Paint.NET 3.36
Paint.NET é uma aplicação de edição de imagens e fotografia para Windows. É uma alternativa grátis e muito aliciante, não poderemos mais comparar, mesmo destacando as divergências e diferenças, com o Paint da Microsoft incluída no Windows, pois esta ferramenta evoluiu para um patamar onde o pormenor técnico é, por muitos, comparado ao Photoshop.
Vantagens como efeitos especiais, suporte para plug-ins e manipulação de layers tornam esta aplicação numa ferramenta apta para trabalhos "pesados". Se é um amante de fotografia digital ou gosta da manipulação e criação digital pode melhorar as suas imagens utilizando funções como: ajuste de níveis, ferramentas de anti-aliasing, blur, remoção de olhos vermelhos e muitas outras.
O programa foi escrito em C# sob a alçada de um projecto da Washington State University (WSU) em 2004. Este teve o apoio e patrocínio da Microsoft que ofereceu assistência e suporte nas ferramentas de desenvolvimento. Pode também ser usado emo Linux através do projecto Mono.
Conversão para Mono
Miguel de Icaza converteu parcialmente o Paint.NET para Mono, uma implementação em código aberto do Common Language Infrastructure na qual o Microsoft.NET se baseia. Possibilitou assim executar o programa em Linux ou noutras plataformas suportadas pelo Mono.
Apesar do estado incompleto da conversão e da não disponibilidade de ficheiros binários (executáveis), a funcionalidade da conversão fez Icaza acreditar na viabilidade do projecto tendo em vista o pouco tempo e esforço necessário para esta primeira tentativa. Em maio de 2007, iniciou oficialmente um projecto para conversão.
Esta versão foi sujeita a várias alterações que podem ver mais aqui.
Para utilizar esta ferramenta necessita de ter o .Net Framework 2.0 instalado.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista Download: Paint.NET 3.36 [1.60MB] Homepage: Paint.NET
Este artigo tem mais de um ano
Excelente software….
Alternativa para Linux?!
cumps 😉
Acho que considerar o paint.net uma alternativa ao paint da microsoft não é muito abonatório para o programa pois é considerado por muitos como uma alternativa credível para o photoshop (para utilizadores comuns, não profissionais, é claro).
Bastava citar a funcionalidade de camadas para ver que nada tem a ver com o Paint, tirando o nome é claro.
Por acaso nunca fui muito com o paint.net (questão de gosto), mas que tem funcionalidades excepcionais disso não tenho dúvidas.
Aproveito para sugerir um programa freeware que nunca foi aqui analisado e que é um dos editores de imagens mais intuitivos e bem feitos que eu conheço: o Photofiltre.
É desenvolvido por um francês com nome português!!!: Antonio Da Cruz
O link para download diz ‘ not found’.
Este já funciona. http://www.dotpdn.com/files/Paint.NET.3.36.zip
@Silvio Horta
Corrige o link. Tem um ‘p’ a mais, por isso não dá
Abraço.
Sílvio, corrigi o link 🙂
@ José Gaspar
Era o ‘p’ a mais sim, obrigada.
Obrigado Ana 😀
massa o prog =D
Apesar de já ver os posts de actualizações do Paint.NET há muito tempo acho que o Luís Bastos tem toda a razão. Eu uso o Paint.NET mais como alternativa ao Photoshop do que ao Paint: tem sistema de camadas (o que já bastaria para ver que não tem nada a ver com o paint), tratamento da luminosidade/contraste/saturação/níveis de cor/(…)., dezenas de efeitos, um sistema de selecção muito avançado, etc.
Apresentar como uma alternativa ao Paint da Microsoft é uma comparação muito mázinha, penso que deviam rever o texto.
Quanto ao programa, excelente! Há tempos que estou para aprender a mexer com o Gimp por ser Software Livre mas já estou tão habituado a este que deixo sempre para amanhã : )
Sim, de facto pela sua evolução e pela sua qualidade terei de rever o texto, hoje em dia o Paint.NET é muito mais que um editor simplista de imagem.
Seguindo a sugestão do Luís Bastos e do Miguem Jeri, acrescentei mais pormenores ao texto, recolhendo da Wikipedia alguns dados importantes. Estas alterações fazem aumentar o fosso que separa o Paint.NET de muitas outras aplicações.