Dica Linux: Usar o Nautilus como cliente FTP/SSH
Sabia que o Nautilus, o gestor de ficheiros do Gnome, monta nativamente pastas FTP, SSH, etc., sem necessidade de software adicional?
Além de não ser necessária a utilização de um software como o Filezilla, o Nautilus cria pastas virtuais no seu gestor de ficheiros para que, quando pretender aceder aos seus conteúdos, baste apenas um simples duplo-clique.
Pretende adicionar ficheiros à sua pasta virtual? Simples! Basta arrastá-los para lá. Tudo o que consegue fazer nas suas pastas locais é possível fazer nestas pastas remotas.
Ora bem, tem os seus dados FTP ou SSH?
Clique em Locais > Ligar ao Servidor...
Escolha o tipo de ligação e preencha com os seus dados. Pode personalizar o nome do marcador da pasta. Desta forma terá sempre a sua pasta remota disponível no menu Locais. Clique em Ligar-se.
Será pedida a sua password, caso se tenha ligado a um servidor com autenticação. Introduza a password e clique em Ligar.
E aqui está o resultado, a sua pasta remota encontra-se montada na Área de Trabalho, sempre acessível. Operações como edição/criação/remoção de ficheiros são possíveis, assim como qualquer operação disponível numa pasta local.
Se tem o servidor do seu site ou o servidor onde costuma colocar os seus backups, tudo é muito simples. Esqueça as interfaces complicadas e os comandos malucos. Está tudo à distância de um clique. 😉
Este artigo tem mais de um ano
Tenho estado a utilizar esta funcionalidade do nautilus ha muito tempo mesmo, pena é que eles ainda não conseguiram separar os processos que fazem fetch dos dados por FTP e quando o servidor esta lento a janela toda (as vezes o desktop também) deixa de responder. Antigamente um kill ao nautilus resolvia mas recentemente tenho mesmo que fazer log out/in para voltar a ter tudo a funcionar.
Isto parece excelente para aceder ao meu disco externo ligado ao router!
Mais simples ainda, basta digitar o endereço, enter e ja esta 😉
O melhor de tudo: não é preciso instalar nada 🙂
São estas dicas simples que ajudam muita gente Ana 😉
Parabéns pelo artigo.
Boa dica Ana.
É bom para desenrascar na hora mas nada melhor que um cliente dedicado. 🙂
ls (é o nome de um comando?), quais são as funcionalidades em falta no Nautilus?
Excelente funcionalidade.
Volta e meia é que me acontece a ligação cair e só consegue voltar a ligar passado algum tempo? Algum solução para resolver isto?
P.S.: Não é grande problema mas se não acontecesse isto era perfeito.
http://espectacular.co.cc
hey muito boa dica por acaso já tinha essa duvida algum tempo.
http://www.esoftway.com
Muitos parabéns ao pplware por estar cada vez mais a apostar em artigos de Linux.
É o futuro! 😀
Ui, desconhecia por completo tal funcionalidade! Calha mesmo bem que ia começar a configurar um cliente FTP, por acaso estava a ver os tópicos mais recentes e txaram…
Muito bom muito bom!
alguém sabe se dá pra sincronizar diretórios locais com diretórios remotos( ssh ) quando uso F3 ( Extra pane)