Pplware

Como evitar a mudança para o Facebook Messenger

A decisão do Facebook de retirar da sua aplicação móvel todas as funcionalidades de troca de mensagens não é um assunto novo. Mas apenas agora os utilizadores chegaram à realidade de terem de abandonar as funcionalidades integradas de uma aplicação e passarem a usar duas.

Com esta nova realidade chegaram também novas permissões no Android, algo que está a deixar muitos utilizadores desconfiados e com bastantes dúvidas das reais intenções do Facebook.

Existe uma forma simples de contornar a imposição feita pelo Facebook aos utilizadores do serviço de mensagens, evitando assim a utilização da aplicação dedicada.

A decisão de retirar da aplicação Facebook a componente de mensagens não é nova e já há alguns meses que vem sendo falada e avançada.

As razões desta alteração, segundo o Facebook, prendem-se com a necessidade de dar aos utilizadores uma nova e melhorada experiência de utilização, algo que actualmente não estavam a conseguir ter, ao estarem presentes todas as funções na mesma aplicação.

A mudança e o fim do acesso a essas mensagens dentro da aplicação principal aconteceu no passado dia 29 de Julho, o que obrigou todos os que ainda não usavam o Facebook Messenger a instalarem essa aplicação.

O problema maior com este processo surgiu nos utilizadores Android ao depararem-se com a anormal quantidade de permissões que a aplicação pedia e também com as permissões propriamente ditas.

A maioria delas não são normais numa aplicação de mensagens, o que deixou muitos utilizadores desconfiados e com a decisão tomada de não instalar a aplicação.

O Facebook tem informação detalhada sobre cada uma das permissões que é pedida aos utilizadores e com uma justificação para cada uma delas.

Algumas destas permissões eram já conhecidas e estavam presentes no Facebook Messenger há já algum tempo, como o caso da leitura dos SMS, mas apenas agora a grande maioria dos utilizadores transitou para a aplicação e viram-se confrontados com a nova realidade.

Como contornar o Facebook Messenger

A boa notícia, para a maioria dos utilizadores que ficaram descontentes com esta mudança, é que existe uma forma de conseguir evitar a utilização da aplicação Facebook Messenger para trocarem mensagens com os seus contactos.

A solução passa pelo acesso à versão mobile do site do Facebook e aí dentro acederem de forma normal às mensagens. A experiência será muito similar à utilização da aplicação Facebook, por estes terem interfaces similares. Esta solução pode ser usada tanto no Android como no iOS.

Comecem então por aceder ao endereço do site móvel do Facebook em m.facebook.com e façam a autenticação com os vosso dados.

Uma vez dentro da página do Facebook devem carregar no canto superior esquerdo na opção de acesso ao menu lateral. Uma vez ai devem procurar a opção Mensagens.

De imediato vão ter acesso a toda as vossas mensagens, podendo desde logo responder a qualquer uma que tenham pendente ou iniciar uma nova conversação.

Como referido antes esta solução não dá ao utilizador a experiência de utilização que pode ter na aplicação Messenger, mas garante que não precisam de ter mais uma aplicação a correr no vosso smartphone, com os consumos de energia que são bem conhecidos.

Exit mobile version