SimpleBackup 1.0.0 – É simples criar backups não é?
Todos procuramos métodos simples e eficazes para aplicar no nosso dia-a-dia. O trabalho fica facilitado quando utilizamos as ferramentas certas. É de facilidade, simplicidade e eficácia que vos falo ao apresentar-vos o SimpleBackup.
Esta aplicação, saída do imaginário mundo Open Source Microsoft, de sua graça Codeplex, é um conjunto de scripts .bat e algumas alterações no registo, transformado em comando no menu de contexto uma acção que copia de um lado e cola num outro à nossa escolha.
Por predefinição a aplicação faz questão de criar um pasta em C: onde coloca tudo o que dissermos para guardar. Então, em cima de uma pasta ou de um ficheiro, basta clicar com o botão direito do rato, seleccionar no menu de contexto a opção SimpleBackup e teremos em C:\backup todo o material guardado, devidamente "etiquetado".
Claro que a ideia pode ser mais ambiciosa e colocamos por exemplo o caminho da nossa pen USB ou do nosso disco externo para salvaguardar para lá tudo o que interessa copiar. Quem diz discos externos diz um local na sua rede interna. Mas com os scripts criados e disponíveis na nossa máquina, até uma rotina pode ser criada. Experimente.
Sugestão:
Quer ser avisado da chegada de ficheiros à sua pasta partilhada?
Use o Notify 1.0
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: SimpleBackup 1.0.0 [141.50KB]
Homepage: Codeplex
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem 🙂
Mas mais seguro ainda penso que será utilizar a solução Dropbox com uma pasta de backup, pois apresenta, a meu ver, muito mais vantagens. O drawback, claro, é a limitação do espaço disponível…
Cumprimentos!
Olha… muito bem visto, não me lembrei dessa enorme vantagem. Excelente exemplo. 🙂
Esse é o uso que dou ao Dropbox e já me safou em questão de trabalhos para entregar na Universidade…
Muito bom mesmo…
Mas vou testar este, pois pode dar jeito para outras utilizações…
Qual é o comportamento do programa quando o(s) ficheiro(s) que quero fazer backup já existe(m) na pasta de destino?
Ele atribui um prefixo não sobrepondo.
Qualquer programa de backup por mais simples que seja deve ter no mínimo quatro opções: Completo, Diferencial, Incremental e Mirror.
Além disso deve ter a opção de ‘Schedule’.
Portanto este perde para Toucan e para Karen’s.
Não sei se percebeste mas este programa é mais para evitares o trabalho de estar a fazer Copy Paste ou arrastar de uma pasta para outra 🙂
Não é Backup no verdadeiro sentido.
Caro Henrique,
Obrigado pela observação. Valeu.
Podemos definir a pasta de destino a do Dropbox e ficar com um serviço de backup bastante mais satisfatório.
Afinal, é um backup ou um programa que executa COPY’s?
alguma sugestão para um software backup free e funcional?
SyncBack? o que vos parece?
Para fazer um backup para o Dropbox, como o faço? Pois tenho-o instalado e não vejo tal opção (aparentemente).
Obrigado
Essa opção não esta lá mesmo. O DropBox é como um espelho, entre a pasta “My DropBox”, que por defeito fica instalada na pasta “Meus Documentos”, e o próprio server do DropBox. quer isto dizer que qual quer tipo de ficheiro que seja adicionado à pasta “My DropBox”, automaticamente desde que exista ligação à Internet, faz uma cópia para o server. Dai o possível backup!
Valeu. 😉