PplWare Mobile

Como montar um Sensor de distância com Arduino

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. David Costa says:

    if ((distancia > 10) && (distancia <= 15))
    {
    tone(1,2999,800);

    }
    esta repetido

    • Daniel Costa says:

      Boa noite David, obrigado pelo teu reparo, eu sei que o valor do 800 (tempo do tom) está sempre igual, pode-se aumentar no código mediante o aumento da distância, mas assim como está o código ele funciona também… experimenta 🙂

  2. Nuno Pontes says:

    Deixo aqui a sugestão de que poderiam, ou com o arduino ou com o raspberry, fazer uns tutoriais (DIY) para a montagem e programação de um drone (quadcopter por exemplo)

  3. Pedro says:

    Boas, gostava de me iniciar no arduino mas não tenho nenhum projecto em mente apenas gostaria de me iniciar por agora, logo pensei adquirir o Arduino Starter Kit para começar. Agradecia a opinião dos mais experientes se este seria um bom ou mau investimento.

    Deixo o link:http://www.inmotion.pt/store/the-arduino-starter-kit

    • Daniel Costa says:

      Bem, será um bom ou mau investimento dependendo da tua vontade 🙂 se te dedicares e ficares um expert acho que não é caro 🙂 tens bastante variedade de componentes para fazer imensas brincadeiras 🙂

  4. Diogo Aleixo says:

    E se utilizares mais que um senor? Se seguires a lógica do teu programa e já assim, estás a desperdiçar ciclos do processador.

    Utiliza os interrupts. De qualquer maneira, está impecável.

    • Só um gajo says:

      A lógica seguida neste tutorial, e em todos os outros tutoriais do Arduino que vi no Pplware, é a mesma lógica de todos os programas feitos na linguagem específica para o Arduino.
      Basicamente o Arduino tem uma pseudo linguagem de programação própria para tornar a sua programação simples. todos os programas têm 2 funções setup() e loop(), logo só podes criar programas cíclicos e tens muito overhead e tudo mais naquilo que fazes. Isto foi feito assim para seguir a máxima de que o Arduino é extremamente simples de programar porque com esta pseudo linguagem cria uma camada de abstracção onde podes ignorar a gestão da memória, endereços dos pinos, interupções, etc, etc. Afinal de contas o Arduino foi criado para artistas e não para engenheiros, apesar de dar imenso jeito aos engenheiros.

      No entanto, eu acho que ficaria bem o Pplware fazer também um tutorial onde se demonstre a programação para Arduino em C. O Arduino Uno tem um ATMega 328 que é relativamente simples e pode ser muito útil para quem quiser aprender um pouco mais e até apra quem quiser is mais além e desenvolver código mais eficiente que não desperdice tantos ciclos de processamento.

  5. Joao says:

    Não vejo o esquema das ligações, só o código.

  6. alexmv says:

    Ainda no outro dia tive de fazer um protejo igual a este..

  7. Nuno says:

    Nao está a faltar o esquema das ligações?

  8. Pedro says:

    Onde está o esquema das ligações?

  9. Guilherme says:

    Não aparece o esquema de ligações!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.