Proxmox – Plataforma de virtualização fantástica, poderosa e gratuita
A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters, mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica. No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem tanto para ambientes domésticos como para ambientes empresariais, destacando-se neste segmento empresas como a Microsoft, VMWare e Citrix.
Para quem procura uma boa solução open source, a nossa sugestão vai para o novo Proxmox.
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos.
Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers lxc, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
Novidades do Proxmox 5.4
- Melhorias ao nível da usabilidade
- Gestão ainda mais simples
- Instalação do Ceph via user interface com um novo assistente
- Suporte para hibernação para Qemu/KVM guests
- Suporte para autentivação U2F
- Simplificação na instalação
- Simplicação na criação de VMs via Qemu
Esta nova versão é baseada no Debian Stretch 9.8 e vem já com o Linux Kernel 4.15.
Vejam as novidades em vídeo
Apesar do Proxmox VE ser uma solução mais virada para o segmento empresarial, podem facilmente experimentá-la em qualquer Desktop. O Pplware já disponibilizou aqui um tutorial que pode ajudar. Saber mais aqui sobre a nova versão.
Este artigo tem mais de um ano
Para quem usa….uma maravilha!!!! Sem duvida uma ferramenta magnifica 😉
“…mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica…” <– mas quem é que usa máquinas virtuais num contexto doméstico?
E com que objectivo?
Eu. webserver
Por exemplo quem use linux e precise de correr windows, ou vice-versa
eu, para testar aplicações!
@bill, um webserver que corras em casa não é uma utilização doméstica. As pessoas não profissionais de IT não sabem sequer o que um webserver, e são essas que têm uma utilização doméstica de um computador (portanto a tua utilização já não é propriamente doméstica).
@SL, se usas o Windows, é porque achas este o SO mais adequado para ti, e no contexto doméstico (ou seja, de pessoa que nada tem a ver com IT), não estou a ver o que o Linux tem para lhe oferecer que não tenha no Windows. (Obviamente o Linux tem muito a oferecer, mesmo para pessoas como a minha mãe por exemplo, mas não será muito diferente do que ela já tem no Windows, será mais numa questão de custo, que é relevante)
Se estiveres em Linux e precisares de correr algo no Windows, no contexto doméstico, fora jogos, não estou a ver que outro software que se use a nível doméstico. O exemplo muitas vezes dado, software da Adobe, ou AutoCAD, não é propriamente usado a nível doméstico, nunca vi familiar ou amigos meus a saberem sequer o que era o AutoCAD ou edição profissional de imagem. Já o exemplo do Office, já se pode usar no browser.
Portanto, doméstico é diferente de profissional. Arrisco a dizer que mais de 99% da população que usa um computador, a nível doméstico, não faz ideia do que é uma máquina virtual, nem tem utilidade nenhuma tal bicho.
Realmente, vc se acha o tal.
Entendo o teu ponto de vista mas….
Eu por exemplo uso proxmox nos 2 mundos(profissional e domestico). Quem usa maquinas virtuais em casa? Por exemplo ….tenho containers de tudo a correr em proxmox, e sim para uso DOMESTICO! Exemplos? Dev station, open vpn, múltiplas maquinas virtuais para testes conceitos ou apps, sem nunca mexer no meu OS nativo. ftp servers etc etc etc.… e sim num contexto doméstico, porque é para uso pessoal..em casa!
Eu, porque eu quero!
O XCP-NG em conjunto com Xen Orchestra também é uma solução opensource bastante completa.
Uso aqui. Muito bom.
O canal de youtube do Lawrence Systems tem muitos recursos interessantes sobre XCP (entre outros)