PplWare Mobile

Mozilla Messaging lança Thunderbird 5 beta

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. RootShell says:

    OBRIGATÓRIO TER! 🙂

  2. rodasp says:

    pessoalmente prefiro o thunderbird, em vez do outlook ou o live mail…

  3. MOr says:

    Vantagens em relação ao Live Mail?

    • Vítor M. says:

      É ligeiramente mais rápido embora que está mais complicado, principalmente a mania dos separadores. Nem sempre uma medida serve a todos.

      • Emannxx says:

        Uma questão, sei que com alguns “gestores de email” (é esse o nome que se lhes dá?), usando o hotmail, sempre que se coloca um email numa pasta já criada no webmail, esta alteração não é actualizada lá (no hotmail.com)…. com o Windows Live Mail isto não acontece, e sempre que se move um email para uma pasta, este também é movido online no hotmail.com.

        Com o Thunderbird isto (o não mover para a pasta online) acontece?

  4. Italo says:

    MOr, ele é livre, BEM customizável (algumas extensões do Firefox funcionam nele, e ele tem uma galeria bem respeitável).

    Confesso que abandonei o Thunderbird há um bom tempo e hoje sobrevivo apenas com o GMail, já que meu uso de email não é tão grande e a interface web dá pro gasto.
    Pergunta: lançam o beta do Thunderbird 5, mas e o Thunderbird 4? Ele costumava seguir o número das versões do Firefox, mas depois que criou-se a Moilla Messaging eles passaram a ser separados e hoje parece que aquela “email do Firefox” não é mais tão verdade assim…

    • -_-' says:

      A versão do Thunderbird está ligada com a versão do Gecko engine.

    • L says:

      Os responsáveis pelo Thunderbird saltaram a versão 4 e agora a versão deste programa coincide com a versão do motor Gecko usada. Neste caso, a versão final do Thunderbird 5 deverá usar a versão 5 do motor Gecko.

  5. Rui "ALL" Sousa says:

    A sincronização q o meu iTunes faz com os meus iDevices-Outlook, funciona com o Thunderbird tb?

  6. iPlagiator says:

    Já experimentei de tudo… acabo sempre por voltar ao hotmail a partir do browser.

  7. Daniel says:

    Nada melhor que este cliente. prefiro mil vezes do que o outlook ou evolution.

  8. Paulo Costa says:

    Para quem tem conta gmail acho este tipo de aplicações desnecessárias. Basta IMPORTAR (e não reencaminhar) as contas POP ou IMAP para o gmail e têm acesso a todas as vossas contas email em qualquer PC, Smartphone.. O gmail oferece labels que organiza tudo direitinho e automático. Até modo offline tem para se poder ver o emails mesmo sem internet. E isso sim é levezinho! 😀

    • Hattori Hanzo says:

      Concordo inteiramente. Abandonei o Thunderbird devido às pastas de ficheiros monstruosas, que somadas davam mais de 10 GB! Mesmo om um disco de 1 TB, isso é quase 1% da capacidade, ou 2 temporadas de Dexter!

  9. Joao S. says:

    Eu tenho uma versão mais antiga mas deixei de usar porque não suportava as etiquetas do Gmail. Alguém sabe se agora já suporta?

  10. monux says:

    – E como atualizo-o , no Ubuntu ??
    – Abçs

  11. Yuy says:

    Uso e recomendo… embora compreenda que algumas pessoas (especialmente em empresas) precisem de outras funcionalidades que só as versões do Microsoft Outlook têm.

    Quanto aqueles que dizem que basta o interface web… para mim não: por três motivos:
    – Os e-mail’s com mais de (parece-me) 90 ou 120 dias (ou mais algum tempo) nos EUA são considerados públicos, e as empresas que os armazenam podem colocá-los no domínio público se assim quiserem sem estarem a infringir a lei deles. Imaginem os vossos e-mail’s com dados bancários, códigos de acesso a serviços on-line, e-mails com recibos de compras e sabe-se lá mais o quê a ficarem disponíveis daqui a uns meses ou anos… eu não gostava lá muito.
    No caso do Gmail, ao descarregar-se pode-se configurar o programa para eliminar do servidor, e se não forem lá sequer ao site, passado 30 dias a mensagem é eliminada da pasta eliminadas do servidor.

    – Por vezes esse serviços falham e estão indisponíveis… claro que é mais fácil falhar o nosso pc, que eles, mas a verdade é que já falharam muitas vezes, e o meu pc funcionava perfeitamente, e se precisar de consultar alguma mensagem já recebida à algum tempo, se tiver no pc, vou conseguir aceder, e se não terei problemas.

    – Por último, das razões principais é a segurança, eu consigo assinar digitalmente as mensagens que envio… caramba, em alguns casos até posso encripta-las bastando inserir a senha (após configurar previamente o software). Se é verdade que encripto pouco, é também verdade que assino digitalmente muitas das mensagens (apesar de não todas).

    Não tão frequente, mas já me aconteceu, é o serviço de e-mail desaparecer… no caso a empresa que prestava o serviço não desapareceu, apenas decidiu deixar de prestar esse serviço específico, avisou com antecedência, mas a verdade é que passado cerca de 30/ 60 dias encerraram o serviço… se tivessem simplesmente desaparecido eu não teria salvo as mensagens que era realmente necessárias.
    Podem dizer que o Gmail nunca vai desaparecer e tal… mas enfim, já tanta coisa desapareceu sem se esperar… basta um sismo e lá podem ficar privados das vossas mensagens durante dias/ semanas/ meses…

    • Ricardo Elias says:

      “Os e-mail’s com mais de (parece-me) 90 ou 120 dias (ou mais algum tempo) nos EUA são considerados públicos, e as empresas que os armazenam podem colocá-los no domínio público se assim quiserem sem estarem a infringir a lei deles”

      Nunca ouvi falar de tal lei e seria realmente uma lei sem nenhum sentido e qualquer tipo de legitimidade. Na primeira vez que uma empresa tornasse um email publico apenas porque tem x dias de existencia, podiam-se preparar para ir a tribunal. Essa lei so’ consegueria passar se fosse num estado pequeno ou numa cidade; nao como lei Federal.

      A unica legitimidade que uma empresa pode ter com email com mais de x dias e’ poder apaga’-los sem o “dono” poder contestar que deviam ser mantidos nos servidores.

      Fiquem Bem!

      • Pedro Coelho says:

        Boas

        Nos Estados Unidos há uma lei Federal – já de 2006 – que obriga ao arquivo electrónico de todas as comunicações (e-mail incluido), de forma a serem facilmente acedidos, quando necessário pelas autoridades Americanas.
        Por norma, só devem ser acedidos com mandatos judiciais, mas os e-mails de muitas empresas apareceram publicados em diversos orgãos de comunicação social americanos.
        E a discussão lá, nos Estados Unidos, é se esses e-mails tornados públicos, se podem ser considerados privados, ou se são do foro público.
        É que os EULA não especificam que se obrigam a manter a vossa privacidade, aliás, nem se responsabilizam por perdas de dados, de e-mails vossos.

        • Ricardo Elias says:

          Esse cenario e’ completamente diferente do que e’ referido pelo “Yuy” e apenas limita-se a impor que as empresas mantenham emails durante o mesmo limite de 2 anos que e’ imposto a outros tipos de documentos. Mesmo passado esse tempo, o emails nao se tornam propriedade da empresa a nao ser que seja um email interno e mesmo assim a sua publicacao nao e’ directa.

          Mesmo que a EULA nao especifique os termos de privacidade, as empresas sao obrigadas a seguir as leis Federais ou Estaduais do que podem ou nao fazer com os emails. E se uma empresa disser que permite tornar publica os emails dos clientes passado um determinado tempo, a empresa fica em maus lencois se a lei Federal ou Estadual disser o contrario.

          “É que os EULA não especificam que se obrigam a manter a vossa privacidade, aliás, nem se responsabilizam por perdas de dados, de e-mails vossos.”

          Normalmente, usa-se o “Privacy Policy” para especificar os termos de privacidade entre o utilizador e a respectiva entidade. Se nao se obrigam a manter a privacidade, em (grande) parte, deve-se ao que disse antes: as leis dos paises sobre a privacidade. Se dizem que nao partilhao com ninguem, como e’ que depois cumprem a lei do pais?

          Em relacao ‘a perca de dados, ha’ sempre a possibilidade de tal acontecer, mesmo que a empresa seja muito rigorosa em evitar que tal aconteca.

          Fiquem Bem!

    • Hattori Hanzo says:

      Gostaria que pudesses apresentar onde está escrito isso no EULA que assinamos quando aceitamos o serviço de email, seja Google ou Hotmail. Nunca tinha ouvido falar em tal situação.

      • Pedro Coelho says:

        Boas

        Os EULA não se responsabilizam, nem especificam se mantêm a vossa privacidade, por isso, significa que os vossos e-mails podem se tornar públicos, mesmo contra a vossa vontade.

  12. Nuno José says:

    Acho que vou continuar a suar o Evolution, que é muito bom e de integração com gmail então é de longe o melhor.

    • João Dias says:

      Por acaso acho que também vou continuar com o Evolution.
      Estive agora a experimentar o Thunderbird 5 e:

      1- Importar uma conta do Gmail é muito fácil. Basta o endereço, nome, password e já está.

      2- Importar directamente do Gmail o livro de endereços…não é tão fácil. Fiquei um pouco confuso com as opções.

      Acho que, por agora,o Evolution ainda se integra melhor com o Ubuntu, que o Thunderbird. Embora mantenha sempre de olho o Postler, que embora seja realmente bonito, não é um programa muito completo.

      Um programa como o Mail da Apple, ou o Sparrow é que eram coisas jeitosas.

  13. Alucard says:

    Para mim é o melhor programa para gerir as minhas contas de e-mail. O Outlook é demasiado lento, “crashoso” ( até já tive BSOD’s a enviar e-mails) e pesado para o meu gosto.Como não uso servidores Microsoft Exchange nem nada que se pareça o Thunderbird faz tudo o que preciso. Gosto deste novo interface à Firefox 4, já era tempo, só não percebo porquê este salto súbito de versões, eu ainda uso a 3.1 e eles já vão para a 5…

  14. Caetano says:

    Uso imenso esta aplicação serve-me lindamente.
    Contudo, com a versão 4 deixei de poder abrir os anexos de um e-mail importá-los ou editá-los e guardá-los de forma directa.
    Para contornar isso guardo os anexos numa pasta, só depois é que os posso editar ou importar para outras aplicações. Isso rouba-me algum tempo de trabalho.

  15. José Moreira says:

    Ainda não li qualquer referência ao Incredimail. Alguma coisa contra? Que eu saiba, é o único que, automaticamente, bloqueia e devolve correio indesejado.

  16. EacHTimE says:

    Dava-me jeito era que tivesse integração com o M$ Exchange…

  17. kaska says:

    José Moreira: Já usei muito o incredimail, penso que se fala pouco nele porque é um programa PAGO. Na altura que o usei, também tinha umas quantas dificuldades em abrir os mails em outros programas… deixei de usar.

    Desde que saiu o Windows Live Mail, é só o que uso. Recebo todas as minhas contas nele: gmail, hotmail e sapo.

    É leve, não crasha e faz aquilo que se pede: envia e recebe mails, guarda os contactos e os mails. Uso-o e nível profissional e doméstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.