SoftPerfect Network Scanner 3.9.193
Como profissional da área informática e administrador de um parque informático, procuro ter sempre à mão ferramentas que me permitam gerir a rede com a maior segurança, comodidade e com muita informação produzida constantemente por essa mesma estrutura.
Utilizava, entre outras ferramentas o The Dude e o fantástico RemotlyAnyWhere, esta veio facilitar nas tarefas mais simples, pois o RemotlyAnyHere é insubstituível.
Com esta aplicação pode vasculhar a rede onde se encontra, obtendo diversa informação útil para qualquer administrador ou simples curioso.
Por exemplo saiba os ip's das máquinas que fazem parte da sua rede, quais as pastas e impressoras que partilha, que portas pode encontrar abertas em cada posto, os MAC Address de cada máquina, os serviços SNMP, o sistema operativo, entre muita outra informação.
Além disso pode encerrar e hibernar qualquer máquina da sua rede , pode ter acesso directo às pastas partilhadas, pode inclusive identificar as portas de comunicação com o exterior (modem, router)
Enfim, mais uma ferramenta que não necessita de instalação, pouco pesa numa penUSB e dá-lhe informação rica para o seu trabalho diário.
Alterações na versão:
Veja todas as alterações aqui no changelog.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: SoftPerfect Network Scanner 3.9.193 [700.50KB] Homepage: SoftPerfect Network Scanner
Este artigo tem mais de um ano
Boas…
@É possível fazer um scan a rede só que através de wireless?
cumps
Hoje fui a um café “Central” muito conceituado na minha localidade, o pessoal junta-se lá todo, é grande e rico em novas tecnologias, tem máquinas para tudo, o que lá falta mesmo é um técnico de informática razoável. Tentei ligar lá o pc na rede sem fios, ligou e apanhou lá bem o sinal, mas não dava para aceder à net. Vi tudo, se as ip´s estava automáticas, se estava bem ligado, andei a vasculhar o pc todo, depois o dono chamou uns rapazes armados em espertos que basicamente fizeram o mesmo que eu, e nada, depois ainda fui à loja de informática que administra a rede de lá, eles não fizeram nada, só viram se tinha ligado o botão da rede sem fios, apagaram a minha ligação gravada (do café) e mostraram-se muito senhores como se desse agora, do tipo “tive muito trabalho”, a vantagem de se fingir que não se percebe nada do assunto é ver as pessoas a fazer menos que eu, não me gabo, porque não tenho grande conhecimento de redes, mas sei o suficiente para saber o que eles fizeram, que não foi nada (já tive problemas no pc em que o que eles diagonosticaram não tinha nada haver, até com uma simples caixa de disco externo, perfiro ir à cidade, lá eles para além de levarem caro não fazem as coisas como deve ser). Voltei lá ao café central e nada, ok fui embora, consumi, tinha lá ido para sacar umas coisas que precisava (grandes) e nada. Ainda estavam a dizer que deve ser do roter, essa é a parte que não arrisco nada a falar, mas já tive uma experiência de rede, um senhor meu amigo fez uma onde eu estudava, para nós teremos acesso a internet (foi ele que me apresentou o pplware, e é no pplware que eu me baseio mais), ele tinha programas muito bons para administrar a rede, onde os veio aqui buscar, consegui de tudo na rede, mas como era muito novo na altura e o assunto não me interessava muito, houve coisas fundamentais que deixei passar, lembro-me é que no inicio ele teve problemas semelhantes. Penso é que não tem nada haver com o roter, acho que o roter é o que dá acesso à internet, e essa estava bem, ou é do pc, o que já não sei se é porque verificamos alguns problemas comuns ou então tem a ver da antena sem fios dele e os programas que gerem essa rede, essa é a minha opinião sem muito conhecimento em que eu não meto as mãos no fogo por ela porque como disse sei muito pouco.
O que me chateou mais foi a forma como tudo isto foi tratado, os rapazes que tentaram ajudar nem sequer perguntaram se eu já tinha feito X para não andarem a repetir o que fiz, o informático nada fez, o dono andou lá ás voltas a ligar e desligar o rotter…e eu pergunto, quanto é a conta? Disse para ele reparar a rede, ficou a olhar comigo com uns olhos, ok ok onde estudava havia esses problemas no inicio, e foi isso que o senhor Jorge me ensinou, e resultava uma grande parte das vezes…
http://redefoca.blogspot.com – Plataforma de Multimédia
Aguardo sugestões…
Este programa é altamente. Eu uso varias vezes para identificar o que se está a passar na rede. Já caçei uns “rogues” várias vezes com isto. Recomendo 🙂
OFFTOPIC @David Leal:
Quanto ao teu problema la com a net do cafe, é um bocado dificil de diagnosticar sem ver.
Podem ser varias coisas.
Vou supor que a rede do cafe tem um servidor DHCP activado. Basicamente é um gestor integrado que gere e atribui ips a todos os computadores que estao em modo “automatico” quando se ligam a rede. Evita muito trabalho e faz sentido numa rede de café. Caso não houvesse DHCP activo seria necessário definir ips, subnet masks, gateways e provavelmente até DNS à mão. Se isto é chines pra malta do cafe, entao deve haver um DHCP activo.
Vou ainda supor que o computador cliente tem a placa wireless bem configurada e ligada, e que isto não é problema.
E vai a primeira pergunta: a rede wireless do cafe usa password?
Introduzindo a pass errada, pode produzir o comportamento de a rede ligar, mas (porque nao foi identificada devido a pass incorrecta), a tua rede se comportar como se não existisse DHCP activo. O comportamento mais banal é a rede ficar a “moer” até dizer “conectividade limitada” ou semelhante e ficares com um ip na gama 169.xxx.xxx.xxx. é o mesmo que nao ter nada. Se for este o caso, reverifica a password wireless. Em cafés (experiencia propria) é o mais comum.
Se não usa password (rede aberta), ai vai segunda pergunta, A tua máquina tem algum ip manual definido?
ok ok, foi explicado que isto foi mais que revisto nesta situação, estou só a jogar pelas regras 😛 mas, e caso afirmativo, convem ser alterado para ip automatico para que o pc possa procurar um servidor DHCP na rede que lhe atribua as configuracoes do sitio.
Se já está com um ip automatico, convem verificar se o pc cliente esta a receber um ip correctamente – Propriedades da ligacao rede e ver se diz algo como “atribuido por DHCP”. Verificar a gama de ips tambem ajuda, qualquer coisa como 192.168.xxx.xxx ou 10.x.x.x já é um bom indicio (embora nao tenham que se necessariamente estes)
Terceira pergunta: tens alguma firewall instalada?
Em caso afirmativo, podes desactivar a fw so para efeitos de teste e ver se a net funciona.
Se depois disto tudo, ainda nada, entao o problema não está no cliente, e está quase de certeza com o router/AP que distribui rede.
Se houver possibilidade de lhe mexer, a coisa mais simples dada a taxa de eficacia do procedimento, é reiniciar o router ou AP (ou os 2 em caso de existir). Simplesmente tirar-lhe a tomada, voltar a ligar e esperar uns minutos.
Se mesmo assim nao der, entao já é preciso aceder ao router e verificar o que se passa. Pode mesmo nao estar a receber sinal de internet (problema com o fornecedor de net) ou até ter simplesmente avariado e ter que se substituido. Mas isto já está para bem à frente do espectro do utilizador, aqui já tem que ser a pessoa que instalou ou um tecnico de redes que trate do assunto.
Sorry, eu sei que este tipo de questoes respondem-se no forum. Prometo que me registo e da proxima é pra la 🙂
Não conhecia esta aplicação. Fiz o download e experimentei-a. Mas se temos o wireshark porquê usar esta? Vantagens?
@ Kayn
O meu pc tem as ip automáticas, sim aparecia “conectividade limitada” mas não aparecia nada para por pass, não intendo porque dizia isso…
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@David Leal:
A ligação de rede tem password`?
Se sim. qual o tipo de password?
Interfere muitas vezes quando usamos pc’s que não tem suporte para tal.
Espero ter ajudado, espero noticias;
André_26
@ André_26
Não, diz só que é limitada…e acho que eles não metem pass pk a rede é gratuita…e também nem questionáram se tinha colocado bem a pass..
Sem “mexer” é sempre complicado fazer diagnosticos, mas parece-me que o tenho problema tenha a haver com a Firewall….