Word completa 25 anos de ‘reinado’
A "galinha dos ovos de ouro" da Microsoft soma e segue com a ferramenta de processamento de texto, agora sem o impopular assistente Clippy, na versão XP do Office. Por quanto tempo o Word vai 'reinar'?
Mais de 500 milhões de utilizadores usam o Microsoft Word, numa altura em que o popular processador de texto completa 25 anos desde que foi criado por dois jovens ex-programadores da XEROX, Charles Simonyi e Richard Brodie, recrutados por Bill Gates e Paul Allen, em 1981.
Com um percurso inicial conturbado, cinco anos bastaram para o Word cimentar a sua influência e tornar-se numa ferramenta ao alcance de todos.
O primeiro Word surgiu no mercado em Outubro de 1983 como um processador para Xenix MS-DOS. Seguiram-se quatro versões, mas em 1989 a versão final chega ao sistema operativo Windows. Um ano depois, com o lançamento do Win3.0, as vendas do Word dispararam.
Ao Word 1.0 seguiram-se as versões Word 2.0 em 1991, Word 6.0 em 1993, Word 95, Word 97, Word 2002 (juntamente com o lançamento do Office XP em 2001) e Office Word 2007.
Clippy, odeio-te!
Fica para a história do famoso processador de texto do Windows o inolvidável auxiliar Clippy, uma das funções mais odiadas do Word 97 e que aparecia insistentemente no ecrã a 'aconselhar' o utilizador mais incauto. A pouca receptividade ditou o seu fim com o lançamento do Office XP.
Apesar da concorrência feroz com as novas soluções informáticas com código aberto, a Microsoft ainda tem o domínio nos processadores de texto. Daqui a 25 anos a história será outra... Ciberia
Este artigo tem mais de um ano
Gosto sempre de relembrar-me das História. É sem dúvida o responsável pelo agigantamento da M$.
Parabéns Word!
À semelhança do k me aconteceu com o Windows também acontece com o MS Office, este é demasiado caro e voltei-me para o Open Office que me satisfaz.
Lembro-me bem de ser miúdo e precisar de um processador de texto e darem-me as diskettes do word (6.0?) e do windows 3.1, e dizerem: Isto é que é bom, nunca mais vais querer outra coisa.
E assim lá instalei o windows pela primeira vez.
Para já vem aí o Office 2014, que se articula com o Office Web. A luta pelo monopólio continua.
Uma saudação a todos os que procuram que o monopólio não seja total. No caso uma saudação para o excelente OpenOffice
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/999870.html
… Não é Office 2014 … é Office 14 LOL
Provavelmente a maior parte dos utilizadores não precisa da complexidade do Word.
Se as pessoas tivessem a coragem de experimentar veriam que, por exemplo, o programa de código aberto Abiword (http://www.abisource.com/) é muito mais leve e prático. Além disso tem dicionários em 32 línguas (incluindo obviamente o Português de Portugal e do Brasil)
E corre em Windows! (por isso escusam de pensar que é mais um “lá vem os chatos do Linux…”)
Assim muitos escusavam de usar programas ilegais e pesados…
O Abiword é muito fraquinho, e é basicamente para aqueles linuxes mais pequenos e leves… Bom bom é o OpenOffice.org, esse sim, tem o pack completo e tudo o mais. Não é tão bom como o MS Office, mas é de borla, e também só lhe falta praticamente algunas funçõezinhas básicas de nada, que a maior parte das pessoas não se importa. E é mais personalizável, e tem addons e assim, o que é altamente.
Na minha opinião, o OpenOffice.org tem capacidade para se tornar o novo rei.
Pois quando estava a falar de programas pesados também estava a falar do OpenOffice… Acho que estão demasiado preocupados em ter todas as características do Office da Microsoft e tal como a Microsoft, estão se borrifando para optimizar o código…
De qualquer modo, insisto que para escrever uma carta ou mesmo um artigo de algumas páginas não é preciso nem o Microsoft Word nem o OpenOffice Writer.
Muitos Parabéns a esta fantástica aplicação
Já não a uso, mas foi para mim uma óptima ferramenta de trabalho!
titulo bem dado
Maldito clippy. Era tão chato tão chato que por vezes ainda ando à procura dele quando abro o Word 🙂
Retomando os comentários mais acima: o OpenOffice tem uma grande lacuna. Não são as funcionalidades do M$ Office mas sim COMPATIBILIDADE. Tal como é dito na notícia 500 milhões de pessoas usam o Word. Por isso é muitíssimo comum termos de abrir ficheiros doc ou docx. E quando pedimos ao Writer para executar essa tarefa, muitas vezes começa o Open Disappointment… Talvez um dia (e espero bem que sim) 🙁
[ http://www.revolucaodigital.net ]
Parabéns para ele.
o Word 2007 está muito bom… mas confesso que desde que formatei o pc, e como já não sou o habitual utilizador de Office como era há uns anos, optei pelo OpenOffice que satisfaz plenamente. Ainda assim o Word ( Office 2007 ) está mais completo e mais agradável.
Ainda hoje tenho pesadelos com o clippy 🙁
_________________________
http://onlinestuff.blogs.sapo.pt
O Office 2007 sem dúvida que é melhor que o Open Office. Para utilizadores exigentes e querem uma boa ferramenta de trabalho: Word 2007.
Estive para mudar para o Open Office 3, mas vi logo que não tinha certos pormenores que me satisfazem no Office 2007, por isso continuarei a usá-lo.
pensei que fosse o windows o principal responsavel pelo agigantamento da microsoft! foi o word afinal?!!
Gostava de dizer “bom artigo” mas já vi que não é da autora… Penso que em temas como este deviam fazer os vossos próprios textos e não simplesmente copiá-los e colá-los de outras fontes (sim, eu sei que deram os créditos no final).
Quanto ao word, parabéns ao bicho, uso-o desde 95 mas agora vou-me habituando ao Open Office : )
Gosto muito destes posts!!! Aqueles que quase apelam à guerra Open-Souce Vs. Microsoft. Em que ganha sempre… quem quem adivinhem lá meus senhores? e por muito que isso custe a muita gente, é a Microsoft.
Neste tipo de “guerrilha” dou sempre o mesmo exemplo,
La na repartição de um qualquer departamento do estado… vão lá obrigar a sra. Manuela e o sr. Júlio a utilizar outro programa, ou S.O porque é gratuito, basta o botão estar 2mm ao lado e já não dá com nada. ou deêm-lhes um ambiente grafico diferente e vao ver o resultado!!
Epah… não lutem mais por uma luta que à partida está perdida… não tentem envagelizar mais essa ideia de open-source… quem está disposto, ok! que a use… mas a grande maioria… MICROSOFT!!!!
@ kral
lol
É caso para dizer, os cães ladram mas a caravana passa. O Open Source é o futuro. Olhe-se o exemplo do Firefox, que, apesar dos vários erros e limitações, vence, e meritoriamente, graças a um simples conceito: o utilizador é que manda.
O OpenOffice.org ainda está longe de se tornar um Firefox das suites de escritório, mas para lá caminha, não tenho dúvidas disso. Pode não ser para o ano, nem na próxima década, mas o século XXI é, quase certo, o século do código aberto. Não importa que a Sónia da contabilidade ainda use o Internet Explorer 6 e fique toda atrapalhada quando tem mais que 5 janelas no ecrã, o que é certo é que grande parte dos sites já não são optimizados para IE6, e alguns já não funcionam mesmo de todo. E o processo só tende a acelerar. O mesmo acontece com tudo o resto: as pessoas usam o que os outros usam, e aqueles que não usam o que os outros usam, usam o que é melhor. Não é por ser mais comum que se ganha a guerra, é por se ser melhor.
@Morbus
Eu acho que o open-source é boa ideia… mas acho que não vale a pena lutar contra a super-potencia que é a Microsoft e que já está enrraizada na grande maioria de utilizadores de pc’s… é a isto que me refiro!!!!
Relativamente a guerras… não me lembro nenhuma que tenha sido ganha por aqueles que eram em minoria… bom… temos a historia dos 300 guerreiros de Esparta… mas ainda assim, desses do sobrou um e cego…
kral, estás tão enganado…
Era só o Estado e as empresas quando compram um PC novo não comprarem uma licença (ou renovarem a licença) do Office e instalarem o OpenOffice (ou outro qualquer). Não era preciso mais nada.
Pedro Lino
Enganado em quê ?
Bom então a Microsoft não está enraizada em todos os departamentos do estado….. hum….. ok… entao devo ser eu que estou enganado!!!
eu gosto do Word… detestei o 2007…
mas ja estou habituado, so ainda nao gosto dos docx e afins…
quanto ao Open office, aconselho o uso sim e é o que tenho em casa… aqui, como temos licenças aos packs na empresa (certificados MS) podemos ter todos office 2007 e para já é o que se usa.
Parabens ao WORD!
Lembrem-se de uma coisa…. vivemos numa sociedade de consumo e capitalista… as empresas de informática têm de lucrar com a venda das licenças!!!
Que empresa é que se vai virar para um cliente e diz “Epah Sr. Eng. temos agora aqui o Open Office, gratuito pah!!! muito bom…” so o faz se for louco… as empresas têm de ter lucros…
Open – Source so irá ser util para utilizar-mos em casa!!! Tal e qual o Drak falou…
Mais uma vez volto a dizer… não envangelizem mais a ideia de Open-Source a nivel empresaria… Microsoft está ENRRAIZADA em todas elas!!!!
Tanto a nivel de maquinas cliente como a nivel de servidores!!!
@kral
Obrigado por começares a guerra do costume :p
@Morbus
Sabes de algum site que não funcione em IE??
Queres exemplos de sites que não funcionem tão bem em Firefox com IE?
@Pedro Lino
Estás tão enganado as empresas não compram 1 pc, compram 10. E quando compram colocam o software usado pelos outros 50 pc’s que têm windows, ofice, AD do windows, um software de contabilidade que corre em windows, um software de gestão de recursos humanos que corre em windows, um software de stocks que corre em windows ou um ERP que corre em windows. Depois de arranjares todas estas soluções para linux, conseguires migrar dados (nenhum profissional gosta de fazer isso e nenhuma empresa aceita isso de animo leve).
Migrares tudo isto, configurares o sistema ainda tens 50 utilizadores que sabem trabalhar em windows, que não vão tirar formação porque as 2 horas de trabalho que perderam para efecturar as backups já foram muito tempo… quanto mais um aprender um novo SO…
Ainda estou à espera de encontrar um exemplo de uma empresa com mais de 50 postos de trabalho que tenha migrado integralmente para open, gostava de um exemplo.. já agora português…
Antes de mais parabéns Word, que apesar de tudo é umas das ferramentas de grande qualidade da microsoft. Quanto à guerra open/closed vai continuar e está ai para durar, é mesmo como no “300”, morreram 299, mas o que sobrou trouxe mais uma carrada deles a trás… lol.
Para a maioria das pessoas o openoffice é mais que suficiente, e a questão do docx já pode ser lido na nova versão openoffice 3. Mas também se não fosse a pirataria quem era a Microsoft hoje em dia?…
@ kral
Soas a qualquer vilão de qualquer desenho animado melado. “Não vale a pena resistir. O inimigo é muito poderoso. Mais vale aliarmo-nos a ele e teremos a sua misericórdia.”
Linux, a nível mundial, vai à frente LARGAMENTE em nível empresarial e de de servidores. Firefox chegou há pouco aos 15% a nível empresarial, e há países que chega aos 75% (mais para a ásia).
Não fales, só te fica mal.
Sem dúvida o melhor processador de texto…; pena ser tão caro, mas enfim…
😀
“Não vale a pena resistir. O inimigo é muito poderoso. Mais vale aliarmo-nos a ele e teremos a sua misericórdia.”
bem… voçês parecem o governo… todos reclamam mas todos comem e calam…mas ainda assim reclamam… :D:D:D
meus amigos, como de certeza muitos vão concordar, uma nova era está a nascer e até a micro sabe disso, não vamos bater nos cegos que não querem ver, um dia a cura virá sobre eles… 😎
Foi o que eu disse~
Por melhor que o Word seja eu agora tou com o Open Office, tambem par ao que eu uso actualemtne na necessito de mais… da-me bem par ao que eu quero, mas quando tenho algum trabalho mais elaborado la tenho eu de arranajr o Word, LOLOL, sinto-me mais liberto com ele, na sei trabalahr bem o com Openoffice, so as coisas basicas… E uma questao de habito, mas faltam uams cosias uqe o word 2007 tem e o que o distinguem dos outros
Por muito que batam na Microsoft desculpem mas não existe melhor processador de texto que o Word. Arrangem os vossos argumentos de que o Openoffice é gratuito que faz isto e aquilo mas confesso quando preciso de um trabalho bem elaborado a solução acaba sempre por ser o word. A mania de nós portugueses temos é de tudo o que é novidade vamos atras e até parecemos mais cool que toda a gente. A verdade é esta o Word é mais potente do que o Open office.
@Morbus
“Linux, a nível mundial, vai à frente LARGAMENTE em nível empresarial e de de servidores. Firefox chegou há pouco aos 15% a nível empresarial, e há países que chega aos 75% (mais para a ásia).”
Tens alguns dados que suportem isso? Ou inventaste agora para ter razão?
@Ryan
5* o teu post! é isso mesmo! as empresas pagam para ter qualidade!
@Rui
Não ligues ao que o Morbus diz…. é mais um daqueles tristes gamers que acha que é de bom tom, dizer que Linux é a melhor coisa ao cimo da terra e tenta a todo o custo envangelizar o open-source…mas usa XP…. e até aposto que que tem o office 2003 crackado em casa!!!
Ele fala coisas da boca pra fora mas não é para levar em conta!
Tu falas numa empresa de 50 pessoas, olha agora uma Sonae a mudar para open-source!!! era de loucos!!! para não falar que o ERP open-source devia der um verdadeiro show!!! aqueles SLA’s das empresas iam disparar em catadupa!!
Enfim…
http://www.w3counter.com/globalstats.php
Estas estatisticas valem o que valem… Já que não são uma amostra mas baseadas nas pessoas que se registam…
@Rui
Com esse link é caso pra dizer a muitos “sabidos” EAT THIS!!!
Epah até que enfim alguem que compartilhe a mesmo opinião que eu… deve ser do nome 😉
kral o que ganhas com esta “luta”? “eat this” deus me livre… mas afinal estamos onde? em portugal ou nos estates? quando ficas todo iriçado apenas com comentarios de blogs, nem quero ver a pessoa que és no dia a dia, “eat this!”
@ Rui
Procurei “server operating system market share” no google. Segundo resultado. Não li muito, mas segundo os outros resultados parece que está a perder terreno…
Sobre o firefox nas empresas lembro-me de ler um artigo sobre a lenta aceitação de browsers para além do IE6 nas empresas, mas Firefox ia à frente do próprio IE7. Isto foi há um ano ou assim.
@ kral
Aposta à vontade tudo o que quiseres. O que eu uso não é da tua conta e não dou satisfações a ninguém. Mas se sei como o OOo 3 funciona não é porque uso o Office…
Tu é que falas da boca para fora e não levas nada em conta. Eu não assim (aqui) com o nome verdadeiro, mas tenho um link que leva para o meu contacto. Quem procurar um bocadinho sabe inclusive onde eu moro e o meu telemóvel. Estão à vontade. Enquanto tu és o kral, um gajo qualquer da internet.
Empresas como a sonae? Não sei como vão agora, mas há uns meses atrás os servidores do hotmail usavam linux… Ouvi dizer que mudaram. Porque será? Os servidores da google é TUDO linux, excepto, acho eu, os do video google e do youtube, acho eu. Falar da boca para fora sabes tu. Opiniões e palpites todos temos
@ Rui @ kral
Esse link não é o link pelo qual me baseio normalmente para falar do market share comercial. Este é mais fiável e costuma ser aquele pelo qual os reports falam. Eu estava a falar de servers e ambientes empresariais.
@Pedro
Eu não ganho nada… nem quero ganhar… diga-mos que foi uma resposta propria para alguem que aqui teceu alguns comentários…
Eu so acho que acerca deste assunto aqui discutido… têm de haver acima de tudo um enquadramento com as necessidades das pessoas,
acho que não se deve partir da premissa que se é open-source é muito melhor e que só porque, se paga a licença se deve “erradicar” esse software do mercado.
Sempre ouvi dizer que qualidade paga-se… e se leres bem em todos os posts encontras que o open-office é bom porque não se paga… pois está a anos luz do Office a nivel de funcionalidades… Para ser utilizado em casa… sim concordo com o open-source….
E outra coisa… já havia dito isto antes… as empresas têm de ganhar dinheiro com as licenças de software… que impresa de informática vai aconcelhar um cliente a por open-source??? estamos numa socieade capitalista de consumo… entendam isso… é triste mas é a realidade….
Não é bem uma empresa, mas o estado francês está a mudar toda os computadores da polícia para OpenOffice, e de certeza que são mais que 50!!
@Morbus
Epah não entendi bem o que queres dizer com e passo a citar “Tu é que falas da boca para fora e não levas nada em conta. Eu não assim (aqui) com o nome verdadeiro, mas tenho um link que leva para o meu contacto. Quem procurar um bocadinho sabe inclusive onde eu moro e o meu telemóvel. Estão à vontade. Enquanto tu és o kral, um gajo qualquer da internet.” o que queres dizer com isto… principalmente a parte do “Eu não assim (aqui) com o nome verdadeiro, mas tenho um link que leva para o meu contacto. Quem procurar um bocadinho sabe inclusive onde eu moro e o meu telemóvel” mas ok…
mais uma vez falas e metes os pés pelas mãos… organiza primeiro as ideias… e depois escreve-as de forma coerente e coordenada…
Ok baseias a tua opinião em servidores… mas eu falo num geral…. e a Microsoft bate tudo e todos… e não porque eu queira… mas porque o mundo quer… e o mercado assim o dita!!!!
Na minha opinião… no dia em que a MS começar a perder pontos… baixa os preços das licenças… e volta a ter o mercado todo…
@Morbus
sim acho que o teu link é mais fiavel do que aquele que dei… Mas mesmo assim ainda pouco eficaz, não tens uma perspectiva global da coisa ao analisares somente sites norte americanos e os seus visitantes.
Procurava algo mais cientifico e correcto, aceita-se sugestões.
De qualquer forma fique assente, não critico utilizadores open office eu proprio também usei mas quando tentamos fazer algo mais profundo já não servem. O word e o power point já estão muito iguais existindo poucas diferenças, somente para coisas complexas preciso do da microsoft.
Mas por exemplo em termos de excel a diferença torna-se bastante significativa e caso analise visios e projetcs então a comparação é dificil porque ainda falta muita coisa.
O problema ao colocares numa empresa e quando dizes “Este é de borla mas existem umas coisas que não podem ser feitas e existem outras em que é necessário outro programa” enquanto o open office não fizer tudo o que a M$ faz é dificil convencer as pessoas a mudar.
Desculpem-me o massacre mas este miudo pronto…. quem se quizer dar ao trabalho… http://my.opera.com/Morbus/about/ e vejam se este “garoto” não é um ultraje…. o nome Morbus está associado a JOGOS… meus amigos!! JOGOS!!! e o melhor é que ele vem para aqui apregoar OPEN-OFFICE e em http://my.opera.com/Morbus/about/ vejam la qual o software que ele utiliza…
Um verdadeiro Home no nuorte carago… que me perdoem os restantes…
estas enganado kral, onde é que tu te baseias para dizer “anos luz” até dá vontade de rir, pega-me na porra do open office 3 e diz-me o que fazes no office que nao fazes no open. e estas enganado relativamente as empresas, so uma pessoa curta de vista em negocios nao ve que o open source dá rendimentos, pode é nao ser baseado em lucros imediatos, ora vejamos, uma empresa que instala o open office tem de cobrar pelo serviço, dar aulas, suporte tecnico, olha que nao sei se não vai render mais do que uma instalação do office pago, é tudo uma questão de visão sobre as possibilidades de fazer negócio.
e ainda para finalizar, nada nasce perfeito! a microsoft nunca nasceu perfeita, a microsoft corrigiu os erros do passado e nos pagámos por essas mesmas correcçoes! e mais tarde voltamos a pagar as mesmas correcçoes e novos erros! é preciso ter uma visão muito além de facilitismos, vejam o exemplo dos clusters, a microsoft SÓ agora esta a começar esse mercado que ja tem anos de reinado no freebsd entre outros. tudo tem um inicio… o problema é quando nos “pagamos e pagamos por pagar”…
@Pedro
Salta para o proximo post sobre microsoft vs linux eu explico lá o que podes fazer com um que não podes fazer com outro, digo isso em resposta a outra pessoa que tal como tu não tem conhecimento do mundo empresarial…
Oh Pedro… acho que não entendeste a ideia….
Eu não digo que open-source é mau… Para quem vende e implementa soluções, por exemplo M$, que precisam de licenciamento o open-source é mau para o negocio..
agora para quem paga as contas… epah… sim concordo perfeitamente no open-source, tens o caso de muitas empresas terem distros de Linux…. mas que depois pagam bem pelo serviço técnico… mas isso já vamos entrar na prestação de serviços e bons tecnicos para, como exemplo, linux, pagam-se a preços bem altos mas isso é outra guerra.
O que eu digo é que isso vai ser dificil a implementação de open-source, pois a lei do mercado assim o dita… e não impossivel…
A nivel pessoal com o cliente se, sugeres uma solução open-source o cliente é mais certo te “adorar” pois estás a reduzir custos à empresa dele. por outro lado não estás a facturar… mas depois tens de assegurar a solução que implementaste suporte… e aqui tens um problema… e já não estou a falar de open-office… e sim de S.O.
Mas cada um é que sabe o que é melhor para si…
“Ao Word 1.0 seguiram-se as versões Word 2.0 em 1991, Word 6.0 em 1993, Word 95, Word 97, Word 2002 (juntamente com o lançamento do Office XP em 2001) e Office Word 2007.”
Falta o word 2000 e que eu saiba não existe word 2002.
tanto ano eu mexi no word 2.0 no meu 386 ehheheh
Não podia deixar de comentar… ja que sou um GAMER a serio… e tambem sou um homem do norte!! Gosto da ideia do open-source, mas nem sequer a utilizo, porque além de estar habituado à microsoft, GOSTO! E nao tenho vergonha de dizer, porque eu sei que muitos dizem “Linux”, “OpenOfice” e “Firefox”, só para se “dizerem” entendidos… mas tambem sei que a maior parte deles nem sequer instalou um Linux…
e nao comecem ja a dizer que sou fanatico pela microsoft, ja que tambem tenho linux, openofice e firefox… mas so porque gosto da ideia de ser open source…
referente ao topico, ja uso o office e nomeadamente o word, desde o 6.0… neste momento tenho o office 2007 e é excelente…
tenho 21 anos!
ah… esqueci me… uso tambem porque vai ser o futuro certamente 😉
@ kral
Já não actualizo isso desde feveriro do ano passado. Só comecei a usar o OO o ano passado, e o linux ainda estou em fase de transição. E estou associado a jogos e jogo bastante, também por isso é que uso muito windows. Não significa que não tenha olhos na cara e não veja que o open source é o futuro.
tudo isso ossa tem gente que ainda nam sabe que ele existe mais esperto que ele tem mais bilhoes de ano por que sem o word no pc nao da.
parabéns.