StartMenu8 1.1 – Tenha de volta o menu iniciar no Windows 8
A maior crítica ao novo Windows 8, feita pelos muitos utilizadores que este novo SO, é a remoção do velho menu iniciar. Esta decisão da Microsoft nunca foi totalmente explicada aos utilizadores mas passa muito provavelmente pela potenciação da interface Metro e pelo criar hábitos de utilização desta.
Mas como seria de esperar, depressa começaram a surgir alternativas e sugestões para contornar este problema. Existem diversos softwares para trazer de volta o Menu Iniciar.
Hoje trazemos para vosso conhecimento o StartMenu8, que vos traz de volta o menu Iniciar.
Com o StartMenu8 passam a ter de volta, no canto inferior esquerdo a famosa Orb com o símbolo do Windows. Não vos traz apenas essa parte estética mas traz também todas as funcionalidades que estavam habituados a ter no Menu Iniciar das versões anteriores do Windows.
Todas, ou pelo menos a maioria, das funções que estavam no Windows 7 e anteriores estão aí presentes. Podem aceder mais comodamente a todas as zonas do Windows que estão afectas ao vosso utilizador e também aos programas que têm instalados no Windows.
Uma das dúvidas que surge sempre que se instalam aplicações que disponibilizam esta funcionalidade é de que forma podem limitar o acesso à interface Metro. O StartMenu8 mantém esse acesso, bastando que deixem o rato nessa zona do ecrã para que surja a imagem para esse acesso.
Tal como dito o StartMenu8 disponibiliza todas as funcionalidades que tinham presentes no Windows 7, permitindo que pesquisem por aplicações ou ficheiros ou que coloquem aplicações no acesso rápido deste menu.
Esta funcionalidade facilita a adaptação dos utilizadores que vêm do Windows 7 para esta nova versão. A presença deste elemento conhecido ajudará com certeza.
O StartMenu8 não permite qualquer personalização para já e as únicas opções disponíveis são o seu lançamento no arranque do Windows e o aceder directamente ao Ambiente de Trabalho tradicional, o que já é uma grande ajuda para não deixar o hábito anterior.
O acesso a estas opções é feito através do menu de contexto da aplicação. Para isso devem clicar com o botão direito do rato na Orb.
As novidades da versão 1.1 fizeram o StartMenu8 evoluir um pouco mais e torná-lo ainda mais completo e capaz para dar uma alternativa a todos os que necessitam de ter de volta o Menu Iniciar.
Em detalhe as novidades desta versão são as seguintes:
- Adicionado o manual do utilizador
- Adicionada a opção para a tecla Win dar acesso à interface ModerUI
- Adicionadas as opções MetroApps e Definições à barra direita do Menu Iniciar
- Adicionada a opção para mostrar o número de aplicações usadas recentemente
- Adicionados ícones do Menu Iniciar
- Optimizado o estilo dos botões do Menu Iniciar
- Optimizada a resposta do botão Start
- Resolvidos alguns bugs
Usem o StartMenu8 para terem de volta um dos elementos mais identificadores do Windows e que tanto é notado como ausente. Apesar de nunca darmos esse valor, o menu Iniciar é uma das funções que mais usamos no Windows.
O StartMenu8 está ainda em desenvolvimento mas para já consegue suprir todas as necessidades dos utilizadores que desesperam pela interface tradicional. É certo que a Microsoft não trará de volta este menu e deve ser este o caminho a seguir por todos os que não podem usar o Windows sem a sua presença!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: StartMenu8 1.1 [4.8MB]
Homepage: StartMenu8
Este artigo tem mais de um ano
E o StartIsBack?
Já uso e tem-me chateado a dizer que havia update mas no website diz versão 1.0.0
Assim confirmei que existe de facto um update. E está bastante melhor.
Uso esta por ser free relativamente à Start8 da Stardock, empresa que detesto.
Lá vêm os haters todos dizer: “Outra notícia sobre o Start do Windows 8?” em 3..2..1..
Já instalei mas dp acabei por me habituar ao Windows 8 com o tempo, e acabei por desinstalar ^^
Pessoalmente gosto imenso do novo MetroUI como replacement do start menu.
Creio que com habito optimiza bastante a utilização.
Mas posso ser só eu 😛
+1
Uso e abuso do MetroUI. Sendo bem organizado para quê o Menu Iniciar? Vai do hábito. Mas é uma opinião pessoal. Abraço a todos.
De volta? Acho que já não consigo voltar x). O metro ui é muito mais fácil e prático de usar.
Mais um, depois de nos habituarmos a nova interface é de longe muito mais prática. É rápida o suficiente para não notarmos que mudamos de interface e está lá tudo e mais alguma coisa! Só pergunto. Se há quem tenha tanta dificuldade em trabalhar com esta interface, como é que conseguem usar equipamentos Android, IOS ou outro sistema operativo, sem esquecer as diversas distros Linux? E usar um “smartTV? Como é que fazem? Tiram um cursos? Faz-me imensa confusão tanta polémica por algum comum hoje em dia, o facto de lidarmos com imensas e diferentes interfaces no nosso dia a dia.
Exacto!
Ainda hoje estou para perceber qual é a dificuldade de utilizar o Win8… Ninguém me consegue explicar…!?
O unico problemo do UI do windows 8 é o acesso ficheiros.
A meu ver é o unico, e baixa imenso a produtividade.
Acesso a ficheiros como? Acesso a ficheiros do menu iniciar? O ui do windows 8 é um menu iniciar com apps.
Tens lá o menu iniciar mas disponibilizado de outra forma, que a meu ver é de muito melhor visualização e acesso.
Aliás o acesso a ficheiros acaba por ser muito bom com a pesquisa.
Ficheiros em ambiente metroUI? Basta clicar com o botão direito no ficheiro em questão e seleccionar “adicionar ao menu iniciar”. O ficheiro aparece no MetroUI. Depois basta criar uma coluna independente só para ficheiros e dar-lhe um nome. Simples.
É difícil estar mais de acordo. De qualquer modo, o menu Iniciar acaba por ser bem mais limitado do que o UI. Quantos atalhos cabem no menu Iniciar? E quantos cabem no UI?
Olá Marzkor.
Eu também tive esse problema inicialmente, mas depois descobri uns truques giros. A primeira coisa que fiz foi meter um icon do meu computador no desktop (tenho um tablet com Win8 Pro, e deu-me IMENSO jeito), outro na taskbar e mais um no Start, colocando logo nas primeiras posições (se meteres logo na primeira, ao carregares na tecla Win e deres logo de seguida um enter, ele executa o que estiver no canto superior esquerdo). No meu desktop esse problema nem se levanta, uso sempre o “Win + E”, já no 7 usava. Outra dica que te dou relativamente ao search é, experimenta carregar na tecla Win, e começares logo a escrever o nome do programa que queres, vais reparar que e exactamente o mesmo que fazias no 7, ele vai procurar a aplicação que escreves, apesar de nao aparecer logo uma caixa de texto quando carregas no win ela está lá, mas escondida, a malandreca.
Tenta fazer isto no 7 e depois no 8:
faz uma pesquisa por “desinstalar um programa”.
A pesquisa não é tão boa como tu apregoas, e este é apenas um exemplo.
Cada um usa o que quer e para mim o 8 não serve! Simples assim.
Pois Gonçalves, quando não se sabe o que se faz, o resultado é nulo. Por outras palavras, vamos supor que eu faço bolos, mas só porque estou a mexer em farinha não posso pensar que sei fazer pão. O que tu dizes é dos maiores trunfos do 8, mas só quando aprenderes a trabalhar com ele. Sim, é bom, sim, funciona bem, mas sim tens que aprender a trabalhar com ele (já uso o Win8 desde o beta) e, logicamente, que trabalho com o 7 também desde que saiu o beta (RTM), logo sei fazer com os dois e tenho um base suficientemente credivel para fazer comparações. Faz “Win + E” e põe “desinstalar”, e vais ver a magia acontecer.
Sorry, “Win + W”, “Win + E” é para o explorer.
>>> LOL <<<
Não preciso mais que isto:
https://pplware.sapo.pt/category/tutoriais/windows-8/
obrigado
Podiam também fazer como no xubuntu, a tecla do lado direito do rato abrir o menu iniciar no ambiente de trabalho…
Windows 8? Hmm.. acabei de desinstalá-lo. A meu ver, a existência deste SO é um grande erro, diria quase ao nível do Win Me… Enfim.
Até ao momento, e tendo em conta que ha variadíssimas distros linux, mesmo para leigos, acho cada vez menos interessante SO’s da Microsoft.
No entanto parece-me que o Windows 7, ainda continua a ser a melhor opção.
Comparar o Win8 ao WinMil… é o mesmo de comparar um BMW de 2012 a um FIAT de 2000…
Correcção: Comparar o Win8 ao WinMe… é o mesmo de comparar um BMW de 2012 a um FIAT de 2000…
Não digas isso!
Lembra-te que os ferraris também são da fiat.
Ao menos compara marcas iguais!
Comentário aleatorio? Tou sentir aqui um pouco de rancor com o Win8, se calhar levou a melhor de ti, hehe.
A analogia era só para demonstrar um ponto de vista. Queria dizer que não devia estar a comparar marcas diferentes. Tão simples como isso.
Rancor ao windows 8? Talvez um pouco desapontado com o iniciar. Mas não sou único.
Posso justificar porquê, respondendo ao mesmo tempo à tua resposta da “farinha” mais acima. Sei perfeitamente que a pesquisa nas definições funciona… nas definições. O ponto a que eu queria chegar, é que a pesquisa está fragmentada e regra geral foram acrescentados passos para fazer certas tarefas. No caso, o que antes fazias com Win – – Enter, ganhou mais um ou dois cliques (ou teclas).
Fico contente que gostes do windows 8, mas espero que respeites quem não gosta.
Quando dás a entender que alguém só mexe na “farinha” e não chega a fazer pão, certifica-te primeiro que o outro não é padeiro, se é que me entendes.
Correcção: Win – (pesquisa) – Enter
Caro amigo MSantos… Esta sua comparação não tem fundamento. Dois sistemas operativos que não podem ser comparados. Nada têm a ver um com o outro. Só se deve comparar o que é comparável.
Depende do critério aplicado. Se o critério for a estabilidade e o impacto gerado, cada um no seu momento, penso que fará algum sentido a minha observação. É uma mera opinião, nada mais.
Numa coisa tem razão. O Windows ME foi muito mauzinho e era muito instável. Mas nada que se compare ao Windows 8. Muito sinceramente, utilizo o windows 8 com muitos programas instalados (alguns pesados) e não sinto instabilidade alguma. E o meu pc não é novo… Como é lógico existem coisas a reparar porque nada é perfeito. Abraço!
WINDOWS FEITO NUM 8…
Existe tambem o CLASSIC SHELL que funciona muito bem e permite muita customizacao…
Eu uso o start8 (stardock) e é excelente. Para quem nao gosta da interface metro, como eu, é muito bom.
Já tive esta aplicação instalada, a Star8 e outras mas desisntalei acabei por me habituar á instalação original. Com o tempo saturei-me do raio do W8 e acabei por lhe dar a utilidade que ele merece e que me interessa. Hoje uso mais o openSuse e só mesmo quando necessário e por motivos obvios lá vou á partição do W8. O Windows 8 é um bom SO mas tem algo que no seu aspecto que o torna cansativo ao ponto de saturar.
Eu comprei um laptop da lenovo que já vem com quicklaunch, mas raramente uso, já me habituei ao metroUI.
Para mim a melhor oferta Freeware é o StartW8.
Tanto a nível de funções/opções, como de aspecto.
Pois não parece algo que caio ali de outro lado, tem formas, cores a la Win8.
http://www.areaguard.com/startw8
É lindo, não há igual