Powerpoint 2010 – Transforme o rato num Laser Point
O Powerpoint é uma ferramenta extremamente potente que nos permite fazer apresentações de conteúdo de forma simples e profissional. Para a maioria dos formadores, o powerpoint é a ferramenta nº1 que usam para poderem exercer o seu trabalho.
No entanto, como normalmente as apresentações são projectadas, existe a necessidade de “apontar” para determinadas informações na apresentação. Actualmente existem equipamentos que permitem realizar esta acção, como são exemplo dos raios laser.
Então e será que não dá para aproveitar o rato para fazer o mesmo?
O Powerpoint 2010 traz uma opção quer permite criar um apontador a partir do nosso rato. A opção vem activa por omissão, e para activar apenas devemos carregar na tecla CTRL + botão do lado esquerdo do rato durante uma apresentação.
Para personalizar o apontador, podemos aceder a Slide Show e depois escolher Set Up Slide Show
Aí podemos por exemplo definir facilmente a cor do para o nosso apontador.
Para testar, temos de estar em modo de apresentação (carregando na tecla F5 ou através de uma das opções no menu Slide Show) e deslocar o rato para verificar o movimento do apontador.
Para quem não pretende gastar dinheiro num apontador e não trazer mais um equipamento na mala do portátil, esta é uma excelente opção. Boas apresentações!
Este artigo tem mais de um ano
Isto é apenas uma ferramenta para uma visualização mais interessante, porque para apontar já temos o rato com o seu símbolo normal…
Seja como for…muito interessante… 🙂
[]
a ideia de um ponteiro laser é poder andar pela sala e apontar e nao ficar preso a um rato (mesmo sem fios) que precisa de uma superficie para funcionar
Há ratos sem fios 🙂
existe ratos sem fios com apontador. Esses sim dão imenso jeito pois alem de poderes passar os slides ainda podes apontar o laser.
Eu comprei um rato da Samsung com apontador que é fenomenal.
http://www.ohgizmo.com/2008/01/02/samsung-sm30duplus-wireless-mouse/
Nao tenho a certeza se este modelo é exactamente o meu mas esteticamente sim:
– wireless
– laser (movimento) + apontador laser
– bateria li-ion/li-pol
– tem uma roda para fazer scroll
– tem funçao “powerpoint” que é exactamente para “next” e “back”
Nao só é rato, apontador laser mas também dá para controlar muito bem Media Player/Media Center 🙂
Em todo o caso esta funçao é muito boa, gostei de saber! Só que ainda tenho o Office 2007 🙁
É uma característica importante quando se fazem apresentações remotamente, pela internet, principalmente se a aplicação que mostra a apresentação não a tiver nativa, como o netmeeting por exemplo.
Mesmo assim continuo a preferir o meu Nokia n73, ou o meu Sony Ericsson que tem aplicações que controlam o Powerpoint por ligação bluetooth ao pc… Mexo no rato, mudo os slides, troco de apresentação, tudo sem fios e sem problemas…
Incrivel, tens uma bela máquina. Tira café já agora?
Fazem a apresentação de uma “novidade” para quem pouco percebe ou trabalha com o Power Point e em vez de comentarem algo construtivo, vem demonstrar a sua superioridade tecnológica.
Lá esta, cada novidade ou apresentação cá no site, é sinal de demonstração de superioridade por parte de quem comenta, seja intelectual, seja tecnológica, um erro.
Não estou a ver o ponto para esta crítica quase ataque!
O artigo não se destina a “para quem pouco percebe ou trabalha com o Power Point” é a descrição de uma funcionalidade de uma nova versão. Serve pois para todos.
Naturalmente é sempre útil ver outras alternativas (ainda por cima quando nem toda a gente tem o novo office ou mesmo o office da microsoft.
Até já uma solução “macGyver” aqui apareceu e não considero isso uma demonstração de superioridade”
Bruno: relaxa!
Certamente que o pplware gostará até de ter uma artigo do André a explicar melhor as suas configurações
Com esta nova funcionalidade deixam de funcionar os apontadores para os objetos inseridos nos diapositivos. E esta!
DIY:
1 – Desmontar rato sem fios.
2 – Abrir um furinho algures nele.
3 – Ir aos chineses comprar um laser que caiba dentro do rato.
4 – Fixar lá dentro. (PS: como vão accionar o botão é problema vosso.
5 _ The end.
Que dica útil. -_-‘
Nao é mais fácil colar ou andar com o aparelho separado? 🙂
ñ é geek LOL
Ótima dica, não conhecia. Pena não estar disponível em versões anteriores.
Ps.: “A opção vem activa por omissão”(…). Esta frase está correta?
@Hawk parece-me correctíssima. O pessoal é que tem a mania de dizer “por defeito”..mas o termo mais correcto é por omissão.
Obrigado pela resposta. Realmente não sabia disto. Vivendo e aprendendo.
Default deve ser traduzida de duas formas: “por omissão” que fica melhor se for no meio de uma frase e “Padrão” que fica melhor se for num título de caixa.
Assim “Definições padrão” para “default settings”. Mas como aqui foi utilizado está bem pois não ficaria correcto “A opção vem activa por padrão”
O activa por defeito é mesmo uma tradução defeituosa e deve-se uma transposição do inglês para o português sem uma efectiva tradução.
Tenho um Logitech MX-Air e é fantástico… uso-o com bastante frequencia!
Aconselho.
1- é muito mais facil apontar um laser enquanto se fala (e liga-lo e desliga-lo quando se quer) do que manobrar um cursor (independentemente da forma deste) e do dispositivo que usam para apontar, usando o sistema operativo.
2- para passar as paginas nada melhor que um dispositivo sem fios q permita com um toque andar para tras e para a frente numa apresentacao)
e ja agora um truque,depois do ultimo slide criar um so com o fundo preto, que permite a seccao de Q&A sem distracoes e sem por vezes expor o vosso desktop em que podem estar ficheiros como a_pipi_sem_meias.flv … 🙂
Gostei da sugestao, é uma boa ideia. Eu costumo colocar uma imagem/padrao divertido ou que nao tenha nada haver com o tema para passar a esses assuntos e é bem verdade que essa sugestao que dás fornece um toque de estilo à apresentaçao.
Já fui a muitos congressos/apresentaçoes em que ficamos com o último slide ou amalgama de icones/pastas/etc do PC da apresentaçao (= lixo), o que apesar de nao ser nada de mais tem um toque menos cuidado do orador.
Eh pá! Eu ainda pensei que pela leitura inicial do texto, pudesse vir a aproveitar a luz vermelha do lazer do meu rato. eh eh eh eh !
Isso é que era.
Levava o rato para a frente do projector e de alguma maneira algo mágico transformaria a luz (fraca) numa luz com potencia para chegar ao ecran.
Valeu a intenção. Obrigado
Ou usar o wiimote 😛