Projecto Colibri 5.2.7 – Gestão Comercial Inovadora
Actualmente, Portugal atravessa uma complicada situação económico-financeira, onde as empresas são fortemente penalizadas pela instabilidade dos mercados, pela carga fiscal, pelo fraco poder de compra e pelos preços galopantes das matérias primas. É primordial que as nossas empresas tenham rigor na administração da sua actividade e nada como contar com as ferramentas adequadas. Hoje em dia não faz sentido as empresas comprarem pacotes de software de gestão desproporcionais às suas necessidades.
Porque razão o mercado hoje está nas mãos de duas ou três empresas de software de gestão? Os preços que praticam serão os preços justos ao serviço e ao produto que vendem?
O Projecto Colibri é totalmente diferente, é uma solução desenhada para servir cada caso de forma individual, oferecendo uma solução gratuita e uma solução profissional.
Além de oferecer uma versão gratuita, podendo satisfazer nichos de mercado, como trabalhadores liberais, artistas, micro empresas e outros segmentos uni-pessoais, possui depois um vasto leque de ferramentas únicas, dentro do segmento da gestão empresarial profissional.
Conhece alguma GC multi-plataforma?
O Projecto Colibri é um Software de Gestão Comercial Multi-plataforma, criado através do uso das tecnologias mais recentes, que dispõe de um leque de capacidades muito interessantes.
A riqueza da sua estrutura abre novas e modernas formas de interagir com estas aplicações. Com o Colibri, o utilizador não estará preso a um único sistema operativo, pode centralizar a base de dados e remotamente ter a sua estrutura empresarial em total sintonia e sincronismo. pode desenhar os seus documentos, pode gerir de forma integrada uma loja online, entre outras opções inovadoras.
Algumas características:
- Multi-plataforma
- Multi-base de dados
- Multi-língua
- Multi-empresa
- Multi-utilizador
- Multi-entidades
- Multi-documentos
- Multi-moeda
- Ambiente gráfico baseado em RCP – Rich Client Platform
- Motor de reports baseado em BIRT – Business Intelligence and Reporting Tools
- Motor de persistência baseado em DN – Data Nucleus Access Platform
- Utilização de layouts dinâmicos em tabelas e documentos
- Optimização de utilização pelo teclado
- Motor de filtros e pesquisas avançado
- Outputs directos para PDF
Integração com lojas electrónica" Magento".
Magento eCommerce é uma plataforma de comércio electrónico, de código livre, que integra diversas funcionalidades à gestão de uma loja online. Permite uma interactividade importante com o cliente, visando aumentar a fidelização do mesmo e potenciar a capacidade de marketing da estrutura.
Com o Magento eCommerce, terá escalabilidade permitindo crescer sem que haja com isso um aumento dos custos ou uma maior exigência técnica. Poderá ter uma suite segura e completamente integrada com o Colibri (este módulo está em constante aperfeiçoamento e modernização). Estas características, aumentam a flexibilidade da sua gestão, pois terá um controlo em tempo real da actividade online.
O novo modelo empresarial não deverá estar preparado para as vendas e compras online?
Principais Características:
- Administração via painel de controlo com vários filtros estatísticos
- Multiplicidade de imagens do produto
- Capacidade visualização de pormenor das imagens dos produtos
- Pesquisa por vários filtros para para produtos
- Comparação de produtos
- Comentários ou descrições nos produtos
- Grupo de importação e exportação de catálogos
- Regras avançadas de fixação de preços e de suporte a preços promocionais
- Carrinho de compras
- Gestão de várias lojas virtuais
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: Projecto Colibri 5.2.7 32bits | 64bits [80.51MB] Download [linux]: Projecto Colibri 5.2.7 32bits [61.20MB] Download [mac]: Projecto Colibri 5.2.7 [126.00MB] Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde,
sou utilizador deste software à cerca de 3 anos, utilizando uma máquina Ubuntu e recomendo vivamente.
Parabéns à equipa, uma vez mais.
Cumprimentos.
já tive uma vez para começar a usar, mas acabou por não ir para frente. Mas ando muito curioso por experimentar.
É uma ferramenta muito interessante. Funcional, simples de utilizar e acima de tudo, tem uma versão gratuita 😉
Gostaria que fizessem um post sobre o openERP é uma ferramenta de gestão parecida com colibri. A meu ver acho que é bastante mais avançado, também é gratuito, multiplataforma, multi-empresas, etc.
Bom post como sempre. Continuem com o bom trabalho.
Boas Zox,
Acho muito interessante a tua ideia. Com estas comparações até podemos melhorar o Projecto Colibri.
Não esquecer que é um projecto Português com um financiamento privado. Somos receptivos a novas ideias e mais do que isso, damos informação adicional a projectos que queiram trabalhar à volta da nossa aplicação. Um caso de sucesso é a empresa Auditor.
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
E o SAFT-PT? Têm?
Boa tarde,
O Projecto Colibri tanto na versão profissional como na versão gratuita gera o Saft-PT.
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
Boa tarde.
Já a versão anterior tinha o SAFT-PT 2010, é a que eu uso. só não tem a integração a loja Online.
Uso um analisador Saft para consultar os ficheiros, e o ficheiro esta perfeito.
http:\\www.analisadorsaft.com.pt
[]
peço desculpa pela falta de conhecimento, mas o SAFT-PT serve para que?todos os comerciantes devem ter??deve estar ligado as finanças pk???
alguém me sabe explicar??
🙂
Não é um bocado perigoso enviarmos o nosso ficheiro para esses site???? Que garantias de confidencialidade dão????
Boas,
quanto a este software, estaria interessado em ver um artigo que explicasse as diferenças entre a versão gratuita e a versão profissional, para que os “pequenos” empresários pudessem optar.
Por fim, quais as soluções profissionais e a que preços.
Obrigado.
Continuação de bom trabalho.
Acho que sim, os responsáveis podem deixar esse update para elucidar os potenciais clientes.
Fica a sugestão.
Boa tarde,
em http://www.projectocolibri.com tem toda a informação.
cumprimentos
a equipa do Projecto Colibri
Achei muito interessante o projecto, pois se o preço da versão profissional for acessivel é uma excelente opção às aplicações que já estão no mercado.
Vou experimentar a versão free e ver o que os nossos grandes génio conseguiram fazer 😉
Parabens para o Projecto Colibri
Se formos comprar ao mercado, então o preço da versão profissional é seguramente imbatível.
Não irá gastar certamente milhares de euros, como na Sage ou PHC, ou mesmo na Primavera, em actualizações (então as da Sage é um roubo de igreja)!!!
Irei experimentar a versão free e aguardar pelos preços da versão pro.
Já agora, onde se pode encontrar a versão pro? Só no site ou ja está disponivel em alguma loja?
1 abraço
Só um reparo Vítor.
A PHC já tem um ERP multi plataforma.
O PHC FX corre em data-centers dedicados e os clientes podem aceder à aplicação através de um browser qualquer.
É normal que ainda não conheças, pois só no mês passado foi apresentado à comunidade de parceiros da PHC no evento Direcções 2010.
Multi-Plataforma?
Desde quando uma aplicação que corre via web é multi-plataforma?
Pelo que pude ver, o acesso é feito via browser, ou seja se a minha ligação de internet falhar não tiro Facturas / Guias… enfim.
Cumpts
Cumpts
Atenção que web-based não é a mesma coisa que multi-plataforma 😉
Acho prematuro ter uma gestão empresarial na cloud.
Não sei até que ponto vale a pena e é seguro. A estabilidade das nossas redes é ainda precária, uma empresa pode ficar parada sem acesso à sua zona de gestão administrativa.
Não digo que não seja eficaz, apenas me parece prematuro.
Há dias, no TechDays da Microsoft, conversava com o Miguel Caldas e com o Marcos Santos sobre as estruturas de cooperação baseadas na cloud e sem dúvida que não estará em causa a segurança e confidencialidade dos dados armazenados (até porque as empresas são auditadas), mas o acesso a eles poderá ser um problema de performance e segurança, no cenário actual.
Depois teremos que investir na mesma medida em hardware, teremos de pagar por mais um serviço além de termos dentro de portas a nossa própria estrutura,
Com o preço dos dispositivos de armazenamento a baixar, a cloud será mesmo uma alternativa?
Se tivermos no nosso servidor a base de dados, não poderemos ter uma “cloud” particular, dentro de portas?
São apenas algumas dúvidas sobre uma pretensa “bolha” tecnológica que paulatinamente está a “inchar”.
Caro Vítor M, pode estar certo que os dados da maioria das empresas estão mais seguros na “cloud” do que nos seus escritório.
Não tem um clound particular não, porque a clound é distribuida, redundante e escala “on demand”. Mas antenção, nem tudo o que por aí anda é “cloud”.
Paulo, não discordo que muitas empresas têm os dados em sistemas precários.
A passagem para a cloud, parece-me inevitável, principalmente pelos lideres deste pelotão e principalmente pela orientação mais recente das políticas das grandes empresas de TI, em que maximizam a filosofia que tudo o que fazemos é um serviço e se assim é… pode ficar na cloud. No entanto não deixam de haver perguntas que incomodam e “intranquilizam” o cliente ou pretenso cliente, como por exemplo: quem garante a privacidade? De quem é a propriedade dos dados? Se a empresa falir, como se recuperam os dados? Em casos de desastre e perda total de dados, que meios serão disponibilizados e quem os suportará para recuperar a funcionalidade da empresa cliente?
Mas há mais perguntas que não serão respondidas com “redundância” ou com certificados de segurança.
Se o cloud computing funcionar é fim dos parceiros no negócio de informática bem como o fim dos técnicos de informática o que por mim tudo ok…
Vitor,
Essas perguntas são respondidas com o SLA do fornecedor. Compete a quem consome garantir os mecanismos de fuga.
Ambos os modelos têm vantagens e desvantagens. Mas o mercado não é “tosco” e o SaaS tem claramente vantagens face ao modelo mais clássico. E essas vantagens estão do lado do cliente, grande parte da facturação de assistência das empresas vem dos problemas e dificuldades que os clientes têm em instalar / actualizar o software nas suas instalações.
Relativamente à falência, e para fornecedor nacional, gostaria de relembrar as pessoas que pensam que se pode fazer o que se entender: De acordo com o art.º 152.º, n.º 3 do Código das Sociedades Comerciais, deverá ultimar-se pelos negócios pendentes e cumprir com as obrigações da sociedade. Isto significa que o facto de uma empresa decidir fechar não lhe confere o direito de desfazer-se dos dados do cliente em má fé.
Em resumo, como em todos os contratos, compete ao cliente garantir que os seus direitos estão salvaguardados, independentemente do modelo de negócio do fornecedor.
Eu não vejo qualquer problema em salvaguardar os dados se a aplicação SaaS contemplar mecanismos eficientes de exportação de dados e formato standard (saft-pt) e em formato documentado (para que outro fornecedor possa tratar e importar esses dados).
Paulo Abreu a realidade é bem diferente desse estado de perfeição que podemos imaginar… existente em Portugal.
Quando falamos em serviços com normativos desse grau de exigência, estamos à partida a excluir as pequenas e médias empresas (a grande maioria delas).
Provavelmente por eu conhecer bem a situação do norte do pais, acredito que Cloud Computing seja ainda para a massa empresarial do norte do país um palavrão sem espaço nas folhas das agendas dos administradores.
Muitos deles nem aplicações para facturar têm 😀 recolhem as facturas manuais passadas num bloco e levam À agência para facturar, enviara o cliente e lançar na contabilidade.
Obviamente que esta não poderá a velocidade para a evolução, mas é este o condicionalismo para que um IT PRO destas empresas, as que os têm, saiba explicar ao “patrão” onde estarão alojados os dados que controlam a conta corrente do cliente e os dados fiscais para entregar às finanças 😉
Sem dúvida que acordo de nível de serviço esclarece esses e outros pormenores, relevantes e vitais, mas não consciencializa quem paga.
Os preços ainda são, acima de tudo, proibitivos e as estruturas medíocres para esse salto.
Por isso falei e falo, num desajuste das ofertas de mercado, face às reais necessidades.
Mas a parte que mais gostei foi a seguinte:
“Relativamente à falência, e para fornecedor nacional, gostaria de relembrar as pessoas que pensam que se pode fazer o que se entender: De acordo com o art.º 152.º, n.º 3 do Código das Sociedades Comerciais, deverá ultimar-se pelos negócios pendentes e cumprir com as obrigações da sociedade. Isto significa que o facto de uma empresa decidir fechar não lhe confere o direito de desfazer-se dos dados do cliente em má fé.”
Tem toda a razão. Basta ver no vale do Ave quem fechou as empresas e pegou nesses e noutros pontos da lei e….
A realidade é completamente diferente. Basta ver por exemplo este circo entre a Portugal Telecom, TVI, Governo, Prisa e afins….
Gostava de saber onde vão buscar estas ideias de que o SAGE é um roubo. Para as pequenas empresas o linha Gestexper faz o que é necessário com valores inferiores a 250 € + IVA.
Eu uso o KAMAE e faz o que é preciso por 50€ já com IVA. E posso-te dizer que tem bastante qualidade.
Conheço o gestexper e não é superior ao KAMAE.
E eu não tenho nada haver com as 2 empresas. E até tenho de reclamações da KAMAE mas que não têm nada haver com o software em si.
Não conheço o software. Avaliar apenas o preço do serviço, sem considerar também o ecossistema não é uma comparação justa. Aceito que haja melhor e mais barato em todas as vertes.
O Sage inclui metade do preço em formação e contempla alguns pedidos de assistência.
Podiam colocar um tutorial, seria bem mais fácil para a compreensão do software, sendo que este tipo de software tem um grau de dificuldade grande.
Boa David Dias,
Existe informação adicional para download em http://www.projectocolibri.com na secção de downloads. Pode também consultar e expor as suas dúvidas no nosso fórum.
cumprimentos
a equipa do Projecto Colibri
http://www.openerp.com/
boas zox,
http://www.openerp.com/buy.html?page=shop.browse&category_id=6
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
Viva,
Este programa efectua a ligação as finanças?
Não sei se é este o nome certo, mas os programas de Gestão têm de ter um ficheiro qualquer para efectuar uma ligação as finanças certo?
Sim gera, é o Saft-pt
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
devo dizer que a cerca de meio ano atrás tentei utilizar este software pois sempre ouvi falar bem dele mas não consegui pois apesar de ler vários manuais não o conseguia compreender, nao conseguia criar utilizadores, etc…
Boas,
Criação de utilizadores,bem como outras funcionalidades, só estão disponíveis na versão profissional.
Para mais informações consulte o nosso site em: http://www.projectocolibri.com
cumprimentos
a Equipa do Projecto Colibri
Qual é o Login e Passw para a versão free?
boas,
Por defeito o utilizador é: admin e a Password: admin
Consulte a nossa documentação ou o nosso fórum para mais esclarecimentos.
cumprimentos
a equipa do Projecto Colibri
Podiam dizer que este programa tem o ficheiro de ligação as finanças?
obrigado
Desculpem o desabafo. Até porque o meu comentário não vai enriquecer em nada este artigo.
Mas apenas com 20 e poucos comentários, quantas vezes já perguntaram e responderam que o programa gera o ficheiro SAFT?
De facto tens toda a razão, já responderam varias vezes à minha questão mas não sabia que era esse o nome que se dava ao tal ficheiro.
Peço desculpa pelos comentários repetidos e obrigado pela resposta.
Cumprimentos
Boas, só para dar uma mera opinião:( Desde já peço que não seja tomada como negativa).
Há 2 anos para cá já tentei por diversas vezes instalar este software (1ª tentativa se não estou em erro era RCP 2.??; depois a 4 e 5) em diferentes sistemas operativos, (XP;vista;seven e Ubuntu) nunca funcionou a 100%, ou não chegava ao final da instalação, ou dava erro BD, ETC, o forum não era acompanhado pela equipa de desenvolvimento convenientemente, (vários dias para obter respostas).
Resumindo: Para utilizadores com poucos conhecimentos de informática a instalação é difícil, (existem outros mais simples também PT e grátis).
Não é verdade. Gratis com esta qualidade, meu caro vais-me desculpar, mas não tens.
Depois não é difícil hoje em dia instalar. No passado, sim existia dois ou três passos mais complexos, hoje não.
Depois o suporte da equipa é prontamente dado. O que permite, mesmo na versão gratuita, uma atitude contraria ao que por norma outras marcas o fazem. A Primavera software, por exemplo, é surreal… pede lá ajuda e vês o que te dizem. 😀
Boas,
A nossa média de tempo de resposta aos post no fórum é de 1 dia. Poderá comprovar no nosso fórum.
Aconselho a enviar um e-mail para suporte@projectocolibri.com a expor a questão e colocar os links dos post das dúvidas que colocou.
cumprimentos
a equipa do Projecto Colibri
Java? Não obrigado!
boas..
nao me digas que gostas mais da copia do java, ou seja C#, benza-te deus…que eu ja nem consigo lol.
cmps
Boas,
Quem usa SAGE pode facilmente exportar tudo para o Colibri ou tem que voltar a fazer algumas coisas?
Se der para exportar a manuais a explicar como?
Boas,
na versão profissional é possível importar através do Saft-PT.
cumprimentos
a equipa do Projecto Colibri
e liberdade de expressão, existe neste site?
Sim, total liberdade de expressão. Qual é a dúvida?
alguns comentários não são publicados, não gostam de uma opinião diferente ?
Sim uma opinião sim, acho que tudo o que seja opinião com sentido critico ou apreciativo são publicados. Depois são publicadas de forma automática as perguntas, como esta do João, entre outros comentários.
Não vejo onde o João quer chegar.
já percebi.
BOAS!!
Software da colibri é muito BOM, a Versão FREE é optima para quem esta agora a começar uma pequen empresa ou até mesmo para empresarios nome individual…. Sem Duvida… Mais na AUDITOR no nosso departamento WEB já temos SITES com ligações a este software com sincronizações automaticas de produtos, promoçoes, novidades e encomendas, para mais tarde serem facturadas no COLIBRI ou até mesmo em PHC, somos parceiros VALOR Acrescentado PHC…
Excelente.
cumprimentos
a equipa do projecto colibri
Bom dia,
Apenas queria pergunta quais os softwares de facturação que vocês conseguem ligar ao Magento?
BOA TARDE!!!
No Nosso Dpt. de WEB não trabalhamos com Magento.
Neste momento Ligamos a nossa “consola” ao Colibri e estamos a concluir a ligação com PHC.
Relembro que a nossa ” consola” poderá ser composta por varios modulos, desde Catalogo de Produtor, Gestor de Promoções, Vendas Online, Gestor de Destaques, Etc… Tudo isto com total Liberdade e possibilidade de alterar conteudos da Pagina por parte do utilizador, mediante acessos atribuidos pelo administrador da “consola”….
O melhor disto tudo é que os nossos preços são muito mas mesmo muito inferiores ao que se encontra no mercado actualmente.
Obrigado!!!
Testem mas é o Open ERP, Best ERP ever: http://www.openerp.com/discover.html
http://www.openerp.com/buy.html?page=shop.browse&category_id=6
O openERP gera saft-pt?
E alguém pode explicar como um software gratuito se mantém a par das inúmero alterações fiscais a que temos sido sujeitos e seremos ainda mais no futuro?
Além do mais até ao fim deste ano todos os softwares de Gestão em Portugal terão de ser certificados pelas Finanças para poderem ser usados.
Se usarmos um software Não Certificado corremos o risco de nos fecharem o negócio.
Boas,
O projecto colibri tem uma versão profissional que tem um custo.
É de notar que o projecto colibri está Depositado na Assoft sob o nº 1419/D/07
Estamos atentos a todas as questões legais e preparados para responder prontamente a todas as alterações legais.
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
Uma dúvida: A versão gratuita será certificada para uso legal?
Ou seja, com essas novas exigências das Finanças, poderemos ter a certeza de que a versão gratuita seguirá as normas legais e que o nosso negócio não será prejudicado?
Ou todos os que pretendam estar legais terão que seguir para as versões pagas?
Obrigado.
Boas,
Sim, o projecto colibri vai estar sempre dentro dos termos legais. Aliás não podia deixar de o ser devido às centenas de utilizadores que estão a usar a aplicação. É um compromisso que assumimos quando lançamos o Projecto Colibri.
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
Não sei se isto é uma pergunta parva mas… o Colibri é comparável ao SAP?
Boas,
Não, SAP é extremamente complexo, e tem muitos módulos.
Gostávamos um dia de estar ao nível deles 🙂
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
Uso este programa desde Outubro de 2008.
É um programa excelente e estou muito grato aos seus construtores.
Aconselho a todas as pequenas empresas passarem a utilizá-lo.
Eu uso a versão 4 gratuita. Muito fácil de usar e responde a todas as necessidades.
Gostava de fazer um apelo aos engenheiros do Projecto para não deixarem morrer a versão 4 e fazerem uma actualização para ser legal, já que a passagem para a versão 5 implica custos e perda de dados.
Penso que não seria muito danoso para a vossa empresa e davam um grande contributo para quem usa diariamente a versão 4 e não pretende ou não pode mudar.
Façam este esforço, pois só vos ficaria bem e demonstrariam altruísmo.
Fica o apelo. Espero que sejam sensíveis.
De qualquer modo é um projecto excelente e, em português, penso que não há melhor.
Parabéns e continuem.
Se os tempos melhorarem e a minha pequena empresa crescer, prometo que serei um futuro parceiro na versão profissional.
Um adepto fervoroso do Projecto Colibri
Apesar de ser um software gratuito logo não podemos esperar muito dele. Testei-o para emitir algumas facturas por necessidade. O programa é muito lento e pesado (mesmo a abrir) e muito difícil de utilizar.Para criar uma factura simples tenho que criar separadamente o codigo postal do cliente e é muito pouco intuitivo e agradável de trabalhar. É pena que ainda haja programadores preguiçosos que se concentrem apenas nas “features” em vez da funcionalidade e facilidade de manuseio da aplicação. Apenas deixo este comentário porque aparentemente ainda tem muitas pessoas que não se importam de utilizar software de baixa qualidade e cheio de defeitos!!
Boas!
Considero que o WISEDAT Free é a melhor relação qualidade/grátis existente.
Disponível em http://www.wisedat.pt