Mozilla Messaging lança Thunderbird 5 beta
Foi na sexta-feira que a Mozilla Messaging disponibilizou o primeira versão beta daquele que será provavelmente um dos melhores clientes de e-mail gratuito. O Thunderbird é bastante leve, ao contrário de outros clientes do tipo, e possui uma interface bastante organizada e limpa.
O Thunderbird 5 beta traz um conjunto de novidades das quais destacamos o:
- Novo gestor de addons
- Possibilidade de mover os separadores entre várias janelas
- Leitor de RSS mais robusto
- Assistente para criação de contas de e-mail mais eficaz
- Suporte para versões de 32 bits e 64 bits para MacOS
- Tamanho dos anexos é agora apresentado
- Vários bugs corrigidos
Todas as novidades podem ser consultadas aqui
O Thunderbird 5 não apresenta grandes alterações a nível de interface, tendo sido apenas realizados pequenos ajustes. Este é um super cliente de e-mail a caminho da perfeição.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Thunderbird 5 beta (Todas as versões) Homepage: Thunderbird
Este artigo tem mais de um ano
OBRIGATÓRIO TER! 🙂
pessoalmente prefiro o thunderbird, em vez do outlook ou o live mail…
Vantagens em relação ao Live Mail?
É ligeiramente mais rápido embora que está mais complicado, principalmente a mania dos separadores. Nem sempre uma medida serve a todos.
Uma questão, sei que com alguns “gestores de email” (é esse o nome que se lhes dá?), usando o hotmail, sempre que se coloca um email numa pasta já criada no webmail, esta alteração não é actualizada lá (no hotmail.com)…. com o Windows Live Mail isto não acontece, e sempre que se move um email para uma pasta, este também é movido online no hotmail.com.
Com o Thunderbird isto (o não mover para a pasta online) acontece?
Eu nem os mails que estavam nas minhas pastas do hotmail.com recebi não percebo porque
Não tem a ver com o cliente de email mas sim se tens a ligação por IMAP ou POP.
MOr, ele é livre, BEM customizável (algumas extensões do Firefox funcionam nele, e ele tem uma galeria bem respeitável).
Confesso que abandonei o Thunderbird há um bom tempo e hoje sobrevivo apenas com o GMail, já que meu uso de email não é tão grande e a interface web dá pro gasto.
Pergunta: lançam o beta do Thunderbird 5, mas e o Thunderbird 4? Ele costumava seguir o número das versões do Firefox, mas depois que criou-se a Moilla Messaging eles passaram a ser separados e hoje parece que aquela “email do Firefox” não é mais tão verdade assim…
A versão do Thunderbird está ligada com a versão do Gecko engine.
Os responsáveis pelo Thunderbird saltaram a versão 4 e agora a versão deste programa coincide com a versão do motor Gecko usada. Neste caso, a versão final do Thunderbird 5 deverá usar a versão 5 do motor Gecko.
A sincronização q o meu iTunes faz com os meus iDevices-Outlook, funciona com o Thunderbird tb?
Até ver, não.
Já experimentei de tudo… acabo sempre por voltar ao hotmail a partir do browser.
Nada melhor que este cliente. prefiro mil vezes do que o outlook ou evolution.
Para quem tem conta gmail acho este tipo de aplicações desnecessárias. Basta IMPORTAR (e não reencaminhar) as contas POP ou IMAP para o gmail e têm acesso a todas as vossas contas email em qualquer PC, Smartphone.. O gmail oferece labels que organiza tudo direitinho e automático. Até modo offline tem para se poder ver o emails mesmo sem internet. E isso sim é levezinho! 😀
Concordo inteiramente. Abandonei o Thunderbird devido às pastas de ficheiros monstruosas, que somadas davam mais de 10 GB! Mesmo om um disco de 1 TB, isso é quase 1% da capacidade, ou 2 temporadas de Dexter!
Provavelmente nao tinhas o compact folders activo.
Tenho isto sempre activo e os meus ficheiros de email nao crescem por ai alem.
Boas!
Como é que posso fazer para activar o compact folders???
Preciso urgentemente da dica!!!
cumps
Eu tenho uma versão mais antiga mas deixei de usar porque não suportava as etiquetas do Gmail. Alguém sabe se agora já suporta?
Suporta sim!
– E como atualizo-o , no Ubuntu ??
– Abçs
PT
http://launchpadlibrarian.net/72883323/thunderbird-locale-pt_5.0~b1%2Bbuild2%2Bnobinonly-0ubuntu1_all.deb
PT-BR
https://launchpad.net/ubuntu/oneiric/i386/thunderbird-locale-pt-br/1:5.0~b1+build2+nobinonly-0ubuntu1
Uso e recomendo… embora compreenda que algumas pessoas (especialmente em empresas) precisem de outras funcionalidades que só as versões do Microsoft Outlook têm.
Quanto aqueles que dizem que basta o interface web… para mim não: por três motivos:
– Os e-mail’s com mais de (parece-me) 90 ou 120 dias (ou mais algum tempo) nos EUA são considerados públicos, e as empresas que os armazenam podem colocá-los no domínio público se assim quiserem sem estarem a infringir a lei deles. Imaginem os vossos e-mail’s com dados bancários, códigos de acesso a serviços on-line, e-mails com recibos de compras e sabe-se lá mais o quê a ficarem disponíveis daqui a uns meses ou anos… eu não gostava lá muito.
No caso do Gmail, ao descarregar-se pode-se configurar o programa para eliminar do servidor, e se não forem lá sequer ao site, passado 30 dias a mensagem é eliminada da pasta eliminadas do servidor.
– Por vezes esse serviços falham e estão indisponíveis… claro que é mais fácil falhar o nosso pc, que eles, mas a verdade é que já falharam muitas vezes, e o meu pc funcionava perfeitamente, e se precisar de consultar alguma mensagem já recebida à algum tempo, se tiver no pc, vou conseguir aceder, e se não terei problemas.
– Por último, das razões principais é a segurança, eu consigo assinar digitalmente as mensagens que envio… caramba, em alguns casos até posso encripta-las bastando inserir a senha (após configurar previamente o software). Se é verdade que encripto pouco, é também verdade que assino digitalmente muitas das mensagens (apesar de não todas).
Não tão frequente, mas já me aconteceu, é o serviço de e-mail desaparecer… no caso a empresa que prestava o serviço não desapareceu, apenas decidiu deixar de prestar esse serviço específico, avisou com antecedência, mas a verdade é que passado cerca de 30/ 60 dias encerraram o serviço… se tivessem simplesmente desaparecido eu não teria salvo as mensagens que era realmente necessárias.
Podem dizer que o Gmail nunca vai desaparecer e tal… mas enfim, já tanta coisa desapareceu sem se esperar… basta um sismo e lá podem ficar privados das vossas mensagens durante dias/ semanas/ meses…
“Os e-mail’s com mais de (parece-me) 90 ou 120 dias (ou mais algum tempo) nos EUA são considerados públicos, e as empresas que os armazenam podem colocá-los no domínio público se assim quiserem sem estarem a infringir a lei deles”
Nunca ouvi falar de tal lei e seria realmente uma lei sem nenhum sentido e qualquer tipo de legitimidade. Na primeira vez que uma empresa tornasse um email publico apenas porque tem x dias de existencia, podiam-se preparar para ir a tribunal. Essa lei so’ consegueria passar se fosse num estado pequeno ou numa cidade; nao como lei Federal.
A unica legitimidade que uma empresa pode ter com email com mais de x dias e’ poder apaga’-los sem o “dono” poder contestar que deviam ser mantidos nos servidores.
Fiquem Bem!
Boas
Nos Estados Unidos há uma lei Federal – já de 2006 – que obriga ao arquivo electrónico de todas as comunicações (e-mail incluido), de forma a serem facilmente acedidos, quando necessário pelas autoridades Americanas.
Por norma, só devem ser acedidos com mandatos judiciais, mas os e-mails de muitas empresas apareceram publicados em diversos orgãos de comunicação social americanos.
E a discussão lá, nos Estados Unidos, é se esses e-mails tornados públicos, se podem ser considerados privados, ou se são do foro público.
É que os EULA não especificam que se obrigam a manter a vossa privacidade, aliás, nem se responsabilizam por perdas de dados, de e-mails vossos.
Esse cenario e’ completamente diferente do que e’ referido pelo “Yuy” e apenas limita-se a impor que as empresas mantenham emails durante o mesmo limite de 2 anos que e’ imposto a outros tipos de documentos. Mesmo passado esse tempo, o emails nao se tornam propriedade da empresa a nao ser que seja um email interno e mesmo assim a sua publicacao nao e’ directa.
Mesmo que a EULA nao especifique os termos de privacidade, as empresas sao obrigadas a seguir as leis Federais ou Estaduais do que podem ou nao fazer com os emails. E se uma empresa disser que permite tornar publica os emails dos clientes passado um determinado tempo, a empresa fica em maus lencois se a lei Federal ou Estadual disser o contrario.
“É que os EULA não especificam que se obrigam a manter a vossa privacidade, aliás, nem se responsabilizam por perdas de dados, de e-mails vossos.”
Normalmente, usa-se o “Privacy Policy” para especificar os termos de privacidade entre o utilizador e a respectiva entidade. Se nao se obrigam a manter a privacidade, em (grande) parte, deve-se ao que disse antes: as leis dos paises sobre a privacidade. Se dizem que nao partilhao com ninguem, como e’ que depois cumprem a lei do pais?
Em relacao ‘a perca de dados, ha’ sempre a possibilidade de tal acontecer, mesmo que a empresa seja muito rigorosa em evitar que tal aconteca.
Fiquem Bem!
Gostaria que pudesses apresentar onde está escrito isso no EULA que assinamos quando aceitamos o serviço de email, seja Google ou Hotmail. Nunca tinha ouvido falar em tal situação.
Boas
Os EULA não se responsabilizam, nem especificam se mantêm a vossa privacidade, por isso, significa que os vossos e-mails podem se tornar públicos, mesmo contra a vossa vontade.
Acho que vou continuar a suar o Evolution, que é muito bom e de integração com gmail então é de longe o melhor.
Por acaso acho que também vou continuar com o Evolution.
Estive agora a experimentar o Thunderbird 5 e:
1- Importar uma conta do Gmail é muito fácil. Basta o endereço, nome, password e já está.
2- Importar directamente do Gmail o livro de endereços…não é tão fácil. Fiquei um pouco confuso com as opções.
Acho que, por agora,o Evolution ainda se integra melhor com o Ubuntu, que o Thunderbird. Embora mantenha sempre de olho o Postler, que embora seja realmente bonito, não é um programa muito completo.
Um programa como o Mail da Apple, ou o Sparrow é que eram coisas jeitosas.
Para mim é o melhor programa para gerir as minhas contas de e-mail. O Outlook é demasiado lento, “crashoso” ( até já tive BSOD’s a enviar e-mails) e pesado para o meu gosto.Como não uso servidores Microsoft Exchange nem nada que se pareça o Thunderbird faz tudo o que preciso. Gosto deste novo interface à Firefox 4, já era tempo, só não percebo porquê este salto súbito de versões, eu ainda uso a 3.1 e eles já vão para a 5…
Uso imenso esta aplicação serve-me lindamente.
Contudo, com a versão 4 deixei de poder abrir os anexos de um e-mail importá-los ou editá-los e guardá-los de forma directa.
Para contornar isso guardo os anexos numa pasta, só depois é que os posso editar ou importar para outras aplicações. Isso rouba-me algum tempo de trabalho.
Ainda não li qualquer referência ao Incredimail. Alguma coisa contra? Que eu saiba, é o único que, automaticamente, bloqueia e devolve correio indesejado.
Dava-me jeito era que tivesse integração com o M$ Exchange…
José Moreira: Já usei muito o incredimail, penso que se fala pouco nele porque é um programa PAGO. Na altura que o usei, também tinha umas quantas dificuldades em abrir os mails em outros programas… deixei de usar.
Desde que saiu o Windows Live Mail, é só o que uso. Recebo todas as minhas contas nele: gmail, hotmail e sapo.
É leve, não crasha e faz aquilo que se pede: envia e recebe mails, guarda os contactos e os mails. Uso-o e nível profissional e doméstico.