Open Office 2.2.0 RC4
O OpenOffice.org é uma ferramenta bastante conhecida, além disso é umas das melhores alternativas ao Microsoft Office com o rótulo de gratuito. Este software é compatível com o Office da Microsoft, é leve e fácil de utilizar. Esta suite de produtividade, usa uma aparência amistosa, tipo MS Office. Para uma melhor adaptação à nossa língua sugiro-vos uma visita ao OpenThesaurusPT, esta dica foi-nos deixada em versões anteriores pelo António Miguel Dias, certamente será de uma mais valia inegável.
Licença: LGPL Download [win]: OpenOffice 2.2.0 RC4 [96.78MB] Homepage: OpenOffice.org
Este artigo tem mais de um ano
Vamos ver se é a quarta (aparentemente, eu vou continuar a dizer o mesmo enquanto isto continuar)
___
“Licença opensource” ???
Opensource não é nenhuma licença, não me levem a mal mas eu estou sempre aqui a dizer o mesmo e parece que não aprendem ou não querem aprender… a licença desse projecto tal como esta no faq é a GPL… existe uma licença que por acaso se chama open software, mas parece que não esta a ser usada em nenhum software relevante.
Vou explicar, o termo opensource pressupõe que o codigo fonte (source code) do programa/script seja distribuido, não faz com que o software seja gratis e nem da liberdade a quem quiser de o alterar e distribuir, dai a necessidade de se criarem licenças como a GPL, bsd,etc. Estas licenças permitem alterar o codigo e distribui-lo de forma gratuita (sem pagar nada aos originais do projecto).
Pontos a reter:
1) Opensource significa apenas codigo aberto, um programa opensource pode ser cobrado. Por si o seu codigo não pode ser alterado nem distribuido.
2) Software livre impõe que o codigo seja aberto já que tem que ser possivel altera-lo e distribui-lo por terceiros, com custos acrescidos ou não.
3) Pode ser software livre e continua a necessitar de ser pago, nem que seja o seu pacote ou suporte.
4) Opensource não é software livre
5) Software livre não é software gratis
6) Software gratis não significa que seja opensource nem que tenha licença livre.
Free software usado em inglês é um termo ambiguo que pode significar “livre” ou “gratis”, mas o verdadeiro significado do free aqui é de liberdade.. liberdade de se modificar o codigo e distribui-lo se assim o entendermos.
Vamos ver se é desta…
—
x4
Acho incrivel como é que após esta explicação (já por 3 vezes, com esta quatro) ainda continuem a colocar a “licença opensource”… No caso do openoffice a licença é LGPL e não GPL como no texto.
@ CoolMaster
Se quiserem uma explicação “oficial” eu escrevo-a e até faço desenhos. Acho incrivel como num forum de tecnologia, onde o objectivo é ser informado e aprender tenham simplesmente ignorado o que venho aqui dizer há imenso tempo e continuem a apresentar informação pouco precisa quanto a este assunto como se fosse uma coisa “normal”.
CoolMaster
Uma questão pro pobo:
Alguem me diz como “chamar” o kmplayer (ou outro programa activo) do system tray apenas com o teclado?? ps: sem software de controlo do tray.
Obrigado
Um abraço
@nrocha
Calma aí jovem… e se estiveres errado?
Faz calma, se tiveres razão eu próprio faço questão de o dizer, se estiveres errado pelo menos o site está certo.
Não andamos aqui a dormir e levamos a sério os teus e os comentários constritivo de todos os visitantes. Mas eu fio-me muito pelo que que leio e aprendo, sigo o que acho correcto para depois poder pedir explicações a mim e só a mim.
Podes sim fazer uma noticia desenvolvida sobre esse assunto, para eu e muitos que possam estar enganados verem o teu ponto de vista. Aceitas?
@ Vítor M.
Aceito, mas não estou errado…
Mesmo que não saibas as diferenças entre software livre e opensource (que não é licença) os proprios sites dos programas que estas aqui a colocar com a licença “opensource” têm descrito as licenças como GPL e LGPL, que por si obrigam o programa a ser opensource mas isso não faz com que a licença seja opensource.
Mas então eu posso desenvolver algo e envio-te, depois decides o que fazer, se publicar ou apagar.
@ Oh nrocha
És o maior anormal que passou por este forum nos últimos tempos…….
Arrogante e e achas te sabedor da verdade plena e total…
Deves ser um infeliz…..
Opá fica lá com essas explicações exaustivas e bíblicas pra ti…..
Deves ser daquelas pessoas que nem te podem ouvir no dia a dia, e vens pra estes foruns espalhar a tua arrogância….
Usa um saco de plástico, e grita lá pra dentro..
Que anormal..
@ Martins
? Pelo teu comentario es tu que deves ser infeliz e que te apetece insultar os outros pelos foruns…
Não sei, é so o que me parece.. eu não ofendi ninguem… Expliquei a razão de discordar por completo sobre a licença e sei que em relaçao a este assunto estou correcto.
Se tu não gostas de aprender isso é contigo. Eu gosto e acho que a maior parte das pessoas daqui tambem gostam, se explicar os factos e estar confiante sobre o que se fala é arrogancia então sou arrogante.
Se achas que explicar algo +- de forma completa é ser-se anormal, então eu tambem sou anormal…mas fico com a certeza que tu es burro e antes não ser normal do que ser burro.
Quando estou errado gosto que me digam isso e usem argumentos para tentar contradizer o que eu digo, se tu gostas que as pessoas sigam a manada, ok.. so demonstra que es burro e sem poder critico.
Supostamente os comentários nesta página destinam-se ao Open Office 2.2.0 RC4. Quanto ao erro (ou não), a explicação sairá brevemente num artigo publicado aqui no Pplware. Aí quem estiver contra que se manifeste. Ainda assim acho incrível como um detalhe aparentemente tão irrelevante pode trazer até estas consequências.
Mais uma vez que digo que esse tipo de brigas não se discutem aqui.
@nrocha, meu caro
Não abuse da paciência de quem aqui anda para ajudar, aprender e por aí fora.
Nem sequer refiro que o pplware é um site de primeira água.
Mais, amigo: você não tem razão naquilo que disse. Mas se pensa que tem, o problema é rigorosamente seu.
Porra. Esses moços aí de cima são mesmo engraçados.
Um tem as suas ideias e quer expo-las aqui. Tudo bem desde que vá com calma e ordem. O outro anda para aí a mandar bocas a tudo o que lhe apetece. Uma é porque o post na lhe agrada, outra á porque isto ou aquilo…etc…etc…
@Martins
Assim não tem graça. Porque nunca me lembro de ver algum comentario teu ( de jeito ) aqui. Andas sempre a criticar as ideias de cada um e pior. De uma maneira severa e inculta. Agora quem se passa contigo sou eu. TU É QUE DEVES SER O INFELIZ E ARROGANTE NESTA HISTORIA TODA. Para nos alegrar presenteia-nos com tua ausencia. Obrigado.
Abraço.
o que o nrocha disse é verdade.
A licença do OpenOffice n é OpenSource é LGPL . isso é mencionado no próprio site do OpenOffice.org :
Licenses
OpenOffice.org uses the LGPL (GNU Lesser General Public License). For documentation and website content not intended to be included in the product, we use the Public Documentation License (PDL). Our License page provides more information on our licenses and on our policies regarding the application of those licenses. As well, our we have several FAQs dealing with licensing.
Software Livre implica ser Open Source, mas o contrário é mentira.
@Martins
Aprende alguma coisa sobre civismo e dps sobre o assunto antes de falares.
@ m4n_in_bl4ck
Precisamente por este ser um topico sobre o oo.org é que se fala que a licença descrita para ele esta errada.
@ Oh JOSÉ GASPAR
Acho que não vais ter essa sorte……
Democracia sabes……. ah pronto, não deves saber………
é a discutir ideias que se faz luz mas com calma avancemos
@Martins
Pelo que tenho visto tu é que não sabes o que é democracia. Mas tass bem.
Abraço.
Oh @Martins
Já agora explica lá a tua teoria sobre o post em questão para podermos comparar com a do nrocha e depois de discutir as duas tirar conclusões, isso sim era Democrático . Mas tu deves ser daqueles que confundem liberdades Democráticas com Abuso e falta de respeito pelos outros. Democracia entre outras coisas quer dizer a voz do povo, e não o insulto dos cobardes .
Sem Mais
Carlos
Calma, e não é com insultos que a coisa vai lá…
Não sei tudo, longe disso, mas quero ter algumas certezas, e se realmente for como diz o nrocha e o iGama eu corrijo com todo o prazer… deixem-me só travar umas quantas dúvidas com o insular do Pplware, já voltamos a falar nisso 😉
Mas não é por ter 200 vezes a mesma coisa que eu dou o braço a torcer, não, é apenas quando eu aprender a verdade dos factos. Pá sou assim, sei lá se é defeito ou feitio 🙂
E afinal, no que é que ficamos, é ou não é, umas das melhores alternativas ao Microsoft Office?
Obrigado por este belo blog, que muito me tem ajudado, queria expor uma questão.
O Open Office, pode ser usado para fins comerciais e se não9, como o posso licenciar?, terei que ter uma licença pra cada computador, ou uma dá para vários.
Agradecia ajuda,
Obrigado