etc etc etc 🙂 Vai ver que vale a pena meter um equipamento desses da asus a trabalhar.

  48. André Mendes says:

    Este router tem a banda dos 5Ghz ou só tem a comum 2.4Ghz?

  49. Rui Nabais says:

    Sou cliente M50 com fibra e trocaram-me o router para o Technicolor TG784n V3 versão do software 10.21.1.0). Quando ligo o portátil por cabo tenho 200Mb de velocidade, quando utilizo o Wi-Fi tenho (com o speedtest) 27,99 down e 26,79 Up. Como acho velocidades baixas não sei que fazer pois o router está a 1,5 metros do portátil (+ipad + smathphone). A MEO trocou router e diz que o problema poderá ser do canal (tenho seleção do canal automático). Dizem que já não sabem o que fazer! Qual é a vossa opinião para aumentar estas velocidades? Obrigado Rui

    • Técnico Meo says:

      Que placa de rede tem o teu pc?

      Instala o speccy

      Aqui : http://www.piriform.com/speccy

      Provavelmente não aguenta mais que isso que te está a dar

      • Rui Nabais says:

        Não sei qual é a informação necessária, mas após instalar o software recomendado surge o seguinte na área da rede (informação parcial):
        >Conectado através de Qualcomm Atheros AR9285 Wireless Network Adapter
        >Tipo de adaptador IEEE 802.11 wireless
        Esta informação serve?

        O problema não se confina apenas ao portátil. Tanto o wi-fi do smarthone ou o ipad obtêm velocidades idênticas.
        Obrigado,

        • Tecnico Meo says:

          só assim numa vista de olhos rapidamente essa placa tende a ser conflituosa. Na falta de melhor formata a maquina e vê se continua igual. A placa e de 150 megabits, deveria dar máximos de 45 50 megas reais.

          Outro grande problema e que o router nivela sempre pelo elo mais fraco, ou seja, basta que exista la em casa um equipamento , telemóvel, o que for que não possua norma n mas sim só b g que ele baixa os débitos todos para norma b g só.

  50. allefe says:

    Estou com um problema minha net e de bairro recentemente comprei um roteador technicolor usei ele bastante tempo até que um dia fui conectar meu celular e percebi um problema
    Minha net de bairro e de 1 usuario(Só da pra conectar em um dispositivo pc ou celular não da pra usar nos 2 pra usar eu teria que tem 2 pagar 2 é foda)ela so conecta em um dos dois oq eu faço ?

  51. npsp says:

    Bom dia.
    Tenho um router Technicolor TG784n v3, e tenho tentado entrar na interface de gestão do equipamento, mas não me aceita as credenciais : ( Utilizador: Administrator / Password: 3!play ).
    Como poderei resolver?
    Muito obrigado.

  52. Ana says:

    Tenho um router desses e ultimamente a net falha. Ate na PlayStation da erro mal tento entrar na prova do fogo. Falha do router. Vou ver as falhas da rede faça atualizacao ao firmeware do router. Nunca precisei disto e agora pede me uma atualizacao. Alguem sabe como fazer isso

  53. Filipe Almeida says:

    Boa tarde
    Tenho um router (sem net)destes ligado a duas cameras wifi, que por conseguinte está ligado a um gravador.
    A minha pergunta é a seguinte, existe algum programa/ app para instalar em android que seja possivel visionar as cameras com o sinal do router.

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