Metro Killer – Acabe de vez com a Modern UI no Windows 8
Desde a primeira aparição pública do Windows 8 que muitos utilizadores se manifestaram contra a utilização quase obrigatória do da Modern UI e a remoção da sempre presente Menu Iniciar.
Para muitos foi a resistência natural contra a mudança que a Microsoft impôs e que é a sua estratégia para a integração entre o mundo mobile e o desktop.
Muitos programadores depressa desenvolveram soluções para contornar esta utilização, mas a versão final do Windows veio terminar com todos esses atalhos e soluções. Mas agora apareceu o Metro Killer e o problema voltou a desaparecer.
O Metro Killer é a ferramenta que muitos dos utilizadores do Windows 8 esperavam que surgisse. A sua função é única e será com certeza do agrado de todos.
Com o Metro Killer podem terminar o acesso e a disponibilização da Modern UI no vosso Windows 8. A somar a isso esta aplicação consegue ainda fazer desaparecer a CharmBar e assim ficam com o Ambiente de Trabalho a que sempre estiveram habituados, sem terem de estar a tropeçar sempre na possibilidade de aceder ao novo Ambiente de Trabalho.
Com o eliminar destas duas funções no sistema são também removidos os atalhos de teclado que nos levavam para esse Ambiente de Trabalho.
Basta correrem o Metro Killer, lerem as indicações que são apresentadas e concordarem com a sua aplicação. De imediato os efeitos do Metro Killer se fazem sentir e vão verificar que desapareceu o atalho para o Ambiente de Trabalho Metro e todas as funções adicionais que estavam disopníveis, neste ambiente.
Para reverter o efeito que o Metro Killer aplica apenas necessitam de reiniciar o vosso computador ou que reiniciem o processo do Explorer.
Esta form de reversão revela o único ponto menos positivo do Metro Killer. Não é uma alteração permanente e deve ser realizada, de forma mais ou menos automática, sempre que reiniciarem o vosso Windows.
Naturalmente que o Metro Killer deve ser também complementado com um Menu Iniciar. Não o acompanha nenhum, mas podem sempre recorrer a um dos que já por aqui apresentámos.
Esta era provavelmente o software mais esperado por muitos utilizadores do Windows 8 que não concordam com a mudança de Ambiente de Trabalho e que pretende reverter sem que tenham de fazer downgrade ao seu Windows.
Por ser uma aplicação que não necessita de instalação, qualquer utilizador do Windows 8 o pode testar sem qualquer receio de comprometer ou danificar o seu sistema
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: Metro Killer 1.0 [34KB]
Homepage: Metro Killer
Este artigo tem mais de um ano
http://ninite.com/classicstart/
Aproveito para fazer publicidade a este site que muito admiro.
Tirar a Modern UI, é retirar a graça ao Windows 8. Eu pessoalmente, estou muito satisfeito com o Windows 8, assim como ele esta!!
Há pessoas que não percebem isso. E o pplware em vez de ajudar ainda complica mais
Não há maneira certa nem errada de usar o S.O. Cada um deve ser livre de usar como se sentir mais à vontade e produtivo.
A Metro UI não existe porque é melhor. Num tablet ou smartphone sem dúvida, agora num desktop sem touchscreen é uma superior inutilidade. A sua forçada adopção é uma clara tentativa de Microsoft tentar familiarizar os clientes com a sua plataforma móvel, porque o mercado nos tablets e smartphones é o único não estagnado.
Quem ainda assim gosta, parabéns que use. Quem prefere o modo mais tradicional deve ser livre de o continuar a fazer.
Para os fundamentalistas do “se não querem o Metro UI para que é que instalaram o 8??”, infelizmente quem agora compra um portátil novo começa a não ter outra opção.
Sejam felizes com as vossas opções, mas respeitem as dos outros.
Absolutamente de acordo!
Uma das piores decisões da microsoft foi obrigar os utilizadores a usarem um interface claramente projectado para telemóvel, porque? Há uma explicação, a microsoft anunciou à altura do primeiro RC do W8, que o SO seria compatível com tablets (ou seja, haveria uma versão compilada para a arquitectura ARM), no entanto, em vez de se esforçarem para superar os problemas de interactividade com os tablets, preferiram ir pelo caminho mais fácil, limitar a interactividade no PC. Depois de muitas reclamações dos utilizadores (e beta-testers), decidiram descer o preço da licença em mais de 30% (opção acertada, senão o W8 teria sido o maior flop da história)
Questão de marketing para venderem mais microsoft surface!
Mais um fail da Microsoft.
Utilizei este UI e chorei quando o fiz.
eu acabei por vender a minha xbox360… a navegação tornou-se demasiado confusa… mas valeu a pena, agora tenho uma bonita PS3
lol, tas a falar a serio??
Eu n vendi a minha consola… mas tenho de admitir que após mais de um ano com o interface… ainda n me sinto a vontade nele.. o anterior era mt mais prático…
Para não variar, depois de um Windows porreiro como foi/é o 7 esta nova edição vai ser de fugir como quem foge do demónio. Que queiram usar este UI em tablets compreendo perfeitamente bem e estou até bastante curioso em experimentar, já em PC…dispenso. Nem a Apple que por vezes também se mete a inventar segue um caminho tão arriscado quanto este. Venha o Windows 9, eu cá esperarei por ele.
A princípio também achei aquilo “estranho”, mas agora acho que está lá muito bem.
Mas porque raio alguem há-de instalar o windows 8 e depois retirar a UI ou Mtero style!? Pata isso não instale o windows 8.
Pelo amor da Santa passem à frente. O Windows 8 veio para ficar , se gostam usem se nao gostam utilizem outros sistemnas operativos.
P.s É dos windows mais completos a nivel gráfico que vi.É pena é que nem mesmo a microsoft tenha todas as suas apçicações atualizadas para esta interface.De resto posso-vos dizer que me fez comprar um tablet windows 8 e nao comprar o ipad 3.Depois de ver o windows 8 os icons(apps) do ipad são muito…..estáticos
o facto de não saberes escrever em português faz com que se perceba que o teu texto é escrito por um daqueles “drones” da microsoft que andam nos sites a dizer coisas que só um alucinado diria para ver se os totós caem. felizmente, nem todas as pessoas estão ao nivel dos do marketing. há quem tenha um QI superior a zero
Por acaso estava bebado quando escrevi.E foi num iphone (apple)dai as gralhas.Se nao gostas nao uses.Simples nao?
É certo que há gostos para tudo, agora abdicar de usar o Windows 8 por ser obrigado a usar o Metro, por favor, todos têm o direito de serem o que quiserem.
Para isso usam o 7.
Ao principio é estranho agora não quero outra coisa, fácil e intuitivo quem não gosta não usa.
Se querem acabar com a Modern UI, instalem isto:
WINDOWS 7!
Nem mais. Aliás é um excelente SO.
Tenho uma duvida, quando reinicio o pc ele volta a ter o ambiente metro?
Então sempre que o desligo vou ter de correr a aplicação?
Sim, o texto diz que ao reiniciar o micro a Modern UI volta. Também não entendi qual o sentido disto, pois se alguém quer retirar a nova interface é óbvio que o quer definitivamente e não vai querer executar o metro killer toda vez que reiniciar.
Mas então, sem o Modern UI como é que se acedem a funcionalidades de configuração do sistema que só estão disponíveis através desse tipo de interface?
Por magia?
Para ser franco, eu não confio neste tipo de soluções que implementam tudo e mais alguma coisa, retiram bastantes coisas do núcleo do sistema operativo, mexem em funcionalidades basilares de um sistema, só pelo favor de fazer desaparecer uma linguagem gráfica que não é má, de todo. Quem me garante a mim que isso não compromete a segurança de um sistema?
Aceito que existam este tipo de soluções, mas não me verão a utilizar alguma delas.
Quem não gosta da interface do Windows 8 não precisa instalar nenhum programa: volta pro Windows 7 (ou pro Windows XP).
No começo eu estranhei a nova interface e tela Iniciar do Win8, mas em pouco tempo me acostumei e o Win8 é muito superior ao seus antecessores, tanto em velocidade quanto no quesito multitarefa. A única coisa que me faz falta é a transparência do Aero Glass. Nem precisa de tela sensível ao toque, o mouse funciona perfeitamente com os Apps da Windows Store. E em relação aos jogos, já rodei CoD MW3, Darksiders 2, Need For Speed (Hot Pursuit, The Run, Most Wanted, Shift2), Dirt2 e Dirt3, Transformers War For Cybertron, Tron Evolution, Bioshock 1 e 2, Batman Arkham Asylum, XMen Origins Wolverine e outros. O único jogo que não rodou foi o Transformers Fall of Cybertron.
LOL Nota-se que isto ainda vem do FUD dos blogs. Quem usa ou usou o Windows 8 por 5 minutos que seja sabe que não quer nem precisa deste tipo de barbaridade. O Metro está bem integrado com o Desktop mode e o Start não faz falta
Dizer que passados “x” meses o windows 8 já vendeu mais “n” cópias que o windows 7, para mim é só fogo de vista, propaganda. Afinal de contas o número de máquinas e dispositivos aumenta todos os anos. Além disso, com o alargamento do sistema ao tablets, não podia acontecer outra coisa.
“Ai, tal, é mais leve e estável que o 7…”, mas depois vem os truques… Truques como o que é apresentado aqui.
Truques para ter um desktop decente ser as mariquices dos tablets? Epá, obrigado mas não…
Windows 8 tem muitas coisas melhores e é muito mais rápido. Remover o Iniciar com modern UI e voltar a usar o iniciar clássico é passar um bocado de cavalo pra burro.
Eu não uso apps, apenas uso a modern UI para organizar os meus icons e alguns widgets como meteorologia e calendário. Não entendo, sinceramente, o ódio das pessoas. Poucos são os que me conseguem dar exemplos concretos de problemas da UI. Desafio-vos, até, a me provarem que não é só uma questão de hábito.
x1
Fácil: Resistência á mudança. Imagina o que é ter dezenas de máquinas e teres de explicar um por um como tudo funciona.
Tempo é dinheiro, e um sistema que muda radicalmente requer muito tempo perdido em explicações.
O que não curto no 8 é como tenho o desktop e estão a tirar o multitasking com as aplicações, só mudava no windows8 conseguir abrir as apps em modo janela no windows
Consegues isso tirando o programa que estás a abrir em Metro de default.
É claro que a aplicação têm que suportar modo desktop…
Sou obrigado a fazer aqui uma comparação: já repararam que a reacção dos utilizadores Windows à interface Metro é a mesma que os utilizadores de Ubuntu face à interface Unity?
Não será um problema mais das pessoas que não gostam de mudar do que outra coisa?!
Ok, concedo que ambos abordaram mal a questão do “menu iniciar”, mas de resto ambas estão relativamente parecidas e bastante intuitivas (falo mais da minha experiência com o Unity, porque com a Metro não tive muita).
Requer alguma habituação, mas isso é como qualquer SO novo…
Ha gostos para tudo… ja vi muita gente a dizer mal mas nao percebo…ha quem queira um sisteme mais rapido que o 7 que é o caso do 8, e que prefira ainda o menu iniciar do windows 7. pode ser que sirva como resposta para alguns… hugs
Parabéns, acabaste de desvendar o mistério relacionado com este tema.
Tal como eu, muitos utilizadores querem as novas funcionalidades e rapidez que este novo SO traz, mas seja porque razão for, preferem manter a sua forma de trabalhar e com ela o menu iniciar.
Ninguém aqui critica o facto de a Microsoft ter disponibilizado uma nova interface, apenas criticam o facto de nao ser dado ao utilizador opção de escolha.
Aparentemente os metroUI fans ainda nao conseguiram entender essa questão….fiquem com a vossa interface, mas nao nos retirem a possibilidade de também termos a antiga.
Parabens por reparares que é um sistema novo, este assunto é para te informar que ainda tens a possibilidade de mudar ja que microsoft nao disponibilizou essa opçao de origem…
Mas tipo.. não entendo na mesma. Acho que me enquadro no que chamas “mertoUI fans” porque nao desgosto disto, mas eu não tive de alterar em quase nada a minha forma de trabalhar porque a única diferença é que agora tenho um Start Menu todo estiloso.
Uma dúvida: à forma de aplicar este software (ou idêntico) a um utilizador apenas, permanecendo os restantes utilizadores da mesma máquina com o interface normal?
Obrigado!
Eu gostava era do interface do Win 3.11.
Bem pensado. Quando saiu o Win95 e foi introduzido o menu iniciar e toda a gente foi obrigada a utilizar.
Sim, utilizo windows 8, porque fui “obrigado” e até me fazia uma certa confusão o modern UI, até me mentalizar que aquilo é o novo menu iniciar.
Existe limitação de multi-tarefa nas aplicações executadas no modern UI, mas só as utiliza quem quer ou tiver necessidade.
Eu só consegui usar o windows 8 no meu desktop com um certo conforto depois que desinstalei todos os softwares metro e preenchi a tela com ícones do modo clássico.
Mais valia teres continuado no 7 então…
Eu gosto da Modern UI mas ela vai ficar boa mesmo quando a Windows Store tiver aplicativos tão bons como os tem as lojas da Google e da Apple. Quando esse tempo chegar, muitos que desgostam da Modern vão querer usá-la.