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10 Truques da Matemática

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. sonny says:

    Excelente post!!!

    Cumprimentos

  2. IceCube says:

    Mais um truque de Matemática:

    ISP + Petrolíferas + Estado Português = Abastecer em Espanha

  3. bneves says:

    Outras dicas:

    -Resultado da soma de números seguidos. Qual o resultado de: 1+2+3+4+5+6+7+8+9+10=?

    Basta dividir o número maior por 2 e multiplicá-lo pela soma dos números extremos ex. 5 (10/2) * 11 (10+1) = 55

    Imaginem agora de 1+2+3+…….1999+2000= ?

    R: 1000*2001= 2001000 (podem confirmar somando de 1 a 2000! :))

    -Mais uma fenomenal, multiplicar através de linhas

    https://www.youtube.com/watch?v=55ccR2eNThY

  4. Sagar Dipak says:

    Olá gente do Pplware! Antes de mais, parabéns pelo bom trabalho que têm feito em apresentar notícias e divertir os leitores deste blog! 😉 Leio o blog frequentemente, mas não costumo comentar…

    Gostei bastante do post! Talvez seja suspeito porque faço mesmo parte daquela minoria que gosta de matemática… Penso que um bom post seria também apresentarem aqueles truques do “Pense num número…”. Pensem nisso 😉

    Parabéns!

  5. Zecalentejano says:

    Óra… 3×6…3×6…milhões de….milhares de… pontanto é fazer a conta 🙂

  6. BlinZK says:

    Off-Topic

    Já saiu a nova versão do Skype. Versão 3.8.0.115

    Download para Windows Pt-Pt
    http://www.skype.com/intl/pt-pt/download/skype/windows/

    Download para Windows Pt-Br
    http://www.skype.com/intl/pt/download/skype/windows/downloading/

  7. aver says:

    Gostei. O dividir por 5 uso todos os dias (só para perceber que quem converteu os contos em euros deu-nos cabo da vida)

    y euros =y/10 * 2 contos (em rigor 1 € = 200$482 = 0,200482 contos)
    20 euros = 20/10 *2 = 4 contos (acho mais fácil que dividir por 5).
    Acabei de dar 20 euros a um dos meus miúdos, que recebeu essa “fortuna” achando que sou forreta !

    Com os cêntimos para escudos é mais fácil, basta multiplicar por 2 (mais fácil que dividir por 5 e multiplicar por 10):
    20 cêntimos = 40 escudos ! (o preço de um pãozito na mercearia, já há bastante tempo, antes dos aumentos que aí vêm ).

    Está bem de ver que cá por casa há perspectivas bem distintas entre os que pensam em euros e os que pensam em contos) :said:

  8. Rui Pedro says:

    LOL post brilhante.. muito bom! Se bem que acho que amanha ja nao me lembro de nenhum dos truques, os telemoveis sao as melhores maquinas em qualquer altura lol

  9. antxnix says:

    hehehe, achei legal. exceto a 6. Multiplicar por 4.
    é mais simple e rápido dividir por 4 mesmo! hehehe

  10. Sagar Dipak says:

    Seguindo a dica do bneves,

    A soma desses números também pode ser entendida como multiplicando o último número (2000) pelo seguinte (2001) e dividindo por 2.

    E como somar os n primeiros números ímpares? A resposta é n*n!

    Por exemplo, a soma dos 3 primeiro números ímpares (1+3+5) é 3*3.
    A soma dos 5 primeiros números ímpares (1+3+5+7+9) é 5*5!

    Não tem tanta utilidade prática… Mas é engraçado na mesma 😛

  11. Andre says:

    outra que te a ver com sucessoes:

    Qual a soma de todos os numeros ate 100:

    1+2+3+4+5+….+99=

    é simples: Sn=(1+100)/2
    = 50.5 * 100
    = 5050

    a formula é Sn= ((u1+un)/2)*n

    Se somarem todos os numeros naturais (excuindo o zero) ate 100 obteram 5050

  12. Nuno A. says:

    Outro fixe:
    1 – tens 1000, soma 40;
    2 – soma 1000;
    3 – soma 30;
    4 – soma 1000;
    5 – soma 20;
    6 – soma 1000
    7 – soma 10.

    Quanto deu?

    5000??

    ERRADO: dá 4100. Podem confirmar com a calculadora!

  13. Preto says:

    Uma boa forma do ppl começar a gostar de matemática.

    Muito bom, isto hoje é o pplmath lol.

  14. Anibal Ferreira says:

    IceCube infelizmente não vivo perto de Espanha senão….
    Boicote à Galp, Bp e Repsol dias 1, 2 e 3 de Junho. Assim como assim não abasteço nesses vai para 2 anos.

  15. Oliveira says:

    Muito interessante!

    Cumps,
    Oliveira

  16. Excelente post! Gostei muito 😀

  17. João Leal says:

    bneves, esse “truque” foi descoberto pela primeira vez por Gauss quando tinha apenas 7 anos (from wikipedia:)

    “Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, seu diretor, Butner, pediu que os alunos somassem os números inteiros de um a cem. Mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua lousa sobre a mesa, dizendo: ligget se! Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.”

  18. Pedro Pinto says:

    Matemática das logomarcas:

    http://logologos.blogspot.com/

    Pedro Pinto

  19. UKN says:

    Bom post. Se bem que já vejo numeros a mais. Mas se calhar são das contas dos combustiveis ….

  20. xanex says:

    Contas de merceeiro…

    isso intressa a quem?

  21. popy says:

    devo ser o unico que ao ver este post o percebe tanto como percebe chines

    nao percebo é como ate ao 9º ano se da tanta coisa que nao se percebe que nao vai ter finalidade nenhuma. a nao ser que sigam coisas especificas. que deveriam ser ensinadas depois do 9º ano e não antes

  22. Bruno Antunes says:

    111111111 x 111111111 = 12345678987654321

    confiram 😉

  23. Nuno says:

    isso da soma dos primeiros n numeros fez darwin quando tinha 10 anos!!!!!

  24. Xic0 says:

    Apenas um reparo. Em “2. Elevar rapidamente ao quadrado número terminado em 5”, o leitor pode ser induzido em erro na demonstração do “truque”. Como os parêntesis indicam, deve-se somar primeiro e só depois multiplicar.

    35^2 = (3x(3+1) e 25

    =3×4 e 25 //Assim demonstra-se [n x (n+1)]

    =9+3 e 25 //Assim demonstra-se (n²+n)

    1225

    Embora matematicamente, [n x (n+1)], seja igual a, (n²+n).

  25. Silvestre says:

    Seguem mais umas multiplicações:
    12345679*18=222222222
    12345679*27=333333333
    12345679*36=444444444

    12345679*81=999999999

  26. says:

    Post espetacular.
    Deviam ensinar isto na primária… e não só 😉

  27. Pedro says:

    Muito bom post! A matemática é a base de quase tudo, sem nos apercebermos usamos matemática muitas vezes no dia-a-dia.

  28. Telmo M. says:

    Bom post!
    Vamos lá ver se quando precisar me vou lembar disto! 😀

  29. Iv@n says:

    @Nuno

    1 – tens 1000, soma 40;—–1040
    2 – soma 1000;——————2040
    3 – soma 30;———————2070
    4 – soma 1000;——————3070
    5 – soma 20;———————3090
    6 – soma 1000——————-4090
    7 – soma 10.———————4100

    Ué?! Não percebi.

    Abraço

    Iv@n

  30. Iv@n says:

    Brincando(resolva sem o lápis)

    Tem um ônibus com 7 garotas dentro.Cada garota tem 7 mochilas.
    Dentro de cada mochila, tem 7 gatos grandes. Cada gato grande tem 7 gatos pequenos. Todos os gatos tem 4 pernas cada.

    Pergunta:
    Quantas pernas tem dentro do ônibus?

    Abraço

    Iv@n

  31. temos 14 gatos de diferentes tamanhos em cada mochila.
    sao 49 mochilas entao temos 686 gatos no total.
    cada gato tem 4 pernas certo?
    entao temos 2.744 pernas de gato.

    EAS MENINAS?
    NÃO TEM PERNAS?!??!

    sao mais 7 garotas somando 14 pernas.

    Entao temos 2758 pernas no total dentro do onibus.

    Outra solução : temos 14 pernas de 7 garotas, POIS GATO NAO TEM PERNAS E SIM PATAS.

    MANDEM MAIS ESSE CREIO QUE FOI FACIL.

    VINICIUS RUFINO – BRASIL

    • Guaxi says:

      Uma pequena correção meu caro vinicius rufino:

      Em cada uma das 49 mochilas há 56 gatos (7 grandes e 7*7=49 pequenos), não 14. O que resulta em 56*4=224 pernas por mochila. Como há 49 mochilas e 224 pernas por mochila, resulta que há 49*224=10976 pernas de gatos. Assim, não nos esquecendo das 14 pernas das 7 garotas, o resultado final é 10976+14=10990 pernas.

      Já a segunda solução apresentada por vc não é possível pois no enunciado do problema foi dito que cada gato possui 4 “pernas”.

  32. yakko says:

    fala vinicius, e o motorista e o cobrador do onibus nao contam? rs…. abracos.

  33. Nuno says:

    Vi num outro blogger a referência a este seu post.. e adorei.

    Sendo assim, agora dou-lhe os parabéns por este post. 🙂
    Muito útil… alguns deles conhecia, mas grande parte, aprendi. 😀

  34. IVYSON says:

    AIW PESSOAL GHOSTEI MUITO DO POST,ISSO SIM É CONSTRUTIVO!!!
    VLW !

  35. nana says:

    Ola pessoal, eu tenho dificuldade de resolver divisao com dois algarismo….se vcs tiver uma dica publica no site ou manda pro meu email.
    Um super bju ate +

  36. Mina says:

    Excelente post!!!

    amei sérinho

  37. zoio says:

    são cinco times(a,b,c,d,e)
    no fim do campeonato de futebol,nenhum clube acabou empatado na colocação do torneio.
    regra do campeonato:vitória =3pontos
    empate =1ponto
    derota,sem pontuação
    dica:o time “A” não impatou nenhum jogo
    o time “B” não perdeu nenhum jogo
    o time”A”foi campeão,atraz ficou o time “B” em segundo e assim por diante

    pergunta:quantos pontos cada time fez,e identificar a cada jogo o vencedor ou empate.

    AxB,AxC,AxD,AxE,BxC,BxD,BxE,CxD,CxE,DxE

  38. Ana says:

    Preciso provar pelo indução matemática o termo geral da progressão aritmética e geométrica, alguém pode me ajudar ?

  39. Ana says:

    Preciso provar pelo indução matemática o termo geral da progressão aritmética e geométrica, alguém pode me ajudar ?????????

  40. minguel says:

    cadê os termos da progressão aritmetica ,vamos melhorar gente vcs podem ser mais q isso

  41. erica mello says:

    gostei muito desse site pois ele ainda ajuda aquelas pesoas que tem dificuldades na matematica ….

  42. Laércio says:

    Parabéns.Ótimo

  43. francisco says:

    alguns sao muito bobos e ate obvios demais mas é legal

  44. china says:

    e como fica 1000-100

    1-9=8
    0-9=9
    0-10=10

    8910 ??????????

  45. anthony says:

    caraca esses truques são de+ xD
    ;p

    • innarah says:

      olha chei muito legal para pessoas que tem dificudade princinpalmente na mutiplicaçao e na divisao mas olha coloca mas de pusento quero fazer uma perunta alguem me responde????

  46. meire luci pereira says:

    oi.sempre tive medo da matematica,mas….adorei este blog.ele é uym insentivo muito bom para exercitar a mente.parabéns!

  47. dk says:

    ???????????????????????????????????????? q

  48. João Paulo Pereira says:

    Boa 🙂
    Aqui está um post muito interessante 😀

  49. iMatos says:

    em relação ao ponto 2… é mais simples decorar desta forma do que com a forma matemática que aí está……

    para saber o quadrado de um número acabado em 5(dois dígitos ou mais, dá para vários, pois o princípio é sempre o mesmo), separa-se o cinco do resto do numero…..

    exemplo:

    25 => 2 | 5

    o 2 multiplica pelo numero a seguir, ou seja, o 3
    o cinco é o quadrado dele próprio, ou seja 5*5 ou 5^2 =25

    assim ficaria:

    6 | 25
    25^2=625

    o que importa salientar é que a parte da esquerda irá sempre multiplicar pelo numero seguinte, se temos um 4 a seguir vem o 5, se tivermos um 339 a seguir vem o 340….

    175^2=> 17 | 5
    17*18 = 306
    306 | 25

    935^2 = 93 | 5
    93*94= 8742
    8742 | 25

    1935785^2=>193578 | 5
    193578*193579=37472635662
    37472635662 | 25

    bom poste, nesta altura do campeonato eu ainda não conhecia o pplware 😛

  50. daniel says:

    eu conheço alguns outros:

    multiplicaçao por 10,100,1000,10000…

    e so pegar o numero e colocar a quantidade de “zeros”
    ex:
    15×10=15 com os zeros do dez a direita=150

    outra
    15×100=15 com os zeros do cem a direita=1500

    etc…

    magica matematica:

    pede para alguem escolher qualquer numero com 3 digitos ex:220
    depois subtraia 2 do numero que ele escolheu e coloque dois a esquerda e escreva o numero que deu ne um outro lugar longe de vc e da pessoa com que vc vai fazer a magica
    ex:220-2=218=2218 e coloque bem longe
    depois peça para que ele escolha mais um numero com dois digitosex:150

    vai ficar assim:220+150

    depois vc fala que agora vc vai escolher um numero.faça o seguinte:escolha um numero que a soma dele mais a do numero acima for 999 ex:no exemplo usamos o segundo numero sendo 150 entao vc vai escolher o numero 840 porque:150
    849
    999

    outro ex:200 para completar 999 eu tenho que colocar 700

    depois peça para ele escolher mais um numero ex:300

    a conta (ate agora)ficara assim:220+150+849+300

    depois novamente que é a sua vez de escolher mais um numero e vc faz de novo o negocio do 999

    este é o final da conta ela ficara assim:220+150+849+300+699

    pesa para ele executar a conta.lembra daquele numero que deu depois da gente subtrair por 2 e colocar o dois a esquerda?que deu 2218?entao depois que ele terminar a conta peça para que ele ohe o numero que deu na conta e o numero que vc colocou escondido.vai ser o mesmo numero obs:

    220
    150
    +849
    300
    699=2218
    para dificil leno mais depois que se faz fica tudo mais facil.agora alguns requisitos e dicas para fazer o magica matemaica:

    1=SE VC VISER A OPERAÇAO NA VERDICAL FICA MAIS FACIL
    2=O PRIMEIRO NUMERO NUNCA DEVE SER 101
    3=VC SO DEVE SUBTRAIR POR 2 E COLOCAR O DOIS A DIREITA NO PRIMEIRO NUMERO QUE ELE ESCOLHEU
    4=QUANDO FOR 201,301… VC DEVE PRESTAR MUITA ATENÇAO
    5=NA HORA DE COLOCAR O NUMERO QUE INTERA PARA 999 FAÇA A CONTA RAPIDA OU ENTAO ELE VAI DESCONFIAR BLZ

    ESSA É A ULTIVA VALEU PESSOAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  51. daniel says:

    ESQUECI DE COLOCAR QUE A MAGICA (DE VEZ EN QUANDO)PODE SER COM 1,2,3,4,5,6,7…DIGITOS MAIS TODOS OS NUMEROS QUE VC E ELE ESCOLHER DE SER O MESMO NUMEROS DE DIGITOS

  52. Henrique says:

    ok, gostei dos posts, parabéns por gostarem de matemática. Pode, no entanto, tornar-se bastante complicada, mesmo para um estudante de engenharia, mas o cálculo integral e diferencial simples é tão lindo, dá, por exemplo, para saber porque é que a área dum círculo A=(pi)r^2… etc…

    Mas, o que aqui queria deixar à consideração do(a) leitor(a) é a questão da DIVISÃO… Como sabem dividir A por B equivale a multiplicar A pelo inverso de B(1/B)… Então vamos a um exemplo: quanto é 10 a dividir por 7 ?… ups… sem calculadora… ora bem dividir por 7 é o mesmo que multiplicar por (1/7)=0,14… Então 10/7 = 10×0,14 = 1,4!!!!

    Por isso, saber os inversos de contas como estas pode ajudar…

  53. andressa says:

    amei obrigada

  54. Paulo says:

    Calcular 8 sobre 4 a dividir por 3 ao quadrado será igual a 0,2

  55. Rahany says:

    Gostei bastante desses truques

  56. anônimo says:

    muitas dessas eu faço todos os dias

  57. Cintia says:

    Que regra você acha que pode formular para multiplicar números por 10, 100 e 1000? Alguém me ajuda por favor

  58. Cintia says:

    Que regra você acha que pode fórmular para multiplicar números naturais por 0,5?

  59. Carol coelho says:

    Uauu adorei o conteúdo, vou voltar mais vezes com
    certeza!

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