PplWare Mobile

StartW8 – Outra alternativa para ter o Menu Iniciar no Windows 8

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Pedro Pinto says:

    Já em uso…Mais leve que o Pokki Start Menu..Like!

    • São diferentes. O Pokky também tem um menu iniciar e aplicações.

      O StartW8 é apenas e só um menu iniciar.

      Este é despido de superficialidades e limita-se a dar o que precisamos.

      É uma excelente alternativa.

      Testem e vão ficar com certeza “agarrados”!

      • Fornost says:

        testando….entrei em estado de choque com o novo windows, demorei pra me adaptar e tive inúmeras dificuldades (instalei há 4 dias) e justamente pela falta de menu iniciar estava farto dele… vamos ver se resolvo; obrigado pela dica!

  2. Peter pan says:

    e ao contrário? dar ao windows 7 essas bonecadas do windows 8?

  3. Francisco says:

    Existe também esta que está na beta 2 😉

    http://www.iobit.com/iobitstartmenu8.php

  4. Joao says:

    Acho que existe teimosia de muitos utilizadores que não estão dispostos a experimentar, durante algum tempo, o novo start menu que o w8 trás… pessoalmente não sinto falta rigorosamente nenhuma do Menu Iniciar

    • Nuno Castro says:

      +1 eu tambem adaptei..

    • HiTech says:

      Eu concordo que exista uma certa teimosia por parte de alguns utilizadores, sim, no entanto temos que entender que nem todos utilizadores são propriamente entendidos em informatica. Como tal creio que o W8 está menos user friendly para quem vem de versões anteriores ou mesmo para quem utiliza o SO Windows pela primeira vez. Dou o seguinte exemplo, enquanto antigamente terias “bonecos” a guiar-te para fechares uma janela, para ires ao menu iniciar, para desligar o pc. Agora não tens nada disso e eu veio as dificuldades de muita gente nesse sentido. Por exemplo tive um cliente que desde que comprou um portatil com W8 nunca o desligou porque simplesmente não sabia como lá ir ter. Portanto axo que programas como o starmenu8 são bem vindos.

      Um grande bem haja a todos.

      • Miguel says:

        Bom, eu não concordo nada com as afirmações que têm feito de que o W8 não é user friendly, e que é difícil encontrar onde estão as coisas. No início da instalação do W8, existe um pequeno vídeo de cerca de 20 segundos que explica como fazer pop up à charms bar, e apartir daí, será fácil para alguém que está a explorar o computador perceber como se desliga. Além do mais, existe sempre o youtube, o google, e até applicações na windows store que incluem centenas de dicas de como usar o windows 8. Se alguém não sabe desligar o computador, é porque ainda não teve tempo para explorar o computador e saber o sítio (para mim fácil de encontrar) onde desligar o pc, ou então é apenas preguiça.

        E como já o “Woot” disse, se carregarem com o botão direito no canto inferior esquerdo do ecrã, terão opções como se tivessem o startmenu do W7, estas aplicações são inúteis.

  5. Luís Santos says:

    Com tantas “mudanças” no w8, nao valia mais ficar com o 7?

    É apenas uma duvida, pois ainda nao entendi o porque de mudar para algo novo e depois ir mudando-o com apps para o antigo.
    Há algo assim tao bom no w8 que faça mudar para ele e logo fazer as alterações?

  6. Carlos says:

    Ponto prévio: eu não tenho nada contra a Microsoft, muito pelo contrário, sou utilizador dos seus produtos e gosto deles duma maneira geral. Sou daqueles que acha que a Microsoft é muitas vezes vilificada, apenas porquê é divertido fazê-lo.

    Mas acho que, basicamente, esta interface Metro é excelente para tablet e outros produtos tácteis, como smartphones, mas é um falhanço inacreditável para plataformas como portáteis e desktops…Tanto que o pessoal é forçado a desenvolver maneiras de obter as antigas “features”…Pode ser só de mim…

  7. Safadola says:

    regista-te…é grátis!

  8. Duarte Gomes says:

    Interessante, mas é pena q nao funcione no Surface! 🙁

  9. Dio says:

    O melhor que vi até agora é o Ex7forW8, usa mesmo o Explorer do Windows 7 e permite alternar entre ambientes.

    Mais valia ficar no 7?? Assim tenho as optimizações do 8 com um interface realmente funcional, para quem não trabalha apenas no facebook e joga caça-palavras. 😉

  10. R. Campachi says:

    http://www.startbutton8.com/index.html

    Alguém se habilita a testar/comparar com o ‘Start Menu 8’ Final?

  11. Carlos Viegas says:

    Gosto muito do Start8 da Stardock… o menu fica 100% igual ao do Windows 7, com os gráficos do Windows 8!

  12. Iran says:

    Existe algum que seja em Português?

  13. Rui says:

    O W8, é mais rápido e leve que o W7? Quando fazem download de algo é possível deixar no ambiente de trabalho?
    Para um portátil com Vista o que colocavam, W8 ou W7?
    Cmps

    • antonio says:

      ubuntu sem dúvida melhor que esses dois

    • Francisco MJesus says:

      Tenho de lhe dizer que o meu preferido até à data era o Windows XP. Simples, funciona, rápido, um sucesso. Cheguei a ter Vista – só erros e bugs – windows 7 – melhorzito – mas ainda assim preferia o XP.
      Hoje confesso que fiquei impressionado com este Windows8 e tenho a versão Release Preview (que suponho que tenha ainda vários bugs por resolver, embora eu só encontre 2 ou 3) e que talvez tenha passado para o ‘topo da minha tabela’ em SO Windows (pois sou utilizador Mac OSX).
      Respondendo às perguntas por ordem:
      1. não tenho a certeza, não lhe vou responder mas no meu (2gb ram, 1,6ghz, 160gb disco) corre muito bem.
      2. Obviamente que é possível colocar os ficheiros que quiser no Desktop (ambiente de trabalho)
      Conclusão: colocava (e coloquei) W8 sem dúvida!

    • Woot! says:

      Boas Rui.

      Tenho um portátil comprado dia 1/1/2008, portanto com sensivelmente 5 anos. O portátil vinha com o Vista. Só fiquei com o Vista até sair o 7 e digo-te que fiquei maravilhado com a diferença. Agora fiz o upgrade para o 8 nesta máquina old school e está a bombar!!

      As diferenças em performance são enormes. O Windows 8 é IGUALZINHO ao Windows 7/Vista/XP em tudo!! Tem desktop, vai tudo para o mesmo sitio, é tudo igual à excepção está claro de várias melhorias e da interface metro que substitui o menu iniciar.

      Se eu estivesse na tua pele já tinha comprado o Windows 8. Devo também dizer que este foi o primeiro Windows que comprei e felicito a Microsoft pela politica de preços baixos pois só assim se consegue combater a pirataria.

      @Antonio

      Uso Ubuntu em dual boot com o Windows desde 2005, e desculpa lá mas o W8 é muito melhor que Ubuntu.

    • rand says:

      Eu colocaria o W8

    • rand says:

      E respondendo à tua 1ª pergunta (resposta essa que eu apaguei por engano no outro comentário) sim é possivel

  14. tfae says:

    Uma boa alternativa para quem não se dá sem o Menu Iniciar, embora, pelo que tenho testado, a nova interface do Windows não seja assim tão má como a pintam.

    Não deixa de ser um “menu iniciar” onde, sempre que uma aplicação é instalada, o seu ícone aparece. Além disso é personalizável em vários aspectos, desde ter apenas os ícones das aplicações desejadas, agrupá-los ao nosso gosto, mudar tamanhos e posições, e ainda ter os “tiles” dinâmicos e integrados com o email, redes sociais, etc.
    Na minha opinião, é apenas um Menu Iniciar de “cara lavada”, integrado num sistema muito mais melhorado, comparativamente ao Windows 7.

    • Transcendez says:

      Boas.

      Eu entrei de cabeça no windows 8 e fujo de instalar esses artifícios. Tinha o windows 7 pro e não me arrependo nada de ter pago 29,90€ para ter o win8 pro. Nós somos uns bichos de hábitos, e resistimos à mudança, acho que o novo interface é só uma questão de tempo até ser bem aceite.

    • rand says:

      Pegando naquilo que já disses-te acrescento que o start screen é um menu iniciar melhorado

    • Carlos Viegas says:

      A única coisa que não concordo é dizer que os ícones aparecem! Não é bem assim. Se instalas o Google Chrome, por exemplo, tens a seguinte situação: Dentro da interface Metro tu vais ter um browser com um estilo e até mais lento e simples (na minha opinião). Já no desktop, vais ter um outro browser com o comportamento e a interface padrão como se fosse no Windows 7.

      Não gosto nada de ter 2 sítios para executar os aplicativos e ainda mais de formas diferentes.

      O mesmo “problema” acontece com o Internet Explorer. Praticamente são duas versões.

      Ao meu ver, a interface Metro é como se fosse um sistema operativo dentro de outro. Consegues muito bem sobreviver com as apps no Metro sem nem sequer “ires ao Windows” como ele é!

      Já o contrário também é verdade, consegues muito bem correr apps fora do Metro sem precisar dele!

      Acabo sempre por me perguntar: afinal, duas interfaces pra quê?

      Esta é a única razão para não ter migrado do W7 para W8. 🙁

      • tfae says:

        Na minha máquina isso não acontece.
        Pegando no exemplo do Google Chrome e do IE, ao clicar nos seus ícones no “metro” elas abrem-me no “desktop”, tudo muito normal. As únicas que abrem “no metro” são as que vêm por defeito e que são feitas para estarem integradas com essa interface: email, meteorologia, notícias, música, vídeo, etc…

        Mesmo que isso não acontecesse, não vejo isso como razão para não migrar do W7 para o W8. Afinal o “desktop” continua lá, melhorado, assim como o sistema, que mesmo tendo “duas interfaces” está mais rápido e funcional que o W7.

      • Woot! says:

        Isso que estás a dizer pura e simplesmente não acontece com o Chrome.

        Se executas o Internet Explorer em Desktop e em Metro a interface é diferente, sim. Parecem duas versões (e são) visto que os favoritos adicionados num, não aparecem no outro. E operam de formas distintas.

        Já com o Chrome essa situação não acontece. O browser é o mesmo, os favoritos aparecem, é tudo igual! Se o configurares para aparecer sempre em Metro, ele abre no Metro, caso contrário abre sempre em Desktop, depende sempre de como o configuraste a inicializar.

  15. Azevedo says:

    Sinceramente acho que o menu iniciar não faz qualquer falta, no win8 o acesso aos programas é extremamente rápido e fácil, assim como a pesquisa, ambas melhoraram bastante em relação ao Menu iniciar.
    Na minha opinião deveriam-se adaptar a esta fantástica alteração muito mais melhorada, além disso e quem conhece outros SO sabem bem que quase nenhum tem menu iniciar.
    Há que adaptarmos às novas alterações que será o futuro, não nos devemos manter presos ao passado.
    Os meus parabéns à Microsoft pelo excelente sistema operativo.

  16. Woot! says:

    Não seis e sabem mas ao carregarem com o botão direito no canto inferior esquerdo aparecem todas as opções que precisam e que tinham no menu iniciar à excepção dos programas recentes que estão no metro.

    Não entendo a teimosia em instalar esses programinhas da tanga.

  17. Rui says:

    Eu instalei por cima do vista. Posso dizer que é mais rápido. No entanto ando um “pouco aos papeis”.
    As minhas dúvidas são:

    A pasta que é criada com o Windows.Old, aonde estão os programas instalados (vista), serve para quê? Tem de ser tudo instalado novamente e aquilo apagado, certo?

    A loja do W8 tem poucas Aps e a configuração do Gmail para o menu iniciar retro é complicado.

    No ambiente de trabalho, falta-me os botões de fechar e minimizar o Crome. Para fechar o Browser tenho de fechar as abas todas.

    O botão para alternar entre ambiente de trabalho e iniciar deveria ser mais simples, para não ter de ir sempre ao canto do ecram.

    Não considero isto que escrevi, defeitos, mas sim obstáculos para contornar, pois o produto final, parece-me bom e o preço ainda melhor.

    Cmps

    • Woot! says:

      Isso do chrome é porque deves estar a executar o Chrome em modo ‘Metro’. Para fechares agarra no topo da aplicação (ao lado das abas) e vai-te aparecer uma mão. Carrega no rato e arrasta a janela para baixo e ela irá fechar.

      Podes sempre optar por usar o chrome em modo desktop que é o que eu faço.

      Para alternares entre desktop e iniciar basta clicares na tecla ‘Windows’ ao lado do CTRL.

      A pasta Windows.old só existe porque fizeste um upgrade. Basicamente não serve para nada, são apenas configurações antigas que podes por ventura restaurar caso tenhas algum problema com o windows 8. A minha já a apaguei 🙂

      Os programas instalados continuam instalados, não precisas de instalar tudo outra vez.

  18. Paulo Santos says:

    Nem tanto a terra, nem tanto ao mar. O Win8 não vai ser a ‘desgraça’ que foi o Vista, mas não é a maravilha das maravilhas, para ser uma razão de se ir correr logo para um upgrade ao Win7.

    Aqui temos mais uma acha para a fogueira, porque o Windows 8 não é feito somente de “likes”… e há quem explique porque é “Too bad”:

    http://www.useit.com/alertbox/windows-8.html

  19. André Pires says:

    Boa Tarde.

    Não sei se alguém já questionou isto por aqui mas, com o menu iniciar á antiga o arranque o funcionamento do computador fica mais rápido?

    É essa a minha questão. Se não acontecer não vejo porquê voltar ao tradicional menu inicial.

    Cumprimentos.

  20. Paulo Silva says:

    Felizmente estou a adorar o windows 8 e o seu novo menu iniciar. A microsoft realmente tomou um grande risco mas quanto a minha opinião está simplesmente fantástico.
    Claro que sempre hà gente que irá preferir o antigo iniciar e essa parece ser uma boa alternativa para essas pessoas.

  21. Sérgio Dias says:

    http://www.startisback.com/

    Testem este, não é gratuito (3 dólares por 2 licenças), mas faz o que diz, separa o metro do desktop e coloca o start menu igual ao do 7, igual mesmo, sem mais nem menos 😉 Permite ainda o arranque para o desktop.
    De todos os que testei sem dúvida o melhor.

  22. Rui says:

    Como desligar ou reinicar o Pc sem estar a ir ás definições?

  23. Rui says:

    Como desligar ou reiniciar o Pc sem estar a ir ás definições?

  24. Tiago Oliveira says:

    Recomendo a aplicação “Start8” para colocar o botão iniciar na barra de tarefas do Windows 8. Tecnicamente compra-se a aplicação mas é possível fazer o download no Piratebay. Vale a pena (;

  25. Ambrósio says:

    Dá para usar este programa em português?

  26. João Silva says:

    Não é necessário fazermos da nossa opinião sobre o windows 8 verdades absolutas, pois nos que estamos aqui, com o conhecimento que eu imagino que nós temos no geral somos uma mera percentagem dos utilizadores que usam o windows.

    Desde o momento que desaparece o starter ao fim destes anos todos com ele sempre ali no cantinho é impossivel disser se que continua user friendly como antes, porque simplesmente ele já não está lá (isto aos olhos das pessoas).

    Para nós, e com isto digo, utilizadores que de algum modo passam o patamar de “utilização básica” do windows, continua de fácil entendimento, ou perdemos sempre os nossos segundos a procurar o necessário mas chegamos lá depressa.

    Mas a verdade é sempre vista na generalidade, e para isso basta ver o mercado e saber que ficou muito aquém das expectativas com as suas baixas vendas. Isso reflete o lado do utilizador normal e para quem era suposto o produto ser vendido.

    Acho ideal para tablets e outros produtos tacteis mas acho uma grande falha não haver nativamente opção para se colocar o “iniciar clássico”, “assim quem quissese comer, comia, quem não quisesse não comia”. Continuava com a inovação pretendida, mas os mais céticos podiam sempre voltar ao “costume” sem o tal alarido que se ouve em torno do menu iniciar.

    Cumprimentos!

  27. Juarez Filho says:

    Perfeito. Leve e preciso. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.