Crie o seu cartão nano-SIM para o novo iPhone 5
Hoje é o dia em que o mais recente dispositivo da Apple chega a Portugal de forma oficial. o iPhone 5 passa a estar disponível nas diferentes operadoras e através da Apple Store para que todos o possam adquirir e usufruir ao máximo de tudo o que de novo tem para oferecer.
Para além de todas as alterações de hardware e estéticas, o iPhone estreia também um novo tipo de cartões SIM, os cartões Nano. Estes novos cartões, mais pequenos, necessitam de ser comprados nas operadoras e nem todas vão os vão ter disponíveis de imediato ou em quantidades suficientes.
Felizmente os actuais cartões SIM e micro-SIM podem ser reciclados e de forma simples transformados em cartões nano-SIM. É simples e requer um esforço mínimo.
A Apple por norma, e sempre que lança um novo iPhone, introduz alguma novidades tecnológicas que vão para além do óbvio reforço do hardware. Tivemos com o lançamento do iPhone 5 a apresentação de um novo cabo de dados e de um novo tipo de cartão SIM.
Se no caso do cabo de dados tudo está dito e este acompanha o equipamento, o novo cartão nano-SIM é responsabilidade das operadoras.
Por norma estas têm sempre problemas com os stocks destes cartões e estes acabam por faltar. Por outro lado esta alteração obriga os clientes a terem de adquirir novos cartões ou a dirigirem-se a lojas destes para que se procedam ao corte dos SIM's mais antigos.
A forma de transformar o seu cartão SIM ou micro-SIM num cartão nano-SIM requer apenas uma régua, um marcador e um x-acto ou uma tesoura.
Notem que esta transformação apenas pode ser efectuada em cartões SIM 2FF e em micro-SIM 3FF. Os cartões SIM de primeira geração não são compatíveis com esta adaptação para nano-SIM 4FF.
Vejam no vídeo abaixo a forma simples de procederem a essa marcação e respectivo corte.
Como puderam ver é extremamente simples adaptar o vosso cartão SIM para o novo formato que o iPhone 5 suporta.
Depois de o cortarem é só aplicá-lo na ranhura e o iPhone 5 fica pronto a ser usado na vossa rede móvel.
Podem surgir alguma questões relativas à espessura do cartão SIM ou micro-SIM face ao que é padrão no nano-SIM, mas este problema não existe e a diferença é mínima, estando a peça que recebe o nano-SIM no iPhone preparada para suportar essa diferença.
Imprimam então a folha de marcação, coloquem o vosso SIM na zona indicada, apliquem as marcações com a regra e o marcador e está pronto a cortar.
É claro que estão por vossa conta e risco e devem ter o máximo cuidado ao efectuar as marcações e os cortes para que não estraguem o SIM que estão a converter.
Esta é a forma mais simples e barata de preparar o SIM que têm no vosso telefone actual para o novo iPhone.
Escusam de ter de se deslocar à vossa operadora para que façam o corte para esta nova medida ou para adquirirem um cartão nano-SIM.
Tudo está preparado no PDF que deixamos abaixo. Sigam as instruções do vídeo e usem as imagens para procederem à marcação e ao corte.[via]
Homepage: Instruções e grelha de corte
Este artigo tem mais de um ano
ah como é bom nao precisar dessas bobices no meu sg3!!!
Se o teu S3 inovasse realmente em algo, irias precisar. Como não inova limitas-te a utilizar a “bobice” que já existe (Micro-SIM) que foi inovação idêntica à que estás a criticar agora.
Não estás a abusar um bocadinho? Agora toda a inovação se mede pelo tamanho do cartão SIM?
Explica-me o grande avanço tecnológico nos nano e micro-SIM, para além de cortar plástico.
hehe, eu consigo explicar isso! Erm… espera, há avanço, portanto, pois, erm… Ah, já sei, fazer com que se renove o cartão ou que se tire uma lincenciatura em trabalhos manuais (segundo o Relvas) =P. É isso!
Coitado de quem as diz, pois quem as ouve não tem culpa!
grande bobice é essa inovaçao mais idiota que aplle inventa , porque ela não tem em que inovar kkk, dai inventa o nano sim , sou muito mais o S3 , muito melhor que esse iphone 5 , isso ja foi comprovado .
O S3 da minha Maria é de Micro-SIM.
:face-palm: o S4 já vem com Nano-SIM certamente, o S3 esta é ligeiramente atrás…
o SG3 não precisa pois até tem espaço para um carro. Se quisermos algo mais ergonómico este tipo de coisas já faz diferença. E daqui a uns anos é de prever que deixem de haver cartões.
Um comentário de jeito 😉
Sim daqui a algum tempo a activação do operador é feita ligando para lá ou até via web, o nosso equipamento passa a conter um SIM ou um ID único.
a apple já quiz fazer isso
mas as operadoras não deixaram
não deixaram nos moldes da Apple! Mas é inevitável que as operadoras tentem arranjar uma solução destas para que não sejam outros a impor.
Por acaso questiono-me? Porque é que as marcas não seguem a Apple? Para quê tanto plástico no SIM!
Aproveito para dizer que tenho Android, reconheço virtudes e defeitos mas não sou cego!!!
Mas este tema não merece discussão!!!
Se as empresas estão sempre a reduzir componentes para reduzir pesos, etc.. porque não ganham o espaço em excesso do SIM!!!
Mas as marcas seguem a Apple.
Basta relembrar o lançamento do iPhone 4, que foi o primeiro a usar micro SIM. As críticas foram as mesmas, que era parvo, qual era a necessidade de um cartão mais pequeno, etc. Hoje os topos de gama usam todos micro SIM. Amanhã usam todos nano SIM. É o habitual.
Oh, então vou deixar de ter Maps!!! Hehehe 🙂
coitados!!!! onde espaço é tudo, e as coisas tendem a ficarem menores a cada dia 22mm de área disponível pode-se transformar em milhôes de bytes de informações ou outros recursos
Hehe, pensei que eles tivessem esticado o cartão sim para fazer ligação a longa distância. :p
Vida longa a Nokia. 🙂
Os Nokia Lumia também precisam de corte.
Qualquer loja de um operador tem um “alicate” que corta o cartão à medida e sem probalidades de acidente.
Sem probabilidades de acidente não é bem assim! A vodafone já me estragou um cartão à conta desse “alicate” e como não se responsabilizam, eu é que tive de comprar outro e corta-lo com o dito alicate 😛
LOOOL… A Apple no seu melhor! Tão perfeitos tão perfeitos, e depois, é o 4G que não funciona já todos sabem porquê (ahh e tal as operadoras não estão preparadas :P), depois são os mapas que enfim, e agora é a história do cartão!
Deixa-me a pensar que todas estas alterações não standard será uma forma de fugir às investidas por parte da concorrência no que diz respeito a patentes.
Uma verdade é certa, idependentemente de as acções da Apple continuarem a subir, já andam a perder clientes e o grosso está a mudar para a Nokia. E ou muito me engano, ou este fulano que está no lugar do Steve Jobs (não era grande fã dele devido a algumas discordâncias de atitude, mas admiro muito por todo o seu trabalho e visão) não sabe o que anda a fazer e nem têm a mão de ferro como o seu Mestre Jobs, pois está cedendo às pressões dos acionistas, a prova disso é o lançamento de produtos mal testados e quase que se pode dizer inacabados, com o único intuito de fazer lucro, pois ainda existe uma grande legião de fãs (apesar de se notar um grande decréscimo) que creem na Apple quase como uma relegião.
Será o inicio do fim? Ou será mais uma pieguisse só para dizerem que são diferentes?
o Zandiga encarnou em ti?!
Perdão, digo, Zandinga.
se calhar nao sabes, mas o nano-sim vai passar a ser o “modelo” standard…..e sabes quem combateu e ganhou para que o fosse? é melhor estares calado!.
Sr. Tiago.
Primeiro lê os comentários antes de disparatares e indirectamente tratares como incultas as pessoas.
Sei perfeitamente que o design foi feito pela Apple e semi-aprovado pelo ETSI.
O que não sabes, é que mesmo depois ETSI aprovar este standard, ele só pode ser disponibilizado depois de as principais companhias que também fazem parte do Grupo (e ainda são bastantes) aprovarem em unanimidade e as operadoras estarem preparadas para disponibilizar este standard. O que não está a acontecer e o que já levantou algumas questões dentro da ETSI não só em relação ao nano-SIM mas também relacionado com outros standards que nada tem a ver com a Apple.
Google it and you will find it 😉
Meu caro, não sei onde é que andas a ir buscar informação, mas o standard está aprovado pela ETSI
LINK
A partir do momento que é um standard aprovado não há mais qualquer votação, muito menos por unanimidade…
Obviamente que depois as operadoras têm que aceitar disponibilizar o novo cartão, mas como parece muito óbvio, isso não tem sido um problema. Aliás a grande maioria das operadoras apoiaram este standard na votação da ETSI.
O 4G não funciona? Mas já testaste? É que a operadoras distribuíram cartões 4G, eu tenho no meu e em Braga, por exemplo, já vi o 4G a bombar!
A tal mania de falar sem saber 😉
Caro Vitor.
Quem eu saiba o iPhone não está só disponivel em Portugal. O Sr. bem melhor que eu, sabe perfeitamente dos problemas que as Operadoras (que não só já gastaram rios de dinheiro e algumas já tem em operação a tecnologia 4G) estão a ter por causa das mimalhisses (não encontro outra justificação) da Apple em ser diferente.
Tanto quanto eu saiba, devem ser os fabricantes a seguirem as regulações das entidades mundiais que regulam as telecomunicações electrónicas e não ao contrário. O que me chateia (e não tou a criticar a qualidade nem a funcionalidade dos produtos da Apple) é a imposição que esta empresa faz não só sobre as entidades reguladoras bem como sobre os operadores e terminando nos utilizadores.
Lembro-me muito bem do tempo em que a Microsoft o fazia e as consequencias que isso teve no mercado e na evolução da concorrência, pois já concordaste que nós precisamos dela de forma saudavel se queremos ter evolução dos produtos com qualidade.
Pedro, alguém tem de puxar pela evolução. A Apple tem sido desde há muitos anos um caso de sucesso nessa área, basta veres o nível de desenvolvimento técnico dos seus produtos.
Podia enumerar-te uma série de “novidades” que a Apple lançou e são hoje dos serviços mais importantes dentro do mercado, por exemplo uma App Store. Quem não quer ter hoje uma App Store?
Enfim, há muita coisa que se truncares (para teres razão) desperdiças como factos, o que é uma pena, pois mais tarde ou mais sedo (mesmo inovações de outras marcas) acabam como sendo standard 😉
AppStore e não inventaram nada de novo.
Iphone.
Fala-me mais desses standards todos que a apple deu ao mundo 🙂
inovação? sim tem ajudado, mas talvez se olharmos para a evolução dos telemóveis descobriamos que em 2002 por exemplo(ainda nao se sonhava com iphones) ja a sony ericsson lançava um telemovel com ecra grande e com touchscreen… (P800) pq nao deu tanta algazarra como o iphone? nao sei… talvez apareceu cedo demais e os utilizadores ainda nao estavam preparados…
o iphone apareceu em meados de 2007, invoções? as inovações que vejo assim de repente foi criarem um telemóvel “bonito”, aliás como acontece nos pc’s da apple, que realmente são bonitos… mas daí a dizer q criou inovações… talvez a nivel de software tenham relamente inovado bastante, com a criação de todas aquelas coisas começadas por i…
Ao contrário do que indicas a Apple não está a impor nada!
O novo iPhone segue os standards. Acontece que o LTE é tão heterogéneo que neste momento é impossível ter um telemóvel compatível com todas as redes LTE – especialmente na Europa em que os países usam frequências diferentes.
A Apple optou por seguir na Europa as frequências das redes com mais utilizadores. Obviamente que poderia ter fabricado outro modelo para as outras frequências, mas cada empresa lá sabe dos seus produtos.
Vamos lá então ao 4G. Para quem não sabe o 4G não é apenas um…e é regulamentado por diferentes entidades. O que a Apple tentou fazer foi implementar o 4G de modo mais global possível ou seja que abrangesse um grande número de frequências com um mesmo aparelho. Como é evidente, deve haver mercados prioritários. O que me espanta é terem deixado um mercado como a França de fora( por razões técnicas possivelmente). Quanto a Portugal, fico contente em saber que é possível receber 4G mesmo com uma cobertura muito limitada (Braga segundo o Vítor) e possivelmente em fase de teste pelas operadoras. É que estas adquiriram frequências numa banda de frequencias compatível com uma das versões do iPhone5.
As operadoras já começaram a distribuir cartões 4G aos seus clientes e estão a disponibilizar, como disseste e bem, frequência compatível com o IPhone 5 e com o New iPad.
Alias, na apresentação do iPhone 5, no mapa que a Apple apresentou como operadoras prontas a dar suporte 4G, figurava a TMN, não sei se repararam.
@ Vitor M.
estás enganado! A Apple só apresentou o 4G para a Europa, no Reino Unido e Alemanha.
A imagem que viste referia-se às operadoras europeias que iriam ter o iPhone 5.
http://www.apple.com/iphone/LTE/
Não, a Vodafone e a Optimus aqui em Portugal também têm.
http://loja.optimus.pt/Particulares/Movel/Telemoveis/iPhone5/
E nessa altura, estavam a falar no suporte ao 4G. No link, pode ser provavelmente o que à data de lançamento, quem já tem esse suporte. Lembro que em Portugal só agora as operadoras estão a enviar cartões 4G aos seus clientes.
E o iPhone tem uma antena LTE que suporta várias frequência. Mas é uma questão de esperarmos e vermos se teremos ou não LTE, 4G temos. Para já, existem testes a serem feitos e cartões dos operadores disponibilizados.
@ Vitor M.
desculpa insistir, mas estás enganado!
eis as imagens do anúncio
LTE:
http://gigaom2.files.wordpress.com/2012/09/dsc015351-e1347491814640.jpg?w=300&h=200&crop=1
a imagem com a TMN é para
DC-HSDPA:
http://cdn-static.zdnet.com/i/story/70/00/004284/apple-hsdpa-europe-zaw2.png
Vamos por partes.
Primeiro que tudo, a Apple disponibiliza estes detalhes relativos aos vários modelos onde difere o rádio:
– http://www.apple.com/iphone/LTE/
O modelo correspondente às nossas frequências é o A1429 e a única frequência compatível para o LTE é a de 1800MHz. Oficialmente Portugal ainda não consta, como se pode ver. No leilão de frequências 4G que houve há uns meses, sabemos que foram adquiridos 2x14MHz na faixa dos 1800MHz por todas as operadoras nacionais, embora não haja confirmação oficial que estão actualmente a ser utilizadas.
No entanto, temos a confirmação interna da PT que, pelo menos na TMN, a frequência de 1800MHz já está em funcionamento (sem detalhes de cobertura).
Resume-se então que, para que o LTE funcione no iPhone 5 modelo A1429, é apenas necessário que as operadores usem o que compraram. Volto a referir que a TMN já está a operar nessa frequência e essa informação chegou-nos no passado dia 13 de Setembro.
Eduardo, pedi ao Hugo, foi quem recebeu a confirmação da TMN, que te explicasse o que sabemos e tu não sabes.
Assim, conforme podes ver, não estou a falar sem saber 😉 e não estou enganado 😉
Abraço.
Só agora é que as operadoras estão a distribuir cartões 4G? Por causa do iPhone 5? Essa é nova.
Daqui a nada estão a dizer que o iPhone 5 é o primeiro smartphone LTE em Portugal.
@ Vitor M.
O que disseste foi:
“Alias, na apresentação do iPhone 5, no mapa que a Apple apresentou como operadoras prontas a dar suporte 4G, figurava a TMN, não sei se repararam.” – falso!
o que eu disse é que a Apple não tinha anunciado a TMN para 4G. Por isso não
Quanto à informação interna, é normal os operadores testarem antes. Mas essa frequência ainda não está disponível para a população geral, aliás porque ainda é usada no velho GSM, por isso pode levar a interferências se os canais não forem afinados.
De modo que o 4G a 1800MHz ainda vai demorar um bocadito, e de certeza que precisa dum update no firmware do iPhone para afinar os canais – se isso acontecer!
Pois, falei em 4G 😉 não LTE, isto porque há quem considere o DC-HSDPA uma tecnologia 4G, ou o LTE uma tecnologia 3.9G 😉
Mas como sei, de fonte segura, que as operadoras têm já isso implementado, disse-te, antes desse comentário, que em Portugal já temos LTE suportado pelo iPhone 5.
Quanto ao update de firmware, não foi isso que a Apple referiu, disse que tem uma antena que suporta várias frequências, inclusive a 1800MHz.
@ Vitor M
o DC-HSDPA não é considerado 4G, sabes muito bem disso… indica-se como 3.5G..
Tal como tb sabes que estavas a referir-te ao LTE pois a tua resposta foi que a TMN já tinha a frequência 1800 da LTE, e não que o 4G referia-se a tudo.
Quanto ao update, o hardware suporta a frequência, mas isso não implica que o telemóvel fique optimizado para a instalação da operadora. Todos os telemóveis são testados nas redes das operadoras antes de serem aceites para venda. Isto para fazer os ajustes necessários no firmware da baseband.
OK, não vou mais alimentar esta conversa que, não leva a lado algum, referindo apenas que, como sempre disse, Portugal tem LTE compatível com os iPhone 5, ao contrario do que dizem “outros” sites e revistas 😉
@ Vitor M
fantástico! mesmo quando é dito oficialmente que neste momento não há 4G no iPhone vens dizer que há!
em quem é que se vai acreditar?
se mostrares provas pode ser que a coisa mude de figura
Eu? Dar-te uma prova? Posso sempre mandar-te as respostas da TMN sobre o assunto:
data: 13 de Setembro de 2012 17:20
assunto: RE: 4G LTE na TMN para o iPhone 5
enviado por: telecom.pt
Olá Hugo,
Estou a ver que o lançamento do iPhone5 vai mais uma vez criar furor…
Respondendo às tuas perguntas (dentro do possível):
– A TMN está actualmente a funcionar com LTE na frequência de 1800MHz? – Sim, estamos!
Abraço,
LP
Queres em papel azul de 25 linhas com selo branco?
@Hugo e” Victor segundo o Lider da optimus o Sr. Miguel Almeida estes já tem 50% da cobertura LTE em 1800mhz, mas que a Apple precisa de desbloquear a frequência para uso do iphone em portugal!
http://economico.sapo.pt/noticias/optimus-e-a-unica-a-garantir-acesso-imediato-a-quarta-geracao-no-iphone-5_152759.html
*queria dizer que a Apple precisa de autorizar o desbloqueio e não desbloqueá-lo. Poderão haver alguns sortudos que estejam “autorizados” a usar o lte(é preciso testar), mas penso que não é no geral! A própria tmn só publicita que o iphone 5 como sendo compatível com o 3.5g! Porque não publicita o LTE?? Tanto a optimus como a TMN só tinham vantagem em o fazer se as suas rede são compatível!
As operadoras não estão a disponibilizar cartões 4G… deves ser especial de corrida… 😉
Estão sim. Há coisa de 2 semanas recebi um novo cartão da Vodafone, um cartão 4G.
Gostava de ver isso a funcionar… Porque o comum dos mortais que pediu responderam que ainda não disponibilizam o serviço.
Disseram-me a mim na TMN e na Vodafone pelo menos.
Ve-se logo que o pplware esta cheio de Isheeps 🙂
O 4G do iphone 5 nao funciona em todo o portugal devido a frequencia/espectro usada pelas operadoras nacionais.
Inclusive so 4G do iphone so funciona em alguns paises europeus (UK, FR, GER).
Pois não!!! Eu e o Vitor é que somos VIP e já temos um.
:O
Todos os cartões de venda da Vodafone actuais vem já preparados para 4G por isso dizerem que não te disponibilizam é muito estranho oh Dimu
Pedro, não ligues, são só opiniões de quem não percebe nada e atira para o ar 😉
E eu tb já tenho. Enviaram para casa sem eu pedir nada 😉
João, tirando os que não sabem o que estão a dizer, o que temos dito está correcto 😉
Mas então as operadoras usam alguma frequência do 4G que o iPhone use? Fiquei sem perceber…
Acho que o que está implementado em portugal não é 4G é 3.9G
O LTE é 4G.
Sim, é isso mesmo.
Em rigor, para ser 4G implica que a largura de banda seja superior ou igual a 100Mbit/s
Portanto, LTE corresponde a 3.9G e LTE Advanced a 4G.
O 4G que conhecemos é apenas um nome, uma manobra de marketing.
Hugo,
Julgo que do ponto de vista formal, a especificação 4G aprovada pelo ITU, implica taxas de transmissão de pico de 100Mbps em alta mobilidade e de 1Gbps em situações estacionárias.
Como o atual LTE não alcança o 1Gbps há autores que não o consideram puramente 4G. Daí surge o 3.9G.
De qualquer dos modos, a confusão é muita porque há operadores que usam 4G para tudo, inclusive para o HSPA+ ou DC-HSDPA.
De qualquer dos modos, para as pessoas é mais fácil perceberem 4G = maior velocidade 🙂
Cps,
Ricardo
“o lançamento de produtos mal testados e quase que se pode dizer inacabados, com o único intuito de fazer lucro”
Eu gostaria de saber onde está a verdade nisto e se por acaso dizes que o iPhone foi só algo para fazer lucro, não concordo contigo! Para fazerem este telefone (não sei se viste a Keynote deles) todos os componentes do telefone tiveram de ser redesenhados, “reinventados” para “caberem” no novo telefone e muitos deles melhorados!
Vais-me dizer que o Mountain Lion trazia bugs e que os técnicos da Apple já tinham informações para responder a várias questões?? Qual é o SO e a empresa que não faz isto?
“Tão perfeitos tão perfeitos, e depois, é o 4G que não funciona já todos sabem porquê”
Dá tempo ao tempo e vais ver que vai aparecer o telefone preparado para as redes portuguesas. Não estavas à espera que o telefone saísse preparado para todos os tipos e frequências de LTE que existem para ai?
“depois são os mapas que enfim”
Os mapas é outra coisa. O pessoal goza goza goza, mas é a primeira versão dos mapas deles e é normal que traga bugs, erros e que irão ser “reparados”. É com os erros que se aprende.
E isso do cartão é me indiferente. Desde que funcione. Penso que assim até é melhor, pois gasta menos espaço no telefone, tendo mais espaço para componentes mais ou menos importantes!
@ Pedro
Os cartões SIM são obrigatoriamente standard, ninguém pode por sua recriação criar um cartão só para um telemóvel, pois são uma peça fundamental na segurança da rede – afinal de contas nisto as operadoras ainda mandam.
Este nano-SIM é um novo standard para cartões! Foi aprovado há poucos meses depois de uma pequena guerra entre propostas. Ganhou a proposta da Apple, que não implicou mudanças no chip do SIM, ao contrário da NOKIA e outras que propunham mudanças… Ao menos assim os consumidores podem sempre recorrer a um este último recurso e recortar.
Pedro meu jovem depois de adquirir um iPhone nenhum humano que respira oxigénio deste planeta irá mudar para nokia
HAHAHA!!!!
O comentário do ano!!!
O meu dedo que adivinha diz para não se meterem nisso. O iPhone 5 comprado em operadores já traz cartão, em princípio preparado para LTE, quando houver frequência compatível.
O comprado na Apple Store de facto não traz cartão e esta podia ser um solução se faltassem os cartões nano-SIM, ou não se quisesse comprar um. Mas tenho lido que além de mais pequenos são mais finos.
Para quem comprar esse telefone acho que o mais fácil será pedir uma segunda via do cartão que tem em formato Nano-SIM. Se há dinheiro para o telefone não será por causa de uns poucos EUR que vão ficar pobres. De qualquer forma a dica que aqui esta é realmente bem fácil de executar.
Sem dúvida, mas não sei a capacidade das operadoras, nesta fase, de conseguir entregar segundas vias nano.
vais à loja e entregam-te na hora ou eles mesmos fazem o corte
Andar a cortar cartões.
Sem 4G.
Sem NFC.
Sem mapas.
Já vem todos riscados e manchados de fábrica.
SO desatualizado.
Digam-me lá porque vale isto 700€?
Sistema Operativo.
Ai meu iPhone 5 és tão lindo mas continuas igual ao que eras, é que de capa sabes tu mudar, mas de OS (inovação no sistema) está quieto (sempre a mesma coisa!) 😉 !
Sinceramente não entendo alguns users IOS.
Ah e tal o sistema é bom, fluido e funcional.
Mas depois viram se com inovações, que o IOS é sempre igual, que só com jailbreak é que é bom…
Então?
Decidam-se…
Se o IOS é bom, para quê mudar algo que é bom quando existe a possibilidade de a mudança ser algo mau?
Bom dia ,
Eu ainda digo mais , se é assim tão perfeito qual a razão de arem tanta importância as actualizações de software , esta Apple até na qualidade final dos produtos está morta é só reclamações o display pura e simplesmente em muitos equipamentos não funciona e quando lá consegues por a funcionar o programa que te abre é outro do icon que solicitaste , mais este Iphone ainda traz mais problemas de antena que todos os outros modelos está concebido tecnicamente como uma verdadeira lastima .
Cumprimentos
Serva
Lá estás tu nos extremismos novamente Serva.. é nestas alturas que perdes toda a razão e credibilidade que ganhas noutros comentário, esses sim bem construídos, concisos, sem este ódio (por algo que nem sequer usas).
“…este Iphone ainda traz mais problemas de antena que todos os outros modelos está concebido tecnicamente como uma verdadeira lastima .”
Sim, já sabemos a história de trás para a frente. Cada novo equipamento Apple é sempre o pior de sempre.. 😉 É sempre um lixo maior que o anterior. Já sabemos perfeitamente isso 😉
(O mais engraçado é que continua a ser quem não usa que faz este tipo de criticas, baseado em meia dúzia de queixas em fóruns e vídeos no youtube a reportar problemas)
Ele diz isso mas é pelo gozo, só pode, ele até deve ter um iPhone. 😀
Caros Srs. aficionados ou não, com ou sem produtos Apple. o Iphone 5 não tem suporte para as frequências LTE disponibilizadas em Portugal.
Provavelmente tudo o que leste sobre o assunto eu também li.
(800MHz … 1800MHz, etc.)
O que eu sei é que um dos modelos de iPhone tem os 1800 MHz, para o LTE, e que uma das frequências atribuídas para o LTE em Portugal foi a dos 1800MHz, mas que os operadores estavam a usar a frequência dos 800MHz.
A Vodafone disse que estava a resolver o assunto com a Apple e mais nenhum operador disse mais nada.
Tens mais alguma informação relevante sobre isto ?
O David Ribeiro que respondeu abaixo às 11:58, já disse tudo o que é necessário em relação a esta questão.
Ele pensa que a “Apple lance outra versão compatível com as redes europeias. Vamos esperar.”
Eu por acaso penso que os operadores irão usar também o LTE nos 1800MHz, o que iria resolver o problema de em Espanha se continuar os 800MHz para televisão, o que traz problemas em regiões fronteiriças.
No teu caso … pensas que sabes, mas não sabes. Só te perguntei porque podia-se dar o caso de saberes mais alguma coisa.
Claro que não sabem, mas se pelo menos deixassem de ser teimoso… acabamos de dizer exactamente isso que escreveste, mas mesmo assim… vão na conversa de outros sites, que não se informaram e dizem barbáries, enfim…
“A Optimus tem desenvolvido a cobertura em 4G sobretudo na banda de 1.800, estando neste momento mais de 50% da população já coberta”.
Basta um operador ter LTE na frequência dos 1800 MHz para os outros também terem.
http://economico.sapo.pt/noticias/optimus-e-a-unica-a-garantir-acesso-imediato-a-quarta-geracao-no-iphone-5_152759.html
O IPhone5 não opera na largura de banda 4G para Portugal. Ou seja, mesmo tendo um cartão 4G, fisicamente, o dispositivo não permite ligação aos 800 MHz. Que eu saiba o IPhone 5 só permite ligação aos 850, 1800 e 2100 MHz. As 3 operadoras de Portugal só disponibilizam para já 4G nos 800 MHz, não sei se o farão noutras frequências, dado que, para tal acontecer teria que haver um bom investimento em equipamento de transmissão ( o actual equipamento para 4G transmite apenas para 800 MHz ).
O que penso que acontecerá é que a Apple lance outra versão compatível com as redes europeias. Vamos esperar. Se alguém tiver algum comentário a fazer agradeço, a informação que tenho é esta.
Obrigado.
Não vejo a Apple a lançar outro modelo!
A única coisa que a Apple poderá fazer é um update no firmware, mas acho que o hardware não tem suporte completo para os 800MHz – o modem suporta frequência mas outros chips provavelmente não!
Quanto ao custo por parte das operadores em equipamento de transmissão isso não sei, mas que as mesmas compraram licenças para operar na faixa dos 1800 MHz no último leilão, isso não tenho dúvidas. Gastaram o dinheiro para não o rentabilizar…hum… acho pouco provável
As operadoras já estão a utilizar essa frequência 😉
http://exameinformatica.sapo,pt/noticias/mercados/2012/09/13/iphone-5-nao-funciona-no-4g-de-portugal
E mais não digo.
Como alguém já aqui disse, nas lojas das operadoras eles têm um calibre que corta o cartão SIM à medida certa do microSim sem a possibilidade de acontecer algum deslize. Quanto ao resto…apenas digo o seguinte, hoje todos criticam a Apple por adoptar este sistema, amanha outra marca que use o robozinho adopta o mesmo sistema, e já é a melhor coisa do mundo…tem sido sempre assim.
acho isto dos nano sim uma total banhada….
Quando estive em budapeste um amigo meu ingles esteve numa alhada a pala nesses micro cartoes do iphone, saiu de casa e deixo la as chaves, o tlm não tinha bateria e o cartão nao dava nos outros tlm…
vais então ter problemas com a grande maioria dos novos telemóveis, muitos usam micro-SIM e em breve muitos irão usar o nano-SIM
Boa tarde ,
Chamar aos cartões nano inovação só se for de quem os fabrica não da Apple e quanto a questão que é colocada acima , normalmente quem gosta de fazer diferente , não inovar , fazer diferente é a Apple nem nas normas que foram adoptados por todos faz algo de jeito refiro-me a entrada mini usb , depois se existe alguém que se babe com funcionalidades que a séculos já existem noutros SOs como é o exemplo de recusar uma chamada com uma mensagem , essa é sem dúvida dos fãs da Apple a falta de argumentos até se falou na mudança dos auscultadores é assim que vão as coisas para o lado de cuppertino , mas enfatizo com alguma tristeza minha , existiram 2 pequenos períodos da historia desta empresa que serviu de farol , agora esse farol está muito danificado e já quase que não se consegue identificar .
A minha convicção é que o W8 vai ficar com grande parte do mercado actualmente pertença da Apple , quem tem Android não se consegue rever no W8 , eu já estive a mexer num e não gostei nada , fluido é sem qualquer dúvida ,mas muito limitado a função das tiles inicial dá origem a quando mudas de ecrã a um menu com a lista de aplicações , para a área empresarial e para a facilidade de uso pode ser que ganhe adeptos , mas versatilidade é coisa que não existe , nisso só mesmo o Android digam o que disserem .
Cumprimentos
Serva
O W8 ganhar mercado à Apple, com o Android a manter o mesmo, não faz qualquer sentido!!!
Para o W8 ganhar tracção quem fabrica os aparelhos tem que apostar no sistema, e quem vende tem que lhe dar destaque. A única maneira de isso acontecer é por prejuízo do Android.
Os fabricantes terão de dar menos relevância aos seus outros produtos com Android – pois os recursos que têm não dá para investir em tanta variedade (as margens já são pequenas). Quem vende, terá que optar pelos produtos que põe nas “prateleiras”, por haver mais produtos… ora, iPhone e iPad não vão desaparecer das prateleiras pois têm um peso importante nas vendas, restam os outros produtos com Android.
Para além disto os fabricantes com Android e W8 geram confusão nos consumidores. Muitos consumidores não vão perceber porque é que há dois produtos do mesmo fabricante tão parecidos e tão diferentes – basta recordar toda confusão com os Netbooks com Linux! A oferta da Apple é muito mais coerente e simples.
Eu acho que estás confundido. o WP8 tirar mercado à Apple. Não, meu caro, o WP8 tira mercado ao Android e a grande velocidade.
Samsung já está a apostar nesse SO, com a linha ATIV, grandes máquinas, a LG e HTC idem aspas… nas prateleiras terás os telemóveis de mexer com o dedo com android e ao lado com WP8… a Apple continuará no stand ao lado com praleiras exclusivas. Estás completamente enganado.
Depois, onde se vende muitos Androids é na gama baixa, a bons preços, com estas novas ofertas dessas marcas, as pessoas querem é Windows… é mais sonante que Android 😉
Mas isso é certinho. Quem copra iPhone… não vai comprar um telemóvel de mexer com o dedo, vai mesmo comprar um iPhone.
Isso está nos livros.
Agora, é interessante ver estas novas ofertas da Nokia, HTC e Samsung para o mercado Windows Phone 😉 vamos ver como reage o mercado. Dá tempo 😉
Espero que tenham registado a patente de cortar cartões…
Eduardo e quanto tempo mais sem inovações da parte da Apple pensas que esse hype vai durar para os lados de cupertino , eu diria que muito pouco , mesmo com as anunciadas pré encomendas que representaram o dobro em relação ao 4S , as filas que viste não foram avassaladoras como noutros lançamentos , provavelmente nestes números estarão certamente incluídos os pedidos das operadoras Americanas e todos nós sabemos como a Apple é fantástica em manipular dados , eu estou convencido que este Iphone vai ser uma grande Flop e vai começar aqui mesmo a era da decadência real porque a percepcional já existia há algum tempo .
Cumprimentos
Serva
Por acaso não tens a lista dos flops que anunciaste ?
– iPhone, …, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5.
– iPad, iPad 2, iPad 3.
Até posso acrescentar por antecipação mais alguns que irás anunciar. Um tanto repetitivo, não ?
Hehe, pelo menos não sou só eu a reparar! 🙂
vamos por pontos!
Vires para aqui medir o sucesso pelo tamanho da fila é um bocadinho doloroso – em todos os lados foi comentando que as filas foram maiores que as anteriores, enquanto no iPhone 4S foram mais pequenas que as anteriores, e mesmo assim vendeu muito muito mais que o 4!
manipular dados nas vendas é coisa que a Apple não faz, os anúncios relatam as vendas e não as entregas a operadoras, ao contrário da Samsung que já foi por diversas vezes posta em causa pelos números que apresenta – alguém se lembra da polémica com os números de tablets vendidos!?
Quanto a flops e decadência, explica lá como é que isso vai acontecer!? o iPhone 5 tem sido considerado como o melhor smartphone à venda por várias análises…
o iPad ganha mercado, enquanto o Mac continua a crescer, mesmo quando os PC decrescem em vendas
o iPhone 5 vai ser um FLOP? Quê… tipo Google Nexus ou Google Nexus S? 😀
Tu dizes cada uma… só visto. Enfim, mais do mesmo.
Como o Eduardo falou e muito bem, já é considerado como o mais rentável, e os números da Apple em encomendas ultrapassou largamente o iPhone 4 S.
Dá-lhe tempo 😉 e depois nós conversamos.
@ Serva
Sobre inovação da Apple, já olhaste bem para o novo processador, para melhorias em fotografia e video, qualidade de ecrã, fluidez de utilização…
ou será que vens com a teoria da Apple não fazer nada, de não desenhar processadores, etc, etc
Tenho visto alguns comentários prognosticando o fim da Apple.
Deixem que vos diga que acho que mais tarde ou mais cedo a Apple deixará de liderar as vendas (é inevitável) mas desenganem-se os que pensam que isso está para breve.
Dizem que o iPhone5 não inovou…pois eu digo que de facto não revolucionou apenas evoluiu. Acham que Apple iria lançar um produto revolucionário quando ainda tem em mãos um produto líder de vendas? Seria matar prematuramente a galinha dos ovos de ouro. Quando se sentirem realmente ameaçados pela concorrência (e não estou a dizer que a concorrência tem produtos piores- keep calm) em termos de vendas, então aí sim será a altura para lançar o tal produto revolucionário se o tiver. Lembrem-se que as grandes empresas não pensam a curto prazo…
Esta guerra entre os dos smatphones é simultaneamente tão irracional e tão hilariante…
eheheh
Acabei de receber o iPhone 5 hoje de manha e como odeio ser como a maioria das pessoas que por aqui passam que falam apenas para o ar sem usar os equipamentos, eu tenho o SIII e acabei de receber o iPhone 5 assim como tinha anteriormente o 4S (que vendi entretanto)
Depois de usar o iPhone 5 apenas me convenci mais de uma certeza, o iOS e’ muito mais estavel do que qualquer android do mercado, aliado entao ao novo hardware do iPhone 5 esta de uma fluidez brutal.
Contra factos nao ha argumentos
E’ pena que os criadores de apps nao tenham evoluido a velocidade da Apple e a maioria das aplicacoes ainda aperecem no formato mais reduzido, mas ao menos nao aparecem esticadas como aparecem no meu SIII
Está muito atrasado mesmo. Creio que apenas 1/3 das minhas app actualizaram para ip5 e estou com o mau pressentimento que uma boa parte das minhas app nem vão actualizar.
Tipo… e que tal irem as operadoras pedirem o micro-sim? Na TMN é free 😉
Cara, porque diabos o nano sim é algo inovador? A Apple ja não nos surpreende mais, eu ja vi um iPhone 4, 4S e 5 e sinceramente, não tem diferença nenhuma fora o novo processador, a internet 4G que nem tem no Brasil e o nano sim, claro alem do tamanho, eu prefiro bem mais o SG3 que até o suposto iPhone 6 de vidro, a unica coisa que gosto nos iPhones são a segura e a camera, o ruim é exatamente tanta burocracia, bluetooth so de iPhone para iPhone, que idiotice, alem de musica so pelo iTunes no fundo vcs preferem o SG3 so não admitem
vocês andao para ai a dizer que a nokia vai voltar isso e tudo mentira e a samsung tira muitas ideias ao apple mas a o iphone 5 e o que tem o melhor processador do mundo a6 e tambem o lte
se nao lem nada nao comentem os mudelo do iphone 5 e muito resistente so tem o perigo de riscos todos imitao apple
no micro-sim e tambem a samsung vai imitar desertesa o mano-sim temos que admitir que e o melhor telemovel do mercado ate hoje feito o nokia lumia so e bom por causa da windows phone
e o samsung por causa da android e a iphone tem a sua propria
a nokia e para pessoas mais velhas e só teve lucros no fim do seculo xx e no inicio do seculo xxi de 1990 a 2004