Sandboxie 3.5.6– Programas instalados num espaço reservado
O sandboxie é uma pérola, de extrema utilidade, que já aqui tinha guardado há algum tempo e que hoje decidi trazer até ao pplware.
Quando acabamos de formatar e instalar de novo o nosso sistema, este tem por norma uma performance fantástica. À medida que vamos instalando aplicações, o nosso sistema Windows torna-se mais lento, vulnerável e também mais susceptível a erros. Para salvaguardar deste tipo de situações, apresentamos o fantástico Sandboxie.
O objectivo principal da aplicação Sandboxie é o apresentado na imagem anterior ou seja, o sandboxie permite instalar e correr as aplicações a partir de um espaço em disco isolado/reservado para as mesmas. Esta aplicação torna-se ideal para quando queremos instalar/experimentar novas aplicações e que acabamos por posteriormente desinstalar. Com o Sandboxie é salvaguardado que todas as chaves de registo, ficheiros de instalação e respectivos ficheiros da aplicação, desaparecem com a respectiva remoção da aplicação do sandboxie.
Para correr uma determinada aplicação “sandboxed”, basta escolher a aplicação e com o botão do lado direito do rato escolher a opção “Run Sandboxed”
O Sandboxie é também uma mais valia quando usamos o nosso browser para navegar na Internet. Executando por exemplo o firefox através do Sandboxie, prevenimos o nosso sistema de possível ameaças, trojans, vírus, já que é criado um “ambiente seguro” em torno do Firefox e todo o histórico de navegação (ex. passwords, cookies) pode ser facilmente eliminado.
Veja o Sandboxie em acção (Existem mais vídeos aqui)
Principais novidades do Sandboxie 3.5.6
- Protecção “experimental” para as versões 64 bits do Sandboxie
- Grupos de programas podem referenciar outros grupos de programas
- Melhorias na execução da linha de comandos através do Sandboxie
- Melhorias na compatibilidade com o Office 2010
- Compatibilidade com novas aplicações Babylon, DragonSaga, File-Ex, Nitro PDF 6
- Vários bugs corrigidos
Todas as novidades aqui
Em Resumo
O Sandboxie é uma aplicação bastante interessante que permite “isolar” uma aplicação no nosso sistema, sendo que todos os dados associados à mesma ficam mantidos na respectiva SandBox. É extremamente útil quando pretendemos testar determinadas aplicações, já que posteriormente permite realizar uma limpeza a 100%, sem deixar qualquer rasto. Experimentem.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows Download:sandboxieInstall356 [1,88MB] Homepage: sandboxie
Este artigo tem mais de um ano
Excelente, não conhecia…
Muito brutal. E pronto, já não há mais nada a inventar, acho que já inventaram todo o tipo de aplicações possíveis hehe.
Bom programa. Já faço uso à meses.
Para isolar o sistema operativo completo, recomendo o Time Freeze.
Abraço.
Alguem me pode ajudar pff?? É MESMO URGENTE!! 🙁
Eu tenho um problema…
O meu pc parece que chega a uma temperatura e o computador vai abaixo!
Eu não fiz Overclock
Já limpei as ventoinhas
Instalei todos os drives direitinhos…
Tenho uma placa por baixo do pc para o arrefecer …
As entradas de ar tao bem abertas … nada as tapa o ar sai bem….
FOGO EU NAO SEI O QUE FAZER MAIS!!
Eu n posso abrir uma aplicação que puxe um bocado o pc que ele desliga-se logo!!
Há alguma maneira de eu tirar o limite de temperatura para o pc se desligar?? Eu já procurei na BIOS e nada… Isto passou no meio do nada o meu pc dantes dava bem!
AJUDA PFF!!!!!! :S
É URGENTE!! 🙁
OBRIGADO!! <3
Não leves a mal a minha resposta: há uns tempos acontecia-me o mesmo com um portátil e o problema era o cabo da alimentação partido!
Levar a mal??
Muito Obrigado pela tua resposta!!!
Mesmo assim … o problema nao está resolvido! 🙁
MUITO OBRIGADO NA MESMA!!
Boas Caro amigo
na pior das hiposteses a Board pode estar a entrar em curto circuito ou então o disco pode ter badsectors… reparaste se quando o pc vai abaixo ele está estupidamente quente?
cumprimentos
a ultima vez que o meu computador aqueceu MESMO foi quando os meus discos rígidos estavam em conflito, tem atenção a isso
Formata o disco com o programa dban (Darik’s Boot And Nuke), e instala tudo de novo. Tenta também ver se existem actualizações para a BIOS (demasiadas vezes é o problemas da BIOS). Outra coisa… tira a bateria do portátil… muitas vezes aquecem e depois aquecem tudo à volta e o portátil começa a desligar-se… eu normalmente não aconselho tirar a bateria, mas vale a pena tentar neste caso. Mas na BIOS devias ter a opção de configurar essa opção da temperatura, e até desligar isso… mas algumas marcas não têm… e outras é difícil como o caraças encontra-las nos sub-menus dos sub-menus.
Por acaso esse programa(Darik’s Boot And Nuke) lixou-me a bocado um disco, vi esse programa no hirens boot cd e meti-o a correr vi que demorava muito tempo decidir para-lo. E como nem dava pra cancelar(se calhar por acontecer isto) foi logo no botão de shutdown.
Agora não tem partição e sempre que tento formatar com qualquer outro programa ou fazer um teste, dá sempre erro, e uma das causa é não ter partição… ou outra qualquer : \
Até já tentei com o CD do windows, mas nunca chega a passar para o menu da escolha das partições, fica com ecrã todo preto e o traço no topo sempre a piscar. Quando acontecia isto era sinal de disco pro lixo, ou outro qualquer componente.
Alguma solução para o meter de volta a vida?
Tipo, descarrega a versão mais recente do DBan, e volta a executar o programa para apagar tudo como deve ser (e deixa ir até ao fim!… já me aconteceu instalar o Windows, cancelar e depois tentar reinstalar com uma versão diferente e depois não consegui… e tive de apagar tudo do disco novamente). Depois, ou antes (que é melhor), usa um programa chamado SpinRite (é um bocado caro) para procurar erros no disco em si (não é a mesma coisa que a busca de erros do windows, é mais profundo que isso), e corrigir.
A seguir deves conseguir instalar o Windows na boa, uma vez que é como se fosse novo de fábrica. Em alguns casos, só mesmo a substituição do disco resolve o problema.
Tudo o que vou dizer sao postas, mas pode ser que alguma ajude
tenta ver a velocidade das ventoinhas (os RPM’s) para ver se alguma esta a baixo do normal sei la.
Ver por exemplo com o programa Everest as temperaturas dos varios componentes, e pode ser que tires alguma conclusao e que imaginando que era o processador que estava a aquecer de mais pensar em comprar outro processador ou mais facil, um cooler melhor.
ultimate case:
se desconfiares de algum componente (por exemplo as RAM’s) podias por noutro pc para ver s o problema sera mesmo disso.
Caso nada funcione talvez o problema seja da motherboard, em relação a isso n faço ideia, mas smp podes por todos os componentes numa outra motherboard e ver se aguenta.
Alias eu admiti que o teu pc era um Desktop e nao um Portatil, pois caso seja, caga no post que fiz lol
Qual é a temperatura a que vai abaixo? As ventoinhas funcionam?
Se te entenderes com voltagens,etc. podes experimentar o “Rightmark cpu clock utility” para baixares as temperaturas.
Mixer tens de fornecer mais informações sobre o computador…nomeadamente se é fixo ou portátil? Supondo que é uma torre, e se limpas-te todos os coolers e ventoinhas do sistema, aconselho-te vivamente a mudar a pasta térmica que tens no processador (compra a Arctic Cooling MX-2 ou MX-3) pois deve ser dai o problema. Tenta também ver a que temperatura ele se encontra antes de desligar.
Boa sorte
Cumprimentos
Alex
Boas meu caro colega,
É portátil? se é de que marca é? HP?
Isso deve ser um problema com a pasta termica que é uma pasta/massa que leva entre o processador e o suporte da ventoinha. Essa pasta nem é cara e podes experimentar. Se não te sentires à vontade para o fazer pede a um tecnico que o faça. Por acaso nunca separaste isso?
Desactivar o sensor de temperatura não é boa ideia, isso está para te proteger.
Formatar é boa ideia se tiveres cópias de segurança dos teus dados.
Porque o computador aquece ? Isso é que é importante saber. Limpaste ventoinhas e nada, também deves ter colocado massa térmica. Vai à gestão de processos e vê qual ou quais os processos que estão a puxar pelo processador do pc a 100% e verifica se os podes desactivar/desinstalar. Se não, ou formatas o pc ou então se precisas deles tens de achar um software que te ajude a controlar os programas que lançam esses processos, há imensos na net que ajudam a arrefecer o cpu ou mesmo a diminuir a velocidade com que este é usado, mas aí o pc fica mais lento. Outra solução é o speedfan que permite o controlo de uso das ventoinhas do pc.
Podes ter um vírus, por isso corre um bom antivírus, tipo avast, se nada resultar, então o melhor é mesmo formatar o pc.
Você limpou a pasta térmica?… Aplicou novamente de maneira correta?… segue abaixo a maneira certa de como fazer.
Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126
Qual a Melhor Maneira de Aplicar Pasta Térmica:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica/2291
Lembre-se é extremamente importante a pasta térmica. Caso não tenha e queira algo paliativo, sou seja um famoso “quebra galho”, pode-se usar batom, isto mesmo batom, aquele que as mulheres usam.
Veja como o batom se saiu neste teste:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Junho-2011/2284/3
quando limpaste as ventoinhas tiraste o cooler e meteste massa nova (depois de limpar com álcool ambas as superfícies) entre o cpu e o cooler?
ou, como me aconteceu a mim, o cooler não estava bem encaixado na board depois de ter feito uma limpeza, o que levava o cooler a não encostar bem no cpu.
espero que resolvas isso rápido, abraço!!
Mixer, o meu antigo computador padecia do mesmo problema que não sei ao certo se ficou resolvido se não (porque agora praticamente não o uso). Mas na altura usava windows e qualquer coisa mais puxadita lá reiniciava o pc (bastava um video de youtube). Depois instalei Ubuntu e acho que nunca mais foi abaixo, mas também não posso dizer certezas porque não o usei mais, comprei um novo. Se nunca tiveres experimentado usar outro SO (se calhar até ja usas linux não sei :P) experimenta mudar, pode ser que resolva. Também pode ser que não…mas pior não há-de ficar :\
espero ter sido util 😉
como já disse nunca percebi muito bem qual o problema, levei-o a várias lojas e vinha sempre igual. Não tenho certezas, mas o problema não é sobreaquecimento acho eu, mas sim o limite de temperatura estar definido como demasiado baixo. OU seja ele considera que sobreaqueceu mesmo que o pc esteja a temperaturas normais…experimenta verificar as temperaturas do teu computador (com algum programa não sei) e comparar com outros, para saberes se realmente o problema é de ele estar demasiado quente
Deves ter a tua gráfica fdd
Pode ser várias coisa… Cooler do processador mal encaixado, mudaste a pasta térmica do processador? É que é das coisas mais importantes para baixar a temperatura.
E quando se faz uma limpeza ao PC por causa da temperatura, só limpar as ventoinhas ajuda , mas não chega. Convém sempre dar um limpeza geral, desde a Motherboard, cooler, caixa e todo resto.
Este é um dos maiores problemas quando o calor aparece é por isso que o meu PC leva sempre uma limpeza nesta altura.
A quanto tempo tens o pc??
Deve ser falta de massa térmica entre o processador e o cooler.
Se puderes experimenta outra fonte de alimentação… também é um problema comum.
Já conhecia o programa só que nunca o experimentei, só tenho uma dúvida, que acontece se abrirmos um programa, com o sandbox, e seja um vírus que nos apaga totalmente o disco?
segundo a explicação no vídeo, se abrires um vírus não vai acontecer nada, pois os programas que corram na sandbox não têm acesso ao resto do computador
Nada que é corrido no Sandboxie passa para o disco ou tem acessos extra espaço reservado.
Ora, se o programa que estas a experimentar tiver um vírus que apague tudo, o teu AV de certeza irá acusar.
Até ao momento, ainda não se tem conhecimento de que exista algo que “quebre” a segurança do espaço reservado por esta aplicação.
Normalmente é recomendável executar aplicações alpha ou betas numa sandbox, devido aos erros e falhas que essas versões têm, o que podem causar instabilidade ou mesmo estragos no SO caso sejam instaladas directamente no disco.
Mixer,
Entre o processador e a ventoinha é aplicada uma pasta termica para garantir um bom contacto. Já aconteceu comigo essa pasta/massa não estar em bom estado e tinha esse problema. Mudei a pasta e resolvi o problema. Experimenta. Essa pasta nem é cara.
Uso o Sandboxie desde que saiu a primeira versão stable.
Aos que não conhecem, recomendo a 1000% que usem este programa.
O que mais me agrada nesta aplicação é que não permite ter acesso a outras partes do disco a não ser ao espaço reservado pela aplicação. Falo por exemplo, fazerem download de algo pelo browser cujo esteja a correr sobre o Sandboxie, o Sandboxie não vos deixa guardar o que seja fora do espaço reservado.
Mas uma coisa, não é por terem este programa instalado, que já têm uma boa segurança, devem ter sempre outras soluções de segurança (um bom Anti-Vírus ou Internet Security e um bom Firewall) instaladas.
Excelente trabalho Pedro Pinto, como sempre.
O que mencionas não é correcto. O Sandboxie permite guardar coisas fora da caixa de areia/caixas de areia.
Inclusive, tem na sua configuração locais predefinidos, tal como Ambiente de Trabalho, que caso o utilizador guarde algo no Ambiente de Trabalho, dentro da caixa de areia, o Sandboxie automaticamente pergunta ao utilizador se pretender guardar o ficheiro fora da caixa de areia.
Também podemos abrir caminho para pastas da nossa escolha, por exemplo.
O meu não permite…
Se o teu permite, tens falha de segurança nas tuas caixas de areia.
Podes guardar, se forçares a guardar.
Por norma ele não permite, por questões de segurança.
Tu havias mencionado isto:
“Falo por exemplo, fazerem download de algo pelo browser cujo esteja a correr sobre o Sandboxie, o Sandboxie não vos deixa guardar o que seja fora do espaço reservado.”
Isto é mentira. O Sandboxie não permite, nem deixa de permitir. Fica ao critério do utilizador.
Eu tenho a caixa de areia do navegador configurada para permitir guardar ficheiros directamente na minha pasta de transferências. A pasta de transferência não tem qualquer permissões de execução.
Além do mais, acabas de ser incoerente. Ou permite ou não permite. Quer dizer, dizes que não permite por omissão.
“Podes guardar, se forçares a guardar.
Por norma ele não permite, por questões de segurança.”
O que é verdade.
Se bem que, dependendo para onde o utilizador guarde algo, o Sandboxie poderá perguntar ao utilizador se pretende recuperar o ficheiro para fora da caixa de areia.
Mas depois também dizes que
“O meu não permite…
Se o teu permite, tens falha de segurança nas tuas caixas de areia.”
Como assim? Tu não pareces perceber lá muito sobre o modo de actuação do Sandboxie. Digo isto, baseado-me na tua incoerência.
Melhor do que tu certamente…
Uso desde a primeira versão stable.
O Sandboxie reserva um espaço seguro no disco por cada caixa de areia criada, o objectivo do Sandboxie é preservar a privacidade e a segurança do host.
Da caixa de areia para o PC não passa nada, apagas a caixa de areia, vai tudo por água abaixo.
Quando disse, que podes forçar, é nas configurações, permitires que um certo programa possa aceder a pastas do programa ou a outras pastas. Uma vez que só está por defeito poderes fazer isso para browsers ou programas de segurança.
és mesmo tecla 3 de um Nokia 3310….
Só um reparo. O Sandboxie não é freeware, mas sim shareware. E, para poderem desfrutar de certas funcionalidades, terão que usar a versão paga.
Com a versão paga poderão, por exemplo, forçar automaticamente a execução de um programa numa caixa de areia.
Muito bom programa! Bastante util!
É, é bom, mas já há outras caixas de areia, aquelas em que “apenas” correm as aplicações dentro delas e que certos softwares de segurança já utilizam. Mas é um óptimo “condom”, para o pc, lá isso é.
@ Rogério
(Não deu para “Responder”. O botão não aparece?)
Vais-me desculpar a sinceridade, mas tu não percebes nada sobre o Sandboxie.
Sim, o Sandboxie permite isolar aplicações do restante sistema operativo por forma a assegurar a segurança do mesmo.
Contudo, o Sandboxie também permite salvaguardar os ficheiro que pretendemos.
Faz uma pequena experiência… E, antes de tudo, digo que se tiveres a caixa de areia “DefaultBox com as definições por omissão, podes testar aí, caso tenhas a do navegador com essas mesmas configurações removidas.
Abre o navegador e guarda um ficheiro para o Ambiente de Trabalho. O que acontece? O Sandboxie não te pergunta se pretendes recuperar o ficheiro para o Ambiente de Trabalho? Pergunta, não pergunta?
Sabes porquê? Porque na configuração do Sandboxie tens o seguinte na secção “Recuperação – Recuperação Rápida) (versão Português de Portugual):
C:\Users\\Desktop entre outras opções.
O que isto significa é que, quando guardamos algo para o Ambiente de Trablho, que se encontra dentro da caixa de areia, o Sandboxie pergunta se pretendemos guardar para o Ambiente de Trabalho real.
O mesmo irá acontecer caso tenhas uma pasta no Ambiente de Trabalho.
Sinceramente, tu não percebes nada de nada sobre o conceito do Sandboxie. O conceito do Sandboxie é salvaguardar o sistema, mas permitir que o utilizador salvaguarde os ficheiros que pretende.
Já agora @ Pplware, não é versão 3.5.6, mas sim 3.56. 😉
Sendo um portatil e já tendo algum tempo de existencia, pode ser o contacto dos dissipadores com os componentes (Processador e gráfica) podem não estar em contacto e isso leva a que o processador, por exemplo aqueça pk não consegue dissipar o calor.
Isso pode ser devido à má colocação do processador ou mesmo (e talves o mais provavel) à pasta termica que já deve estar seca. Por isso se fosse eu a ti experimentava trocar a pasta termica, por uma de qualidade.
Muito útil mesmo. Poupa-me a instalação de uma virtual machine que tinha para o mesmo efeito.
Um cena freeware? segundo o site paga-se
QUAL É O CAMINHO PADRÃO DA CAIXA?