Security Analyzer – Veja as suas definições de segurança
A segurança do nosso sistema operativo deve ser uma das nossas principais preocupações. Ter todas as variáveis cobertas para que não sejamos apanhados de surpresa tem de ser uma constante nas nossas tarefas do dia-a-dia. O Windows, principalmente as últimas versões, vem de origem já muito bem preparado para se defrontar contra a maioria dos perigos que podem ser encontrados.
Mas e quem controla essas protecções? Quem garante que estão activas? Deve ser o seu utilizador, ou o administrador da máquina, a fazer essa verificação e se possível monitorização. O Security Analyzer vem facilitar essa tarefa.
Esta pequena aplicação consegue reunir, debaixo do mesmo interface, um conjunto de verificações de segurança que a maioria dos utilizadores deveria ter presente e saber o seu estado no seu Windows. Toda a informação aqui reunida é passível de ser encontrada e verificada, mas está dispersa pelo sistema operativo.
Com base nas aplicações de segurança activas é atribuído um valor de Status. Naturalmente que quanto mais alto esse rank mais protegidos estamos.
As funções de segurança que são verificadas são as principais do Windows e caso uma não esteja activa é possível activá-la com o simples premir de um botão na própria aplicação.
As verificações de segurança que o Security Analyzer verifica são as seguintes:
- Antivírus
- Antispyware
- Firewall de terceiros
- Firewall do Windows
- NAP (Network Access Protection)
- Actualizações do Windows
- Controlo de Conta do Utilizador
Esta não é uma aplicação para termos a correr de forma constante no nosso Windows, mas é aconselhado que periodicamente a executem por forma a verificarem do estado das aplicações de segurança e para avaliarem o risco que correm.
Por ser portátil podem colocá-la na vossa PEN SOS para poderem em qualquer avaliar das definições de segurança de algum PC com um comportamento mais "estranho".
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Security Analyzer 1.0 Beta [149.34KB]
Homepage: ITknowledge24.com
Este artigo tem mais de um ano
Onde arranjaram esse fundo?
Aplicação muito porreira para quem nao esta a par dessas coisas todas tem tudo numa aplicação..
Parabens simoes.
Adoro estas pequeninas coisas, que pura e simplesmente fazem muito em tão poucos cliques…
Ficaria ainda mais fascinado se este pequeno utilitário funciona-se “em força bruta”, subscrevendo qualquer outra configuração modificada por “ficheiros maliciosos”…
Não deixa de ser pratico mudar, ou melhor, ligar alguns serviços que podem garantir a segurança da máquina…
Bom trabalho Pedro! 😉
Obrigado pelo reparo no erro. Está já corrigido.
pena só funcionar no win7
A aplicação é muito interessante de facto, mas detecta a firewall do windows 7 como third party firewall … eheheh mas ainda é uma beta, é esperar … bela dica
Olá pessoal. Parabéns pelo excelente serviço público que prestam em privado. Activei o programinha, mas dá erro. Fala de invocar a Depuração JIT em vez da caixa de diálogo de erro, e implica mexer na configuração. Não percebi bem se através da linha de comandos DOS ou de outra forma. Embora vá percebendo umas coisas, não quero dar cabo de nada. Alguém pode ajudar? Era isto que dizia:
”
************** Depuração JIT **************
Para activar a depuração just-in-time (JIT), o ficheiro .config para esta
aplicação ou computador (machine.config) tem de ter o
valor jitDebugging definido na secção system.windows.forms.
A aplicação também tem de ser compilada com a depuração
activada.
Por exemplo:
Quando a depuração JIT está activada, qualquer excepção não processada
será enviada para o depurador JIT registado no computador
em vez de ser processada por esta caixa de diálogo.
“