Pplware

Microsoft Security Essentials não é eficaz na detecção de malware

Além de uma boa firewall, hoje em dia é “regra” ter instalado no sistema um bom antivírus.  No mercado as opções são muitas mas há uns melhores que outros.

Para que tem o Microsoft Security Essentials (MSE) e acredita que é suficiente e eficaz…desengane-se! Segundo um estudo recente, o MSE deixa passar muito malware em falso.

A empresa alemã AV Test realizou recentemente um estudo onde colocou lado a lado os principais produtos existentes no mercado para detecção de malware. O teste teve como base o sistema operativo Windows 7 tendo sido usadas 30 mil “amostras” de malware. A utilização do Windows 7 foi justificada pelo facto de ser o sistema operativo mais popular.

Ao contrário da maioria dos produtos que obtiveram uma taxa de detecção de 100%, o MSE apenas conseguiu 73%. De salientar que o McAfee, G Data e Seqrite obtiveram uma taxa de detecção próxima dos 100%.

Nem a versão antivírus Microsoft Security Essentials nem a Microsoft Windows Defender irão proteger o seu sistema de forma conveniente do malware mais recente. É no entanto importante distinguir a versão do Windows Defender encontrada no Windows 8 e no 8.1 com as mesmas versões destinadas ao Windows 7 e Vista.

Antes do Windows 8, o Windows Defender apenas protegia os utilizadores contra spyware, sendo necessário instalar o Microsoft Security Essentials para uma protecção mais alargada. O Windows Defender mais actual oferece a mesma protecção que o Microsoft Security Essentials, até no porque no Windows 8 não é possível instalar o MSE. relativamente ao Windows 10, ainda não há muita informação sobre este produto.

A empresa AV Comparatives publicou também recentemente um relatório bastante completo onde se pode saber qual o impacto na performance do sistema dos mais diversos AntiVírus – saber mais aqui.

Tem o Microsoft Security Essentials  instalado no seu sistema? Qual o seu feedback?

Exit mobile version