SteganPEG, conteúdos ocultos dentro de imagens
A arte da esteganografia em termos de computação é a arte de esconder mensagens, imagens ou até mesmo ficheiros completos - dentro de outros ficheiros. É, sem dúvida, uma boa maneira de partilhar informações confidenciais quando na verdade estamos, efectivamente, a fazê-lo à vista de tudo e todos. O ficheiro "alojador" parece ser completamente normal, e a menos que saibamos que há algo lá dentro e possuamos as ferramentas certas para conseguir chegar a essa informação, ele pode passar perfeitamente despercebido.
Como o próprio nome indica, SteganoPEG é uma ferramenta simples que foi pensada para nos ajudar a esconder ficheiros dentro de ficheiros de imagem no formato JPEG. Vamos conhecer?
O funcionamento do programa é simples: primeiro, basta deixar a opção de incorporação seleccionado (embebed files into a JPEG image), em seguida, escrever uma palavra passe no campo Password e finalmente escolher uma qualquer imagem no formato JPEG e clicar em GO!
Em seguida, na opção de adicionar ficheiros (add files) só temos de escolher o ficheiro que pretendemos para esconder com a imagem. No entanto há que ter em conta que o SteganPEG tem algumas restrições e não vai permitir que adicionemos todos os ficheiros que pretendemos pois vai existir uma compressão da imagem original e o tamanho máximo permitido para esconder ficheiros é a «sobra» que foi feita após compressão. Conforme vamos inserindo ficheiros o programa tenta comprimir a imagem libertando espaço para a acomodação dos novos conteúdos e sem aumentar o tamanho total e que, na verdade, não fará levantar as suspeitas caso por exemplo tentemos inserir 10 megas de conteúdo numa imagem de 3 megas, isso não é possível.
Daquilo que fomos testando os ficheiros mais pequenos como texto e documentos são mais fáceis de manipular ao contrário dos ficheiros maiores, ja compactados, como PDFs ou outros ficheiros JPEG que mostraram maior resistência em ser aceites pela SteganPEG.
Em última caso, para nosso incómodo, pode passar por ser "um jogo de tentativa e erro" onde poderemos obter melhores resultados com imagens que não tenham já sido fortemente comprimidas, dando-lhe mais espaço para espremer os nossos ficheiros. Uma vez que tenhamos conseguido incorporar os nossos conteúdos basta guardar a imagem final clicando em Save Stegged Image.
A protecção, simples e eficaz, não podia ser mais fácil e estar mais à vista de todos. Utilizada mais ou menos vezes, fica a dica para alguma ocasião especial que possa eventualmente acontecer.
O método de leitura dos conteúdos escondidos é muito similar, bastando inicialmente escolher a opção de read files from a JPEG, escrever a password correcta e escolher a imagem em questão. Depois basta clicar em Save Selected.
A ter emPor fim, há que ter em conta que o programa precisa do NET Framework 3.5 ou superior instalado (que vem por padrão instalado no Windows 7 em diante). Naso não o possuam, o ZIP do download inclui esta versão com o nome SETUP.EXE.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: SteganPEG 1.0
Homepage: Kango Abhiram
Este artigo tem mais de um ano
Quem não se lembra do camouflage???
Usei nos primórdios da net para sacar “ilegalidades” sem que o alojador soubesse 🙂
+1
Em windows XP isto dava para fazer com o cmd, depois era só abrir com winrar. Que me lembre não tinha restrições de tamanho.
como é obvio não podes ter 1Gb de informação numa imagem de 10 Mb por exemplo.. se não era a maravilha da compressão
Outro programa que faz isso é o Invisible Secrets
alguem reparou no site da empresa?
This domain and website have been suspended because of abuse or copyright reasons.
Da-me uma confiança para usar o programa deles XD
Só uma curiosidade : porque é que ao clicar no link da homepage vai dar a informação de dominio suspenso por abuso?
No iPhone têm a app Hide It In (de Jorge Blasco) à borla.
Aaaaaah Saudade!!!
Há uns anos na Universidade, fiz um programita em JAVA que “escondia” mensagens em ficheiros mp3 🙂
Graficamente, muito rudimentar, mas como PoC era engraçadote 🙂