MySQL Workbench: Aprenda a criar utilizadores na Base de Dados
Ao longo das últimas semanas temos vindo a explorar a fantástica ferramenta MySQL Workbench. Já ensinamos como podem criar um Diagrama EER e exportar para o SGBD MySQL, como criar simplesmente bases de dados (ver aqui), etc.
Hoje vamos mostrar como podem criar utilizadores no MySQL usando o MySQL Workbench.
Através do MySQL Workbench a criação de utilizadores no SGDB é bastante simples uma vez que existe uma interface gráfica para tal. A criação de utilizadores é necessária e importante quando temos várias pessoas a acederem ao SGBD.
Como criar uma conta de utilizador
Para criar utilizadores no MySQL basta estabelecer a ligação com o MySQL e depois ir ao menu lateral, escolher o separador Management e depois selecionar Users and Privileges;
Em seguida carregamos em Add Account e do lado direito indicamos o nome e a password para o utilizador a criar..
Para o utilizador criado, é possível criar alguns limites como por exemplo:
- Número máximo de queries por hora
- Número máximo de actualizações por hora
- etc
No separador Administrative Roles podemos definir quais as permissões do utilizador. No caso da primeiras opções devemos indicar qual o tipo de utilizador é (ex. UserAdmin ou BackupAdmin). Por exemplo o UserAdmin tem privilégios para criar utilizadores e alterar passwords. Já o BackupAdmin tem privilégios para fazer backups à base de dados.
Nas opções da direita indicamos quais os privilégios globais do utilizador, que são transversais a todas as tabelas criadas no SGBD.
Por fim o Schema Privileges onde basicamente podemos definir quais os privilégios, para o utilizador, relativamente a uma ou várias base de dados. Para indicar uma base de dados (schema) deverá carregar em Add Entry.
Relativamente às permissões em si, temos 3 grupos:
- Object Rights
- relativo a permissões sobre objectos (ex. fazer queries)
- DDL Rights
- permissões ao nível da criação/manipulação da Base de dados (ex. criar uma view)
- Other Rights
- tal como o nome sugere, outras permissões (ex. bloquear tabelas):
Esperamos que tenham entendido como se criam utilizadores no MYSQL e como se atribuem as respectivas permissões. Num próximo tutorial iremos ensinar a criar utilizadores através do terminal.
Este artigo tem mais de um ano
Bela utilizadora!
cuidado que ficas cego. 😉
Quase… mas isso é de estar muito iluminada 😀
Hoje passei o dia a mexer no workbench e na linha de comandos do MySql, pois não consigo ligar algumas tabelas a uma aplicação que tenho em access 🙁 Ou seja, na mesma BD tenho 10 tabelas, consigo ligar 5 e as outras 5 dá-me sempre erro de ligação. Sugestões agradecem-se 🙂
Muito bom.