Windows Explorer Tracker – Saber o que fazem aos seus ficheiros
Saber o que a nossa máquina anda a fazer nem sempre é simples. Existem diversos processos a correr de forma autónoma que acedem, alteram e eliminam ficheiros, como parte da sua função.
Saber dessas acções, bem como das que os utilizadores fazem, é importante para a gestão das máquinas e de todos os sistemas. Para termos um olho atento nessas acções podem usar o Windows Explorer Tracker.
Esta pequena aplicação permite terem acesso ao histórico de gestão de ficheiros na vossa máquina. Conseguem saber facilmente que ficheiros foram eliminados, criados ou movimentados.
Se pretenderem ver informação relativa a ficheiros que estejam em pastas partilhadas por outra máquina podem também usar o Windows Explorer Tracker, bastando que a adicionem na sua interface.
Mas para além de vos dar acesso à informação do que se passou nos últimos momentos, o Windows Explorer Tracker consegue mostra-vos dados recolhidos no passado. Conseguem assim ver dados no passado e acompanhar processos que necessitem de averiguar.
A informação que o Windows Explorer Tracker apresenta está toda concentrada na sua interface, permitindo que vejam directamente o que se tem estado a passar no vosso disco. Podem ver aí a data da acção, o tipo de objecto (ficheiro ou pasta), a acção (remoção, movimentação, renomeação ou criação) e o nome e localização do ficheiro.
Caso a acção executada tenha sido uma renomeação, podem ainda ver o nome novo do ficheiro. Esta informação está também na interface do Windows Explorer Tracker.
Caso cliquem numa das entradas apresentadas pelo Windows Explorer Tracker podem ver com grande detalhe a acção que foi tomada. Esta informação é apresentada numa nova janela.
Toda a informação apresentada pelo Windows Explorer Tracker é referente ao dia actual, mas se pretenderem ver acções que ocorreram no passado podem facilmente usar a interface deste para indicarem o intervalo de datas pretendido. Notem que devem ser datas nas quais o Windows Explorer Tracker tenha estado a ser executado.
As configurações do Windows Explorer Tracker permitem apenas que definam o formato da data a ser apresentado.
A informação apresentada é actualizada em intervalos regulares, não sendo no entanto mostrada em tempo real. A cadência dos dados não é configurável, mas é frequente a sua actualização.
Esta ferramenta permite fazerem a gestão mais facilitada de ficheiros nos vossos sistemas, tendo acesso rápido às acções que foram tomadas sobre estes. Conseguem saber facilmente quais os ficheiros criados em determinadas datas ou em determinados locais.
É extremamente útil e simples de usar. Basta deixa-la a correr para que ela recolha dados para posterior análise. Os dados são recolhidos e mostrados de forma simples e sem quaisquer complicações.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Windows Explorer Tracker 1.1 [1.12MB]
Homepage: Windows Explorer Tracker
Este artigo tem mais de um ano
Artigo visível, saiu antes de ir ao forno Pedro Simões! 🙂
Faltava apenas meter um pouco de fermento, transferir do sitio onde esteve a repousar e meter ao lume.
Mas aí está ele já prontinho a ser consumido.
Deliciem-se! Podem consumir à vontade que é natural. Aproveitem e vão provar também os restantes artigos, todos eles capazes de vos acabar com fome de saber e sede de noticias.
🙂
Como alternativa recomendo o Diskpulse.
Boa ferramenta, mas, devia era dar para um ambiente de servidor, para registar o que é feito por rede e qual o utilizador, esta APP só funciona localmente e no próprio PC, se criarem a pasta por rede já não deteta 🙁
Alguém tem melhor que isto? Obrigado!!
Tb gostava de saber.