QuickSys MyWinQ 0.2.1 Beta
Certamente o leitor conhece o termo "desenrascar", típico termo português, único no mundo e só comparado no Brasil com o "quebra galho". Pois o que vos trago hoje é mesmo uma aplicação para esse fim, para desenrascar caso estejamos presos por falta de informação do sistemas e de alguns componentes.
QuickSys MyWinQ foi-me apresentada ainda em fase embrionária, desde então a pequena e portátil ferramenta tem ampliado o seu leque de opções ao ponto de se tornar num must have, na pasta das ferramentas que temos na nossa penUSB.
Basicamente a ferramenta analisa vários componentes da máquina, distribuindo essa informação por separadores. São eles Windows, Processor, Memory, Video. Bios e Battery.
Windows: Neste separador o utilizador pode recolher informação sobre o sistema operativo. As informações vão desde a chave de validação do Windows, ao tipo de arquitectura, se é a 32 ou a 64 bits. Para um serviço mais completo, o utilizador pode ter também informações quanto à versão do Windows, data de instalação e em que tipo de dispositivo está instalados (Media Center, Server ou Table PC).
Juntamente neste separador, poderá ter acesso a dados referentes ao utilizador e versões de sistemas de suporte existentes no SO.
Processor: Neste separador e conforme o nome indica, podemos recolher informações referentes ao tipo de processador, família e velocidade de relógio. Pode também ter informações referentes à cache e a instruções do processador.
Memory: Sabe alguma coisa referente ao tipo de memória que tem instalada? Se quiser comprar mais, sabe que tipo de slot possui?
Certo, estava à espera desta aplicação, verdade?
A informação ainda é escassa, temos dados sobre a memória virtual e as paginas de memória, mas ainda faltam os valores ligados à temperatura que muita falta faz neste tórridos dias de verão.
Video: Neste separador o utilizador pode ver várias informações referentes à placa gráfica. É apresentada diversa informação da placa, como o tipo de memória e a data da versão do driver instalado, ajudando a actualizar placas que entretanto poderão ter encontrado algum problema de estabilidade.
Também será aqui apresentada informação referente ao ecrã.
Bios: Neste separador será apresentado o nome da Bios, o fabricante, o número de série e a data de publicação dessa bios. Não será uma área onde costume mexer, mas para fins de actualização, esta ferramenta dá uma mão preciosa.
Battery: Nesta área, o utilizador terá dados referentes à carga da bateria e à esperança média de vida da bateria.
Foram feitas algumas sugestões que à equipa que desenvolve esta ferramenta. Uma delas é o aproveitar dos vários sensores de temperatura que o hardware dispões e adicionar essa precisos informação, indicando uma escala de optimização. Falta informações do disco rígido, penso que serão importantes e completava de forma directa e eficaz, mais uma ferramenta com a chancela QuickSys.
O utilizador pode fazer o mesmo, por vezes uma pequena ideia torna estas ferramentas num preciosidade ao nível técnico, atalhando muitas instalações de outras aplicações. Use o fórum da QuickSys para deixar a sua sugestão.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: QuickSys MyWinQ 0.2.1 Beta [836.61KB]
Homepage: QuickSys
Este artigo tem mais de um ano
o Belarc não dá mais informações que esse? o outro tem ainda a vantagem de dar para 98 e 2000
Vou experimentar isto. Sem dúvida que é um “canivete suiço”!
obrigado, e bom fim de semana!
Uma apliação bastante simples, leve, limpa e completa! Isto é óptimo para quem precisa de ver o computador “por dentro” mas que prescinde de ver os códigos hexadecimais, informações de fabrico e outras informações técnicas que (muito) raramente nos vão servir de alguma coisa ao longo da vida do computador.
Mas o que é isto?
“Your comment is awaiting moderation.”
Fizeste asneiras malandro… 😛
???
Fiz? nem links ponho nem asneiras digo! LOL Eu nem erros ortográficos faço! LOL
esquece isso, há ips referenciados pelo askimet, o sistema anti-spam e podes ter agarrado um desses e el meteu o comment à espera de moderação. Nada demais e simples de resolver.
Bom fim-de-semana.
DESENRASCAR, é para mim um termo brasileirissimo. Como brasileiro que sou conheço e utilizo esse termo desde que nasci. ‘Quebra-galho’ já tem uma conotação pejorativa mais utilizada para contornar situações ‘legais’.
Caro Gilberto, eu sou português e vivo no brasil, faz cinco anos, e no estqado onde estou, ES, a conotação que aqui é dada a desenrascar é mais precisamente o “saír de uma enrascada”, ou seja quem entrou numa situação complicada, e que tem que fazer o possível para saír dela. Já em portugal, embora também possa ter esse sentido, é mais comunmente utilizada com o sentido de recorrer a todos os meios ao nosso alcance para resolver uma qualquer situação que se nos apresente no dia-a-dia (seja uma situação complicada ou problemática), ou algo tão simples como trocar uma lâmpada por um método não muito “convencional”. No brasil a expressão mais semelhante seria, “Gambiarra” ou seja , o jeitinho brasileiro de resolver uma situação recorrendo a qualquer meio disponível, ou seja, uma solução engenhosa e de baixo custo pra obter um fim prático e rápido. Isso sim, é o “desenrascanso” ou “desenrascar” para um português. Mas como falei , a expressão pode ter vários sentidos, este que mencionei é apenas o mais comum em portugal. Abraços para todos do PPLWARE.
Grande abraço para o Brasil, para a imensa comunidade brasileira que nos visita.
Nós cá vamos nos desenrascando como podemos 😛
Agradeço a sua gentileza no esclarecimento. Muito obrigado e um grande abraço fraterno.
boas,
offtopic:
eu qd ñ me desenrasco, desenmerdo-me! 😛
ontopic:
SIW
SIW@Peopleware
s/ +
Este programa não faz as mesmas coisas que o CPU-Z? Já tenho vários programas que fazem esse tipo de coisa, como o SysSpec, e o CPU-Z. Alguém me sabe dizer qual o melhor ou mais fiável?
Cumps
Só mais outra coisa… Não sei o que se passa, quando comprei o meu pc na caixa dizia que tinha 6gb de ram. Já usei diferentes programas deste tipo e alguns dizem-me que tenho 6gb de ram, mas outros dizem que só tenho 4gb… Alguém que me disse que era do Vista que só usava 4gb ou coisa parecida, mas não fiquei mt convencido. Alguém sabe o que se passa?
Usas um sistema operativo de 64 bits? Linux ou Windows (Xp, vista ou 7 serve).
É que nos sistemas de 32 bits só são utilizados entre 3 ou 4GB, a arquitectura do mesmo não permite utilizar mais. Na prática, o sistema de 64 bits permite utilizar (hoje em dia) até 192 Gb de ram (axo que é 192, se não for o que eu quero dizer é “muito”)
Vista 64 bits acho eu
Podem estar a acontecer 2 coisas aí, mas o mais provavel é ser mesmo a arquitectura do windows que tas a usar (32b) que nao te deixa usar mais ram do que 4Gb.
Um bocado estupido por parte do fabricante meter 6Gb de ram num pc e depois usar um win32. Vale tudo só para poder vender…
A outra coisa que poderia acontecer era o excedente de ram estar a ser usada para outra coisa qualquer como estar partilhada pela placa grafica.
A melhor maneira é mesmo abrir o caixote (cpu) e ver que modulos de ram e de quanto, está instalado.
6142 Megabytes Installed Memory
Slot ‘A0’ has 2048 MB
Slot ‘A1’ has 1024 MB
Slot ‘A2’ has 2048 MB
Slot ‘A3’ has 1024 MB
Não sei se está a ser partilhada pela placa gráfica…nem sei como posso saber. Eu não abri o “caixote” :), usei o Belarc Avisor para ver isso das ram.
Não é mt importante só fiquei com curiosidade em saber por que razão uns diziam uma coisa e outros outra.
Obrigado pela resposta 😉
Opa, valeu pela dica!!!
Quando tiver o sensor de temperatura será certamente o meu software numero 1 para obter informações da maquina. Questumo usar o Everest mas este tem a desvantagem de ser pago e de ser pouco organizado.