Nemo Documents – Calendário de documentos
Para todos os que têm de constantemente trabalhar com documentos ou imagens temos hoje um software que vos vai com certeza facilitar a vida. O Nemo Documents consegue mostrar-vos os vossos ficheiros de documentos na forma de um calendário, da mesma forma que o têm no Outlook ou no Google Calendar. Naturalmente que não vão ver nada nos dias futuros, mas conseguem ver no passado recente os ficheiros que estiveram a editar ou a criar.
Este software é extremamente útil pois permite fornecer-vos uma interface de pesquisa nos documentos e evita estarem a navegar e a procurar quais os que obedecem aos critérios que necessitam.
Com o Nemo Documents conseguem ter uma panorâmica geral dos vossos documentos e assim acederem ao que vos interessa de forma muito rápida e directa.
A arrumação e apresentação da informação é, como referido antes, feita na forma de um calendário onde, por dia, semana, mês ou ano é possível, podem ver os documentos.
Para além de indexar documentos (MS Office ou similares) dos tipos mais comuns, é possível que sejam recolhidas informações sobre imagens, vídeos ou outros. A integração do Nemo Documents com o Google Docs e Google calendar é perfeita e conseguem também ter no calendários os documentos que têm alojados na suite de produtividade da Google e ver os eventos que têm no calendário.
Por estar integrado com o Windows Desktop Search (nativo no Windows Vista e no 7), o Nemo Documents permite que realizem pesquisas não só pelo nome do ficheiros, mas também por conteúdos de texto dentro desses mesmos ficheiros. É uma forma de facilitar ainda mais a pesquisa e de obter resultados mais fiáveis. O Nemo Documents está ainda dotado de um sistema de etiquetas que vos pode ajudar a organizar os documentos e ficheiros diversos.
Ao clicarem no texto Starred têm acesso à configurações do Nemo Documents. São apenas três separadores e ai conseguem alterar o comportamento do Nemo Documents.
No primeiro separador podem escolher e definir quais as pastas a serem monitorizadas e indexadas. Por omissão as pastas de documentos e o ambiente de trabalho estão já incluídas. Adicionem as pastas onde normalmente guardam os vossos documentos, imagens e vídeos.
O segundo separador é onde são definidos os tipos documentos a serem indexados, por extensão. Existe um grupo definido de ficheiros e ai podem adicionar extensões a vosso gosto.
É possível adicionar novas categorias a indexar. Da mesma forma é também possível remover categorias.
O terceiro separador permite que acedam à vossa conta Google e assim importem os dados do Docs e do Calendar. Coloquem os dados de acesso e carreguem em Close. Podem ainda remover esse acesso com o premir do botão Disable. Após o correcto acesso ao Google os docs e as tarefas passam imediatamente a estar disponíveis no Nemo Documents.
Uma das partes mais interessantes do Nemo Documents e que torna esta muito interessante é a sua capacidade de pesquisa. Coloquem o termo, frase ou expressão que pretendem pesquisar no campo de pesquisa e será apresentada uma lista de documentos que a contêm. Podem depois ver a lista de documentos ordenada por data de modificação, data último acesso ou nome.
O Nemo Documents é uma ferramenta que se vai tornar quase obrigatória depois de a testarem. Com versões para Windows e Linux promete ser um verdadeiro caso de sucesso entro os utilizadores que a testarem.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7, Linux
Download [Windows]: Nemo Documents 0.88 Beta [688.66KB]
Download [Linux]: deb | bz2
Homepage: Nemo Documents
Este artigo tem mais de um ano
Só um aparte…
A loja online tem:
«
Estamos em remodelação…
voltamos já com excelentes novidades para 2010
»
Parece-me haver algum erro…
Eu já acertei o relógio da loja, o problema está corrigido. Obrigado.
Acertas mal, ainda não funciona -.-‘
Would be funnier if it was “cloudier”
A aplicação não abre 🙁
Não abre, será por ter um SO de 64 bits?
Henrique a mim tb só funcionou quando instalei a versão 64Bits.
Windows 64 bit .NET 4 version
Aqui: http://www.nemo-docs.com/installer-4-64/setup.exe
Abraço
É verdade: win7 64 bits. Só abre 32 bits?