26 Terabits/s – Novo record para transmissão de dados
Nova tecnologia permite a transferência de 700 DVDs em aproximadamente 1 segundo!
Enquanto navegava pelo site da BBC, reparei numa notícia que anunciava um novo record relativamente à transferência de dados através de fibra óptica. A nova tecnologia foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Karlsrushe, na Alemanha, conseguindo assim atingir uma marca notável de 26 terabits/s, usando apenas um único feixe de luz num cabo de fibra óptica.
Segundo informações, o “truque” para conseguir tais velocidades de transmissão deve-se à aplicação de transformadas (rápidas) de Fourier (muito usadas para processamento de sinais), que permitem dividir um único feixe de luz em mais de 325 cores diferentes. A informação é codificada recorrendo a técnica de Multiplexagem por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDM) permitindo assim cada cor transportar a sua própria informação.
Lembramos que o record anterior pertencia ao mesmo grupo de investigadores, liderado pelo professor Jürg Leuthold, que no ano passado tinham conseguido atingir a marca dos 10 terabits/s (ver aqui).
Segundo o professor Jürg Leuthold, “com um 26 terabits por segundo é possível por exemplo transmitir até 400 milhões de ligações telefónicas num segundo”. Para atingir tal marca, foram produzidos processadores ópticos que têm a capacidade de ler e descodificar com sucesso toda a informação.
Segundo os responsáveis por este projecto, este é sem duvida mais um passo para se conseguir atingir a denominada “Internet Terabit”, onde a transmissão de dados é realizada a velocidades “supersónicas”. BBC
Este artigo tem mais de um ano
eu quero essa velocidade na minha net.
Quem não queria…
Eu!
Com 12Mbit já ficava satisfeito… Até parece que não vivo no país mais desenvolvido a nível de redes de fibra óptica 😉
eu tenho 2Mb de velocidade em casa… moro mesmo no cu do mundo só pode…
Amigo não estas só, tambem acho que moro no cu do mundo com 2Mb de velocidade e tem o nome de speedy.
Eu com 12Mbps também ficava satisfeito, mas aqui só tenho um 1Mbps…
Fibra? Aqui só dos cereais.
eu ca tenho 128 kbps e o maximo em Angola é 2mb
Eu cá tenho 15 Mbps… e também estou insatisfeito… devia ter pelo menos os 20 Mbps que já cheguei a ter… enfim… até chegar a fibra-óptica… que provavelmente nunca chegará.
Para quem tem pouca velocidade, telefone/ e-mail para o operador a reclamar, já não era a primeira vez que se enganavam e metiam velocidade inferior ao máximo possível… em alguns casos eles dizem que é o máximo que a linha dá… mas “esquecem-se” de dizer que se a linha estivesse a funcionar em boas condições, a velocidade podia ser muito superior… só reclamando à Anacom e mostrando que tentaram resolver com o operador mas que este não resolveu o problema de forma satisfatória podem resolver… a Anacom fará uma inspecção completa à linha da central até vós e se não estiver em boas condições (altamente provável!) obriga o operador responsável pela manutenção a substituir os troços que não respeitam os parâmetros de qualidade, e ainda aplica uma multa ao operador por não manter os padrões de qualidade a que se obrigou.
Daqui por 20 anos ninguém aceitará menos que a mediocre velocidade de 26 Tbps. :p
Tendo em conta que há 20 anos atrás brincava-se com 1kbps~2kbps… por aí. 🙂
Boas…
jorge, ter estas velocidades em casa não seria nada bom, pois irias pagar milhoes, e nunca puderias usufruir delas, pois não terias computador para lidar com uma “torneira destas” 🙂
cmps
De facto, nem mesmo a transferir directamente para a memória RAM era possível, que só aguenta cerca de 2GB/s. Seria necessário um monte de SDD’s ligados em RAID para conseguir guardar algo a essa velocidade, e também seria preciso encontrar a raridade de servidor que conseguisse servir a tal besta de velocidade =P Em velocidades como as que estamos habituadas a ver nas trasnferências no computador, seria 3.328 TB/s ou 3407 GB/s. Um dos SSD’s mais rápidos que há atingue 550MB/s. Ora 3407/(550/1024)= 6343. Seriam necessários 6343 discos SSD do mais rápido para guardar dados a esta velocidade, para não falar de um processador ao nível de um supercomputador.
Correcao: 26 terabits = 3.25 terabytes/s e nao 700 MB’s
Sim sim Gil. Aquilo que eu indico no texto é apenas para se ter uma ideia, não é o cálculo matemático.
Caro Pedro,
Nos artigos que li sobre este assunto, falavam em enviar 700 DVD’s num segundo e não um 🙂 Acho que o título deste artigo induz em erro.
Abraço
Boas Ricardo, obrigado pelo alerta. sim é DVDs em vez de MB…onde é que eu andava com a cabeça !!!!
Agora é que vai haver pessoal a passar-se! 😀
Obrigado por corrigires o texto Pedro. Eu so queria era evitar confusoes em leitores menos “nerds” ;P
eh eh eh…. Sempre as ordens Gil. Este espaço é de todos nós. Quando escreveste o comentário fiquei a pensar no que estavas a falar pois não tinha visto que tinha trocado MBs por DVDs. Agora já entendo o teu comentário.
Costuma-se dizer..”Quem anda a chuva…molha-se” 🙂
Abraço
O meu cérebro “congela” quanto penso no número de downloads que faria enquanto tomo um duche! eheheheheheheh
o vosso site tem um bug com o IE9. quando clico em qualquer coisa fica com um fundo preto transparente, clico novamente e volta ao normal mas vai para o topo ou para o fundo do site.
just saying 🙂
O Site em um bug? ou o IE9 que tem um bug nalgumas funcoes? Acredito mais no IE9 ter um bug, basta ser da microsoft.
lol. acredito que seja mesmo algum elemento do site que tá a fazer conflito com qualquer coisa poruqe não acontece com mais nenhum site que visito, de todo.
Também acontece comigo. É estilo apagar as luzes para ver um filme. Mas como não uso o IE9…
O problema é mesmo do pplware.
Digam o que quizerem, mas podem clicar em modo de compactibilidade!
PPLWARE: falta:
Mais info: http://blogs.msdn.com/b/ie/archive/2011/03/18/preparing-your-site-for-ie9.aspx
Caríssimo, dicas para melhorar o serviço são sempre bem vindas. 😉
Não era o IE que devia de estar preparado para os sites?
com certeza que sim, mas é a chamada “verdade inconveniente para muitos…”
cmps
IE9, o que é isso?!
5*
Nem era preciso tanto ….
Ainda me lembro de ter um disco de 8gb e pensar que iria ser mais que suficiente para o resto da vida! É assim a evolução 🙂
Fábio,
Estás a comparar coisas diferentes. Quando falas em disco, deves referir-te como GBytes (espaço em disco), aqui estamos a falar em velocidades de transmissão (deve ser em bits).
Hehe… a 26Tbit/s enchias esse disco em 2,4ms 😀 isto claro, se o disco conseguisse essa velocidade.
Não era? Se calhar para a tua casa não, mas para trazer Internet a uma dúzia de apartamentos se calhar era bem bom! 🙂
I meant “uma dúzia de blocos de apartamentos”.
uhm, aproximadamente um segundo?
700MB / 26Tbps = 205 Microseconds
portanto, 1/4 de um milisegundo.
Boas Sight, sim matematicamente 🙂 Na prática há sempre os timmings associados a sincronismos, latência da rede (apesar de neste caso se calhar nem podemos considerar latência), resposta por parte dos equipamentos…e mais uma série de factores.
26 Terabits equivale a cerca de 3,5 Terabytes/s o que é sem dúvida uma comunicação mais que supersónica !!!!
Haja muito processamento paralelo e muitos discos em raid e um bom ficheiro pra conseguir isso.
Não sei se teve em conta nos cálculos que 700MBytes = 5600Mbits
Agora só faltam SSDs que consigam gravar a informação com essa velocidade 😀
eu ainda nem consigo sacar a 1mb/s como é que já existe disto? xD
Vendo modem 56kbps baratinho. Ou troco por um 64kbps com oferta de uma disquete dupla densidade (nova!). 😉
Ooops! Esqueci-me de referir que a disquete é de 5,25″ 😛
É só uma piada… 😛
E junto à piada uma constatação real.
Que nunca saia estas velocidades para o mundo, se os hackers já fazem estragos muito grandes com 100Mb’s / 1Gb’s, então com 3,5 Tb’s, seriam os reis.
——————————
Agora falando sem piada.
É um facto de que, estas velocidades vão proporcionar grandes avanços na comunicação electrónica / digital do mundo, mas a internet tem duas faces, a Boa e a Má, tanto irão proporcionar grandes avanços tecnológicos, como irão proporcionar para aumentar o cibercrime para níveis inimagináveis.
Errar é humano. Talvez todos nós não percebamos nada de informática nem de outras coisas. Mas talvez o Joel seja o nosso salvador.
Ironias à parte, eu diria que não é preciso tanta “agressividade” para um erro um tanto quanto simples, não é isso que fará o nosso amigo Pedro menos conhecedor seja de inglês seja de informática.
Obrigado pela informação, fico impressionado com tais velocidades. Daqui a uns anos ainda nos vamos queixar da lentidão dos 26Tb/s. 😛
Mas venham de lá os discos rígidos super-sónicos. 😀
Bem, parece que o comentário foi removido. Esqueçam a minha primeira parte. 😛
Sim, eu próprio removi o comentário. Quando o pessoal não tem humildade e vem dar o ar da sua graça….este não é o local correcto.
Erro técnico trocar DVD por MB? Sim…não têm conversão possível! Considero um lapso, no meio de umas milhares linhas de artigos que se calhar esse senhor Joel vem cá “absorver” para aprender algumas coisa para a vida….enfim!
Ainda bem que os nossos leitores são o oposto desse “senhor” 🙂
Pois, nem mais. Há um pouco de tudo aqui pelo pplware, mas até é bom que assim seja (claro, também há limites). 🙂
Quando e que sao comercializadas velocidades decentes e que nao perturbem muito o pessoal. As vezes preciso de uma velocidade contante para determinados projectos que tenho pessoalmente e vai dai o pessoal chega a casa la na minha rua e acabam-me logo com a minha produtividade. 26 terabits… sim isso seria um sonho mas so daqui a uns bons tempos o veremos comercialmente. Pelo menos para certos sites e servicos de ftp ia ser uma maravilha passar informacao.. pelo menos de upload.
esquece …essas velocidades poderãs no futuro estar disponiveis, mas para ISP’s e nunca consumidor final…o que vais fazer com issoo????
dizer a malta toda que consegues…so se for isso, pois tirando isso não serve para nada, além de que se tivesses essas velocidades, nuna tirarias partido de 1 decimo dela , quanto mais a totalidade 🙂
cmps
Bem posso ficar contente que consigo sacar 1Mb/s xD
MEO 16Mb 😀
quando tal o disco nao consegue e gravar a essa velocidade xD
Continuo a dizer que isso é cenas muito à frente para nossa cabeça. Como é que conseguimos enviar informaçao por cores………é cena d ET’s 🙂 ET GO HOME 🙂 (Talvez nos estejam a mandar informaçao na luz branca e nos ainda nao colocamos um “tradutor” para ver isso )
ahahahaha
Ainda não temos tecnologia para dar proveito a esta velocidade. Ou então desconheço qual o equipamento que permite escrever essa tamanha informação a essa velocidade, num disco para posterior utilização.
Por isso, por mais rápida que seja a ligação há sempre o limite de escrita imposta pelos discos rígidos. Até mesmo os SSD ainda não acompanham isto.
Ou ando mal informado, o que era melhor.
Eu estou é à espera do grafeno. Aí sim a net vai valer a pena lol
http://www.tecmundo.com.br/9996-moduladores-de-grafeno-permitem-conexoes-com-velocidade-que-ultrapassa-os-100-terabits.htm (esta não é a melhor fonte, já que está cheia de incongruencias, mas dá para terem uma ideia)
100 Terabits?
Acho muito absurdo essa ideia.
Acontece como a ZON 1Gb, nem a metade da velocidade chegavam.
A fibra óptica ainda está muito vaga quanto à sua capacidade verdadeira de velocidades.
Até ao momento, ainda só foi provado que a fibra suporta velocidades de 26 Terabits/s.
Ainda não se conhece todas as características possíveis da fibra, uma delas é qual a velocidade máxima suportada.
Se já para 26 Terabits/s não existem discos que escrevam a esta velocidade, quanto mais para 100 Terabits/s.
sabes que os materias, vão sendo outros a medida que se vão conjugando diversos factores.
Que ninguém pense que a luz que passa na fibra optica vai a velocidade da luz!!!!muito longe disso, a velocidade da luz, so acontece no vacuo, qualquer meio que não este, a velocidade reduz sempre nuns mais , noutros menos, a ideia é procurar os “plasticos” onde é possível viajar a velocidades mais altas.
Além disso é muito bom reduzir o diametro da mesma,para reduzir a dispersão, e aumentar a diferença entre os dois dielectricos bainha/nucleo, de forma a que a refração aconteça com um indice mais elevado, evitando perdas nas colisões da luz com o limite do nucleo/bainha.
com isto já consegues ter maiores velocidades.
Obviamente que os emissores/receptores também terão que ser melhorados, para tirar proveitos.A dificuldade deve estar em arranjar estes materiais/melhoria nos equipamentos, mas temos assistido nos ultimos 100 anos descubertas brutais.
cmps
Fico feliz com 8Mbps… e estou com 4Mbps (para ser mais exacto, cerca de 3,6Mbps)
E estes tipos arranjam 26Tbps? Xiça!
Quando chegar a fibra nos Açores, S.Miguel para clientes digam me sff ;D porque isto aqui vai demorar uns bons séculos (exagero) porque parece que ainda vão por para empresas e câmaras municipais e só depois para clientes por isso vai ser um tempao bem longo ate que chega a minha casa 😛