Pplware

Depois da FaceApp, ZAO é a nova aplicação viral que pode estar a comprometer a privacidade

No passado mês de julho, a Internet – em especial as redes sociais – foi inundada com inúmeras fotografias de pessoas envelhecidas recorrendo à aplicação FaceApp. Agora, a ZAO é uma aplicação com um propósito idêntico que se tornou viral e levantou as mesmas questões de privacidade e segurança.

Em apenas oito segundos, esta app é capaz de criar deepfakes surpreendentes… Mas o mais incrível é que a criação destas é feita em vídeo e não em foto, recorrendo a Inteligência Artificial!


O funcionamento da aplicação é incrível e pode ser visto no tweet abaixo! Recorrendo a apenas uma única foto do utilizador, a app é capaz de criar deepfakes bastante realistas… E em vídeo! Todo o processo demora apenas cerca de oito segundos e os deepfakes destacam-se pela qualidade e fidelidade.

Basta o utilizador tirar uma foto ao seu rosto através da aplicação ou então fazer upload de uma selfie. A partir daí, a magia acontece, recorrendo a Inteligência Artificial! A ZAO cria deepfakes do utilizador, em que este se torna numa celebridade, desde estrela de cinema ou televisão até mesmo numa personagem de anime.

Tendo em conta que é uma simples aplicação para iOS, a qualidade do resultado final é surpreendente e tem sido um dos motivos para o sucesso repentino que a app tem tido. Disponível apenas para iOS e limitada à China, a ZAO já ocupa o primeiro lugar nas apps mais descarregadas na App Store do país, mesmo tendo sido lançada apenas na sexta-feira!

O facto de usar o rosto do utilizador e transpô-lo para uma celebridade está a deixar alguns cibernautas preocupados com questões de privacidade e segurança. Para além disso, o facto de recorrer a Inteligência Artificial mostra o poderio atual desta tecnologia que tem sido democratizada nos nossos dispositivos.

Nos Termos de Utilização do serviço consta que, ao usar a app, o utilizador está a dar à Momo Inc – a empresa por trás da aplicação – os direitos e propriedade intelectual de usar o seu rosto, e restantes dados fornecidos, para usos comerciais de forma livre e irrevogável.

Isto criou alguma revolta junto dos utilizadores, que massivamente atribuíram más classificações à aplicação na App Store. Entretanto, a empresa já comentou o assunto, dizendo que ouviram as preocupações dos utilizadores e que irão corrigir essa vertente do serviço.

We thoroughly understand the anxiety people have toward privacy concerns. We have received the questions you have sent us. We will correct the areas we have not considered and require some time.

Depois do enorme sucesso da FaceApp, a ZAO aparenta ser um caso igualmente mediático. Estas tecnologias de reconhecimento facial e manipulação de rosto recorrendo a Inteligência Artificial são incríveis, mas igualmente assustadoras. Especialmente quando estão associadas a empresas desconhecidas e com termos de utilização duvidosos, que não inspiram confiança aos utilizadores.

Os perigos das aplicações de manipulação facial…

Exit mobile version