PplWare Mobile

TrueCrypt 6.1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. schmack says:

    Boas,
    O TrueCrypt dá para ser usado numa pen USB. A minha duvida é que como é que se pode prevenir que se possa apagar a “partição” (pagar os ficheiros ou formatar a pen).

    thanks

  2. uiew says:

    A melhor forma de prevenir que alguém possa apagar a “partição” é não permitir que ninguém sob circunstância alguma possa mexer na Pen… nem que tenha de a meter num cofre quando não poder estar a controla-la (ex.: quando dorme).

  3. aver says:

    O TrueCrypt, é indispensável numa pen, mas pode ter dois problemas.

    Primeiro, com temos ficheiros importantes no “contentor” encriptado do True Crypt, podemos ter a impressão que tudo o que é sensível está lá. Não é verdade, outro dia apanhei um choque com tudo o que estava de fora. Se perdesse a pen era uma chatice.

    Segundo, perder a pen (ou a pen estragar-se, ser formatada, etc) e perdermos a informação. A solução é fazer cópias, ou do “contentor” ou de toda a pasta do TrueCrypt, se for a versão portable. Para quê andar preocupado em não formatar a pen (o que é muito improvável) e a seguir perdê-la ?

  4. uiew says:

    Nesse caso o melhor mesmo é arranjar uma IronKey (modelo: personal) que além de proteger o conteúdo dentro da própria pen de forma nativa (encriptação AES), pode ainda ser utilizado como parte do processo para entrar no sistema operativo se tiverem a usar a encriptação de todo o sistema operativo (porque suporta PKCS#11 (na versão Personal e Enterprise).
    Basicamente na primeira vez define uma password e a partir daí é sempre a mesma senha. Se alguém tentar adivinhar mais de 10 vezes o microship que efectua a desencriptação destrói as “chaves mestras” da desencriptação tornando-se impossível aceder aos conteúdos mesmo que se consiga aceder fisicamente aos componentes… e aparentemente se alguém tentar desmontar o dispositivo fisicamente acontece o mesmo… o sistema destrói as “chaves mestras” de desencriptação. Existem em várias capacidades à altura em que escrevo: 1GB, 2GB, 4GB ou 8GB, mas talvez de futuro seja ainda maior a capacidade.

  5. Uso diariamente, tanto em versão normal, como portable. Muito bom!

    Recomendo para manter a privacidade dos dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.