NetSpot: uma micro revolução na gestão de redes Wi-Fi
Apontar uma revolução quanto ao Wi-Fi não é tarefa fácil mas, nos dias de hoje, é o que o NetSpot se compromete quando nos oferece um variado conjunto de ferramentas que vão fazer a diferença, sejamos profissionais sejamos utilizadores comuns, no que toca ao melhoramento de uma rede sem fios.
Análise, deteção e diagnóstico de problemas de rede sem fios e orientação visada à resolução definitiva são os pilares desta aplicação que promete ajudar e micro revolucionar como nunca se viu até agora.
A quem se destina o NetSpot?
Qualquer espaço, seja ele a nossa casa ou o escritório, devido à difusão da Internet via wireless terá/deverá de ser configurado como uma rede. E se adicionarmos ainda o facto de que a Internet não se ficar somente pelos computadores e que cada vez mais se acede via smartphone ou tablet e por múltiplos utilizadores em simultâneo é normal que comecem a surgir problemas, sejam eles de configuração sejam eles de qualidade de sinal ou, nalguns casos, os dois tipos de problema em simultâneo.
O leitor deste artigo, não importa se se trata de um utilizador doméstico ou profissional, pois em muitos casos o mais provável é termos de recorrer a ajuda técnica mais especializada na configuração e resolução de problemas ligado a redes sem fios.
O que é o NetSpot
Existem muitas alternativas do género à disposição, é certo, mas hoje centrámo-nos numa ferramenta que pela sua especialidade e taxa de sucesso quase que nos obriga a fazer este artigo, o NetSpot. Estamos perante uma aplicação de maior cariz profissional, orientada para a pesquisa de redes Wi-Fi, análise e resolução de problemas que as mesmas poderão apresentar, sempre com o intuito de aumentar a performance do Wi-Fi.
Tão intuitiva quanto fácil de usar, mostra desde cedo as suas vantagens ao não ser necessário ter conhecimentos nível «DEUS» para melhorar o nosso Wi-Fi, seja na sua casa ou no escritório. E isto sem necessitar de equipamentos especiais. Apenas é necessário um Mackbook com o Mac OS X 10 ou superior ou então um PC com o Windows 7 ou superior. Esta aplicação trabalha com qualquer rede 802.11, seja a antiga 802.11b standard ou a mais recente 802.11ac standard. Está disponível para Mac e Windows, com a vantagem de que com o mesmo código poderá ativar as duas plataformas.
Resumidamente, o NetSpot é o software mais simples de análise de rede para Mac ou Windows. É essencial que se disponha de uma análise sólida e fiel do local e assim como saber qual a performance da frequência de rádio existente. E para isso bastam apenas alguns cliques para que se consiga carregar a planta ou um mapa da área de trabalho antes de dar início ao processo de análise.
Como funciona?
Para iniciar, basta indicar onde se encontra exatamente no mapa e o NetSpot começa de imediato a medir o sinal de wireless. É possível ao utilizador deslocar-se pela área onde se encontra e ir recebendo informações acerca do Wi-Fi por toda a área.
Um reconhecimento de área é essencial pois é ele que vai sustentar e determinar a viabilidade de implementação de uma rede numa determinada área, assim como encontrar os melhores sítios para instalação de antenas ou dos pontos de acesso, assim como ajudar na escolha de equipamentos a comprar.
Com este levantamento de informações relativas à rede wireless do local que necessita torna-se mais fácil trabalhar para construir uma rede sólida e sem perdas de sinal. É com estas informações que é possível recolher e analisar dados como a perda de sinal, descobrir fontes de perturbação de sinal (ruído), localizar pontos de acesso eficazes, entre outras informações.
Diagnóstico
Para que se possa aumentar a eficiência, a rede de Wi-Fi necessita de pontos de acesso, também conhecidos por Hotspot, corretamente localizados e canais de wireless efetivamente bem atribuídos para evitar perturbações e cruzamento de sinal. O mapa visual do Wi-Fi que se obtém com o NetSpot permite visualizar todas as “zonas mortas” sem cobertura e otimizar a localização dos hotspots. É possível ajustar a carga dos canais e assim decidir como usá-los melhor.
O NetSpot também se apresenta como uma excelente ferramenta de pesquisa e de análise para depois se iniciar o trabalho de planificação da rede de wireless. São passos muito simples, basta carregar o mapa da área desejada, recolher dados relativos à rede wireless e depois o NetSpot elabora um mapa térmico com todos os dados recolhidos da da rede instalada.
A visualização de cada canal separadamente torna-se muito fácil. O NetSpot também permite escolher os canais para novos hotspots wireless com o mínimo ratio de sinal-para-ruído (signal-to-noise).
Com a introdução de novas janelas de visualização de Resolução de Problemas, é possível de forma fácil e rapidamente identificar a conectividade e problemas de interferência, encontrar fontes com ruído excedente, resolver problemas de configuração do Wi-Fi, e obter conselhos profissionais em qualquer questão visualizada pelo NetSpot Pro.
Modos de exibição
O NetSpot oferece mais de 15 tipos de exibição do mapa de calor, ou seja, mapas que ajudam a resolver problemas e gerir as configurações de Wi-Fi. Ajuda a analisar cada ponto de acesso, o NetSpot pode escalar a partir de um único utilizador a todos eles, com os incríveis detalhes de um verdadeiro perito em redes sem fio:
- Estudos Passivos
- Relação sinal-ruído
- Nível de sinal
- Número de pontos de acesso
- Nível de ruído
- Relação sinal-interferência
- Cobertura de banda de frequência
- Cobertura modo PHY
- Pesquisas ativas
- Teste de desempenho com Iperf 3 ou com servidores de teste de velocidade customizáveis
- Velocidade de carga e descarga
- Velocidade de transmissão sem fios
- Carga, descarga e flutuação Iperf
Vídeo
Conclusão
O NetSpot também é uma ferramenta muito útil e eficaz em questões relacionadas com a segurança de rede. Sempre ouvimos falar de intrusos em redes wireless, alguns apenas para obtenção de sinal de Internet mas também de utilizadores mais maliciosos que poderão atentar à segurança da rede e dos dados que por ela circulam. Mas com o NetSpot é possível localizar e eliminar pontos de acesso que não sejam autorizados, identificar na rede postos de trabalho a quem estaria vedado o acesso, impedir interferências causadas pela existência em simultâneo de vários canais e reduzir os alertas emitidos por tentativas de intrusão.
Um trabalho eficaz na área da segurança permite que se travem as fugas de sinal e assim manter uma rede wireless sólida.
Qualquer utilizador, seja qual for o seu nível de conhecimento, sabe que a intensidade de sinal é um fator essencial e diretamente ligado à velocidade de ligação wireless não se podendo descurar se pretendemos, acima de tudo, manter uma ligação estável e confortável.
Com 4 versões disponíveis, incluindo uma versão totalmente gratuita, o NetSpot é uma excelente escolha. Poderão conhecer tudo aqui.
Este artigo tem mais de um ano
interessante, estou mesmo para comprar um conjunto tp-link de 120€ e convem mesmo ter uma mapa destes para instalar aquilo da melhor forma
Instalei aqui no meu Windows 10 mas a aplicação não abre.
No gestor de tarefas o processo é executado em 2º plano durante aí uns 3 segundos e fecha.
Não sei se aconteceu com mais alguém.
Ja existia a algum tempo para o OSX(macOS) finalmente para o windows, obrigado.