Como prevenir o aquecimento do seu smartphone?
A partir do momento em que liga um smartphone ele vai começar a aquecer. É inevitável. No entanto, o aquecimento do smartphone pode, mais tarde, vir a tornar-se num sério problema. Para além de danificar o hardware, certamente que também irá diminuir o seu desempenho.
Deixamos-lhe 5 dicas que pode começar já a pôr em prática de modo a prevenir o sobreaquecimento do seu smartphone. Lembre-se que ao implementar estas dicas estará a cuidar da saúde do seu equipamento.
1 - Não deixe o smartphone ficar ao Sol
O smartphone é um dispositivo desenhado de forma a andar sempre connosco para todo o lado. E, assim sendo, queremos ser capazes de tirar partido dele mesmo quando estamos a tomar banhos de sol ou a realizar qualquer atividade ao ar livre. Mas lembre-se que expor o seu smartphone à luz solar durante longos intervalos de tempo é a forma mais fácil de aquecer o equipamento.
Isto, não significa que não deve usar o seu smartphone no exterior. No entanto, quando os smartphones apanham diretamente com a luz do sol, a radiação é retida no equipamento provocando o seu aquecimento rápido e, muitas vezes, nem damos por isso.
2 - Cuidado com os locais quentes durante o carregamento
Esta dica pode parecer estranha mas, muita gente ainda não aprendeu boas práticas de carregamento de smartphones.
Tenha em atenção o local onde coloca o seu smartphone enquanto está a carregar. Caso utilize uma capa protetora, o melhor é removê-la. Uma bateria sujeita a ambientes quentes não costuma durar tanto e, em algumas ocasiões bastante raras, pode mesmo conduzir a uma explosão.
Assim, evite carregar a bateria até à sua capacidade máxima durante o dia, o que aliviará, com certeza, o seu esforço durante o carregamento. Espere pela noite para realizar um carregamento completo.
3 - Escolha superfícies duras para carregar o smartphone
Esta dica vem um pouco no seguimento da anterior, mas é mais uma que aconselhamos que passe a utilizar. Caso ainda não faça isto procure outro local para carregar o smartphone.
Não carregue o seu smartphone em cima da cama ou do sofá. Durante o carregamento, o calor emitido fica aprisionado no smartphone o que causa o aquecimento da bateria e, por extensão, do smartphone.
4 - Termine todas as aplicações que não estão a ser utilizadas
Muito provavelmente, a maioria das pessoas tem sempre várias aplicações a correr em simultâneo no smartphone. Apesar de ser algo natural e que todos fazemos, se seguir a dica seguinte poderá sentir o smartphone menos quente e notar que a bateria passa a durar mais.
Permitir a execução de aplicações requer mais poder de processamento que, por si só, já faz o smartphone aquecer. Além disso, aumenta o gasto da bateria. Fechar as aplicações que já não necessita é outra forma de prevenir o aquecimento do smartphone.
5 - E finalmente... diminua o brilho
Para além do processador, o ecrã é a peça de hardware que mais bateria gasta, o que, inevitavelmente, leva ao aquecimento do smartphone. Portanto, tenha em atenção a intensidade do brilho e diminua sempre que ache que está demasiado elevado. Tente mantê-lo no mínimo necessário.
Conclusão
Agora já sabe:
- Não deixe o seu smartphone ficar ao Sol
- Cuidado com os locais quentes durante o carregamento
- Escolha superfícies duras para carregar o Smartphone
- Termine todas as aplicações que não estão a ser utilizadas
- Diminua o brilho
Este artigo tem mais de um ano
Dicas que deveriam ser prática corrente.
Faltou uma dica também, nunca use carregadores diferentes ou comprados no mercado livre, shoppings populares.
aqui no Brasil o indice de pessoas que xingam os aparelhos, e n coisas jamais pensam que é por causa do carregador lixo que compram.
Isso é ainda é mais válido, para equipamentos com carregamento rápido.
Convém usar sempre o carregador da marca, e cabos de qualidade!
Mas aqui em Portugal Arkan não costumamos ter esse hábito
Não deviam ser os consumidores a ter restrições de usabilidade, se um equipamento traz requisitos o cliente compra nesses termos.
De que interessa comprar um “monstro” se no final do dia só podemos usar aos bocadinhos e com tudo reduzido e atenuado.
Os smartphones são máquinas como qualquer outra e por isso têm as suas limitações e devem ser usadas de forma consciente. Penso que um automovel será uma boa analogia: É do sentido comun que “andar sempre a fundo” e no limite não é saudavel.
eu normalmente ponho o meu em agua. ajuda a prevenir o aquecimento e diminui o risco de explosão
Umas gotinhas de lixivia e fica sem qualquer vírus!
Aqui há tempos li um artigo que não recomendava fechar as aplicações manualmente, pois o SO sozinho, encarregava-se de as fechar se tal não fossem necessários ou as mantinha abertas por um tempo, caso chegássemos a utilizar as aplicações outra vez, elas estavam abertas em segundo plano e não se gastava tanta energia, pois não era necessário voltar a abrir a aplicação. Sendo assim o que recomendam realmente, fechá-las manualmente ou deixar ao critério do SO?
Em iOS deixa as aplicações sossegadas que ele encarrega-se de gerir por ti. Em Android depende da distrubuição , mas em condiçoes de uso normal também não ganhas muito.
Abc
ou apps de m*, enquanto abertas, estão a puxar cpu e ram em background
adeus autonomia
Não usar carregadores rápidos em tlm’s que não os suportam oficialmente.
O meu iPhone 6 não suporta carregamento rápido, mas se utilizar o carregador de iPad carrega em menos tempo… o que o faz aquecer um pouco
O ponto 4… quando falo disso ás pessoas ficam a olhar para mim com cara do tipo: “este gajo está parvo…agora as aplicações têm implicação no carregamento…” e depois quando faço isso á frente delas, percebem que tinha razão, que o telemovel até carrega mais rapido…
E o ponto 5 faz-me confusão como pessoal anda com aquilo no maximo…e depois querem que a bateria dure 😀
Eu meto o meu P8 lite e S8 sem apagar/desligar nada e carregam super rápido…
Depende do que é que consideras rápido… e já fizeste o teste com aplicações e sem aplicações?
Então por exemplo fazes uma viagem Porto- Algarve e precisas do telemóvel como gps, duarante essa viagem se estiver sol a dar no carro e o telemóvel pedir a carga vais ter de dar a carga e já se sabe que assim também o dispositivo vai aquecer, podiam era inventar qualquer coisa para não afetar o telemóvel o sol, alguma capa anti luz solar ou alguma coisa assim para não deixar passar o calor que é transmitido para o telemóvel
Boas dicas…
Não deixe o seu smartphone ficar ao Sol!!!
Normalmente tenho sempre esse cuidado, não só proteger do sol como de qualquer fonte de calor…
Cuidado com os locais quentes durante o carregamento!!!
Como referido na anterior, tento proteger sempre das fontes de calor, no que diz respeito ao carregamento, tento sempre colocar num local fresco, não não uso o frigorífico mas por exemplo, quando está a carregar no carro, tento sempre colocar uma grelha de ar condicionado direcionada para o telefone…
Escolha superfícies duras para carregar o Smartphone!!
Nunca coloco o telefone em cima de coisas almofadadas mas somente quando está a carregar…
Termine todas as aplicações que não estão a ser utilizadas!!!
Como o monstro te 8Gb de RAM e está configurado para reduzir processos em segundo plano, não me preocupo com essa questão…
Diminua o brilho!!!
Sim é verdade, o brilho pode fazer aquecer o ecrã, mas não é o brilho mas sim o maior consumo de bateria que provoca o aquecimento, tento sempre utilizar o brilho necessário conforme as condições…