StartW8 – Outra alternativa para ter o Menu Iniciar no Windows 8
Todos já conhecem o Windows 8 e todas as suas características únicas. Muitos, que dependem das antigas funcionalidades removidas, reclamam sempre que podem pelo retorno de elementos como o Menu Iniciar.
Esta é a funcionalidade principal de que é sentida a falta. É o acesso aos programas instalados e à maioria das funcionalidades do sistema operativo. Felizmente alguns programadores meteram mãos à obra e apresentam alternativas viáveis e capazes de serem usadas. Já apresentámos várias e hoje trazemos mais uma, o StartW8.
Lembram-se com certeza das alternativas já apresentadas pelo Pplware para a implementação do Menu Iniciar. Falámos do StartMenu8, do Pokki Start Menu ou até da nossa alternativa para termos um Menu Iniciar criado no Windows 8.
Puderam ver que apesar de este não estar implementado nativamente no Windows 8 as alternativas existem e são simples de implementar.
O StartW8 é mais uma dessas alternativas, capaz de vos trazer de voltar o famoso e desejado Menu Iniciar. As suas funções são as mesmas que encontram nas versões anteriores do Windows e que tanto jeito nos dá.
Depois de instalado o StartW8 coloca um ícone no canto esquerdo da Barra de Tarefas e aí podem aceder às aplicações instaladas no vosso Windows 8.
Tal como no tradicional Menu Iniciar podem navegar nessas aplicações e escolher as que querem lançar. Podem também pesquisar por ficheiros ou aplicações na caixa de texto que está disponível.
Claro que está disponível do lado direito os acessos a funções do sistema e a pastas do sistema que podem necessitar de aceder.
Todas as aplicações que usarem com frequência vão ficar disponíveis na zona de acesso rápido para assim poderem ser acedidas mais rapidamente.
Também como no Menu Iniciar tradicional têm acesso ao desligar do sistema ou as outras funções associadas ao hibernar, desligar, reiniciar ou alternar entre utilizadores.
Se clicarem com o botão direito do rato no ícone do StartW8 vão aceder a um menu de contexto onde podem aceder a um conjunto de funções do sistema, às definições do StartW8 ou a outra função que esconde temporariamente esta aplicação da barra de tarefas.
O StartW8 permite ainda que configurem o arranque da vossa máquina para que seja apresentado de imediato o Ambiente de Trabalho tradicional, não sendo apresentada a nova área de trabalho que o Windows 8 trouxe.
As definições do Start8 estão divididas em duas áreas distintas. A primeira permite que definam que o arranque é feito para o Desktop, qual a função do botão de Power do StartW8 e qual o idioma a ser usado.
A segunda zona de configuração permite que definam quais os itens a serem apresentados no menu do StartW8. Podem escolher as que pretendem que sejam apresentadas e as que pretendem esconder.
Podem ver no vídeo abaixo a forma de funcionamento do StartW8 e como ele pode resolver o problema da ausência do Menu Iniciar no Windows 8.
Se ainda não encontraram uma alternativa que consiga trazer-vos de volta o Menu Iniciar ao Windows 8 devem dar uma hipótese ao StartW8. Reproduz fielmente o Menu Iniciar original e permite que tenham de volta essa função que a tanto faz falta.
Se não se conseguiram ainda adaptar ao Windows 8 e sentem falta da presença de algumas funcionalidades usem uma das alternativas que apresentámos e que podem suprir as lacunas que tanto foram criticadas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: StartW8 [4.08MB]
Homepage: StartW8
Este artigo tem mais de um ano
Já em uso…Mais leve que o Pokki Start Menu..Like!
São diferentes. O Pokky também tem um menu iniciar e aplicações.
O StartW8 é apenas e só um menu iniciar.
Este é despido de superficialidades e limita-se a dar o que precisamos.
É uma excelente alternativa.
Testem e vão ficar com certeza “agarrados”!
testando….entrei em estado de choque com o novo windows, demorei pra me adaptar e tive inúmeras dificuldades (instalei há 4 dias) e justamente pela falta de menu iniciar estava farto dele… vamos ver se resolvo; obrigado pela dica!
e ao contrário? dar ao windows 7 essas bonecadas do windows 8?
Sabes bem que o que procuras o Pplware tem…
Não sabendo bem o que pretendes ter do Windows 8 no Windows 7 deixo-te aqui algumas possíveis soluções:
https://pplware.sapo.pt/windows/software/winmetro-um-look-windows-8-sem-ter-de-o-instalar/
https://pplware.sapo.pt/windows/software/mosaic-project-um-look-windows-8/
https://pplware.sapo.pt/windows/software/metro-sidebar-o-windows-7-com-estilo-do-windows-8/
Escolhe e vê a que se adequa ao que pretendes.
Existe também esta que está na beta 2 😉
http://www.iobit.com/iobitstartmenu8.php
Acho que existe teimosia de muitos utilizadores que não estão dispostos a experimentar, durante algum tempo, o novo start menu que o w8 trás… pessoalmente não sinto falta rigorosamente nenhuma do Menu Iniciar
+1 eu tambem adaptei..
Queria dizer adaptei-me ao novo menu windows 8
+ 1 depois de criar os atalhos certos é super fácil. Muitas pessoas tb não sabem as teclas de atalho o que não ajuda (ex windows+D, Windows+X etc)
+1
Eu concordo que exista uma certa teimosia por parte de alguns utilizadores, sim, no entanto temos que entender que nem todos utilizadores são propriamente entendidos em informatica. Como tal creio que o W8 está menos user friendly para quem vem de versões anteriores ou mesmo para quem utiliza o SO Windows pela primeira vez. Dou o seguinte exemplo, enquanto antigamente terias “bonecos” a guiar-te para fechares uma janela, para ires ao menu iniciar, para desligar o pc. Agora não tens nada disso e eu veio as dificuldades de muita gente nesse sentido. Por exemplo tive um cliente que desde que comprou um portatil com W8 nunca o desligou porque simplesmente não sabia como lá ir ter. Portanto axo que programas como o starmenu8 são bem vindos.
Um grande bem haja a todos.
Bom, eu não concordo nada com as afirmações que têm feito de que o W8 não é user friendly, e que é difícil encontrar onde estão as coisas. No início da instalação do W8, existe um pequeno vídeo de cerca de 20 segundos que explica como fazer pop up à charms bar, e apartir daí, será fácil para alguém que está a explorar o computador perceber como se desliga. Além do mais, existe sempre o youtube, o google, e até applicações na windows store que incluem centenas de dicas de como usar o windows 8. Se alguém não sabe desligar o computador, é porque ainda não teve tempo para explorar o computador e saber o sítio (para mim fácil de encontrar) onde desligar o pc, ou então é apenas preguiça.
E como já o “Woot” disse, se carregarem com o botão direito no canto inferior esquerdo do ecrã, terão opções como se tivessem o startmenu do W7, estas aplicações são inúteis.
Com tantas “mudanças” no w8, nao valia mais ficar com o 7?
É apenas uma duvida, pois ainda nao entendi o porque de mudar para algo novo e depois ir mudando-o com apps para o antigo.
Há algo assim tao bom no w8 que faça mudar para ele e logo fazer as alterações?
O windows 8 não se compara com o 7, é muito mais rápido. É só experimentar!
sinceramente eu mudei e não gostei…mesmo após um breve período de adaptação eu não o acho “friendly” com o usuário
Ponto prévio: eu não tenho nada contra a Microsoft, muito pelo contrário, sou utilizador dos seus produtos e gosto deles duma maneira geral. Sou daqueles que acha que a Microsoft é muitas vezes vilificada, apenas porquê é divertido fazê-lo.
Mas acho que, basicamente, esta interface Metro é excelente para tablet e outros produtos tácteis, como smartphones, mas é um falhanço inacreditável para plataformas como portáteis e desktops…Tanto que o pessoal é forçado a desenvolver maneiras de obter as antigas “features”…Pode ser só de mim…
concordo em gênero, número e grau
Discordo completamente.
Uso no Pc de casa e no portátil.
Já não volto a tocar no 7…
Não concordo!
Por baixo do novo Menu Iniciar, o Windows continua igualzinho com tudo no mesmo sítio do costume!
Tem a vantagem de ser ultra rápido em tudo e de consumir menos recursos e menos bateria do portátil.
Não vejo realmente a relutância dos utilizadores em se mudarem para o Win 8. Mas deve ser uma questão de tempo, até porque a Microsoft com certeza não irá recuar e o próximo Windows ainda deverá trazer mais alterações significativas!
assinado
regista-te…é grátis!
Isso é que é fazer publicidade mesmo à descarada hein?
Eu censurava esse comentário se pudesse!
Interessante, mas é pena q nao funcione no Surface! 🙁
O melhor que vi até agora é o Ex7forW8, usa mesmo o Explorer do Windows 7 e permite alternar entre ambientes.
Mais valia ficar no 7?? Assim tenho as optimizações do 8 com um interface realmente funcional, para quem não trabalha apenas no facebook e joga caça-palavras. 😉
http://www.startbutton8.com/index.html
Alguém se habilita a testar/comparar com o ‘Start Menu 8’ Final?
Credo! Achei dois links com dois nomes que se parecem o mesmo produto:
http://www.startbutton8.com/
http://www.startmenu8.com/
Não sei não, mas cheira-me a algum esquema manhoso…
Dois produtos iguais com nomes diferentes da mesma empresa? :/
não são dois, são três: http://www.startmenux.com/
Gosto muito do Start8 da Stardock… o menu fica 100% igual ao do Windows 7, com os gráficos do Windows 8!
O problema do Start8 é que tens de o pagar para poder usar.
Todas as alternativas aqui apresentadas são gratuitas.
Mas não deixa de ser uma excelente alternativa.
mas também é um valor simbólico, apenas 5 $US, isso em euros deve dar para ai 3€.
Existe algum que seja em Português?
Sim chama-se gnome e corre no ubunto :p
Se eu pudesse apagava já o teu comentário…
+1
A inveja é “tramada” 😀 😀 😀
O W8, é mais rápido e leve que o W7? Quando fazem download de algo é possível deixar no ambiente de trabalho?
Para um portátil com Vista o que colocavam, W8 ou W7?
Cmps
ubuntu sem dúvida melhor que esses dois
Tenho de lhe dizer que o meu preferido até à data era o Windows XP. Simples, funciona, rápido, um sucesso. Cheguei a ter Vista – só erros e bugs – windows 7 – melhorzito – mas ainda assim preferia o XP.
Hoje confesso que fiquei impressionado com este Windows8 e tenho a versão Release Preview (que suponho que tenha ainda vários bugs por resolver, embora eu só encontre 2 ou 3) e que talvez tenha passado para o ‘topo da minha tabela’ em SO Windows (pois sou utilizador Mac OSX).
Respondendo às perguntas por ordem:
1. não tenho a certeza, não lhe vou responder mas no meu (2gb ram, 1,6ghz, 160gb disco) corre muito bem.
2. Obviamente que é possível colocar os ficheiros que quiser no Desktop (ambiente de trabalho)
Conclusão: colocava (e coloquei) W8 sem dúvida!
Ubuntu para mim foi a desilusão total. Tantos bugs que tirei passado nem 1 mês. Muito complicado ainda.
Idem, ainda não desinstalei, mas se tiver menos de 5 crashes por dia é um dia bom! Tem potencial, mas com tantas falhas perco o entusiasmo todo em te-lo.
Boas Rui.
Tenho um portátil comprado dia 1/1/2008, portanto com sensivelmente 5 anos. O portátil vinha com o Vista. Só fiquei com o Vista até sair o 7 e digo-te que fiquei maravilhado com a diferença. Agora fiz o upgrade para o 8 nesta máquina old school e está a bombar!!
As diferenças em performance são enormes. O Windows 8 é IGUALZINHO ao Windows 7/Vista/XP em tudo!! Tem desktop, vai tudo para o mesmo sitio, é tudo igual à excepção está claro de várias melhorias e da interface metro que substitui o menu iniciar.
Se eu estivesse na tua pele já tinha comprado o Windows 8. Devo também dizer que este foi o primeiro Windows que comprei e felicito a Microsoft pela politica de preços baixos pois só assim se consegue combater a pirataria.
@Antonio
Uso Ubuntu em dual boot com o Windows desde 2005, e desculpa lá mas o W8 é muito melhor que Ubuntu.
Eu colocaria o W8
E respondendo à tua 1ª pergunta (resposta essa que eu apaguei por engano no outro comentário) sim é possivel
Uma boa alternativa para quem não se dá sem o Menu Iniciar, embora, pelo que tenho testado, a nova interface do Windows não seja assim tão má como a pintam.
Não deixa de ser um “menu iniciar” onde, sempre que uma aplicação é instalada, o seu ícone aparece. Além disso é personalizável em vários aspectos, desde ter apenas os ícones das aplicações desejadas, agrupá-los ao nosso gosto, mudar tamanhos e posições, e ainda ter os “tiles” dinâmicos e integrados com o email, redes sociais, etc.
Na minha opinião, é apenas um Menu Iniciar de “cara lavada”, integrado num sistema muito mais melhorado, comparativamente ao Windows 7.
Boas.
Eu entrei de cabeça no windows 8 e fujo de instalar esses artifícios. Tinha o windows 7 pro e não me arrependo nada de ter pago 29,90€ para ter o win8 pro. Nós somos uns bichos de hábitos, e resistimos à mudança, acho que o novo interface é só uma questão de tempo até ser bem aceite.
Pegando naquilo que já disses-te acrescento que o start screen é um menu iniciar melhorado
A única coisa que não concordo é dizer que os ícones aparecem! Não é bem assim. Se instalas o Google Chrome, por exemplo, tens a seguinte situação: Dentro da interface Metro tu vais ter um browser com um estilo e até mais lento e simples (na minha opinião). Já no desktop, vais ter um outro browser com o comportamento e a interface padrão como se fosse no Windows 7.
Não gosto nada de ter 2 sítios para executar os aplicativos e ainda mais de formas diferentes.
O mesmo “problema” acontece com o Internet Explorer. Praticamente são duas versões.
Ao meu ver, a interface Metro é como se fosse um sistema operativo dentro de outro. Consegues muito bem sobreviver com as apps no Metro sem nem sequer “ires ao Windows” como ele é!
Já o contrário também é verdade, consegues muito bem correr apps fora do Metro sem precisar dele!
Acabo sempre por me perguntar: afinal, duas interfaces pra quê?
Esta é a única razão para não ter migrado do W7 para W8. 🙁
Na minha máquina isso não acontece.
Pegando no exemplo do Google Chrome e do IE, ao clicar nos seus ícones no “metro” elas abrem-me no “desktop”, tudo muito normal. As únicas que abrem “no metro” são as que vêm por defeito e que são feitas para estarem integradas com essa interface: email, meteorologia, notícias, música, vídeo, etc…
Mesmo que isso não acontecesse, não vejo isso como razão para não migrar do W7 para o W8. Afinal o “desktop” continua lá, melhorado, assim como o sistema, que mesmo tendo “duas interfaces” está mais rápido e funcional que o W7.
Isso que estás a dizer pura e simplesmente não acontece com o Chrome.
Se executas o Internet Explorer em Desktop e em Metro a interface é diferente, sim. Parecem duas versões (e são) visto que os favoritos adicionados num, não aparecem no outro. E operam de formas distintas.
Já com o Chrome essa situação não acontece. O browser é o mesmo, os favoritos aparecem, é tudo igual! Se o configurares para aparecer sempre em Metro, ele abre no Metro, caso contrário abre sempre em Desktop, depende sempre de como o configuraste a inicializar.
Sinceramente acho que o menu iniciar não faz qualquer falta, no win8 o acesso aos programas é extremamente rápido e fácil, assim como a pesquisa, ambas melhoraram bastante em relação ao Menu iniciar.
Na minha opinião deveriam-se adaptar a esta fantástica alteração muito mais melhorada, além disso e quem conhece outros SO sabem bem que quase nenhum tem menu iniciar.
Há que adaptarmos às novas alterações que será o futuro, não nos devemos manter presos ao passado.
Os meus parabéns à Microsoft pelo excelente sistema operativo.
Não seis e sabem mas ao carregarem com o botão direito no canto inferior esquerdo aparecem todas as opções que precisam e que tinham no menu iniciar à excepção dos programas recentes que estão no metro.
Não entendo a teimosia em instalar esses programinhas da tanga.
+1
uso este…http://www.startmenux.com/pt/index.html
Eu instalei por cima do vista. Posso dizer que é mais rápido. No entanto ando um “pouco aos papeis”.
As minhas dúvidas são:
A pasta que é criada com o Windows.Old, aonde estão os programas instalados (vista), serve para quê? Tem de ser tudo instalado novamente e aquilo apagado, certo?
A loja do W8 tem poucas Aps e a configuração do Gmail para o menu iniciar retro é complicado.
No ambiente de trabalho, falta-me os botões de fechar e minimizar o Crome. Para fechar o Browser tenho de fechar as abas todas.
O botão para alternar entre ambiente de trabalho e iniciar deveria ser mais simples, para não ter de ir sempre ao canto do ecram.
Não considero isto que escrevi, defeitos, mas sim obstáculos para contornar, pois o produto final, parece-me bom e o preço ainda melhor.
Cmps
Isso do chrome é porque deves estar a executar o Chrome em modo ‘Metro’. Para fechares agarra no topo da aplicação (ao lado das abas) e vai-te aparecer uma mão. Carrega no rato e arrasta a janela para baixo e ela irá fechar.
Podes sempre optar por usar o chrome em modo desktop que é o que eu faço.
Para alternares entre desktop e iniciar basta clicares na tecla ‘Windows’ ao lado do CTRL.
A pasta Windows.old só existe porque fizeste um upgrade. Basicamente não serve para nada, são apenas configurações antigas que podes por ventura restaurar caso tenhas algum problema com o windows 8. A minha já a apaguei 🙂
Os programas instalados continuam instalados, não precisas de instalar tudo outra vez.
Nem tanto a terra, nem tanto ao mar. O Win8 não vai ser a ‘desgraça’ que foi o Vista, mas não é a maravilha das maravilhas, para ser uma razão de se ir correr logo para um upgrade ao Win7.
Aqui temos mais uma acha para a fogueira, porque o Windows 8 não é feito somente de “likes”… e há quem explique porque é “Too bad”:
http://www.useit.com/alertbox/windows-8.html
Boa Tarde.
Não sei se alguém já questionou isto por aqui mas, com o menu iniciar á antiga o arranque o funcionamento do computador fica mais rápido?
É essa a minha questão. Se não acontecer não vejo porquê voltar ao tradicional menu inicial.
Cumprimentos.
Felizmente estou a adorar o windows 8 e o seu novo menu iniciar. A microsoft realmente tomou um grande risco mas quanto a minha opinião está simplesmente fantástico.
Claro que sempre hà gente que irá preferir o antigo iniciar e essa parece ser uma boa alternativa para essas pessoas.
http://www.startisback.com/
Testem este, não é gratuito (3 dólares por 2 licenças), mas faz o que diz, separa o metro do desktop e coloca o start menu igual ao do 7, igual mesmo, sem mais nem menos 😉 Permite ainda o arranque para o desktop.
De todos os que testei sem dúvida o melhor.
Como desligar ou reinicar o Pc sem estar a ir ás definições?
Como desligar ou reiniciar o Pc sem estar a ir ás definições?
Recomendo a aplicação “Start8” para colocar o botão iniciar na barra de tarefas do Windows 8. Tecnicamente compra-se a aplicação mas é possível fazer o download no Piratebay. Vale a pena (;
Dá para usar este programa em português?
Grátis e completo:
http://www.classicshell.net/
Não é necessário fazermos da nossa opinião sobre o windows 8 verdades absolutas, pois nos que estamos aqui, com o conhecimento que eu imagino que nós temos no geral somos uma mera percentagem dos utilizadores que usam o windows.
Desde o momento que desaparece o starter ao fim destes anos todos com ele sempre ali no cantinho é impossivel disser se que continua user friendly como antes, porque simplesmente ele já não está lá (isto aos olhos das pessoas).
Para nós, e com isto digo, utilizadores que de algum modo passam o patamar de “utilização básica” do windows, continua de fácil entendimento, ou perdemos sempre os nossos segundos a procurar o necessário mas chegamos lá depressa.
Mas a verdade é sempre vista na generalidade, e para isso basta ver o mercado e saber que ficou muito aquém das expectativas com as suas baixas vendas. Isso reflete o lado do utilizador normal e para quem era suposto o produto ser vendido.
Acho ideal para tablets e outros produtos tacteis mas acho uma grande falha não haver nativamente opção para se colocar o “iniciar clássico”, “assim quem quissese comer, comia, quem não quisesse não comia”. Continuava com a inovação pretendida, mas os mais céticos podiam sempre voltar ao “costume” sem o tal alarido que se ouve em torno do menu iniciar.
Cumprimentos!
Perfeito. Leve e preciso. Parabéns.