OpenOffice.org 3.1.1 Final
O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.
O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.
O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).
Do pacote de aplicações o utilizador poderá usufruir do Writer, uma versão na peugada do Word, do Calc, em alternativa ao Excel, Impress para PowerPoint, Base para uma aproximação ao conhecido Microsoft Access e ainda do Draw, um editor de imagens, e do Math, editor de fórmulas matemáticas.
Todas as funcionalidades e últimas alterações aqui neste link.
Licença: LGPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: OpenOffice.org 3.1.1 Final [150.18MB] Download [linux]: OpenOffice.org 3.1.1 Final [175.53MB] Download [mac]: OpenOffice.org 3.1.1 Final [171.09MB] Homepage: OpenOffice.org
Este artigo tem mais de um ano
A muito que uso ele, ainda tenho a versao 3.0..
Vou atualiza-la!
Obrigado.
E para pt-pt?
Instalei aqui, é em ingles…mas acho que da pra baixar o language pack, so tenho ue ver onde..
Gosto muito e uso a versão em português chamado BrOffice, ele é muito bom e tem umas ferramentas interessantes como a de salvar o arquivo direto em PDF e é a unica suite Office que já possui incluida o verificador ortográfico VERO que é a atualização do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
O Link do BrOffice é http://www.broffice.org/
Muito bom mesmo.
Boas. Nunca usei, mas tenho andado a pensar nisso.
Mas queria saber umas coisas (que agora não tenho tempo de andar a experimentar).
Tem ferramentas do género do tipo dos separadores referências e revisão do word? Tendo principalmente toda a gestão de bibliografia, indices, legendas, etc?
O editor de equações é “semelhante” ao word?
O editor de equações é menos visual do que o da MS mas é muito mais rápido depois de perceber o funcionamento (muito idêntico à escrita de fórmulas em LaTex). É perfeito para escrever um relatório com algumas equações.
Para documentos mais longos é bem mais lento que a concorrência.
Gostaria de saber se algué tem esperiencia alrgada no uso de ODF entre OO e MS Office. Eu sei que o Office 2007 depois do SP2 suporta o OD (OpenDocument) e já abri alguns documentos num e noutro, o que queria saber é se com documentos mais complexos, num contexto empresarial é viavel a utilização do OD entre utilizadores uns com OO outros com Office 2007 SP2. Agradeço desde já alguma ajuda.
Pt/Pt?
Versão PT-PT 3.1.0
http://pt.openoffice.org/download/download.htm
PT
http://openoffice.caixamagica.pt/stable/3.1.0/OOo_3.1.0_Win32Intel_install_pt.exe
Este Office é espectacular e gratuito, mas para mim só lhe encontro um problema (o que me faz continuar a usar uma versão “manhosa” do Microsoft Office). É o seguinte: no scalc(excel) quando uma fórmula dá erro aparece na célula “err:x”, mas o problema está quando usamos o valor desta célula com erro noutra célula, ou seja, se houver uma outra célula dependente do valor desta célula com erro o Scalc considera o erro como se fosse 0 (zero), enquanto que o Excel considera erro (NUM#).
Isto é muito importante porque no final de uma folha de cálculo complicada os resultados serão diferentes e, quando temos um 0(zero) não se sabe onde, é dificil descobrir o erro e é necessário verificar quase todas as células à procura dele. No caso de excel ele mete NUM# em todas as células com erro e todas as outras desta dependentes.
Acho que seria fácil corrigirem este erro no OpenOffice, mas ele tem-se mantido desde as versões originais.
Portanto cuidado com as contas. Só por isto é difícil de confiar nos resultados finais de uma folha de cálculo.
Se há produto da Microsoft que vale o dinheiro investido o Microsoft Office é um deles. Para mim, dos melhores pacotes que existem. Para utilizadores avançados não me parece que o OpenOffice seja alternativa.
Concordo plenamente, porem não vejo porque é que raio nas escolas (magalhães e afins) continuam a insistir no Microsoft Office e porque é que raio no governo se insiste em Microsoft? (Pronto, está bem, para dizer que foi erro informático quando algo corre menos bem).
Pois apesar de muitos computadores terem sido distribuídos (alguns a 50€) não foi para todos, e quem tem de comprar um computador tem que comprar a licença. Temos este excelente exemplo que cobre cerca de 80% das necessidades do utilizador “comum” fazer trabalhos da escola (o tradicional Word) ou pequenas apresentações (o tradicional PowerPoint).
Quanto ao preço das licenças do Office da Microsoft, nem acho que estejam muito caras, mas tem tantas funções que não são utilizadas será que vale mesmo a pena?
ola.
Sobre este programa só posso dizer maravilhas.
Não preciso de mais nada em termos de office….
Corretor ortográfico perfeito. Visitem o site da SUN e vejam a suite de produtividade apresentada.
No meu escritorio e para já só mesmo XP da Microsoft. De resto tudo é livre. Alem de uma suite de produtividade avançada a custo zero tudo está licenciado….
Sobra dinheiro para doar aos desenvolvedores. E o mundo avança.
Para pensar: Os monopolios são a destruição dos mais pequenos.
Pelo menos no mundo informatico temos muitas opções para que nada seja monopolio.
Abraço.
Boas pessoal! Será que me podiam ajudar…
Ao abrir qualquer documento do openoffice, aparece um pequena caixa de dialogo com o seguinte erro: “RegisterServices, configureUcb”.
Que posso fazer para resolver isto!??
Obrigado
Cumps