Quantcast
PplWare Mobile

Configurar o router da SAPO D-Link DVA-G3170i

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José Bernardes says:

    Muito obrigado pelo Post.

    Tenho o D-Link à mais de um ano e tenho alguma dificuldade em opções mais avançadas.

    • João Costa says:

      Eu já tenho 1 igual a esse a mais de 1 ano, foi devido aos outros terem avariado e não tenho tido nenhum com ele, além disso acho que em termos de configuração acho simples 😀

  2. Pedro A. says:

    No seguimento destes tópicos sobre configuração de routers dos operadores, nomeadamente do Thomson, gostaria de sugerir uma ideia:
    no meu router (Voddafone) existe na configuração a referência a telefones DECT (os vulgares telefones sem fios que temos em casa). Seria útil criarem um tópico que ensina-se a associar os telefones ao router.

  3. Unable says:

    tenho um igual… podiam explicar em que consiste o voip nesses routers? não percebo nada de voip mesmo! xD

    • Hugo Cura says:

      É igual ao do MEO. Lê os artigos já feitos. Aproveita para usufruir daquilo que já pagas…

    • Miguel Almeida says:

      Brevemente farei um artigo de como configurar o voip neste equipamento. A função do voip é teres um telefone ligado ao router (na porta phone) e fazeres chamadas a partir de lá em que para números fixos de portugal não pagas e para móveis pagas um certo valor que não te sei dizer ao acerto mas é bastante reduzido ao que estamos habituados.

      Cumps

  4. Tiago says:

    Boas!

    Desde já parabéns por este mini tutorial.

    Agora diz-me uma coisa, este router dá para fazer de repeater?

    Porque aqui na minha freguesia há uma rede wireless aberta para a população, e gostava de por este router a repetir o sinal dentro da minha casa, é possivel?

    abraço

    • K says:

      Repeater tipo apanhar sinal wireless existente e repropaga-lo com mais força, penso que não (não me lembro de ver lá opções para isso).

      Mas é excelente para criar uma rede wireless a partir uma rede já existente (funcionar como WAN). É como eu tenho em casa e é compatível com o o Thompson do meo (alguns routers fazem a imagem da TV parar quando são ligados ao Thompson)

      • Joaquim Queiros says:

        gostaria de saber porque é que tendo este Dlink ligado ao thompson da Zon thg540 só consigo ligar dois equipamentos via wireless e não mais.
        Porque acontece isto?
        Alguma configuração errada ou que se pode corrigir.
        Já agora como aumentar, se for possivel a velocidade que é de 54 mbps.

    • Manuel says:

      Não.

      Não tem função de repeater.

    • Courela says:

      No firmware original não tem, mas deve ser possível ir ao código fonte e adicionar código de outro firmware para conseguir o efeito pretendido.
      Já andei a vasculhar mas ainda não percebi grande coisa. Parece-me que com uma nova versão do wireless-tools será possível, mas só mesmo com entendidos.
      Também há a possibilidade de dar para configurar por telnet (essa é a minha principal esperança).
      Outra opção seria instalar um firmware do tipo DD-WRT, OpenWRT ou Gargoyle. Como este router é pouco difundido não aparece nas listas de compatibilidade, mas pelo hardware deve ser compatível.

      • SMCG says:

        Oi estava a ler com atenção e será possivel esclarecer… tenho este router numa casa vizinha e quero que o sinal seja mais intenso na minha casa como as antenas não são “destacáveis pensei num repeater mas a minha dúvida é se ao ter um repeater não irei perder velocidade. Ou seja apesar de aumentar o sinal, a largura de banda diminui… estou errado? A possibilidade alternativa será colocar outro router de norma N que penso pode aumentar o sinal (ou também estarei errado?)…

  5. joao sousa says:

    Está mt bom post…
    Eu tenho um router destes da sapo, e gostaria de saber se sabes criar algum sistema para definir a banda de acesso para cada utilizador…
    Se me pudesses ajudar agradecia.

  6. zetmix says:

    Dá para configurar o sapo voip neste router, de modo a poder fazer chamadas a partir de um telefone convencional a ele ligado?

  7. Xikilim says:

    Já configurei alguns desses routers, no entanto verifico que por vezes ele “passa-se” quando se liga mais do que um PC via wireless, e é mesmo necessário fazer reboot ao router para os pcs voltarem a ter acesso à net. já vos ocorreu esse problema? Abraço

    • Courela says:

      Já tive de fazer reboot muitas vezes por falha da internet, nunca reparei se era por ter mais de um pc ligado, mas agora que falas nisso, geralmente estão mais pcs ligados, sim.

      A opinião geral (na internet) é que este router tem bom hardware e consegue ligações mais estáveis no ADSL. Não posso comparar porque nunca tive outro router/modem, mas este parece-me bom, apesar do problema descrito.

      Também não sou propriamente um grande exemplo porque a minha ligação é apenas de 4Mbits (apesar do router indicar que dá 6Mbits), e de vez em quando tenho de “limpar” os fios da caixa de derivação do telefone, por causa da humidade (lá está, é da humidade! 😀 )

    • DeepImpact says:

      Boas,

      Tenta desactivar a opção “DNS Relay” no router.
      Está em “Advanced” -> “DNS”

      Cumps,
      DeepImpact

    • Miguel Almeida says:

      Já tive 4 pc’s ligados ao router um por ethernet e 3 por wireless ao mesmo tempo e nunca tive problemas. Eu tenho o firmware 1.20 não sei como é em relação à versão 1.17.

  8. Sérgio says:

    Boas. Eu tenho um destes e entrei logo na página do router e mudei logo todas as chaves, para minha segurança. Utilizar um telefone ligado ao router e utilizar com Vo-IP é fácil configurar (tem uma página para introduzir os dados, nº de telefone e pass, mas deverá obter na página da conta de utilizador Sapo.

    Já não digo o mesmo ao utilizar software Vo-IP no PC, tipo PhonerLite, X-Lite. Nunca consegui que os meus dados fossem autenticados. Não sei como resolver, pois com um router SMC livre os programas funcionam 5*.

    Nos routers distribuídos pelos operadores de serviços, é boa prática “perder” 10 minutos a mudar pequenas definições nos routers, para nossa segurança. O software destes dispositivos tá cada vez mais amigável.

  9. Carlos Prata says:

    Bom artigo, apesar do equipamento ser pouco explorado em algumas vertententes. Sendo que pela disposição da busybox deste router, está martelada “demasiadamente” pela negativa. Com isto quero dizer que, martelaram tanto para tirar coisas pontuais como editores (acredito que isto seja um dos pontos de interesse para garantir o bom funcionamento do mesmo), que deixaram um ou dois buracos. (Dependendo da versão do fw). Aconselho-vos a consultarem o meu blog, porque já há algum tempo achei uma falha de segurança, que pode comprometer o pacifismo da vossa rede.

    O artigo está optimo, e é uma iniciativa excelente.
    Cumps

  10. Raul says:

    Alguém sabe como abrir uma porta neste router, por exemplo a 8080?

  11. Silvestre says:

    Sem duvida um artigo excelente… uso o user da sapo D-Link já há muito tempo e não sabia que podia configurá-lo de modo a ter uma segurança mais eficaz.. de certeza que vou experimentar.

    Fico há espera de novos tutoriais.
    Cumprimentos xD

  12. Rui Antunes says:

    Gostava era de saber como se configura o Qos neste router, isso dava um jeitaço para definir umas prioridades de tráfego na rede, quanto ao router bloquear, isso é porque vocês não usam a ultima versão de firmware (1.20).

    È aconselhável alem de mudarem todas as passwords de acesso, em primeiro lugar alterar o firmware.

    O firmware está disponível para download aqui:

    ftp://ftp.dlink.pt/Adsl/DVA-G3170i/Firmware/DVA-G3170_PT_v1.20.zip

    Outro problema que tenho é que tenho uma board Asus P5b Deluxe Wifi, e a placa wifi (rtl8187) e esta placa não funciona com este router, já se inserir uma pen wi-fi usb já funciona perfeitamente….

    Cumprimentos http://www.redlinepctech.com

  13. Silvestre says:

    É totalmente seguro mudarmos a chave na opção String?

    • Sérgio says:

      Sim e convém. Se não for mudada, existem programas na Web que com base no nome do router (SSID da rede) dão essa String. Se for a original, quem apanhar a rede e quiser usar “a rede do vizinho sem pagar” é muito fácil.

      • JJ says:

        Isso não me parece grave, se usarem a minha rede para aceder à net, quero lá saber.
        O que me preocupa é se conseguem ler os dados que tenho no MEU PC.
        Conseguem?

  14. Mário Cardoso says:

    Também tenho este router há um bom tempo.
    Espero ver mais uns tutoriais sobre o mesmo!
    Boa continuação! 😉

  15. babyboy says:

    quero desde já agradecer pelo post

    D-link um dos melhores routers

    só é pena a sapo ter mudado para a M**** dos pirelli que não valem um chavo!!

    Obrigado e Bfs

  16. Filipe Monteiro says:

    Gostei do artigo. Acho que está muito bem explicado e de fácil compreensão.

  17. Egas says:

    Como se faz para esconder o SSID da rede?

  18. João Campos says:

    Também tenho! O maior problema é mesmo o facto de para abrir portas ter-se que determinar a que IP interno pertence a porta.

    Ah, e as vezes, abrir a porta não chega, é mesmo preciso “abrir” o DMZ.

  19. nandol says:

    boas,fiz update ao router,no entanto na pagina web continua a aparecer 1.17?alguem pode dar help?
    bom fds,obg

    • Miguel Almeida says:

      Fizeste update para o firmware 1.20? Como podes ver nas screens eu tenho o 1.20 e assim que o fiz ficou lá logo aparecer 1.20.

      • nandol says:

        repeti os passos e já deu,mas tive d fazer reboot ao modem pk o icone NETWORK(junto as horas)dava sinal de erro,tb reiniciei pc,e o dito sumiu…ou seja ta td bem.
        mt obg,bom fds

  20. Ticoo says:

    Boas.

    Já consegui ligar este router ao Thomson do MEO e partilhar a ligação de rede sem fio.

    Agora gostava de dar uso à porta VoIP do router. Será possível? Já tentei configurar mas não deu em nada… 🙁

  21. joão_pedro says:

    Alguém sabe quais são os dns da sapo, mudei a algum tempo, e agora não sei quais eram os originais

  22. Luis says:

    Boa noite,

    tenho um modem da netcabo (thomson) cablemodem e tenho um modem/router Dlink dva-g3170i. gostaria de usar a vertente router do dlink e o sinal de internet pelo thomson.

    é possivel?

    COnseguem ajudar-me

    Abraços

  23. Jorge Sá says:

    Será que alguém me poderá explicar como bloquear apenas determinados sites neste router???

    • OmeuNOME says:

      vais a Advanced, depois a Parent Control, e lá tens opção de bloquear por URL ou domínio.
      A mim não estava a funcionar direito na versão 1.17 de firmware, mas depois de actualizar para a versão 1.20 parece que ficou a bloquear correctamente.

  24. AZOR says:

    Boas.
    Não consigo encontrar nenhuma documentação que me explique os passos a seguir para permitir/negar acesso á net aos computadores da minha rede doméstica.

    Se alguém me puder ajudar, ficava agradecido.

    Abraço e continuação de bons posts.

  25. vitor hugo says:

    boas,

    recentemente tenho tentado aceder as opções do router mas não tenho conseguido, pois o link 192.168.10.1. não funciona,

    e aparece:

    Erro de conteúdo corrompido

    A página que está a tentar visualizar não pode ser apresentada porque foi detectado um erro na transmissão de dados.

    A página que está a tentar visualizar não pode ser apresentada porque foi detectado um erro na transmissão de dados.Por favor, contacte o dono do sítio web para o informar sobre este problema.

  26. rita says:

    vitor hugo abre com o internet explorer que funciona

    • marquessmg says:

      Boas, gostaria de colocar esta questão: tenho este modem D-Link DVA-G3170i que me foi dado por estar sem uso, eu tenho um
      Router SMC Barr. N 300Mbps ligado ao modem de cabo da Vodafone e serve para distribuir rede wirless pela casa, gostaria de saber qual dos dois é que devo manter pois o Dlink esta desconfigurado e teria que pagar para configurar.
      Obrigado por qualquer opiniao que me possam dar.

  27. carlos says:

    boas tenho um problema,tipo eu tenho um roter igual a esse ai,mas uzo uma pen da vodafone tipo tem como partilhar a net da vodafone com esse ruter ai??se tem como?

  28. Para quem não conseguir aceder à área de administração … tente usar o internet explorer em vez do firefox. É pena, mas às vezes tem de ser.

  29. Manuel Françisco Baptista says:

    amigos.o que sera nesesario para aseder a nete do viziho.

  30. Ricardo says:

    pessoal, andei a procurar na net e não encontro maneira de partilhar o meu disco externo através do router da sapo!
    se alguem me puder ajudar agradeço imenso!

  31. Diogo says:

    ola pessoal, alguem aqui sabe e me pode ajudar como tenho que fazer para “abrir porta” do router para funcinar mais rapido com torrents
    obrigado

  32. André says:

    Boas,

    Tentei mudar a password de acesso a router como aqui diz…e agora n consigo aceder ao router de forma alguma..tenho a certeza da pass q criei claro está… podem ajudar-me??? 🙂

    • Luís says:

      André… deve de existir um botao na parte de trás do router que dá para fazer reset. Se existir carrega… se tudo correr bem ele apaga todas as configurações e repoe os dados originais, inlcuindo password.

  33. Pedro says:

    boa tarde.eu fiz isso tudo e depois apareceme que todos os utilizadores de computadores podem aceder ah internet!!! sem password!! alguem me pode ajudar pff?
    obrigado

  34. Alex says:

    Gostei muto da informação extra que disponibilizaram e que não é revelada pelos ISPS para não nos permitem usufruir melhor dos aparelhos que comprámos…

    Sabem como é que se desliga o “BLOCK WAN PING ENABLE”? Já estou farto de vasculhar as opções e não consigo! No log do aparelho aparece sempre o ping bloqueado mesmo que desactive a firewall!

    Cumprimentos

  35. Jose Pita says:

    Boas, comprei agora um router 3g que tem 1a saida Lan que queria ligar ao router D-Link para aumentar o sinal de rede wireless, alguém sabe como fazer?

  36. Mário Melo says:

    Precisava do firmware 1.20 do moden router DLInk DVA-G31171;
    o link disponivel já não leva a lado nenhum; se for possivel repor o firm agradecia.
    Mário Melo

  37. Filipe Costa says:

    Dá para funcionar como acess point?

  38. David says:

    Eu mudei o nome da net, mas depois… o nome da net, ficou o antigo e o outro… dois nomes para uma so rede, que devo fazer?

  39. vitor hugo says:

    ola espero q consigas ajudar-me…
    tenho um pc fixo q esta com uma pen wireless pq o modem da internet esta ligado a outro fixo q esta noutro quarto,e a uma distancia de menos de 5 metros tenho de dificuldade em apanhar net no meu fixo da pen wireless,o sinal é sempre mt baixo,o q posso fazer para q consiga captar melhor sinal? pensei em mudar a antena mas como ja estive a pesquisar as antenas dos modems d-link nao dao para substituir,o q posso fazer? obrigado

  40. Antonio Cardoso says:

    Como eu faço para apagar a PW de um router?

  41. paula says:

    tenho de utilizar por cabo deixou de dar o willers porque? como acedo a isso para trocar a passoword?

  42. nuno cesar says:

    boa tarde

    gostaria de saber se for possivel,
    como atribuir neste router um ip fixo a um box de satelite, pois estou com problemas com este router, volta meia volta a box perde o acesso à net.
    nunca tive problemas com estes router que o tenho a trabalhar com a clix à cerca de 2 anos, so com esta box é que estou a ter problemas e ja testei e não é da box nem do satelite é mesmo falha da ligação, mesmo que ás vezes segundos.
    disseram-me para por a box no router com um ip fixo, mas não como se faz.
    obrigado

  43. Rodrigo says:

    Oi, eu tenho um grande problema que não consigo resolver.
    Eu deixei de usar este router mas antes eu tinha modificado a palavra passe até hoje nunca voltei a usar e agora voltei a precisar o problema é que eu sem a passe não posso ligar ao router e sem ligar ao router nao posso ir as definições (192.168.10.1) sem estar ligado a este aparelho. Mandaram-me um nome de utilizador e passe mas não sei onde ir com isso… Ajuda PLS.

  44. fernando says:

    O meu diz Á espera de 192.168.10.1. e não da nada alguma ajuda se possivel obrigado

  45. Daniel Almeida says:

    Boa noite a todos, eis a minha questão eu tenho um router igual a este porem no meu quarto não tenho sinal wifi decente, tenho uma ubiquiti picosation m2 hp e queria saber se com esta posso pegar na minha rede wireless e repetila ou entao pegar do cabo que sai do router ligar a ubiquiti e esta enviar por wireless?

    Cumprimentos

  46. RIcardo Matos says:

    Gostaria se saber se da para “dar” mais internet num pc do que noutro, isto é tenho 2 portateis e 1 fixo e gostava de obter mais internt no portatil principal do que nos outros.
    Dá para configurar?

  47. Jose says:

    Boa tarde, tenho um D-Link MEO, e se ligar por cabo LAN a um portátil tenho net, se ligar ao Desktop da mesma maneira, recebo a mensagem “não é possível obter endereço de IP válido.
    Cada vez que formato o pc, o resultado é sempre o mesmo
    Já tentei reset ao modem, testei 2 placas de rede, e nada
    Necessitava de ajuda

  48. eunas says:

    Alguém sabe se é possível instalar openWRT ou similar neste equipamento? Não faz parte dos equipamentos compativeis… 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.