Aprenda a fazer revisões de documentos no Microsoft Word
Como já tivemos a oportunidade de referir em outros artigos, o Microsoft Word é certamente a ferramenta mais completa e poderosa no que se refere à edição de texto. Como “cliente habitual” desta excelente ferramenta, uso-a para produzir relatórios, documentos técnicos, manuais e outro tipo de documentos. Depois de ter essa documentação pronta, costumo partilhar com alguns colegas para revisão. Uma vez que a maioria deles está longe, o documento é normalmente enviado por e-mail e a correcção por parte dos colegas “revisores” é realizada no próprio documento.
Hoje vamos então aprender como rever documentos no Microsoft Word.
Para revisão de documentos, o Microsoft Word disponibiliza funcionalidades para esse efeito. Esse conjunto de funcionalidades estão disponíveis no separador Review.
Das funcionalidades presentes no separador Review, destacamos a possibilidade de incluir um comentário/alteração ao texto, incluir um painel para visualizar as alterações, ferramentas para comparação e combinação de documentos (original e corrigido) entre outras.
Para incluir um comentário ou alteração ao documento, deverá escolher no texto a posição/frase/ou palavra e em seguida escolher New Comment
Em seguida aparecerá do lado direito uma caixa de texto para o utilizador escrever o comentário/alteração/observação que pretende.
Por outro lado, caso o utilizador faça revisões directamente no documento, estas aparecerão também registadas do lado direito (caixa de texto a branco):
Depois da revisão feita, o autor do documento pode verificar as correcções e observações realizadas pelo revisor. No caso do revisor ter procedido a alterações directamente no documento, o autor pode de imediato aceitar ou rejeitas essas alterações. O menu com essas opções fica visível quando o autor carrega com o botão do lado direito do rato nas alterações sugeridas.
A revisão de documentos é sem dúvida uma excelente ferramenta que o Microsoft Word oferece aos seus utilizadores. Desta forma não necessitamos de imprimir o documento e entregar a alguém para proceder à sua revisão… é tudo via “digital”.
Espero que este artigo seja útil aos muitos estudantes que nos acompanham e a outros utilizadores que usam o Microsoft Word.
Este artigo tem mais de um ano
Como tu trabalhas, hein?
Não utilizo o Word tanto quanto você, mas vou guardar mais esta superdica – sei que numa hora qualquer precisarei.
Obrigado.
Sempre a bulir 🙂
Abraço de Portugal
ja me tinha eskeçido deste detalhe no Word 🙂 Brigadao
Por acaso já conhecia..
Muito útil..
Mais um grande artigo Pedro parabéns.
Obrigado @Kindra 🙂
Talvez por actualmente não dar muito uso ao Word, não tinha conhecimento desta funcionalidade. No entanto vejo que me poderá vir a ser muito útil no futuro.
Obrigado pela partilha. 🙂
Uso com frequencia quando faço trabalhos de grupo na universidade e se fazem novas versões com o trabalho a ser revisto e completo de mail para mail 🙂
Bom dia,
Já conhecia e utilizo com frequência. Muito útil.
Bom post Pedro Pinto, este tipo de dicas deveriam ser mais abordadas.
O MS Office é um produto de topo, se existe programa que vale o dinheiro investido este é um deles.
Cumps,
Um artigo muito útil!
Excelente artigo Pedro.
Desde que a Microsoft alterou o layout do Office, existem muitas opções que desconhecia, esta é uma delas e muito útil.
Parabéns!!!
Alguem nao fez a revisao deste artigo :p 8º paragrafo esta repetida a palavra “documento” 🙂
Bom post, de qualquer maneira 🙂
Estava a ver que ninguém descobria 🙂
Parabéns por este muito útil post, já conhecia a ferramenta mas nunca experimentado.
Cump’s
Uma sugetão.
E que tal fazerem estes tuts de MS Office com uma versão para Open Office? 🙂
Boas.
Dicas úteis. Só lamento uma coisa: Porquê utilizar o office em inglês, quando temos um office em bom português? Isso é um “vício” bastante irritante nas revistas de informática existentes em Portugal, mas não estava à espera de o encontrar aqui no Pplware, que sigo com grande interesse.
O word permite-me fazer um relatorio das revisoes feitas?
Por exemplo que conte o numero de comentarios feitos?
E se eu tiver 2 revisoes de um mesmo documento posso fazer um relatório que junte os resultados das 2 revisoes?
Obrigada!
Andreia