PplWare Mobile

StartMenu8 – Tenha de volta o menu iniciar no Windows 8

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rui says:

    Sendo assim talvez seja melhor ficar pelo Windows 7

    • alguem says:

      mais uma vez relembro, a microsoft deu um tiro no é, como foi dito numa noticia anterior sobre o mesmo assunto, as pessoas não tem de se adaptar á industria, mas sim o contrário.

      Voltamos a ter a microsoft a repetir a historia de erros, como fez na 1º versao do win 98, no win me, no vista… enfim.

      manter win7 até haver outra coisa melhor, senão é desta que mudo de vez para linux.

      • peter says:

        bela expressão: “deu um tiro no é”. lá se foi o ‘é’ xD

      • joão alves says:

        Um minuto de silêncio pelo nosso compatriota é.

      • As empresas não têm que se adaptar são as pessoas é que se têm de adaptar.

        Isto tem a mesma ideologia de um posto de trabalho, estás a trabalhar num cargo, se te mudarem para outro cargo tens de te adaptar a ele, não é o cargo que se vai adaptar a ti, ou então tens bom remédio em te despedires, alguém irá ocupar o cargo sem problemas.

        Também há carros onde a embraiagem está mais acima e outros mais abaixo, e tens de te adaptar a eles.

        Se estivesse-mos à espera que sejam as empresas, então nunca progredimos.

        • PapiMigas says:

          Haha… isso é que era bom… as empresas tem e adaptam-se à maioria! Olha o que acontece se ninguém comprar um produto… a empresa continua a fabricá-lo??? Por isso existem domínio e declínio! Domínio quando a maioria das pessoas prefere e declínio quando as pessoas poem de lado.

          Cump

        • marquinhos says:

          Sua comparação entre software e cargos de trabalho foi infeliz.

          SOFTWARE: Eu pago para ter um software Windows 8.

          CARGO DE TRABALHO: Me pagam para fazer algo.

          CONCLUSÂO: se eu pago eu tenho o direito a não gostar e reclamar, e se eu sou pago eu tenho que aceitar e me adaptar.

        • As pessoas têm de se adaptar aos produtos das empresas? Caso contrário nunca progredíamos?

          Não será totalmente o oposto? Será que as empresas não deviam ter a preocupação em avaliar as necessidades das pessoas, fazer estudos de mercado e apresentar e melhorias nos seus produtos, em vez de esperar que o mercado e as pessoas se adaptem a eles?

          Se fosse esse o caso, porque raio é que o pessoal não se adaptou todo ao Vista?

        • zeca says:

          mas ka puuta d comentario mais istupido ou o crl pa!!!!

    • Eduardo Dias says:

      https://www.youtube.com/watch?v=5BSmmSU-UZU&feature=youtube_gdata_player

      já não uso o startup menu. Encontrei este vídeo que ajuda a compreender melhor o Windows 8

      Pena estar apenas em Inglês.

  2. Aqui está provavelmente uma solução que vai fazer muita gente instalar o Windows 8. Quase toda a gente que está reticente é por causa da falta desse botão.
    É difícil mudar os hábitos das pessoas.

  3. Sérgio says:

    Já estou a usar diariamente o Windows 8 e a falta do menu iniciar não é de forma alguma um problema. De facto começo a achar que o botão iniciar é mais lento que o ecrã iniciar. Depois de uma pessoa se habituar a procurar as aplicações que não estão na doc passa a ser algo normal

  4. PTO says:

    A resistência à mudança é uma reacção natural e instintiva no ser humano, mas a lógica de uma evolução é darmos tempo para que a mesma se prove útil ou não.

    Neste caso o Win8 ainda nem saiu para a esmagadora maioria dos seus prováveis utilizadores e já é criticado por não ter o que a versão anterior tinha. A ideia é evoluir, não é fazer um facelift e ficar tudo quase igual.

    Sinceramente acho que o start menu é perfeitamente desnecessário, já quase não o uso no Win 7 e ainda o usarei menos no Win 8 uma vez que mer parece que o acesso às suas diversas áreas já existem na interface metro. Para o resto existe uma “coisa” chamada indexação e uma caixa de pesquisa. Chega-se ao que se quer numa fracção do tempo que se gasta indo pelo menu start.

    Mas, como disse, é sempre assim quando aparece algo novo
    que quebra de forma mais vincada com o paradigma anterior. Depois com a adaptação dos hábitos tudo se torna natural e fluído.

    Just my 2 cents 🙂

    • Para o pessoal que trabalha “nisto” e que são das áreas das TI etc, o tempo para uma mudança de hábitos e período de adaptação pode ser insignificante.
      A malta procura em fóruns vem ao pplware ver como instalar o StartMenu8, acaba por dar a volta a muitas dúvidas e problemas.

      Mas tal como dizes, quando esta versão ficar disponível para a maioria dos seus prováveis utilizadores, a história pode ser diferente. Apresentem esta interface a utilizadores ‘básicos’ ou até com alguma idade. Dado a tamanha mudança dar a opção aos utilizadores em escolher o tipo de interface que pretendem.

      A Microsoft quer mudar os hábitos dos utilizadores, pensam que os utilizadores querem utilizar a interface Metro dos seus smartphones no seu próprio pc. Mas nem todos os pc’s possuem touch screen, nem todos nós utilizamos o nosso pc como utilizamos o nosso smartphone ou iPad etc.

  5. tarzan says:

    a alteração da chave RPEnabled de 1 para 0 em HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
    não funciona nas versões finais?

    • Carlos Viegas says:

      Não. O menu foi completamente removido do sistema!

      • João Amaral says:

        Bem se foi completamente removido do sistema foi um erro por parte da microsoft a meu ver. Pelo menos deviam meter uma opção para quem quer o metro ou para quem quer a interface anterior. Eu pessoalmente não vejo grande vantagem ter o metro. Basicamente é só mais uma coisa bonita.

        • rand says:

          Eu não acho que seja um erro a microsoft melhorar o seu produto aliás, eu até acho mal a microsoft não incluir on gestor fr ficheiros com interface “metro” no Win8 [se existe e eu não sei por favor alguem me informe (immersive explorer não conta)].

  6. Joao amaral says:

    Até houver uma maneira de bloquear o metro 100% nao comprarei o win8. Não sei porque mas não gostei quando o testei. Mas penso que existe uma maneira de o bloquear completamente através do registo do windows, mas não tenho a certeza.

  7. Edu Ardo says:

    Obrigado pela partilha desta descoberta. A minha vida vai ser muito mais fácil a partir de agora. O metro pode ser funcional em dispositivos com ecran táctil, mas nos computadores, perde-se muito tempo.

    Já uso win8 há uns 20 dias no trabalho e vejo-me “grego” para encontrar alguns programs que sei que existem e por não estarem ordenados não os acho com facilidade.

    Fantástica descoberta! Obrigado mais uma vez.

  8. João Meixedo says:

    Ora aqui está uma bela solução para quem não quer ter de comer com os tijolos.
    Vivi uns dias com a última release preview do Win 8 no meu portátil e voltei rapidamente ao 7 porque sinceramente já não suportava o raio do novo interface. Para mim, e para o tipo de utilização que faço não me acrescenta rigorosamente nada de útil. Passo todo o tempo no Desktop, corro múltiplos programas ao mesmo tempo e não encontrei uma única app de Metro que me servisse para o que quer que fosse.
    Ainda hoje não faço pin a apps na taskbar do 7, mas uso uma quick launch toolbar onde ponho os atalhos para as aplicações mais usadas tal como tinha no XP. Todos nós temos a nossa forma de trabalhar e quanto mais confortável mais produtivos somos. Não deve ser a Microsoft a ditar como é que o temos de fazer, porque milhões de pessoas são impossíveis de satisfazer simultaneamente.
    Não há neste novo interface qualquer tipo de evolução, há apenas um tentativa da Microsoft criar uma app store capaz de rivalizar com a do Google e Apple e explorar também nos desktops e notebooks o crescente mercado de venda de apps para dispositivos móveis, e a tentativa de familiarizar os consumidores com os tijolos numa tentativa de fazer vingar o Windows Mobile.
    Não digo com isto que o interface seja pior que o do XP ou 7, porque é impossível quantificar algo tão subjectivo. Será melhor para uns, indiferente para outros, e pior para outros tantos. O que me irrita neste caso particular, é a tentativa de imposição à força do mesmo.
    Em relação ao SO em si, dos dias que usei portou-se de forma estável, mas sinceramente não lhe vejo nada que justifique o upgrade. A rapidez a arrancar é-me inútil no portátil, porque nunca o desligo, hiberno-o, e o meu pc de casa está ligado 24/7.

  9. Anderson says:

    Olha… Achei bem ruim. Testei e deixou a inicialização bem lenta, sem contar que o design do menu está pobre e não condiz com o resto da interface. O Start8 da Stardock ainda é imbatível nesse quesito. Pena que a nova versão é paga, mas ainda a antiga que é freeware bate este software da news. Ainda acha fácil com uma googlada.

  10. João says:

    Era porreiro era uma 7 transformation pack pró 8.

  11. paulo g. says:

    Isto parece-me mais o KDE com cores do Ubuntu…

  12. Correia says:

    A unica coisa que está mal no Windows 8, é a manutenção do antigo desktop. A UI deveria ser apenas Metro. Os retrogradas que me desculpem. Para trás mija a burra.

    • rand says:

      Concordo, espero que a próxima versão do SO seja completamente estilo “metro”

      • João Meixedo says:

        Isso de facto era uma grande ideia. Assim todos podíamos “evoluir” para um sistema operativo supostamente multitasking que conseguia no máximo mostrar simultaneamente no ecrã 2 janelas ou apps. Brilhante e altamente produtivo sem dúvida.

        • Luis says:

          Bem dito umas das razões que não uso MacOs é por num ter a superbar(a barra ao lado do menu iniciar). É essencial para quem gosta de ultra multitasking com mais de 6,7 programas abertos ao mesmo tempo.

          • João Meixedo says:

            Pois… mas nós não somos “evoluidos”.
            Eu já agora também aproveito para dizer que não sou míope, e por isso não consigo perceber a vantagem de ter uma unica janela de conversação do messenger a ocupar-me um monitor de 20″. Já para não falar do facto de ter de ir a outra app (people) andar a correr em scroll a lista de contactos, porque 20″ não chegam para aparecerem todos, tanto é o espaço vazio entre eles e tão “garrafal” é o tamanho da fonte usada. Parece que estou a olhar de binoculos para o ecrã.
            Realmente não sou “evoluído”.

  13. Sergio says:

    As pessoas ainda nao perceberam que a Microsoft quer que as apps nao estejam centradas no desktop. Quando as apps estiveram quase todas viradas para a metro ui as pessoas irão apenas ao desktop para fazer coisas pontuais como manipular ficheiros. As pessoas estão centradas nos ficheiros e nao nas apps e conteúdos. Há coisas em que os ficheiros são importantes mas nao na maior parte das situações.
    Peguemos num exemplo actual o iTunes: indecentemente das criticas que lhe possam fazer o programa foca-se nos conteúdos e nao nos ficheiros. Podemos ter uma música ou um podcast sem nunca nos termos apercebido do ficheiro. Mas a maior parte dos detentores criticam porque querem manipular o ficheiro e a pasta do ficheiro. Neste caso o importante é a App e os conteúdos. O desktop nao é preciso para nada. O mesmo é valido para um word, para um autocad, ou para um Photoshop.

  14. lourenço says:

    curto bue quando as pessoas que alternam entre sistemas operativos tentam sempre adaptar o aspecto visual do actual sistema operativo, neste caso windows, ao que já vêm de habito do anterior, neste caso linux!..

    btw, boas cores!………..

  15. Luis says:

    Também não me agrada nada a ideia de ficar sem menu iniciar, mas tendo esta opção acho que está o problema resolvido. Agora pode ser que a mudança seja como foi do word2003 para o word2006 a prinicipio estranhei depois foi uma aumento exponencial de produtividade e agora nem consigo usar libre Office nem nada que seja de edição de docs sem ser o Office. Já agora as pastas deixaram de ter a menu bar habitual no topo para introduzirem este sistema.

    Acredito que o Win8 tem um portencial tremendo por se o primeiro a conciliar uma integração de mobile com fixo num só. Será como ter o sistema do desktop replicado no tablet e no tlm.

  16. mitz says:

    Tenho o windows 8 original em dual boot. Mas não uso até sair qualquer coisa que imite o aero. Assim está horrivel.

  17. Joaquim Santos says:

    Muito bom dia a todos.
    Antes de mais gostava de dar os parabéns ao autor desta publicação e deixar o meu bem haja a toda a equipa do Pplware, pelo magnifico trabalho desenvolvido até agora.

    Em relação ao Windows 8, mais concretamente o estilo metro, no caso concreto da empresa onde trabalho não tem qualquer utilidade, aqui necessitamos de um produto que nos promita correr CAD, Corel, Photoshop, Gimp, Openoffice, Office, ETC, etc, etc… temos aqui algumas máquinas com windows 8 para ambientação, e no meu caso concreto já acompanho o Win8 desde o seu início, o metro causou algum desconforto e algumas dificuldades de adaptação, mas perfeitamente normal no surgimento de um novo visual. Na minha ignorância julgo que seria muito bem jogado pela parte da microsoft uma opção que durante a instalação estivesse presente uma opção do tipo instalar com metro ou sem ele, estaria presente numa versão para desktops ou portáteis sem ecrã sensivel ao toque. Eu não desgosto do metro, mas aqui na empresa na primeira semana de testes foi um autentico caos, a produtividade diminui cerca de 40%, mas isto obviamente é explicado pelo facto de ser novidade e pela adversidade há mudança. Eu concordo com alguns comentários relativos à imposição por parte da microsoft na utilização do metro, mas em relação em ser só metro seria um erro crasso uma vez que os softwares que referi anteriormente não são compatíveis com o metro se as empresas como a adobe e a autodesk tiverem de modificar os seus produtos não será para o metro, com mais facilidade o adaptam ao linux, mas não quero apimentar mais as coisas. no meu caso a adaptação levou cerca de 3 a 4 dias neste momento uso com o se fosse o win xp/7 mas o metro sinceramente no meu caso não faz cá falta nenhuma.

    Mais uma vez obrigado a pplware pelo seu magnifico trabalho.
    Deixo aqui o desafio a esta equipe exemplar para terminar este excelente artigo https://pplware.sapo.pt/linux/tutorial-como-interligar-dois-locais-atravs-de-uma-vpn/
    Mas desta vez com servidor linux, clientes em Windows e Linux.
    Costumo fazer com servidor Windows e clientes Windows, mas com servidor Linux e Clientes Windows tenho muitas dúvida de como se faz, qual a configuração correcta, qual a distro mais indicada, etc

  18. zecatronix says:

    Um ano após a saída do windows 8 já ninguém usa qualquer tipo de start menu! É sempre assim sempre que sai algo de novo.
    “Blablabla não gosto , Blablabla é feio , Blablabla o win98 é que era ” e por ai fora. Mas a certeza é que no fim todos vão mudar.

    Cumprimentos

  19. carlos says:

    Tenho alguma dificuldade em perceber este “apego” ao menu iniciar!! Mesmo quando usava o 7, usei e abusei da funcionalidade de “afixar” programas ou sites à barra de tarefas, e o menu iniciar tornou-se quase inutil (excepto para fazer pesquisas de ficheiros ou de algum programa de uso pouco frequente).
    É normal a resistencia à mudança. Da minha parte, tenho a dizer que uso o windows 8 como sistema principal desde a Consumer Preview. Neste momento o desktop á para mim mais uma aplicaçao, onde passo cada vez menos tempo, e da qual sinto falta sobretudo para gestão de ficheiros e programas x86 tradicionais (tipo CAD, photoshop e afins).
    O futuro dirá, mas penso que este sistema operativo será um enorme sucesso para a microsoft. É-nos oferecido o melhor dos dois mundos, e a avalanche de novos dispositivos que aí vêm (hibridos, ultrabooks tacteis, convertiveis, all-in-ones, tablets), e sobretudo em diferentes categorias de preços, vao abrir o mundo da informatica a muita gente que ainda dele está afastada.
    Ninguem fala da simplicidade e previsibilidade do novo sistema? Da uniformização de processos e de linguagem gráfica? Do fim da complexidade de todas as aplicações de desktop, com menus interminaveis, variaveis conforme quem os desenvolve, e que só confunde os utilizadores normais? Sim, porque “power users” são uma minoria.
    O meu pai está a iniciar-se no mundo da informatica, e é para ele mais facil perceber que para ir as definiçoes de um programa, abre a charms bar e vai a “settings”. Pronto. Em qualquer programa. Nas tradicionais aplicações, esse atalho pode estar no menu ficheiro, como também no editar, e as vezes em outros.
    É mais facil para ele perceber que para enviar um link da net tem de abrir a charms bar, escolher “share”, depois com quem quer partilhar e em que aplicação (mail, pessoas), e pronto. Em vez de explicar que tem de ir à barra de endereço, seleccionar o endereço, botão direito para copiar o link, depois abrir o browser, ir ao site do mail, eventualmente fazer login, escolher “criar novo mail”, colar esse link, escolher para quem quer mandar e finalmente finalizar a tarefa. E isto é valido para links, fotos, tudo, desde que as aplicações assim o permitam.
    Concluindo, esta uniformização de processos é para mim o grande trunfo do novo SO. Não basta abrir o start screen e ver as “tiles” para se dizer que não gosta… Parece-me que a maioria que critica não foi muito a fundo no novo sistema.. Quem não quer sequer experimentar, que fique pelo 7, que continua a ser um optimo sistema. Ou então crie um atalho “show desktop”, ponha no “startup” e depois de fazer login vai directamente para o ambiente de trabalho. Mas ao fazer isso estará a perder bastante… Mas isso é só a minha opinião…

  20. Semnome says:

    Para que o botão iniciar?

    Se temos o iniciar normal.

    Tenho o win8 professional á quase 1 mês, e ainda n tive necessidade da bolinha com o emblema do windows. Quando quero abrir algum programa, vou ao canto dessa bolinha, dou um toque, ele abre o Metro e pimba clico no icone da aplicação! Pelo caminho vejo se tenho mails novos ou mensagens de facebook e msn.

    Muito mais prático!

  21. Malamen says:

    Ainda ha pessoas a usar o XP.

    So muda quem quer…

  22. Rui C. says:

    Viva,

    Já estou a usar o Win 8 Pro x64 e já n volto ao 7. Quem não quer mudanças que fique pelo 7, agora estar a transformar o win 8 no 7, não me parece bem. Não sinto falta nenhuma do start menu e usava bastante, aliás até estou a achar mais prático o search do win 8. Para mim a Microsoft esteve muito bem neste SO, ainda tem que melhorar é claro, mas está muito bom..leve, rápido, com um design mt elegante e apelativo.Estava reticente pois achava que não ia funcionar mt bem com rato e teclado e com 2 monitores, mas superou em muito as minhas expectativas. Well done Microsoft 🙂

  23. Jose Lopes says:

    Ser humano é um animal que tem muito medo de evolução e adaptação, se não fosse, as mudanças, a criação de novos conceitos e a adaptação, até hoje tariamos morando em cavernas

  24. Miguel Correia says:

    Boas.

    Alguém me sabe explicar porque que as pessoas no geral não sabem desenvolver?

    Pergunto isto porque sempre que sai um OS da microsoft há sempre que dizer, que criticar.
    Não falo para ninguém em particular mas para todos em geral, parem la com a treta do “Ai que nojo, ai que vou manter o 7, ai que isto, ai que aquilo”. O ser humano tem mesmo medo da evolução mas o que mais me mete impressão são os comentários “hipsters” de muita gente, se quiserem ser hipters my friends usem MS-DOS e deixem de criticar tudo e se o fizerem, façam-no instrutivamente.

    Quanto ao windows 8, sem duvida alguma um grande passo no que diz respeito aos SO da microsoft. Bonito, sincronizado e leve.
    Na minha opinião os últimos dois OS são sem duvida os melhores da microsoft. Confesso que no inicio parece ser um pouco “confuso” mas bastam uns dias para se adaptar e depois não há melhor 🙂

    Portem-se 🙂

  25. Gulty says:

    muito boa esta app, mas o mal e que a tecla direcional esquerda deixa de funciona… por exemplo quando estamos a fazer seleçao de ficheiros ou assim!!! :s tem resolução??

  26. Adriano says:

    E porque não aceitar a mudança e fazer um pequeno esforço de adaptação, eu estou a dar-me muito bem com windows 8 acho-o muito bonito rápido (coisa que nenhum dos outros foi), parabens á Microsoft.
    Parece que á pessoas que querem viver na era do XP para sempre.
    Cavernas não muito obrigado, para frente é que o caminho…
    Força Microsoft.

  27. Gulty says:

    Adriano, eu não referi nada contrário ao que dizes, eu também o tenho instalado e acho que o Windows 8 foi uma grande aposta por parte da Microsoft, sendo facil de utilizar e muito mais simples de estar a par do mundo graças as suas miniaplicações! Eu, simplesmente me referi a esta app, sendo que com ela instalada a tecla direcional para a esquerad deixa de funcionar! Até que ja não uso esta app, ja me habituei ao Windows tal como ele é…

    • Adriano says:

      Sim, tudo bem.
      Levando em consideração que as apps não são desenvolvidas pela microsoft (uma grande maioria) á que dar tempo ao tempo, arestas hão-de ser limadas.

      Fica bem, bom fim de semana.

  28. Ambrósio says:

    O StartMenu8 dá em português?

  29. Someone says:

    eu tenho no computador e é muito bom no entanto a microsoft já lançou o windows 8.1 que melhorou bastante a imagem da windows

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.