TrueCrypt 6.2a
Há dias um colega perdeu uma penUSB. Dizia-me ele que não tinha nada de especial lá dentro, apenas uns documentos referente à casa e umas copias dos seus documentos pessoais (APENAS!!!!!!)... bem eu passei-me com tamanha displicência!
Mas querias que fizesse o que? Dizia-me ele. Ó homem mete uma palavra-passe na tua pen. Assim, mesmo que a percas ou que te a roubem, não conseguem chegar até aos documentos. Gritei-lhe eu!
Já que vamos falar deste assunto, volto falar no que de melhor pode usar... gratuitamente.
Software open-source de encriptação em disco para Windows, Mac e Linux. Esta aplicação tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em Flashdrives USB) como se de um disco real de tratasse. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como uma flash drive.
Encripta automaticamente em tempo real (on-the-fly) de uma forma transparente. Possibilita dois níveis de protecção caso seja obrigado, a revelar numa adversidade, a password. Neste link pode ver alguns screens. Muito simples de usar, mesmo em modo portátil na sua pendrive USB.
Fantástica forma de proteger os seus dados, pode cifrar a sua pendrive USB e sem a correcta senha de acesso ninguém conseguirá visualizar o seu conteúdo.
Alterações na versão 6.2a:
- Melhoramentos na velocidade de criação de pacotes de ficheiros em sistemas com problemas de gestão nos blocos de escrita maiores que 64 KB. (Windows)
- O erro 'Device not ready' deixará de aparecer. (Windows)
- Outros pequenos melhoramentos e correcções de problemas. (Windows, Mac OS X, and Linux)
- Podem ver aqui mais alterações.
Licença: Open-source Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: TrueCrypt 6.2a [3.04MB] Download [mac]: TrueCrypt 6.2a [7.86MB] Download [linux]: TrueCrypt 6.2a [2.38MB] Download [outras versões]: TrueCrypt 6.2a Homepage: TrueCrypt
Este artigo tem mais de um ano
Mtt bom em termos de segurança.
Para quem procura qualidade a preços baixos, clique acima.
Esta aplicação é excelente. Tem até a possibilidade de fazer logon utilizando um smartcard como este: http://www.aladdin.com/etoken/devices/pro-usb.aspx. Tentem pedir uma unidade para efeitos de demo, que eles normalmente enviam!
Para encriptar apenas ficheiros soltos, recomendo o AxCrypt.
Boas!
Comprei uma pen de 16Gb a dias, e como ainda não descobri uma forma de particiona-la, para depois encriptar uma das partições, testei esta aplicação que serviu para tudo o que precisei, apenas com um senão… num computador onde não se tenha direitos de administrador não se consegue aceder ao dados.
Em Portugal a DigitalSign (https://www.digitalsign.pt/) vende smartcard e usb tokens da SafeNet que permitem usar a função de protecção extra no arranque do computador.
Ideal para empresas (onde o pessoal gosta pouco ou nada de andar a meter senhas… e quando tem de as meter escolhe umas a modos que demasiado simples, lol)!
Informações sobre a empresa na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/DigitalSign
(nota: à altura que escrevo isto o site da empresa parece estar inacessível mas segunda ou assim eles já devem ter resolvido o problema.)
TrueCrypt, uso e recomendo.
Uso em varias situações, desde apenas o uso de um ficheiro encriptado contendo lá dentro um sistema de ficheiros até a total encriptação de partições.
Também o consigo usar tanto no Windows como no Linux e é opensource, não pago nada para o usar, melhor é difícil.
Alguem usa a encriptação total de todo o disco, com password logo no arranque do computador? Funciona bem sem stresses de maior?
Tambem me interessava bastante saber isso?
Ou então a encriptar uma partição inteira?
Funciona bem ou alguem já registou dificuldades de algum género?
E um tutorial disto, ninguém arranja!!!
Não sei se será necessário. è muito simples de usar esta aplicação. Meu caro, o melhor é mesmo instalar e seguir passo-a-passo, verá que é simples.
Uma vez a ASAE veio à empresa onde trabalho, mal o dono viu os tipos a entrar desligou o quadro da luz da empresa. Só os portáteis é que não estão protegidos por terem um Windows legal, os testantes têm o TrueCrypt, apesar da password na maioria dos casos ser o nome de cada utilizador foi suficiente para evitar problemas com os tipos. Recomendo a todas as empresas a usarem este programita.