USB Immunizer 2.0.1.8 – Proteja as suas drives externas
Os problemas de segurança dos nossos computadores têm vindo a tornar-se cada vez mais preocupantes. A facilidade com que um PC fica infectado com um vírus ou outro tipo de malware é estonteante. Basta introduzir uma pen com um vírus escondido e, caso não tenhamos uma ferramenta que nos proteja, estamos infectados numa questão de segundos.
O problema das pens usb, e outros media do mesmo tipo, está relacionado com a funcionalidade de Autorun, que permite que estes media sejam executados de forma automática sem qualquer intervenção por parte do utilizador. Este problema é de tal forma grave que a própria Microsoft começou a alterar esta função no Windows. Depois da Panda ter disponibilizado uma ferramenta para proteger os utilizadores, é a vez da Bitdefender disponibilizar também uma ferramenta similar, o USB Immunizer.
O USB Immunizer apresenta-se agora com um aspecto mais suavizado bastando detectar qualquer pen usb conectada ao nosso PC para podermos aplicar a imunização e, pelo menos, contribuir para uma melhoria da nossa segurança.
O procedimento do Immunizer é básico: corremos o programa que é totalmente portátil e corre a partir de qualquer PC sem necessidade de instalação. A seguir conectamos uma qualquer pen drive e clicamos no icone estilo USB a vermelho. Se tivermos várias pens ligadas ao mesmo tempo o Immunizer reconhecerá todas. Uma vez clicado o ícone a ferramenta desabilita o processo de execução automática do Autorun. Desta forma, mesmo que esse dispositivo tenha estado ligado a um computador infectado, não vai ser possível a execução automática de qualquer software a partir da pen.
Esta forma de protecção individual permite-nos analisar e prever as nossas pens mais propensas a ter algum tipo de vírus, criando uma barreira protectora, mantendo funcionalidades nas que pretendem e entendem ser de confiança.
Nas configurações do Immunizer existe um modo mais abrangente e, por isso, quiçá considerado mais seguro: o modo de desactivação geral do Autorun. Ao ser activado este modo conseguimos inibir a execução automática do Autorun em TODO o nosso computador. Nenhum dispositivo que liguemos numa porta USB vai ter essa capacidade. De notar que os CD's ou DVD's estão excluídos desta lista de dispositivos protegidos.
Sem dúvida que o USB Immunizer, na minha opinião, é uma ferramenta útil e que pode ser utilizada de forma isolada em qualquer PC que queiram proteger. É simples de usar e não requer qualquer configuração base.
Esta ferramenta permite que tenham uma protecção adicional para prevenir uma das forma mais usadas para a transmissão de vírus e outros perigos para o vosso PC. Tenham em conta que apesar de ser bastante útil e de se tratar de uma ferramenta disponibilizada pela Bitdefender, o USB Immunizer não nos pode garantir uma protecção total. é apenas uma forma de segurança adicional. Devem munir-se de um bom anti-vírus e de outras ferramentas associadas à vossa protecção.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Wndows XP/ Vista/ 7
Download: USB Immunizer [3.97MB]
Download alternativo: Via KeroDownload [2.87MB]
Homepage: USB Immunizer
Este artigo tem mais de um ano
É mais facil criar uma pasta na pen com o nome autorun.inf e faz o mesmo efeito sem instalar programas
hmm?! criar uma pasta com esse nome desactiva a função na pen?!
Deviam privilegiar software/soluções open-sorce e compatíveis em todas as plantaformas.. Ultimamente metade dos post são de software para windows, e algum não é assim tão útil (na minha opinião, ingénua talvez).
Na realidade deve-se privilegiar todo o software, seja ele pago, gratuito, código fechado ou código aberto… desde que seja bom software.
Não é por algum programa ser software livre que passa a ser bom, e que mereça ser mencionado. Existe muito software livre que é uma valentíssima porcaria. O mesmo aplica-se a software de código fecha, claro.
🙂
Algo realmente útil. Volta e meia usamos pens de terceiros e quando nos apercebemos voilá lá, acabamos de executar um programa ou Script qualquer! Computador infectado! Assim com este prog. podemos ficar mais descansados. Algo a ter no computador!
Mas temos de abrir o programa de cada vez que conectamos uma pen, certo? Isto é, uma vez que o programa não é instalado, para “imunizar” uma pen o programa tem de ser corrido pelo utilizador?
Nas minhas máquinas das primeiras coisas após instalação do OS é desactivar o autorun entre outras coisas.
Mas claro cada um com os seus gostos 🙂
Logo na primeira pen que tento imunizar apareceu a seguinte mensagem:
[8-8-2012 16:6] Immunizer started
[8-8-2012 16:6] BDMetrics Loaded Successfully
[8-8-2012 16:6] Could not open key: Software\BDUSBImmunizer , error = 0x2
[8-8-2012 16:6] Could not load config
[8-8-2012 16:7] Could not lock Fat32 volume: F: ,error = 0x5
[8-8-2012 16:7] Could not unlock Fat32 volume: F: ,error = 0x9E
[8-8-2012 16:7] Could not immunize drive F:
Isto é incompatível com FAT32? Parece-me ser um “bug” demasiado grande para alcançar o sucesso.
Se possivel gostava que retirassem o comentário acima pois tal “erro” deveu-se ao facto de a pen na altura em que tentava activar o “Immunizer” estar a analisada pelo Anti-virus (também BitDefender que recomendo). Funcionou muito bem depois disso. Obrigado
Ninguem se lembra do usb Ninja? Foi desenvolvido por um português, mas depois desapareceu.. Nunca mais ouvi novidades disso.