PplWare Mobile

Como configurar um servidor de FTP no CentOS Linux – Parte 2

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jean says:

    show, agora completo!

  2. @lmx says:

    Boas…
    Parabéns pelo artigo Pedro, de muita utilidade mesmo, so acrescento que também podem usar a consola com ftp ip por exemplo, ou o nautilus do gnome, entre “milhentas” possiblidades.

    cmps

  3. Victor P. says:

    Boas… gostaria desde já de dar os parabéns a toda a equipa do pplware pelo seu trabalho
    Tenho algumas duvidas e gostava de saber se me poderiam ajudar, tenho um servidor parado e estava a pensar em utiliza-lo para fazer um sistema de backups. Mas tou com dúvidas sobre qual o melhor SO para colocar no servidor e um programa para efectuar os backups, isto tudo open source :S
    Se me podessem ajudar agradecia.

  4. rm_dragao says:

    Boas,
    Excelente artigo. Já agora gostaria de colocar esta questão: Como é que posso integrar um servidor de FTP deste tipo com uma Active Directory? Isto é: em vez de andar a criar ficheiros para validar utilizadores, usar um LDAP para esse efeito.
    Obrigado. Continuem!

  5. Pedro says:

    Boas!

    Existem alguns erros neste artigo!
    -Em primeiro, quando cria-mos o ficheiro PAM (“nano –w etc/pam.d/vsftpd-virtual”), o nome atribuido é “vsftpd-virtual”. Assim, é necessário editar o ficheiro “vsftpd.conf”, e alterar o parâmetro “pam_service_name=vsftpd” para “pam_service_name=vsftpd-virtual”.
    – Os utilizadores devem ser criados em “/var/ftp/” e não em “/etc/ftp/”, porque o que está indicado no ficheiro de config é exactamente isso: “local_root=/var/ftp/$USER”.

    -É recomendado que se desligue o login anonimo: “anonymous_enable=NO”.

    Cumprimentos e bom trabalho!

    • Pedro Pinto says:

      Obrigado Pedro,

      De facto estavam omitido o pam_service_name=vsftpd-virtual e explico, inicialmente esta a fazer a configuração no ficheiro etc/pam.d/vsftpd, no entanto, devido às directivas que já la estavam, o serviço não deixava autenticar. Criei um segundo ficheiro vsftpd-virtual mas esqueci-me de referir isso no tutorial.

      Quanto ao anonymous_enable=NO, sim, convém que esteja assim por uma questão de segurança.

      Obrigado pelas correcções.

      PPinto

  6. Fernando says:

    Olá,

    Tentei configurar o servidor FTP. Tenho acesso normal, porém não consigo criar nenhuma pasta ou colar arquivos. Onde pode estar o problema? Mudei a pasta de /var/ftp/$user para /home/ftp/$user, será isso?

    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.