Opera 10.0 Build 1413 Alpha
O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer, há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.
Para quem o acompanha , o Opera mostra e oferece tecnologias inovadoras na navegação web. Está claro que é uma questão de marketing que atira para uma escolha secundária o que provavelmente será o melhor browser da actualidade.
Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.
Características:
Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:
- Bloqueio de pop-up e conteúdos
- Navegação por separadores
- Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
- Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
- Navegação/leitura de conteúdos por voz
- Cliente de correio electrónico
- Leitor RSS
- Cliente IRC
- Gestor de passwords
- Gestor de contactos
- Zoom e enquadramento automático
- Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
- Preenchimento automático de formulários, etc.
Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.
O Opera e a história
Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.
Um browser actual e moderno
A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.
Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10. Explorando algumas das novas funcionalidades:
- Procura rápida - não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
- Opera Link - este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
- Novo motor do browser - fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
- Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
- Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
- Superior suporte para os tão referidos Web standards.
- Resultado 100 no Acid3.
Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.
O que há de novo na versão do Opera 10.0:
- Novo motor Presto 2.2
- Melhor performance
- Perfeição 100/100 no Acid3 test
- Nova função auto-actualização
- Corrector ortográfico
- Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
- Implementados Widget em Linux
Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.
Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Opera 10.0 Build 1413 Alpha [8.34MB] Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente o que gosto mais no opera 10 é poder mostrar a instalação a um amigo e não ter vergonha pela fraca qualidade das imagens 😛
O ponto fraco é mesmo não avançar com propostas pessoas para o css3, que deixa muitas coisas para trás, coisas que o safari, o firefox e o chrome já têm.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
vou testar, de novo.
http://www.delaorden9.com
Eu por acaso até quero mudar para o Opera. Mas em termos de downloads… Existe alguma coisa como o flashget ou downthemall?
Já há alguns anos que uso este maravilhoso programa! Adoro-o, não há nenhum Firefox, nem Chrome que mo possa substituir. Por acaso tenho tido muitas discussões com os meus amigos por causa de browsers, nas quais, como é obvio, argumento sempre a favor do Operazinho, sendo o único factor que acho negativo neste quase perfeito browser, é o facto de não ter uma licença pública, isto é, open source.
É sem dúvida o meu preferido desde há muito tempo, talvez 3 ou 4 anos. Bastante rápido, grava as passes e sincroniza os favoritos.
Ainda assim não é perfeito, e as versões beta e alfha 10 têm algumas diferenças em relação ao Opera 9, que me fez voltar a usar este. Já o 9 me tinha feito abrir algumas páginas no Firefox, caso do Microsoft Exchange que serve para abrir o mail da empresa em casa e que dava um jeitão o gravador de passwords do Opera, que com um ctr enter estava dentro do mail, tal como fazemos para todos os outros. A diferença é que para o Microsoft Exchange só o Opera gravava, nas versões anteriores o 9. Neste momento tenho que abrir no Firefox, tal como os bancos on line, muitos deles incompatíveis com este browser. Em tudo o resto é sem dúvida o melhor.
Valeu pela dica.
O Opera é nota 10!!!
até curto o opera, é rapido
mas como web developer não posso abdicar do firefox
http://www.tagravado.com
@Eduardo Silva
O cliente de email do Opera suporta IMAP, porque não usá-lo para aceder aos
emails?
Não posso confirmar mas acho que a único “problema” é mesmo o facto de ser
necessário adicionar a lista de contactos manualmente ou deixar o Opera
adicionar os contactos automaticamente à medida que os mesmos são usados.
O problema com os bancos é exactamente qual?
Login?
O meu problema com os bancos é na navegação de menus posterior ao login… No login não tenho problemas 😉
\o/
@LuísG
E quais são exactamente esses problemas e sites?
Se eu visitar um desses sites sem fazer login, o mesmo acontece?
Ou só depos do login é que os menus ficam com problemas?
esse lixo inda está em alpha?
Bem… a ver se quando sair a versão final é pelo menos tão bom como o Microsoft Internet Explorer e o Firefox! Porque se é para continuar a mostrar as páginas com uma péssima qualidade vou adiando a sua utilização por aqui… sim porque para mim browser a sério tem pelo menos de mostrar os sites normais… normalmente e não estar tudo trocado como tem sido até agora. Pode ser que melhore.
O site do Crédito Agrícola, passe a publicidade… Depois do login os menús ficam inactivos, antes funciona tudo bem…
\o/
“O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer, há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.”
E o Chrome? E o Safari? Ai estiveram mal…
“Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis”
Talvez, mas aí todos sabem que o Firefox é imbatível…
“Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados”
Em 4 browsers que tinha no meu PC este foi o primeiro a ir embora…
@ ĴŭÅōŎō Ⱥ.Ʀ
Não concordo com a tua opinião. Isso só mostra que tipo de pessoa és…
@ YuY:
Os sites em questão não são mal interpretados pelo Opera. Como Web Developer tenho a perfeita noçao que o Opera segue todos os standards.. E o mais rapido e mais perfeito browser no que toca a Javascript (se duvidam visitem http://www.dhteumeuleu.com e comprovem todos os browsers). Os unicos problema que se apanha no Opera e o facto de que, nao se tratando de M$ product, xauxau ActiveX e como o seu uso e baixo (em comparação com outros browsers) a atitude de 90% dos web developers (infelizmente tb sendo a realidade na empresa onde trabalho) “cagam um pouco de alto”, passo a expressão, para o Opera tomando uma atitude de “Se funciona em IE, FF e Safari, ta bom.. siga para o próximo..”
Lamento contraria-vos, mas o problema nao e o browser, mas sim os sites!
Em relação ao Opera em si, epah.. Fantástico browser.. muito superior a todos os outros.. so falha pela pca quantidade de plugins. Mas acredito que essa “falha” se deva à pouca proliferação do produto!
Bem haja!
@LuisG
Sendo assim não posso testar mas ainda assim deixo uma tentativa de ajudar.
Nos sites bancários que utilizo especifico sempre as definições para o domínio e nunca para o url actual já que em certos sites, é necessário identificar o Opera como outro browser e se o fizermos para o url actual irá provavelmente criar problemas.
É triste mas o Dramos no post acima explica-o bem…
Sugiro o seguinte:
no site em questão, clicar com o botão direito do rato e no menu que aparece, escolher “Editar Prefeências do Site…”
No separador “Geral” | “Site”: colocar “credito-agricola.pt”
No último separador existe uma opção para identificar ou mascarar como outro browser, aí é ir tentando as várias opções para ver se resolve o problema mas é importante ter em atenção que, cada vez que abrimos o diálogo o “site” representa sempre o url actual e não o que se quer “credito-agricola.pt”, por isso cada vez que se muda o id, muda-se esse campo também senão irá criar conflitos.
Gostava de poder ajudar mais mas sem fazer login, estou de mãos atadas.