OpenOffice.org 3.2.0 RC3
O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.
O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.
O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).
Do pacote de aplicações o utilizador poderá usufruir do Writer, uma versão na peugada do Word, do Calc, em alternativa ao Excel, Impress para PowerPoint, Base para uma aproximação ao conhecido Microsoft Access e ainda do Draw, um editor de imagens, e do Math, editor de fórmulas matemáticas.
Todas as funcionalidades e últimas alterações aqui neste link.
Licença: LGPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: OpenOffice.org 3.2.0 RC3 [149.28MB] Download [linux]: OpenOffice.org 3.2.0 RC3 [167.21MB] Download [mac]: OpenOffice.org 3.2.0 RC3 [168.84MB] Homepage: OpenOffice.org
Este artigo tem mais de um ano
Download [win]: OpenOffice.org 3.2.0 RC3 [1498MB]
1498???
Nem pensar 😀 Isso é só lá para o ano 2037 é que o OO terá esse tamanho.
Obrigado pela reparo.
Uma pequena correcção. A versão Windows não tem 1498 mas sim 149.8 MB 😉
De resto, impecável. Vou testar 😀
Cumprimentos
Já não uso MS office já a alguns anos…
Fui primeiramente obrigado a usar profissionalmente(ja usava em ambientes linux, e por vezes o Staroffice quando estava em solaris) e agora sinceramente para o uso que dou chega bem…
faço tudo o que quero e não sinto mesmo falta do MS office.
A única coisa que acho que deviam apostar também é no VISIO… não conheço nenhum programa que chegue aos calcanhares do MS Visio, e esse é um programa que uso muito para fazer desenhos de redes… mas pronto pode ser que com o tempo eles vão la..
Se alguém conhecer algum programa ao nivel do VISIO(já conheço o DIA), por favor partilhe.. :=)
http://www.osalt.com/visio
Existe o Kivio bastante semelhante ao Visio… da suite koffice
tem 1 problema, o desenvolvimento ficou congelado na versão 1.6.3 (actualmente esta na 2.1.1) e sera necessario faer download da 1.6.3 para incluir o kivio, caso contrario, vem apenas os restantes programas (kwriter, etc…)
Penso que no ubuntu esta disponivel via synaptic, mas não tenho a certeza..
http://www.koffice.org/kivio/
http://www.koffice.org/download/
Cumprimentos
É mt porreiro para quem não quer gastar $$$ mas tenho é um problema, pois não sei trabalhar com macros e tinha um ficheiro que utilizava em office com macros e ao abrir ele não reconhece as macros e não tenho ninguém que me ajude a fazer em calc o que me deixa triste, mas não perdi a esperança de voltar a usar este ficheiro.
Parceiro o OO não suporta VBA (as macros são feitas em VBA)….
Tens k descobrir o que as macros em questão faziam e fazer o mesmo e BASIC (acho k é esta a linguagem do OO…
EU pessoalmente estou tolo para que eles suportem python e ai sim mudo pro OO (e faço o port das toneladas de VBA code que tenho nos meus ficheiro M$ Office)
Trabalho com macros em excel e até a versão 2003 do MS Ofice são compatíveis com Open Office. A partir da versão 2007 é que surgiram algumas incompatibilidades.
Até na versão de Linux o open office suporta macros VBA!
Podes explicar melhor qual o problema que tens?
RMP, já testou o Go-OO?
http://go-oo.org
É uma versão do OpenOffice.org customizada pela Novell, que possui um suporte muito bom para macros VBA, entre outras coisas que a versão “padrão” do OO.org não possui.
O OpenOffice.org, pelo menos no Writer e no Calc, dá coça ao MS Office e da forte. O Word e o Excel são uma PORCARIA comparados com o OpenOffice.org.
Porcaria? Com certeza diz isso por algum motivo pessoal contra a Microsoft, só pode ser isso. Word e Excel são excelentes softwares no que se propõem a fazer e ainda são bastante intuitivos e fáceis de usar. OpenOffice não gosto, e não vou usar simplesmente por ser “cool” utilizar um pacote office gratuito.
Nem 8 nem 80… estás a acusa-lo de ser Anti-MS, mas depois fazes um comentário Pró-MS….
Deixem de ser fanboys… ambos os softwares são excelentes.
Excepto quando queres fazer copy paste no excel.
E quando queres ter auto complete ou thesaurus no word…
Só a título de exemplo, que é para ver quem é fanboy aqui…
Mas quais cool qual carapuça? Cool é ter um iPhone! E diz o que diz porque, lá está, não usa o OpenOffice.org. Eu usei durante muitos anos o MS Office e uso o OO.o há três ou quatro e não há volta a dar: o writer e o calc são melhores. E não é por ser gratuitos nem nada disso, é simplesmente por terem mais funções e serem mais fáceis de utilizar. Mas de longe! Quer comparados com o MS Office 2003 quer com o 2007/10.
Nem sabes o que dizes, nem dizes o que sabes!
Tu é que é lindo uma beleza!!!
boas, tive a instalar e reparei que esta tudo em ingles, fiz alguma coisa mal ou nao há versao em portugues?
Fizeste alguma coisa de mal.
Já agora, os dicionários são como no Firefox: extensões. Encontram-se facilmente no site deles.
E continuo com a minha: nem sabes o que dizes, nem dizes o que sabes; o JMCS não se refere ao dicionário, mas sim ao programa em si. Se soubesses alguma coisa disto, sabias que esta versão ainda não há em PT; pelo menos a versão que está disponível em PT é a 3.1.1
“simplesmente por terem mais funções e serem mais fáceis de utilizar.”
Será que conheces todas as funões do Office?
E tu continuas com a tua: tu é lindo uma beleza!!!
Mas ca ganda troll que me saiu na rifa.
Eu até acho piada ao factor OpenSource, dá jeito sem dúvida, mas não consigo usar esta aplicação como padrão, já tentei diversas vezes, mas nunca é 100% compatível com os trabalhos que recebo feitos em MS Office 2007.
No Word, por exemplo, tudo o que tem imagens e gráficos ao abrir em OO fica tudo fora do sitio, completamente desformatado. Índices automáticos a mesma coisa. Se alguém me explicar se há alguma solução para isto eu até passo a usar OO, só o facto de ocupar menos espaço já me agrada. Ah, ao contrário, do OO para o Word, acontece-me o mesmo.
O writer é um lixo. Estava eu trabalhando com um arquivo, a cada alteração no arquivo eu apertava as teclas ctrl+S para salvar, pareceia que estava salvando, terminei de fazer minhas atividades, dei um alt+f4 e fui copiar para o pendrive o arquivo que eu estava anteriormente trabalhando, logo, fiu ate a minha pasta e la se encontrava apenas o arquivo original sem as alterações que eu tinha feito, procurei de todas as formas nos proprio localizadores do linux e em modo texto tambem, e nao encontrei o arquivo com as alterações que tinha feito. Por fim, sai com o prejuizo, de ter que fazer tudo de novo.
O interessante é que no Microsof Word isso nunca aconteceu, logo será que o Writer é tao bom assim, será que é uma ferramente tao poderosa assim, como dissem por ai. Parece-me que nao, o write é uma enganação uma bela propagando, como todo o Linux é, apenas uma propagando, se você foi trabalhar com ele seriamente, tentando cumprir prazos, tendo responsabilida, logo verifcará que o linux, o Broficce, e todas os demais softwares livres são um lixo.