PplWare Mobile

Monitor Energy Saver 0.3

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Hugo says:

    Boas, o programa não faz nada de especial. Eu não o experimentei, mas pelo que li… podes configurar o windows para desligar o ecrã após certos minutos e mesmo os discos rígidos (axo k não estou a contar grande novidade). E quanto ao som, basta teres cuidado de desligar ao sair… não é pedir muito.
    Agora, se, tal como nos portáteis, este programa permitisse de maneira rápida (em vez de andar nos menus do monitor) configurar o brilho, o clock do processador, ventoinhas, etc, aí sim, axo k era um bom programa.
    De qualquer maneira, o programa ainda está no ínício e é um acto nobre tentar influenciar os outros a reduzir o consumo energético em casa. Bom post.

  2. Também concordo, tenho ouvido comentários de algumas pessoas, julgam que pequenos gestos não têm impacto. Na realidade têm, pois se os multiplicarmos por milhares ou milhões de pessoas, tem um impacto significativo.
    É o “efeito borboleta” colocado em prática: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_borboleta
    Também, devíamos ter políticos honestos e com coragem suficiente para mandar substituir os veículos poluentes por outros não-poluentes.
    No entanto, acredito que é possível modificar os veículos actuais, para queimarem: Gpl, gás natural, biodiesel, álcool e até hidrogénio.
    Vejam o seguinte site e tirem as vossas conclusões: http://www.squidoo.com/ga4free
    Pessoalmente, considero que existem muitas alternativas, mas também muita resistência por parte daqueles que têm interesse em poluir.
    Também tenho visto muita passividade, porque é que as pessoas juntam-se aos milhares para ver meia dúzia de gajos a correr atrás duma bola, e não fazem o mesmo para defenderem os seus direitos?

  3. Samuel Gomes says:

    Isso vai dar muito jeito, eu tenho o habito de desligar sempre o monitor das máquinas quando me ausento e como é em casa não os bloqueio.

    Só uma observação, tens ali um erro no “Ttemos” no segundo parágrafo por baixa da imagem.

  4. Toni Almeida says:

    Eu desde sempre em todos os meus PC’s tenho o Screensaver configurado ligar após 1 minuto, e o ecrã para desligar após 5minutos. ( E uso o Screensaver mais económico, tudo preto 😉 )

    Já é uma medida que faz muita diferença, acho mesmo que os SO’s deviam vir com estas definições como padrão, porque actualmente pelo menos o XP, Vista e Ubunto (acho que não estou enganado) trazem 10minutos como padrão para o screensaver.

    • Samuel Gomes says:

      Se me permites penso que 1 min é algo um pouco exagerado, não te podes discuidar que lá está o screensaver sempre aparecer, o ideal penso que seja mesmo os 5 min e o monitor o mesmo.

      Parece que não, mas realmente faz diferença.

    • R says:

      Concordo plenamente. E fica a sugestão, para quem nunca pensou no screensaver dessa forma. Já agora, a opção do menu é “em branco”…

      Cumprimentos

  5. canelas says:

    O meu monitor já faz isto. Ainda bem para o ambiente.

  6. Nunno says:

    Um bom primeiro passo 😀
    Vamos agora ao resto! Próxima paragem: reciclagem! ….

  7. AirCrack says:

    Sem duvida! É em pequenas coisas que nos tornamos grandes!

    • Luís says:

      Alguém sabe de um bom programa que ponha o processador a trabalhar apenas por exemplo 50% da capacidade para gastar menos energia e não aquecesse?
      Basicamente que faça o mesmo que os programas que vêm nos portáteis hoje em dia fazem.

      • Pedro says:

        No windows vista e 7 é só alterar as definições avançadas do modo “power saver” e definir a % min e max de funcionamento do CPU.Muito fácil mesmo.
        Control Panel\Hardware and Sound\Power Options\Edit Plan Settings->Advanced power settings->CPU power management (versão em inglês)

      • RSousa says:

        Boas,
        eu tenho usado o RightMark CPU CLock Utility, comecei por usá-lo para fazer undervolting ao meu portátil que aquecia muito, e agora tenho-o o mesmo só pela gestão de energia..

        Posso-te dizer que de origem o meu cpu estava a usar o multiplicador 10x, e agora usa só 6x, e a voltagem inicial era 1.2625V e meti-o a 1.0V

        Eu segui este tutorial aqui:
        http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=204177

        Boa sorte

  8. softclean says:

    Na minha opinião, screensavers são desnecessários. Muitos daqueles mais elaborados devem gastar mais recursos da máquina que outras aplicações, para além de que o monitor permanece em actividade, a par do CPU.

    O esquema actual de energia que aplico é colocar o monitor em modo de suspensão após 10 minutos de inactividade e hibernar o computador após uma hora de inactividade. Quando me ausento temporariamente, opto por colocar todo o computador em modo de suspensão, e quando me ausento mais prolongadamente, opto pelo modo de hibernação.

    Quanto ao programa, pode ser útil para os mais distraídos e até por questão de automatizar o processo.

  9. GC says:

    Acho o programa inútil… Como já foi dito os PCs já têm screensavers, desligam monitores, modo adormecido, hibernação, etc. Basta configurar convenientemente.

    Uma nota importante. Ter o ecrã escuro ou preto faz diferença nos monitores CRT. Nos ecrãs LCD ter o ecrã totalmente branco ou totalmente preto é a mesma coisa! A luz que vemos é emitida SEMPRE. O que os LCDs (os cristais líquidos propriamente ditos) fazem é bloquear a luz. Portanto as lâmpadas que estão por trás dos LCDs estão sempre ligadas. Por isso ter screensaver é inútil, é preferível pôr o monitor a desligar mais depressa…

    • RSousa says:

      Tens toda a razão!

      O problema do meu portátil é que não há um botão para desligar o monitor!! é estupido isto..

      Vou tentar usar este programa para passar a fazer isso…

    • Bit&Byte says:

      Viva!

      Existem realmente muitas formas de pouparmos energia, mas essa do fundo preto aplica-se a monitores CRT!

      Muito mais eficaz é desligar o portátil da corrente quando não se utiliza e já tem a bateria carregada, ou mesmo o carregador do telemóvel que muitos deixam sempre ligado à tomada…

      Cumprimentos!

  10. Roberto says:

    Já me aconteceu em desligar automaticamente o monitor e depois ele não voltar à vida, precisando resetar. Screensavers podem elevar a temperatura do processador em mais 5 ou 10 graus Cº no verão. Prefiro desligar o monitor manualmente, embora a placa de vídeo (se houver) continua a consumir energia. O próprio Windows já vem com os recursos de economia de energia. “Use por sua conta e risco” – diz o Monitor Energy Saver. Problemas podem acontecer.

  11. Raptor_ says:

    Tenho o Toshiba Power Saver e parece-me bastante bom!

    -Desliga a alimentação do monitor (Minimo 1 minuto/Máximo Nunca)
    -Divide velociade do processamento do CPU em 8 níveis
    -Divide o brilho do ecrã em 8 níveis
    -Controla o método de arrefecimento
    -Desliga a alimentação do Disco Rígido
    -Controla a hibernação e suspensão do sistema

    É uma das coisas que mais dou valor no meu pc!

    • Ecchin says:

      Isso sim era porreiro se o programa fizesse. Agora desligar o monitor… eu suspendo o portátil.

    • nervaise says:

      boas!
      Tenho um Acer aspire e a aplicação permite desligar a placa de rede (com e sem fios), reduzir o brilho, reduzir a frequência do processador (podendo passar dos 2.0 GHz [máx] até aos 500 MHz [min] em 4 passos), permite tambem desligar o disco rígido, desligar o écran, suspender e hibernar, tudo controlado por tempo.

      Fica a pergunta, para quando aplicações simples que incorporem estas opções (entre outras) para PCs fixos?

      Cumprimentos, nervaise

  12. fred says:

    geralmente sempre que largo o portatil baixo o ecra para ele hibernar, so para ele nao estar a trabalhar em vao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.