Should I Remove It?, saiba que software manter ou não
Should I Remove It? que numa tradução para bom português é: devo removê-lo? leva-nos a pensar que afinal se trata de remover o quê? A resposta a essa questão é simples, trata-se de uma ferramenta que lista todos os nossos aplicativos instalados e que tenta ajudar-nos a decidir qual ou quais softwares devemos manter, e qual ou quais podemos remover com segurança.
A perspectiva de uma ferramenta que nos pode ajudar a decidir se devemos manter ou não um daqueles softwares que utilizamos somente de "quando é quando" pode ser uma luz ao fundo do túnel no que toca a evitar a acumulação de lixo no nosso PC. Vamos conhecer?
Sem muitos detalhes, pois a própria aplicação também não os requer, o programa instala-se de forma rápida e fácil, sem qualquer tipo de adware, e logo no arranque produz rapidamente uma lista dos programas instalados na nossa máquina. Podemos ir deslocando a lista para ver as classificações obtidas bem como uma pontuação que mostra quantas vezes ele é ou foi removido por outros utilizadores. Ora estes números apresentados, em teoria podem-nos ajudar a decidir se nos devemos livrar do programa ou não.
Ao utilizar este programa devemos ter em conta que toda a informação apresentada é baseada na experiência de outros utilizadores e em todos os continentes. Quando desejarmos saber alguma informação extra sobre algum programa basta carregar no mesmo e clicar na opção "What is It?". De seguida abrir-se-á uma janela do explorador com toda a informação sobre o mesmo, onde poderemos visualizar informações como o nome do programa completo, o programador, se se trata de um programa de arranque ou não, se existe alguma excpção na firewall, o número de versões conhecidas, o sistema operativo onde corre mais...enfim, toda uma gigante panóplia de informação que nos pode ajudar a tomar decisões.
Apesar da grande base de dados já constituída, é normal que ainda existam alguns software que possam não estar listados
O meu conselho pessoal, durante a utilização desta pérola de aplicação, passa por utilizá-la com algum bom senso e, simplesmente, não desinstalar por desinstalar os programas somente porque o Should I Remove It? nos diz que sim...especialmente nos casos de dúvidas mais profundas, no entanto fica ao critério de cada um. [via KD]
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Should I Remove It? 1.0.4 | Download via KeroDownload [1.19 MB]
Homepage: Reason Software
Este artigo tem mais de um ano
O Soluto também faz algo parecido. Mas em vez de recomendar a remoção, permite atrasar ou desactivar o arranque da aplicação com o Windows.
Na minha opinião, o facto de a maior parte das pessoas remover uma aplicação, não significa que seja recomendado que seja feito.
Muitas vezes removem essas aplicações do fabricante e depois admiram-se porque é que as teclas Fn não funcionam ou porque é que o bluetooth não funciona.
Não deixa de ser um projecto interessante.
Não sejam burros
No entanto se existir software (e gratuito) que ajude a simplificar o processo de recolha de informação, com dados adicionais (que até ajudam a saber mais sobre o que está instalado e permite investigar antes de remover) e que auxilie no processo de remoção tanto melhor.
Que tal deixar o que não sabem quieto e contratar um técnico para fazer a manutenção BEM FEITA?
A malta também tem de comer…
Um pc é como um carro… de quando em quando há que ir ao mecânico.
Reverso da medalha saber o que temos instalado.
Para o que usamos e talvez mais que isso.
Além do muita gente tem software pirateado, (ainda que existam argumentações válidas sobre o assunto), mas é permitir que façam recolha de dados.
E os nodos dados servem para marketing para nos fazer comprar coisas que ou não queremos, ou não precisamos (num sentido prático), ou são simplesmente de má qualidade (desperdício de recursos naturais).
Lixoware que nao interessa a ninguém.
Permitam que também sugira um programa chamado 365diskdata, que permite verificar facilmente o que está a ocupar mais espaço no disco… parece-me mais útil que um programa que indica a frequência com que os utilizadores desinstalam um programa, mas é a minha opinião 😛