Abrir Pastas do Explorer em processos separados
Quando utilizava o Windows XP como sistema operativo principal (já lá vão uns anos), por vezes ao abrir uma pasta com muitos objectos, principalmente se fossem objectos pesados e fizesse "mostrar miniaturas", o sistema ficava ali pendurado como se estivesse tudo congelado.
Era um daqueles problemas que justificam um desligar "compulsivo" do Windows. Uma simples abertura de uma pasta de um DVD poderia encravar todo o sistema. Então cheguei a ler que mexendo no registo era possível criar um processo independente para cada pasta que abríssemos, assim caso alguma pasta desse problemas, o sistema não sofria consequência alguma. No Windows Vista e no Windows 7, a Microsoft colocou essa opção nas opções de pastas, facilitando a vida aos utilizadores.
Na verdade, este problema foi resolvido porque quando este erro aparecia num servidor, obrigava a reiniciar o servidor, com todas as consequência daí retiradas. Não fazia sentido parar uma máquina, só porque uma pasta não respondia ao comando de a abrir ou de mostrar o seu conteúdo de outra forma.
Penso que essa opção "em modo gráfico" foi introduzida no Windows Server 2003 (mas não tenho a certeza) numa das últimas actualizações e surgiu no Windows Vista como opção nativa, até ao actual Windows 7. Activando esta opção, cada pasta irá requerer ao sistema, recursos individualizados, para executar as actividades pretendidas. O sistema será obviamente sobrecarregado, pois o explorer terá serviços duplicados em actividade. No entanto, ficará mais seguro face a qualquer problema de importação de dados a partir de dispositivos de armazenamento externos.
E porque não vem activo de origem?
Não vem porque esta função obriga o sistema a consumos elevados. Somente quem tem muita RAM (4GB ou mais) na máquina, poderá tirar todo o partido desta função.
Para activar basta colocar o "visto" sobre a opção desmarcada e... marcar.
Para lá chegar vá a: Opções de Pastas > separador Ver -> e, como mostra a imagem, active a opção "Iniciar janelas de pastas num processo em separado".
Este artigo tem mais de um ano
Deviam meter esta dica nos manuais de sobrevivência. 😉
Eu diria que o pplware devia separar o que sao artigos repetidos de novas versoes de software de tutorials, reviews e de dicas tipo esta xD
E está… para que raio queremos nós os menus na sidebar? 😛
https://pplware.sapo.pt/category/truques-dicas/
https://pplware.sapo.pt/category/tutoriais/windows-7/
Esta opçao ja existia no XP (SP3)
Esta opção existe desde o windows 2000.
Esta opção existe à muito tempo. O meu XP sempre teve e penso que o Windows 200 tb tinha (já não me lembro).
Voltar ao Windows 95?
As saudades que eu tenho de um BSOD após abrir a 15ª subpasta!!!
Se não querem activar essa funcionalidade mas se quiserem abrir uma pasta em específico de vez em quando num novo processo, abram-na fazendo
shift + clique direito
no ícone da pasta e “Abrir num novo processo”
Funciona no Windows 7 e, possivelmente, no Vista também.
Útil para abrir pastas que vocês já sabem de antemão que dão problemas…
Boa dica! Adoro atalhos, estes 2 made my day!!!
“Somente quem tem muita RAM (4GB ou mais) na máquina, poderá tirar todo o partido desta função.”
Riiiiight… Estou a ver que afinal os meus computadores têm todos bem mais RAM do que eu julgava 😉
Quanto ao não vir activada por omissão, é simples: estão a ver aquelas opções todas que aparecem quando fazem right click numa pasta ou ficheiro? Pois… ainda há algumas por aí que não são compatíveis com esta opção. Com o passar do tempo a maioria deve ser legacy apps usadas por empresas-dinossauro que se recusam a actualizar, mas eles andem aí!
Sempre usei esta opção e nunca me deu problemas com right clicks nem nada do género.
Alias… uma opção do windows dar erro ao próprio windows? Desculpa lá mas.. WTF?
Claro que funciona sem problemas e o melhor que tem é que quando crasha não crasha o windows todo mas sim só o processo.
Tão simples quanto isso!