Dica: Como remover as Aplicações Recentes da doca do macOS Mojave
Já não falta muito para que a Apple apresente ao mundo a versão final da sua mais recente versão do seu sistema operativo de desktop. O macOS Mojave trará muitas novidades, todas já detalhadas e conhecidas.
Claro que a Apple deixou algumas novidades por apresentar e que foram sendo conhecidas ao longo das várias versões de testes lançadas. Uma delas, a presença das Aplicações Recentes da doca do macOS, não agrada a todos. Claro que a Apple tem uma forma de simples de desativar esta novidade.
A ideia da Apple de ter as Aplicações Recentes da doca é simples. Ajuda os utilizadores a ter acesso às aplicações que mais usa e que provavelmente quer ter bastante acessíveis.
Como nem todos querem esta novidade na doca do macOS, a existe uma forma muito simples de desativar esta funcionalidade, mantendo assim a doca mais limpa e sem qualquer ícones adicionais.
Aceder às Definições do macOS
O primeiro passo para remover as Aplicações Recentes da doca é aceder às Definições do macOS. Podem encontrá-la na zona de aplicações do macOS, junto de todas as apps que usa.
Uma vez dentro das Definições deve procurar a opção Dock. É ai dentro que irá alterar a presença das Aplicações Recentes na doca.
Remover as Aplicações Recentes da doca
São várias as opções que podem alterar nas definições da doca do macOS. No caso das Aplicações Recentes, a opção que a controla é Mostrar aplicações recentes na Dock. Devem por isso desativar a opção.
Assim que removerem a seleção desta opção a doca irá de imediato deixar de contar com a presença das Aplicações Recentes, ficando assim mais liberta e a ocupar menos espaço no ecrã.
A modularidade que o macOS dá permite que este tipo de configurações esteja presente e que o sistema operativo possa ser moldado ao gosto do utilizador, desde o mais simples pormenor até a um elemento chave como a doca.
Outra excelente dica do macOS Mojave da Apple
Este artigo tem mais de um ano
Eu até gosto das “aplicações recentes”, mas é uma pena de não ser tão evoluido como no iOS, em que ele sugere as Apps de acordo com vários factores e historial.