RAMmon – A sua RAM ao raio-X
A memória RAM do vosso PC é uma das peças mais importantes que têm. É por ai que passa toda a informação que o vosso PC processa. E nada se compara a terem um bom conhecimento do que ela realmente é. Nem que seja para poderem adquirir DIMM's iguais para fazerem um upgrade ou para substituírem uma que apresente problemas.
Tipicamente a forma de saberem um pouco mais sobre a RAM é abrirem a máquina e verem a olho nu o que ela tem de RAM. Para vos poupar esse trabalho apresentamos o RAMmon, que vos dá muita informação sobre a vossa RAM.
Esta pequena aplicação pode ser considerada como uma máquina de raio-X para a memória que têm instalada no vosso PC. Com ela conseguem saber, para além da informação mais óbvia, dados que não se julgavam fáceis de saber. A data de construção foi uma das que mais me admirou estar disponível. Mas para além dessa existe muito mais informação que conseguem obter.
A primeira parte da informação que é apresentada é apenas referente ao tipo e fabricante, mas ao fazerem scroll para as zonas mais inferiores são presenteados com informação sobre frequências e atributos da mesma.
A informação é apresentada na interface principal, estado esta ordenada por colunas, sendo que cada uma se refere a um pente de memória da vossa máquina.
Dificilmente não vão achar a informação que pretendem saber sobre a vossa memória RAM. É imensa a quantidade disponibilizada.
Para além da informação que é apresentada, podem ainda exporta-la para ficheiros de texto (txt ou html) ou para o clipboard.
O RAMmon é uma excelente aplicação para saberem todos os dados sobre a vossa RAM. Evitam estar a abrir um PC para descobrirem o tipo de memória ou a sua capacidade.
Lamentavelmente esta aplicação não é portátil, o que daria a esta ferramenta uma capacidade ainda maior, pois ajudava e muito quem faz despiste de problemas em hardware. No entanto não deixa de ser uma aplicação a ter em disco para ajudar numa eventualidade.
Licença: Freeware (para utilização pessoal)
Sistemas Operativos: Windows 2000/ XP/ Server 2003/Vista/ 7/ Server 2008
Download: RAMmon 1.0 32bits [920.52KB]
Download: RAMmon 1.0 64bits [939.52KB]
Homepage: RAMmon
Este artigo tem mais de um ano
Instalei a versão de 64 bits no Windows 7 64bits e o programa depois de instalar não funcionou…
Não reiniciei o pc… mas o programa também não pediu para o fazer…
Quando clico no icon para o programa iniciar, simplesmente não acontece nada…
Experimenta correr como Admin.
Não corre de forma nenhuma… Nem como Admin nem depois de reiniciar… Pode ser muito bom, mas simplesmente não corre…
Estou a usar Windows 7 Ultimate x64
De facto, aqui aconteceu-me a mesma situação. Tenho Windows 7 64bits e instalei a versão de 64bits e na hora de abrir (mesmo como admin) simplesmente não acontece nada. No gestor de tarefas vejo o processo a abrir, mas rapidamente volta a desaparecer. Talvez quando reiniciar resolva o problema, caso contrário irei esperar por uma versão acima, pode ser que resolvam o problema.
Aqui instalei no windows 7 x64.. funcionou sem problemas.. 🙂
Boa tarde, gostaria de saber como o win 7 32bits gere 4GB de ram.
Sei q mostra apenas 2, mas o q faz com o resto? Descarta? Será o mesmo q ter 2GB?
Tenho instalado o vmware para testar vários programas e com um deles precisava de 2GB.
Será q o win reconhece q tenho mais e irá alocar 2GB extra à maquina virtual e os outros 2 ao host ou não?
Obrigado
PS. Muitos parabéns pelo excelente trabalho q desenvolvem numa incrível base diária.
JB
Os Windows 32-bit conseguem gerir bem até 4GB, acima disso é que não.
O que acontece é que para ele os poder gerir a motherboard e devido chipset têm que estar igualmente preparados para alocar essa memoria toda.
Há computadores que no Win32 aparece os 4GB.. há outros que aparece 3,50 .. outros 3,75… outros apenas 2Gb e pouco…etc..etc… isso agora o ideal é fazer uma pesquisa sobre o modelo dessa board e saber como ela gere essa memoria.
As vezes pode não ser da board…pode ser mesmo do windows 7. Se executares o msconfig na aba “arranque(boot)” seleccionas “opções avançadas” e na próxima janela que te vai aparecer dá para definir quantos processadores a usar pelo windows e a respectiva memoria. Ve esta print se tiveres um visto na area a vermelho tira-o…em principio depois vai-te aparecer os 4 gb.
http://yfrog.com/c828092010173853p
O Windows já tem suporte PAE (Physical Address Extension) activo por pré-definição desde o Windows XP (SP2) o que não é preciso rigorosamente nada de configurações para que ele detecte os 4GB 😉
Basta simplesmente a mobo suportar, que o sistema só por sí detecta, sem truques.
Há boards que até com um update da BIOS passam a suportar isso e o Windows após esse update, aparece logo os 4GB.. já fiz isso a enumeros portáteis.
Sim sim eu não disse o contrario afriend! Só estou a dizer que já não é a primeira vez que vi maquinas que ,com actualizações do windows,estes valores serem mudados (ate já vi o numero de cores ser alterado..de 4 passou para 1…fantástico) e que as vezes por alguma eventualidade possa ter acontecido isso. Mas não te tiro a razão…só estava a complementa-la pois o problema descrito pode ser de N factores. Como deves entender qualquer alteração destes valores no msconfig pode meter o windows a meio gas…
Caros amigos, tenho uma maquina já com algum tempo e tem total de memoria 512Mb (256+256Mb) DDR 333Mhz mas infelizmente desde algum tempo atrás o sistema faz referência à existência de menos de 400Mb, dito isto gostaria de saber, junto de alguem sabedor na matéria qual poderá ser o problema da memória em causa.
Cumprimentos