Dica: Listas de reprodução YouTube em páginas web
O Youtube é, desde a sua aparição na Internet, um serviço que atrai milhares de utilizadores diariamente. É ai que muitos procuram a sua diversão e o seu entretenimento. Muitos fazem deste serviço a sua montra, o local onde se mostram ao mundo.
Este serviço tem evoluído com o tempo e tem-se tornado cada vez melhor. Uma das funcionalidades mais apreciada é a possibilidade de podermos embeber esses vídeos nas nossas páginas web e assim dar a conhecer vídeos de que gostámos ou que achámos interessantes. Outra funcionalidade, recentemente chegada, foi a possibilidade de criarmos as nossas listas de reprodução. São as nossas playlists e conseguimos com elas criar as nossas listas de vídeos favoritos, que podemos ver vezes sem conta e sem termos de estar a pesquisar ou a colar endereço atrás de endereço para os ver.
Mas e como fazer uso das duas funções em simultâneo? Como embeber listas de reprodução em páginas web? Simples, leiam abaixo como o fazer.
O primeiro passo óbvio é termos pelo menos uma lista de reprodução criada. O processo de criação de listas é extremamente simples e pode ser consultado aqui, na zona de ajuda do Youtube. Se pretenderem ver as listas que já têm criadas, podem fazê-lo aqui.
Depois de terem criado a vossa lista devem aceder a ela, ou seja, colocá-la em reprodução no browser. Aproveitem e copiem o endereço dessa página e guardem-no. O endereço deverá ser idêntico ao apresentado abaixo, com a diferença de que o valor de p será ser diferente.
https://www.youtube.com/watch?v=1ymkav8ONak&p=3F098CBC63508CF9&index=1
É precisamente esse valor que vão precisar para poderem criar o código que vão colocar na vossa página web. No caso do endereço apresentado acima o ID seria 3F098CBC63508CF9.
De seguida vão precisar do código html que devem adicionar à página web, para que os vídeos fiquem disponíveis a quem a visitar. Abaixo vão encontrar o código que necessitam. Tenham apenas em atenção que devem substituir o valor ID pelo valor de p que obtiveram do endereço.
<object width="480" height="385"> <param name="movie" value="http://www.youtube.com/p/ID"></param> <param name="allowFullScreen" value="true"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed src="http://www.youtube.com/p/ID" width="480" height="385" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed> </object> |
Como o Youtube passou a disponibizar, em regime experimental, uma opção IFRAME, deixamos aqui também o código que podem usar para embeber os vídeos recorrendo a iframes. Mais uma vez recordo que devem alterar o valor de ID pelo valor de p obtido do endereço original.
<iframe src="http://www.youtube.com/embed/p/ID" width="100%" height="500" frameborder="0"></iframe> |
Podem ainda alterar, em qualquer um dos códigos o valor de width (largura) e height (altura) para que melhor se adapte à vossa página. Se não sabem a forma de calcular correctamente a proporção largura/altura dos vídeos, experimentem multiplicar a largura que pretendem para o vosso vídeo por 0,8235 e obtêm a altura ideal.
Deixo-vos aqui uma pequena playlist que fiz para demonstrar o efeito final. Espero que gostem de She Wants Revenge!
Os comandos de utilização são simples de utilizar. Nas laterais da janela de vídeo têm setas para a esquerda e para a direita. Usem-nas para navegar nos vídeos.
Se pretenderem ver a lista de reprodução completa cliquem no botão imediatamente a seguir ao play e vão vê-la, da mesma forma de costumam ver os vídeos relacionados.
Fica então apresentada a forma mais simples de incorporar listas de reprodução de vídeos Youtube nas vossas páginas web. Criem listas e partilhem-nas com os vossos amigos e visitantes.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei do artigo, há muita gente que não sabe fazer isto 😛
Só um reparo:
embeber (ê) – Conjugar
v. tr.
1. Ensopar, sorver, recolher em si (um líquido).
2. Cravar, enterrar (até bem fundo); encaixar; embutir; absorver; infiltrar.
v. pron.
3. Ensopar-se; molhar-se; introduzir-se.
4. Penetrar; engolfar-se.
Eu sei que até é frequente seu uso, mas fica mais coerente (e directo) se, se utilizar “Embutir”, isto é só a minha humilde opinião. Há que use muito “customizar” e eu acho mais bonito personalizar, até porque devido à sua origem é mais correcto.
De volta ao artigo que já me alarguei em demasia, as listas funcionam em HTML5 com WebM.
Como descrito aqui:
http://www.labnol.org/internet/embed-youtube-videos-in-html5-flash/14092/
Assim quem já tem páginas em HTML5 também pode desfrutar dos vídeos do YouTube sem flash.
“2. Cravar, enterrar (até bem fundo); encaixar; EMBUTIR; absorver; infiltrar.”
como tu aí escreveste “embeber” e “embutir” são sinónimos. Ou seja, é a mesma coisa…
Mas note só para o silenciar.
Você diz (no caso de ser heterossexual)
“Vou “Penetrar” com o meu objecto sexual masculino a Vagina de uma mulher” ou diz “Vou “engolfar” o meu objecto sexual masculino na Vagina de uma mulher”?
Não se está a discutir sinónimos caro amigo, mas o que é mais directo e correcto…
embeber acho que não é em bom português. Incorporar talvez
https://www.youtube.com/watch?v=9RzHs-Qh74A