Power Sound Editor 7.2.1 – Poderoso Editor de Som
Por vezes temos necessidade de trabalhar um ficheio de áudio e não sabemos que ferramenta utilizar. Existem várias e de vários calibres, mas gratuitas com a qualidade do Power Sound Editor, existem muito poucas.
Precisei recentemente desta aplicação para melhorar o som de um vídeo que me chegou para um trabalho. O som além de ruído, estava baixo e com um eco metálico, nada agradável para ilustrar o vídeo que o acompanhava. Usei então o Power Sound Editor.
Em tempos cheguei a utilizar bastante o Sony Sound Forge, no entanto, o peso dessa aplicação e acima de tudo o preço, foram argumentos mais do que suficientes para adoptar há uns anos este programa. Power Sound Editor é um utilitário de edição de áudio com óptimas ferramentas necessárias para gravar, editar e guardar os seus trabalhos de som.
Esta aplicação tem muito bom aspecto visual e tem vindo a adaptar-se aos modernos separadores. Sem dúvida que os autores fizeram um excelente trabalho gráfico no template. Como simples que é, permite ao utilizador um controlo e uma manipulação extraordinária, efeitos em tempo real, arrastar e largar fragmentos de som para compor, junções, remixagens directas, etc. Tudo muito visual.
O separador Home incorpora Algumas das tarefas de iniciação e ainda tem a seu cargo alguns dos muitos efeitos sonoros. Uma função que utilizo bastante, destas disponíveis neste menu é a importação do som a partir de um vídeo, mesmo que seja do YouTube. Onde podemos retirar o som/música do vídeo, trabalhar o mesmo e posteriormente voltar a adicioná-lo com outra qualidade.
No separador File, estão disponíveis mais funções ligadas à importação do ficheiro a editar.
Gravar
Power Sound Editor Free ajuda o utilizador a gravar novas entradas a partir do microfone, da placa de som, ou de outros dispositivos de input (pode gravar áudio a partir de suportes como DVD / VCD / CD Player, MP3 Player, RealPlayer, Windows Media Player, Páginas Web, conversações online, som de rádios online, etc.).
No separador Edit encontrará um leque de ferramentas que permitem um trabalho fenomenal de alteração/correcção do ficheiro de áudio.
Esta estrutura permite que de forma visual (apague, corte, copie, cole de um ficheiro, misture, misture de um ficheiro) e aplique efeitos (Amplificar, Delay, Equalizer, Fade, Flanger, Invert, Normalizar, Reverter, MultiTapDelay, Silenciar, Stretch, Vibrato, Echo, Chorus), etc...
Existe um leque imenso de ferramentas para posteriormente poder exportar o seu trabalho e gravar.
Suporte aos principais formatos
A aplicação fornece um suporte avançado para Audio CD rip e suporte para funções de gravação. Pode converter áudio de um CD/DVD para ficheiros MP3, WMA, WAV e OGG. Pode gravar a partir desses ficheiros criando um CD de áudio.
Em termos de qualidade da compressão o Power Sound Editor permite desenvolver trabalhos com qualidade de 8kHz a 48kHZ tanto em mono de 8 bits como em estéreo de 16 bits.
Com tanta qualidade, custa a acreditar que seja gratuita. A versão Deluxe desta ferramenta, apenas traz duas ou três funções extra que, a meu ver, não fazem a diferença para esta excelente oferta.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: Power Sound Editor 7.2.1 [19.38MB] Homepage: Free sound Editor
Este artigo tem mais de um ano
Descobri o software hoje quando andava a procura de algo para editar uma música para colocar no telemóvel.
É super simples de utilizar e muito intuitivo. Editei a música em poucos segundos e coloquei-a logo de seguida como toque do meu móvel 😀
Já conhecia este programa. É muito ao estilo nitropdf.
Vou testar, sendo a musica o meu hobby compulsivo. O Audacity tem dado para tudo e mais alguma coisa, se bem que tenho muitas sudades do bom, velho e descontinuado Cool Edit Pro 2.1 (que hoje em dia custa uma pipa de massa, é pesadissimo segundo constas nas análises e chama-se Adobe Audition…).
Fica um desafio ao PPLWare: Existem milhares de ferramentas de audio gratuitas, nomeadamente VSTis. Porque não começam a cobrir alguns?
O meu “estúdio” é praticamente todo baseado em software opensource.=)
O Audition há muito que substituiu o Cool Edit Pro e a meu ver muito bem. Ah e não é assim tão pesado. Pelo menos eu nunca senti problemas em quaisquer uma das suas versões.
Mas já agora, podes dizer o que usas no teu “estúdio”?
Um abraço
Tanta, mas tanta coisa… !_!;
De momento ando maravilhado com um DAW que apenas descobri recentemente pela Computer Music chamado REAPER da Cockos. É gratuito por 30 dias com opção de compra por 60 doláres, mas continua funcional sem qualquer entrave.
Caso tenham Linux, o Ardour é open source e faz tudo o que se espera de um DAW.
Quanto ao resto, tenho muitos VSTis gratuitos, sendo que de momento me divirto muito com o Synth1 ( http://www.kvraudio.com/get/214.html ), tendo concluído um remix de um jogo da SNES chamado Super Aleste cujo único elemento que não foi feito pelo Synth1 foi a bateria (usei o Battery 3 da Native instruments).
Aconselho ainda o VSTHost, é um programita freeware portável que permite testar VSTis sem termos um DAW. Essencial para andar à procura de VSTi’s engraçados.
De resto a minha base são dois programas comerciais (mas não careiros): o MAGIX Music Maker (para profissionais, é o MAGIX Samplitude, mas é bem mais caro) e o velhinho FL Studio (ex-Fruity Loops) que uso há já mais de uma década e cuja demo é 100% funcional (permitindo exportar para WAV as sequencias que fizermos!).
Espero não ter confundido muito com a resposta, para exemplos da minha música é só carregar no meu nick para abrir a página principal do Shiryu Music. Eu bem que devia fazer um update á parte do sfotware, equipamento e links, mas tenho mesmo muito, muito pouco tempo disponível desde que comecei a trabalhar a tempo inteiro. Qualquer duvida, é só perguntar.
Cá fico à espera que o PPLware comece a cobrir ainda mais ferramentas para os malucos do áudio. =)
Pronto, sente-te oficialmente convidado a aceitar o desafio de escreveres sobre áudio.
Não sou um expert, não tenho também tanta necessidade de experimentar ferramentas que façam muito mais das que tenho falado, logo faz falta ao site alguém que goste, os tais “malucos do áudio” que queiram partilhar um pouco do seu conhecimento e que queiram ajudar nessa área.
Que me dizes? 😀
Ui, eu já tenho tanto, mas TANTO trabalho… e um convite pendente para “trabalhar” no Rumble Pack… terei de ir pensar no assunto, Vítor. =)
Tem a função apenas para remoção de ruido? Tenho usado o Camtasia Studio p o efeito, mas uma app free era melhor
São muitos as ferramentas de correcção que podes encontrar.
Nem todos os VSTi’s gratuitos são bons… mas com sorte consegue-se alguma coisa até jeitosa…
Deviam haver mais comunidades Open Source dedicadas à música e deviam de haver alternativas ao Adobe Audition e FL Studio, bem como Nuendo, Sonar… etc etc… por outro lado há quem opte por usar soundfonts, mas aqui a conversa já se alargava muito mais 🙂
Uma grande verdade, ainda hoje uso soundfonts gratuitos de vários instrumentos, nomeadamente de instrumentos orquestrais. Dão sempre um jeitaço. ^_^
Espectacular!!!
Este, parece conseguir (a mim) substituir o Audacity!
É formidável… E mais não digo! 😀
À, e eu, como publico, observador, cruel, em vez de “Windows XP/Vista/Win7”, deveria ser “Windows XP/Vista/7”! 😛
Visualmente parece muito bom e mais intuitivo que o audacity, que é o meu editor preferido. Será que a nível de funções / ferramentas e a trabalhar com ficheiros grandes consegue ser superior?
Nada como testar e decidir se substitui, complementa ou desinstala 🙂
O Sony Sound Forge e capaz de ter sido dos piores programas que utilizei, e usei-o durante muito tempo 😡
Anyway este parece me que nao suporta multitrack, e se assim for nao é muito pratico, mas de qualquer maneira vou experimentar 😀
Dos gratuitos para mim o melhor é sem duvida o Audacity :p
é em PT?
Parece-me ser muito bom.
Actualmente uso o Adobe Auditon, que suporta multitrack, pena que este não suporte.